Autor Tópico: Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?  (Lida 88295 vezes)

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #345 Online: Novembro 24, 2012, 09:56:42 pm »
Acredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.

 :dança: :dança: :frenzied:

Offline Malena Mordekai

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #346 Online: Novembro 24, 2012, 10:06:02 pm »
Não entendi a questão do background.  :sobrancelha:
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #347 Online: Novembro 24, 2012, 10:22:24 pm »
Não entendi a questão do background.  :sobrancelha:

A história de um personagem e da campanha  tem muitos aspectos físicos e psicológicos e a maioria dos cenários não existem regras para todas as situações e traumas, se um personagem for robótico as regras sempre vão se encaixar. Se ele for profundo nem sempre.

Abraço

Offline Malena Mordekai

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #348 Online: Novembro 24, 2012, 10:25:00 pm »
Ah, tá, entendi o contrário na verdade. Agora compreendi o argumento, embora eu ache que mesmo ficando na superficialidade podem acontecer problemas do gênero.
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #349 Online: Novembro 24, 2012, 10:33:17 pm »
Concordo

Offline kinn

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #350 Online: Novembro 24, 2012, 11:37:04 pm »
Acho que isso não é uma questão de cenário. Um sistema com regras bem amarradas, vai deixar a vida do mestre tranquila, deixando ele se concentrar apenas em narrar o jogo. Se o mestre precisa ficar tendo de recorrer a regra de ouro porque o sistema não ajuda, sinto que algo está errado.

E não estou me referindo apenas a storyteller nesse sentido.
Por isso, apesar de me considerar leigo, considero muito felizes as decisões de design de regra e design narrativo do nWOD, conseguindo criar um sistema limpo e bem focado na narração de horror.
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #351 Online: Novembro 25, 2012, 12:57:46 am »
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Acredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.

Regra de Ouro é desculpa de designer incompetente/preguiçoso que não queria se esforçar muito nessa questão. O próprio Ethan Skemp admitiu isso no finado "blog" da White Wolf. Obviamente, isso não quer dizer que eu me oponha a ela (Regra de Ouro é um princípio básico de mestragem), mas se um designer ou autor usa ela para cobrir seus erros, ele está sendo cretino.

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #352 Online: Novembro 25, 2012, 01:34:10 am »
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Acredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.

Regra de Ouro é desculpa de designer incompetente/preguiçoso que não queria se esforçar muito nessa questão. O próprio Ethan Skemp admitiu isso no finado "blog" da White Wolf. Obviamente, isso não quer dizer que eu me oponha a ela (Regra de Ouro é um princípio básico de mestragem), mas se um designer ou autor usa ela para cobrir seus erros, ele está sendo cretino.

Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #353 Online: Novembro 25, 2012, 01:42:21 am »
Concordo com vocês os novos sistemas tem uma dinâmica bem interessante para combates, mas ainda prefiro uma boa história do que "carrie e a noite do baile", ainda me irrita bastante jogadores que andam com o sistema embaixo do braço somente para estragar crônicas bem elaboradas, continuo respeitando quem gosta dos novos sistemas, mas ainda sou old school é muito mais atraente

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #354 Online: Novembro 25, 2012, 01:46:03 am »
E desde quando regras decentes estragam "crônicas bem elaboradas"? Isso é um tipo estranho de "Falácia Soma-Zero" aplicada a RPGs. Aliás, uma das características mais hilárias de Vampiro é o quanto ele te desincentivava a jogar com os temas do jogo.

Quer explorar a fundo Humanidade? You're screwed, porque ela é mensurada objetivamente, sem espaço de variações (existem os Paths, que são bem escritos, mas eles sofrem do mesmo mal). Quer buscar a Golconda? É interessante, mas impossível de ser usada no jogo (de forma engraçada, a primeira edição tornava a Golconda bem mais jogável, existiam até forma de induzí-la alquimicamente) porque todo mundo detesta eles.
« Última modificação: Novembro 25, 2012, 01:51:46 am por YHVH Tzevaot »

Offline kinn

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #355 Online: Novembro 25, 2012, 01:51:35 am »
1) Tome vergonha e aprenda o sistema

2) Jogue o sistema fora se ele lhe atrapalha (foi o que eu fiz com gurps e D&D 3.X quando não serviam pro que eu queria, hoje estou feliz com D&D 4e) ou:

3) Converse com o jogador advogado de regras; se seu estilo de narrar não é compatível com o detalhismo de regra dele, vocês dois precisam chegar a um meio termo para os dois fiquem satisfeitos na mesa; ele com a necessidade que sente em ver as regras aplicadas corretamente e você em narrar uma cena sem ser tolhido por regras que considera esdruxulas.

O que não pode é ficar preso nessas falacias acreditando e culpando coisas que sequer existem de verdade para ser utilizadas como argumento.
Pesquisas provam:
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Offline crudebuster

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #356 Online: Novembro 25, 2012, 01:52:58 am »
Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?

Isso já é presunção sua. Como já disseram antes, há sistemas intragáveis que pessoas tornam memoráveis, mas a medida de qualidade aqui está sendo medida pela competência do designer, não pela habilidade inata do mestre em contornar as falhas do sistema sem as regras do mesmo.

Como quando comentamos sobre Battletech: eu posso achar o sistema uma droga, lerdo e ruim, o plot retrógrado e retardado, mas se ele prevê cada situação e tem uma regra pensada para resolvê-la, em seu cerne é um sistema bem feito.

Não vamos confundir a subjetividade de nossos gostos como critério absoluto de qualidade nesse quesito.

Concordo com vocês os novos sistemas tem uma dinâmica bem interessante para combates, mas ainda prefiro uma boa história do que "carrie e a noite do baile", ainda me irrita bastante jogadores que andam com o sistema embaixo do braço somente para estragar crônicas bem elaboradas, continuo respeitando quem gosta dos novos sistemas, mas ainda sou old school é muito mais atraente

Ninguém gosta de advogados de regras, só as mães deles. Hum, pode explicar esse "Carrie e a noite do baile"? Não conheço esse meme.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #357 Online: Novembro 25, 2012, 02:00:59 am »
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Como já disseram antes, há sistemas intragáveis que pessoas tornam memoráveis, mas a medida de qualidade aqui está sendo medida pela competência do designer, não pela habilidade inata do mestre em contornar as falhas do sistema sem as regras do mesmo.

Eu odeio ter que concordar com o crudebuster de maneira explícita, mas tenho que fazer isso aqui.  :P

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1) Tome vergonha e aprenda o sistema

Eu não diria que isso é algo muito saudável, por incrível que pareça. Embora eu suspeite imensamente de DMs que não se dignam a conhecer bem, é preciso lembrar do óbvio: A escolha de DM é mensurada (subjetivamente) por diversos fatores.

Em alguns casos, é porque ele é o único que se dispôs a fazer isso. Outras vezes é porque ele é um bom ator e fazer personagens memoráveis. Algumas vezes, porque ele saber fazer bons desafios estratégicos e investigativos. Ou porque ele é incrivelmente equilibrado e permite liberdade muito maior de criação de personagens. Algumas vezes, é porque ele é engraçado. Algumas vezes, porque ele é quem conhece melhor algum ambiente de jogo. E não raramente, é por uma mistura maluca de tudo isso.
« Última modificação: Março 17, 2013, 04:23:42 am por Stormbringer »

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #358 Online: Novembro 25, 2012, 02:04:39 am »
Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?

Um bom sistema não precisa de regras pra tudo. Aliás, um bom sistema não genérico não deveria tentar regras para todas as situações, exatamente por ser um desperdicío de tempo e por tirar o foco do jogo.

Um bom sistema tem um foco, um objetivo. E suas regras ajudam a atingir o objetivo. Seja ajudar a criar histórias de um certo tipo, seja ajudar a criar uma certa experiência de jogo, seja representar um certo tipo de cenário, ou qualquer outra proposta. Isso é um bom sistema.

E só pra constar, qualquer versão do WoD é tão old school quanto o Maluf é honesto.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #359 Online: Novembro 25, 2012, 02:09:00 am »
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E só pra constar, qualquer versão do WoD é tão old school quanto o Maluf é honesto.

Well, para a justiça brasileira, o Maluf é relativamente honesto.

E embora eu concorde em geral com você, World of Darkness tem diversos elementos que podem torná-lo "Old School" em diversas definições usuais do termo - mas certamente não por intenção de design.

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Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?

Não. Você nada entendeu do que escrevi, atmo.  :P
« Última modificação: Novembro 25, 2012, 02:11:36 am por YHVH Tzevaot »