Autor Tópico: Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?  (Lida 87252 vezes)

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #15 Online: Outubro 17, 2012, 01:40:27 pm »
Smaug

Para não ter que revirar em algumas profundezas da Internet, eu coloquei a maioria dos arquivos que tenho aqui para baixar aqui. Contudo, não achei a maioria das mudanças que eu mesmo que fiz.

Outra opção é usar o The One Ring, mas eu não consigo jogar na Terra Média sem a minha interpretação "Magos e Feiticeiros para todo Lado".  :P
« Última modificação: Outubro 17, 2012, 01:41:58 pm por Ahura Mazda »

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #16 Online: Outubro 17, 2012, 01:51:37 pm »
Outra opção é usar o The One Ring,

Que, sinceramente, é um ótimo RPG e vale muito mais a pena.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Smaug

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #17 Online: Outubro 17, 2012, 02:44:39 pm »
Eu adoraria experimentar o One Ring, mas uma série de faltas (falta tempo de parender um novo sistema, falta dinheiro pra comprar) torna isso meio inviável...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #18 Online: Outubro 17, 2012, 07:11:10 pm »
Agora que notei que não mencionei quanto a sistemas, mas os casos que mais me interessam foram esses:

1. GURPS: Em geral, eu adoro GURPS e sou um advogado do sistema por aqui - mas infelizmente ele pode ser problemático se você jogar com um DM que não sabe selecionar que regras utilizar e que tipo de jogo ele quer fazer. Eu tive o azar de jogar uma vez com um DM assim, que queria fazer um jogo cinematográfico na II Guerra Mundial - mas que insistiu em usar sistema de ferimento, distância e perícias de forma realista e detalhada. O que era para parecer Inglourious Basterds parecia mais um documentário da II Guerra.

2. Storyteller - De novo, eu adoro Werewolf - Apocalypse - mas jogar uma crônica combativa (e espera-se que combate seja um elemento importante do jogo) nele é algo horrendo. Quase tudo é resolvido via "Ações Extras" (Fúriaaaa!) e um monte de rolagens de dados que fazem um fã de D&D achar isso exagerado.

3. Chivalry&Sorcery - Esse é um caso onde o sistema não atrapalhou o jogo, porque a mera criação de personagens praticamente impede você de jogar. Acho que foi a única vez na vida que eu parei de criar um personagem por puro tédio.

Offline Smaug

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #19 Online: Outubro 17, 2012, 07:13:35 pm »
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2. Storyteller - De novo, eu adoro Werewolf - Apocalypse - mas jogar uma crônica combativa (e espera-se que combate seja um elemento importante do jogo) nele é algo horrendo. Quase tudo é resolvido via "Ações Extras" (Fúriaaaa!) e um monte de rolagens de dados que fazem um fã de D&D achar isso exagerado.
Já tentou com o World of Darkness: Combat? Melhora e muito o combate de werewolf (alias, de todos os titulos do WoD). É basicamente o mesmo sistema de Street Fighter mas sem hadoukens (o que, na minha opinião, é a unica coisa ruim nele).
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #20 Online: Outubro 17, 2012, 07:15:21 pm »
Nope, Smaug - mas esse problema não existe mais para mim porque eu usaria logo o Werewolf Translation Guide. Tudo fica muito melhor quando nWoD está por perto. :)

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #21 Online: Outubro 17, 2012, 07:23:22 pm »
1. GURPS: Em geral, eu adoro GURPS e sou um advogado do sistema por aqui - mas infelizmente ele pode ser problemático se você jogar com um DM que não sabe selecionar que regras utilizar e que tipo de jogo ele quer fazer. Eu tive o azar de jogar uma vez com um DM assim, que queria fazer um jogo cinematográfico na II Guerra Mundial - mas que insistiu em usar sistema de ferimento, distância e perícias de forma realista e detalhada. O que era para parecer Inglourious Basterds parecia mais um documentário da II Guerra.

Conjecturando sobre um cenário hipotético onde a WotC milagrosamente cumprisse suas promessas de maneira efetiva, esse não poderia ser um problema pro DDNext? Falo da questão de não saber selecionar os módulos de jogo direito.

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #22 Online: Outubro 17, 2012, 07:26:59 pm »
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Conjecturando sobre um cenário hipotético onde a WotC milagrosamente cumprisse suas promessas de maneira efetiva, esse não poderia ser um problema pro DDNext? Falo da questão de não saber selecionar os módulos de jogo direito.

Se for um jogo modular? Sim, esse é um problema em potencial. E algo curioso é que esse fenômeno não é raro, aparentemente diversos DMs e Jogadores acham que ao lidar com um sistema modular, você tem que usar todos aqueles módulos disponíveis, ao invés de pegar os que te interessam.

Mas levando em conta o que foi mostrado, D&D Next está bem distante da modularidade - então esse problema não vai existir  :b

Offline Smaug

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #23 Online: Outubro 17, 2012, 07:33:38 pm »
Ah, eu achei tão acochambradas as regras do translate... principalmente no que se refere a Rage e Gnosis...
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #24 Online: Outubro 17, 2012, 09:53:17 pm »
Entramos aqui no campo das preferências, mas eu não era simpático a forma como Fúria e Gnose eram utilizados no Apocalipse, então a adaptação de Fúria = Primal Urge e Gnose = Harmony (com leves mudanças) não me incomoda muito. E a inclusão de Harmony em Apocalipse coloca o elemento do equilíbrio espiritual e da proximidade com Gaia - e a hierarquia de pecados até justifica porque algumas tribos são vistas com grande estranheza (como os Andarilhos do Asfalto e seu amor tecnológico e desrespeito aos mais poderoso, os Fianna e Filhos de Gaia e seu gosto por substâncias alucinógenas ou no caso dos Roedores, por ingerir porcarias infestadas) - devido ao seu desrespeito pela Harmonia (ou pela Litania).

Offline Smaug

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #25 Online: Outubro 17, 2012, 10:24:58 pm »
Embora eu concorde que ficou interessante, o que me desagradou foi juntar os pontos de furia e gnose no mesmo saco sobe o nome de essencia, sei lá, fontes diferentes para coisas diferentes. Além de obrigar os jogadores de cada augurio a comprar mais ou menos primal urge e para não desequilibrar isso oferecem pontos de méritos extras.
Quanto a questão da harmonia, sem muita reclamação, embora eu ache que tira um pouco da porra louquice de todas as tribos quererem salvar gaia e ninguém tem lá muita certeza (ou tem certeza demais) de como fazer isso. Esse elemento em jogo acaba fazendo com que todo mundo (até os andarilhos, roedores, fianas etc) andem na linha para evitar perder Harmonia. Acho que a graça do Apocalipse estava ai, ninguém tinha 100% de certeza ou nada que indicasse isso, quer dizer, lendo o livro da wyrm até os Dançarinos tem um motivo estupidamente plausivel (se bobear até mais do que as tribos de Gaia) para fazer o que estão fazendo.
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Offline Skar

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #26 Online: Outubro 17, 2012, 11:25:50 pm »
Junto-me ao coro de problemas com o sistema de Daemon, embora tenha jogado uma campanha bem longa com ele. Só que houveram tantas modificações inseridas no sistema que nem considero muito Daemon....

Agora atualmente, tenho o desprazes de ter tido campanhas em Gurps que conseguiram me dar um ódio tão grande desse sistema. O problema que já foi apontado falta de abjetividade do uso das regras, vc não usa regras de infecção numa campanha, onde todos pensavam que seria cinemática. [ É um ótimo sentimento ficar fora de uma sessão pq a espada do orc passou tétano :parede: ].

Uma coisa que sempre achei sofrível em Gurps são as malditas tabelas. Sério quando mestrava me dava agonia ficar vendo player indo ver o que determinado resultado fazia, o pior é que em alguns casos não tem muito como ignorar a tabela [ Fright Check].
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #27 Online: Outubro 18, 2012, 03:42:37 pm »
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Embora eu concorde que ficou interessante, o que me desagradou foi juntar os pontos de furia e gnose no mesmo saco sobe o nome de essencia, sei lá, fontes diferentes para coisas diferentes. Além de obrigar os jogadores de cada augurio a comprar mais ou menos primal urge e para não desequilibrar isso oferecem pontos de méritos extras.

Eu consigo entender seu desgosto aqui, mas creio que concordamos ao discordar - você tem uma boa ligação (gosto) com o sistema por trás de Lobisomem, então empatizo em isso - embora eu não vejo problema em unir Fúria e Gnose.

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Quanto a questão da harmonia, sem muita reclamação, embora eu ache que tira um pouco da porra louquice de todas as tribos quererem salvar gaia e ninguém tem lá muita certeza (ou tem certeza demais) de como fazer isso. Esse elemento em jogo acaba fazendo com que todo mundo (até os andarilhos, roedores, fianas etc) andem na linha para evitar perder Harmonia. Acho que a graça do Apocalipse estava ai, ninguém tinha 100% de certeza ou nada que indicasse isso, quer dizer, lendo o livro da wyrm até os Dançarinos tem um motivo estupidamente plausivel (se bobear até mais do que as tribos de Gaia) para fazer o que estão fazendo.

Eu não acho que a Harmonia remova tal elemento, ao menos não completamente - Harmonia pode representar uma certa proximidade com o Mundo Espiritual e com o respeito à Litania - mas não implica necessariamente que é isso que Gaia precise para ser defendida/escapar da Corrupção.

Eu diria que adquirir uma Harmonia alta é um bom indicador da "salvação"/"retidão" individual - mas não necessariamente um bom curso de ação coletivo.
« Última modificação: Julho 28, 2014, 02:49:28 am por Evola »

Offline ferdineidos

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #28 Online: Outubro 18, 2012, 04:44:55 pm »
Respondendo à pergunta: só tive problemas mesmo com D&D (AD&D, 3ª ed e 4ª).


Fui criado jogando Gurps e a capacidade do sistema na criação de personagem sempre fez com que eu me irritasse com D&Ds like. E nunca cheguei a vivenciar esses problemas do Gurps, talvez por que meu grupo aprendeu a jogar com ele e se desenvolveu sempre com o mesmo. Tinha tabela que a gente sabia de cor.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #29 Online: Outubro 29, 2012, 10:07:40 am »
D&D, por ser demorado a fazer uma ficha de monstro e os jogadores conseguirem matar o infeliz com um peido e meio, Daemon por ser extremamente chato, Might Blade 2 POR SER UMA BOSTA, Gurps por ser escrito de forma extremamente chata (ou talvez eu tenha alguma repulsa subconsciente).
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T