Autor Tópico: Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?  (Lida 87221 vezes)

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Offline AKImeru

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #90 Online: Outubro 31, 2012, 10:02:28 pm »
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Não gosto da mistura de fantasia e tecnologia que a maioria dos sistemas, cenários, filmes, animes e o carái fazem; sou meio que fechado no meu modo de ver como essa mistura dá certo e não abro.


E o que isso tem a ver com um sistema de magia que pode falhar - Mas que é divertido justamente porque a falha é algo insano e absurdo?

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #91 Online: Outubro 31, 2012, 10:06:55 pm »
Mas agora é sério porque eu não conheço o tal do Atmo:


Ele realmente é jogador de 3d&t ou aquilo é um banner troll?


Porque é no minimo engraçado ver um cara com um banner daqueles falando que GURPS é chato e ultra complexo e que não acompanha os lançamentos e que os japoneses pararam de jogar e isso é relevante em uma realidade alternativa onde o Brasil e o Japão são o mesmo pais ou algo assim.

www.atmoland.blogspot.com Mexo com 3D&T Alpha, Risus e outros sistemas mais desconhecidos. E eu mesmo fiz o baner por causa da provável rejeição com o anterior.

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Não gosto da mistura de fantasia e tecnologia que a maioria dos sistemas, cenários, filmes, animes e o carái fazem; sou meio que fechado no meu modo de ver como essa mistura dá certo e não abro.


E o que isso tem a ver com um sistema de magia que pode falhar - Mas que é divertido justamente porque a falha é algo insano e absurdo?

Acho que é por causa do preconceito e da superstição que o autor mesmo tem sobre a magia: ele insere esse contexto no jogo dele por causa de algum trauma passado ou sei lá o que, ferrando com qualquer chance de haver variedade na poha do jogo. Em Blue Rose nem magia mesmo tem, mas "poderes psíquicos que mexem com a natureza e corrompem o usuário, deixando-o mais malvado". :frenzied: Os grandes magos desse jogo são pessoas frágeis que muito raramente usam "magia" pra... qualquer coisa.
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OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

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Offline AKImeru

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #92 Online: Outubro 31, 2012, 10:09:53 pm »
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Acho que é por causa do preconceito e da superstição que o autor mesmo tem sobre a magia: ele insere esse contexto no jogo dele por causa de algum trauma passado ou sei lá o que


Warhammer tem um que de comedia britanica.
No 40k, a magia vem diretamente do equivalente do inferno.
No Fantasy, a magia vem do "vento mágico" e ele é regido pela natureza e bem - Merda acontece.


O sistema de punição de magia é divertido porque você nunca sabe o que -exatamente- vai acontecer após recitar as palavras mágicas.


Em mais de uma sessão um dos Psykers do grupo foi possuido por um demonio e a campanha tomou um rumo drasticamente diferente.

Offline Ciggi

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #93 Online: Outubro 31, 2012, 10:17:00 pm »
Só não entendi uma coisa Atmo, vc disse que fez um pesquisa pro seu material com os japoneses, mas em seguida disse que não consegue achar eles! Eu realmente gostaria de saber mais sobre isso.

BTW, se não soar como provocação e reclamação, que tal levar essa discussão pra outro tópico? Eu gostaria de uma conversa mais especifica sobre o GURPS!

Sim, é realmente complicado achar algo em inglês. O Sword World RPG 2.0 tem um grupo de tradução que conseguiu terminar o primeiro dos três livros há uns meses, mas não tá lá aquelas coisas. Night Wizard! 2e e Arianrhod RPG tem algumas poucas coisas traduzidas pro inglês, poucas mesmo. Tenra Banshou Zero não me agradou o cenário, e acho difícil alguém escanear o livro para referência de compra futura. Maid RPG é um dos poucos que conseguiu ser completamente traduzido, eu até tentei usá-lo semana passada mas os dois grupos se dispersaram DEMAIS. Zettai Reido RPG... melhor esquecerem esse nome. :)

Entendi, mas ainda não explica que resultados tu esperava encontrar!

Eu entendi que tu tinha dados que mostravam a queda de GURPS (e creio eu outros sistemas) no japão. E sem querer desmerecer os sistemas que tu citou, mas eu gostaria de números não de nomes, e principalmente entender como tu chegou a conclusão de que esse ou aquele sistema é mais ou menos jogado no japão (e em outros países se possível). Principalmente pq tu adimitiu que é dificil conseguir essa informação e não tem ela por completo!

E levar a discussão para outro tópico? Pode até ser, mas só vou repetir o que eu disse.

Azar o seu. Eu não!

Offline Bodine

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #94 Online: Outubro 31, 2012, 10:27:24 pm »
Tá tá, já criei o tópico sobre Gurps.
Agora quem puder vai lá e me ajuda com o que eu to precisando.  :macaco:

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #95 Online: Outubro 31, 2012, 11:20:14 pm »
Quando eu peguei o jeito de fazer personagens de GURPS eu percebi que não tinha vontade nenhuma de jogar com ele, porque, embora ele fosse um amontoado de numeros funcionais e que me permitiria ficar vivo nas campanhas psicopatas do mestre, ele não passava de um amontoado de numeros funcionais.



E a culpa é do sistema isso?


E eu quando escolho 5 pontos de peculiariedades e DEPOIS me esforço para incorporar elas dentro do personagem não é mérito do sistema? é de quem? Meu?


Então neste caso o sistema te dá uma ferramenta que pode ser bem usada ou mau usada?


E a culpa é dele por isso?


Se fosse o caso do sistema te dar uma ferramenta TOTALMENTE quebrada eu concordaria que o sistema seja ruim, mas não é o caso.


Então o caso é o seguinte:
- Você e o grupo com quem você jogou é que era ruim.


E ruim só no sentido de não saber utilizar as ferramentas para se divertir e pelo que você explicou os seus colegas de grupo se divertiam assim mesmo... logo até a afirmação do grupo ser ruim é questionável, pois era ruim para você, não para eles.




------------------------------------------


Meu grupo, por exemplo, não casa muito com algumas complexidades do GURPS que eu gosto.


Por exemplo, Pericias condicionadas eles não sabem usar, vantagens e desvantagens desaparecem durante o jogo de forma a ser melhor nem considerá-las.


Usamos só os atributos e seus derivados, e as pericias que cada jogador acha útil pro seu personagem, as vezes usamos grupos de pericias genéricas para facilitar, desvantagens abolimos, podemos interpretar, mas não ganhamos pontos por elas, vantagens só compre as que acha que vai usar (ou seja só as com usos para combate).


Então para que usar GURPS? Alguém pode perguntar?


Porque é o melhor sistema para uso de combates moderno, Os melhores tiroteios e lutas de artes marciais que tivemos foi com ele... (uma opção mais ou menos perto foram Cyberpunk 2020, que quebrava com uso de automáticas e armaduras, e Starwars Saga, que era por Classe e nível e limitava um pouco a imaginação dos jogadores)


Então desprezamos umas 200 páginas do jogo e ficamos só com o que vale a pena.




Prá que eu iria me preocupar com a complexidade em se escalar uma montanha, ou treinar um cavalo, ou gastar dias fazendo e refazendo uma espada... se a complexidade que queríamos era saber se valia mais a pena se esconder atrás da parede para evitar os tiros ou tentar acertar o atirador antes que ele tivesse tempo de reagir? Ou ainda se era melhor tentar acertar a cabeça e desmaiar logo o oponente ou derrubar sua arma e aproveitar a vantagem disso?


É o mesmo conceito de ler FATE e saber que se pode ter 200 tipos diferentes de atributos e meter na cabeça que para se jogar FATE "Tem que usar 200 tipos diferentes de atributos AO MESMO TEMPO"...

Offline AKImeru

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #96 Online: Outubro 31, 2012, 11:22:37 pm »
Faço coro com o Gunhazard.


O Gunplay e o combate corpo a corpo de GURPS, com os suplementos certos e regras escolhidas a dedo pelo mestre, são as melhores do mercado.

Offline Ciggi

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #97 Online: Outubro 31, 2012, 11:26:57 pm »
Mas ai não é mérito do sistema e sim do Mestre.

Adoro GURPS, foi o sistema que mais joguei a minha vida, mas ele é complexo como todos falaram. Claro, isso não significa falta de diversão, afinal é dever do mestre escolher quais regras usar e quais não.

Levar o mérito pelas escolhas que o Mestre fez, não acho que seja uma comparação justa!

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #98 Online: Outubro 31, 2012, 11:29:11 pm »
Warhammer tem um que de comedia britanica.

Vish.

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No 40k, a magia vem diretamente do equivalente do inferno.
No Fantasy, a magia vem do "vento mágico" e ele é regido pela natureza e bem - Merda acontece.

O sistema de punição de magia é divertido porque você nunca sabe o que -exatamente- vai acontecer após recitar as palavras mágicas.
Em mais de uma sessão um dos Psykers do grupo foi possuido por um demonio e a campanha tomou um rumo drasticamente diferente.

Quem gosta de ser punido é masoquista.

Eu entendi que tu tinha dados que mostravam a queda de GURPS (e creio eu outros sistemas) no japão. E sem querer desmerecer os sistemas que tu citou, mas eu gostaria de números não de nomes, e principalmente entender como tu chegou a conclusão de que esse ou aquele sistema é mais ou menos jogado no japão (e em outros países se possível). Principalmente pq tu adimitiu que é dificil conseguir essa informação e não tem ela por completo!

Entendeu errado. O que eu mais quero é jogar num desses sistemas com um pessoal que saiba o que está fazendo. Tem um outro que vi recentemente, é mais como uma divulgação do RPG, chamado RedDragon. Chamaram jogadores, um mestre, roteirista, músico, ilustrador, webdesign e o carái pra fazer esse site, jogo, aventura, mundo e a porra toda. Como tá em japonês, só fico imaginando o quão foda é ao ouvir as músicas e as narrações, quando tem.
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Offline AKImeru

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #99 Online: Outubro 31, 2012, 11:43:42 pm »
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Quem gosta de ser punido é masoquista.


É muito engraçado ler isso de alguém que não sabe nada de Warhammer.
É um nível de ironia gigantesco. Eu consigo imaginar o Tzeentch do seu lado do PC gargalhando.


Mas permita-me expandir: Warhammer não é um jogo feito para você vencer.
É um jogo feito para você sobreviver.
É Paranoia encontra Monty Python e Juiz Dredd OU Tolkien (40k e Fantasy, respectivamente.)


A Graça é ver as coisas mais absurdas ocorrendo no combate e tentar sobreviver a elas.
Na ultima sessão, o Scum do nosso grupo de 40k decidiu atirar uma pistola. A pistola explodiu, e ele perdeu ambas as mãos.


Ele sobreviveu. E por uma aventura inteira nosso especialista em armas de fogo...Não tinha mãos.


Eventualmente conseguimos implantes para o coitado mas você não sabe a força das risadas quando o mestre descreveu o efeito da explosão (Que foi rolado aleatoriamente.)


Magia é a mesma coisa, só que ainda mais perigosa do que uma mera pistola.

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #100 Online: Outubro 31, 2012, 11:45:50 pm »
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Mexo com 3D&T Alpha, Risus e...


Sem mais perguntas meretissímo!

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #101 Online: Outubro 31, 2012, 11:47:00 pm »
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Quem gosta de ser punido é masoquista.


É muito engraçado ler isso de alguém que não sabe nada de Warhammer.
É um nível de ironia gigantesco. Eu consigo imaginar o Tzeentch do seu lado do PC gargalhando.


Mas permita-me expandir: Warhammer não é um jogo feito para você vencer.
É um jogo feito para você sobreviver.
É Paranoia encontra Monty Python e Juiz Dredd OU Tolkien (40k e Fantasy, respectivamente.)


A Graça é ver as coisas mais absurdas ocorrendo no combate e tentar sobreviver a elas.
Na ultima sessão, o Scum do nosso grupo de 40k decidiu atirar uma pistola. A pistola explodiu, e ele perdeu ambas as mãos.


Ele sobreviveu. E por uma aventura inteira nosso especialista em armas de fogo...Não tinha mãos.


Eventualmente conseguimos implantes para o coitado mas você não sabe a força das risadas quando o mestre descreveu o efeito da explosão (Que foi rolado aleatoriamente.)


Magia é a mesma coisa, só que ainda mais perigosa do que uma mera pistola.

Novamente, sendo direto e resumindo: não gosto de ser punido, quero jogar e me divertir. O que acontecer de ruim foi o que aconteceu na história, algo que não daria pra mudar. Jogar pra me ferrar não é meu estilo.

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Mexo com 3D&T Alpha, Risus e...

Sem mais perguntas meretissímo!

Problem?
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #102 Online: Outubro 31, 2012, 11:47:22 pm »
Gurps me desagrada pelo seguinte:

1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.

2. Combate de "mundo de estatuas".

3. Mecanica "sem sabor".
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline AKImeru

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #103 Online: Outubro 31, 2012, 11:51:19 pm »
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O que acontecer de ruim foi o que aconteceu na história
Você acha que o fato de um dos nossos personagens na aventura urrando de dor, sem mãos, em um planeta hostil, não mudou a direção inteira da sessão, e influenciou diretamente na historia, fazendo desse sistema de perigo uma ferramenta narrativa?


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]Jogar pra me ferrar não é meu estilo.

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Mexo com 3D&T Alpha

Você só joga para vencer e nada de errado acontecer com seu personagem?

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1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.

[/size]Não precisa ser. Mas pode ser.
[/size]
Citar
[/size]2. Combate de "mundo de estatuas".

[/size]Não precisa ser, mas pode ser.
[/size]
Citar
[/size]3. Mecanica "sem sabor".

[/size]Apenas no livro básico.

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #104 Online: Outubro 31, 2012, 11:52:04 pm »
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]Jogar pra me ferrar não é meu estilo.

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Mexo com 3D&T Alpha

Você só joga para vencer e nada de errado acontecer com seu personagem?

Pra vencer na vida de um mundo diferente e fantástico, sim, já que normalmente as coisas nunca dão certo pro lado dos meus personagens e, consequentemente, jogadores. Já vejo o dia que um deles vai ter alguma sequela cerebral grave ao cair no chão em uma crise nervosa por causa de um dos meus finais de jogo.

Gurps me desagrada pelo seguinte:

1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.

Nem me prestei a tentar, o livro me rejeitou.
2. Combate de "mundo de estatuas".

Isso não entendi.
3. Mecanica "sem sabor".

Tem sabor sim: de coisa chata.  :what:
« Última modificação: Outubro 31, 2012, 11:54:25 pm por Atmo »
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