Vc tá tendo uma visão um pouco deturpada de o pra que as regras servem bicho!
As regras são feitas para serem mecânicas para resolverem, de modo justo, qualquer complicação na historia sem recorrer ao Deus-Ex-Machina.
As regras tambem tentam passar um clima, um estilo. Você pega a mesma campanha jogada em dois sistemas e encontra dois jogos diferentes.
O que não dá é tu ter um sistema cheio de buracos que acabam tornando a vida de alguns jogadores mais difícil que a de outros e dizer "Use a regra de ouro". Tipo o monge no 3.x, se tu quisesse jogar com um sua vida ia ser bem diferente da do bárbaro por exemplo. Mas ei, temos a regra de ouro então tudo bem? Alem do mais, pra que se preocupar com números se temos um ótimo cenário?!?!
Alem de que é o básico, assim como quem dita quais regras estão proibidas e quais regras caseiras usar para dar uma direção mais acertada no ritmo que tu quer usar, e você tbm que escolhe que clima passar. Joguei campanhas de vampiro que eram mais voltadas ao lado negro da alma do vampiro e tbm joguei campanhas de vampiro que eram puro hack-slash, Ambas divertidas e com temáticas diferentes, mas ambas com graves problemas estruturais na hora de jogar os dados.
Então do meu ponto de vista é bem o contrario, o que não pode vir "mastigado" é exatamente como tu quer levar sua campanha!
BTW já fiz uma campanha curta de sci-fi usando storyteller, sem nada de seres fantástico.
Aliais, defina nova geração, pq ate agora não vi nessa discussão muitos jovens jogadores argumentando (talves excluindo o atmo não sei). E sério, leia o que o kinn falou de novo, polemizar foi a ultima coisa que tu fez, this is Spell. Aqui se discute e argumenta sobre tudo, quanto mais debatedores em uma discussão melhor (desde que eles tenham bom senso e entendam que não é uma guerra e sim um debate, embora isso não seja requisito aqui
)