A resposta é CODA.
As duas primeiras horas de jogo foram tão horríveis que decidimos recomeçar a noite jogando Shadowrun. E não foi simplesmente uma má apresentação do sistema... o livro ficava passando de mão em mão e ninguém conseguia achar fundamento para umas bizarrices que existiam por lá.
Hoje, com mais calma, eu diria que tentaria de novo, mas creio que Iron Heroes se encaixa melhor dentro do cenário de Tolkien.
Outra opção é usar o The One Ring,
2. Storyteller - De novo, eu adoro Werewolf - Apocalypse - mas jogar uma crônica combativa (e espera-se que combate seja um elemento importante do jogo) nele é algo horrendo. Quase tudo é resolvido via "Ações Extras" (Fúriaaaa!) e um monte de rolagens de dados que fazem um fã de D&D achar isso exagerado.Já tentou com o World of Darkness: Combat? Melhora e muito o combate de werewolf (alias, de todos os titulos do WoD). É basicamente o mesmo sistema de Street Fighter mas sem hadoukens (o que, na minha opinião, é a unica coisa ruim nele).
1. GURPS: Em geral, eu adoro GURPS e sou um advogado do sistema por aqui - mas infelizmente ele pode ser problemático se você jogar com um DM que não sabe selecionar que regras utilizar e que tipo de jogo ele quer fazer. Eu tive o azar de jogar uma vez com um DM assim, que queria fazer um jogo cinematográfico na II Guerra Mundial - mas que insistiu em usar sistema de ferimento, distância e perícias de forma realista e detalhada. O que era para parecer Inglourious Basterds parecia mais um documentário da II Guerra.
Conjecturando sobre um cenário hipotético onde a WotC milagrosamente cumprisse suas promessas de maneira efetiva, esse não poderia ser um problema pro DDNext? Falo da questão de não saber selecionar os módulos de jogo direito.
Embora eu concorde que ficou interessante, o que me desagradou foi juntar os pontos de furia e gnose no mesmo saco sobe o nome de essencia, sei lá, fontes diferentes para coisas diferentes. Além de obrigar os jogadores de cada augurio a comprar mais ou menos primal urge e para não desequilibrar isso oferecem pontos de méritos extras.
Quanto a questão da harmonia, sem muita reclamação, embora eu ache que tira um pouco da porra louquice de todas as tribos quererem salvar gaia e ninguém tem lá muita certeza (ou tem certeza demais) de como fazer isso. Esse elemento em jogo acaba fazendo com que todo mundo (até os andarilhos, roedores, fianas etc) andem na linha para evitar perder Harmonia. Acho que a graça do Apocalipse estava ai, ninguém tinha 100% de certeza ou nada que indicasse isso, quer dizer, lendo o livro da wyrm até os Dançarinos tem um motivo estupidamente plausivel (se bobear até mais do que as tribos de Gaia) para fazer o que estão fazendo.
Polêmica: Todo jogador de GURPS é chato e merece o sistema. Savage Worlds e M&M é cool demais para eles.
D&D, por ser demorado a fazer uma ficha de monstro e os jogadores conseguirem matar o infeliz com um peido e meio
Polêmica: Todo jogador de GURPS é chato e merece o sistema. Savage Worlds e M&M é cool demais para eles.
E como jogo Gurps com regularidade, posso dizer, é um rpg de nicho.
Ele é genérico e tal, mas definitivamente de nicho, aquele feeling de gurps é sempre presente. Tem quem chame de realismo, mas não é realismo. Detalhismo talvez. Bom pra mestrar/jogar sci-fi.
Mocorongos Mocorongando sobre Gurps.E quem os desmocoronguizar, bom desmocoronguizador será?
[...]
Pode até ser, mas que fique claro que GURPS só é uma chatura complexa cheio de regras se o mestre quiser.
GURPS lite é perfeitamente bom para o que é.
A graça do GURPS é justamente esse controle.
Olha, quando a gente cheira a merda, a gente não vai pegar e por na boca depois...
Joguei Gurps umas 5 vezes só, na vida. Nenhuma foi uma experiência perto de boa. Eu não me aprofundei porque, se não gostei dessas experiências, dificilmente gostaria de uma que se aprofundasse. Mas claro que eu posso estar errado, mas quase ninguém que eu conheço joga GURPS anyway.
Olha, quando a gente cheira a merda, a gente não vai pegar e por na boca depois...Joguei Gurps umas 5 vezes só, na vida. Nenhuma foi uma experiência perto de boa. Eu não me aprofundei porque, se não gostei dessas experiências, dificilmente gostaria de uma que se aprofundasse. Mas claro que eu posso estar errado, mas quase ninguém que eu conheço joga GURPS anyway.
[...]GURPS como é, é um sistema universal e genérico Falar que ele é chato, em especial quando você usa uma anedota pessoal para retrucar se você já jogou algum de seus módulos que justamente faz algo com o sistema além de meramente provir regras genéricas mostra que talvez você só teve experiencias ruins mesmo.
Tanto que o GURPS praticamente não vende mais nem precisou de atualizações desde a 4ª edição se não me engano mas a Steve Jackson Games continua firme e forte vendendo Munchkin...
Percebi que tenho gosto parecido DEMAIS com o do Elfo. Cheguei a ficar com um certo... medo!
De toda forma, os fãs de gurps preferem se manter na encolha, sem lançar nada legal ou interessante. Até mesmo quem jogou gurps no Japão prefere os JTRPG deles, ou o "D&D" 4e, do que isso ai.
[Não se esqueçam: japoneses são doidos e tarados.]
[...]Mas o jogo é chaton. Ser chato não necessariamente significa ser uma bosta...Fora que chato é algo muito pessoal...[...]
[...]Eu não preciso explicar, sério. Esse é o ponto.
Geralmente, o mais simples é mais elegante.
Geralmente, o mais simples é mais elegante.
Não!
Simples não é sinônimo de elegante não. Vide sem ir longe 3d&t!
De toda forma, os fãs de gurps preferem se manter na encolha, sem lançar nada legal ou interessante.
Até mesmo quem jogou gurps no Japão prefere os JTRPG deles, ou o "D&D" 4e, do que isso ai.
Então vai continuar ouvindo argumentos que tornam sua opinião isolada da realidade que é a de que há pessoas que jogam GURPS e se divertem por N motivos, que revelam algo mais que uma opinião e causam uma discussão sadia acerca da mecânica, gostos pessoais por tipos de resolução de conflitos, falhas e sucessos de design, métodos de distribuição, etc.
CitarDe toda forma, os fãs de gurps preferem se manter na encolha, sem lançar nada legal ou interessante.
Você tem visto os lançamentos da Steve Jackson, atmo?
Até mesmo quem jogou gurps no Japão prefere os JTRPG deles, ou o "D&D" 4e, do que isso ai.
[...]Ele não quer, crude. Simples.
Falácia ad populum (a verdade de um proposição não depende do número de pessoas que acreditam nela).
Tenra Bashou Zero, Night Wizard!*, Zettai Reido RPG*, Maid RPG*, F.E.A.R*, Arianrhod RPG*, Sword World RPG 2.0*, Magician's Academy RPG e outros (sendo os com * que eu já li o que tem disponível em inglês) tão ai pra provar.
Resumindo: nada de gurps pra mim, por favor.
Porque RAIOS jogadores japoneses são relevantes em uma discussão de RPG sobre GURPS no Brasil? :parede:
Eu considero GURPS um sistema chato, porque ele parece criar jogadores que passam a maior parte do tempo fazendo contas do que jogando mesmo. Deixando de lado os mestres com regras desnecessárias, mas as sessões de GURPS que eu presenciei (tanto jogando quanto assistindo, inclusive em encontros de rpg) se resumem mais ou menos a gastar horas fazendo contas na criação do personagem e depois fazendo mais contas para confirmar o que ele pode fazer durante a sessão de jogo.
Outra coisa, você nunca tinha pontos para fazer o que você queria, a menos, é claro, que você gastasse algumas horas calculando a melhor distribuição de pontos, enquanto consultava listas de pré-requisitos de magia, niveis de complexidade de pericias e desvantagens com custo/beneficio que compensassem pegar e não te ferrassem demais. E claro, inventar 5 peculiaridades para abocanhar 5 pontos a mais.
Quando eu peguei o jeito de fazer personagens de GURPS eu percebi que não tinha vontade nenhuma de jogar com ele, porque, embora ele fosse um amontoado de numeros funcionais e que me permitiria ficar vivo nas campanhas psicopatas do mestre, ele não passava de um amontoado de numeros funcionais.
[...]Ele não quer, crude. Simples.
Pois que não reclame quando for contradito continuamente, visto que sua experiência pessoal deve ter sido por demais traumática.Falácia ad populum (a verdade de um proposição não depende do número de pessoas que acreditam nela).
Tenra Bashou Zero, Night Wizard!*, Zettai Reido RPG*, Maid RPG*, F.E.A.R*, Arianrhod RPG*, Sword World RPG 2.0*, Magician's Academy RPG e outros (sendo os com * que eu já li o que tem disponível em inglês) tão ai pra provar.
Resumindo: nada de gurps pra mim, por favor.
Atmo, acho que você não entendeu o que é a falácia que ele apontou.
Tem um link na minha assinatura, consulte.
Você tem o número de jogadores japoneses que deixaram de jogar GURPS pra provar sua assertiva?
Todo sistema de RPG tem cálculo. A matemática está lá, até se for escondida atrás de cartas como em Falkenstein. Mas GURPS leva isso para um patamar que eu acho só é superado por aquele RPG de conspiração que precisava de calculadora cientifica (e AD&D porque nada superar a matemática chthuliana de AD&D).
O que eu quero dizer é: gurps só causa dor de cabeça pra pessoas que começaram com outros sistemas.
Todo sistema de RPG tem cálculo. A matemática está lá, até se for escondida atrás de cartas como em Falkenstein. Mas GURPS leva isso para um patamar que eu acho só é superado por aquele RPG de conspiração que precisava de calculadora cientifica (e AD&D porque nada superar a matemática chthuliana de AD&D).
É sério que os cálculos do GURPS te deixaram tão traumatizado assim? Esse Steve Jackson deve ser um maníaco dos mais perversos!(click to show/hide)
Tipo, o sistema INTEIRO DE TODOS OS LIVROS se baseia nessas premissas.
Cadê os cálculos absurdos?O que eu quero dizer é: gurps só causa dor de cabeça pra pessoas que começaram com outros sistemas.
Seu asserção é inválida. Você disse que os jogadores de GURPS estavam migrando para outros sistemas e enumerou-os como prova disso.
Se você tem números, apresente-os.
Ou não entendeu o que é a falácia que o Ahuda apontou?
Pode parecer exagerado agora, mas eu tentei ler o Gurps Lite. Tentei de verdade, sério, com muita força de vontade. Não tive problema com a falta de ilustrações e cenário, estou acostumado a ler "SRDs" por ai, mas alguma coisa nele era tão estranha, sei lá o que poderia ser, que eu sentia o que chamo de "agonia nos ossos":
Prefiro evitar a fadiga.
Wtv pra falácia, o problema é o assunto.
. Mas GURPS leva isso para um patamar que eu acho só é superado por aquele RPG de conspiração que precisava de calculadora cientifica
Wtv pra falácia, o problema é o assunto. Se eu pudesse me comunicar com as comunidades japas de RPG, ou mesmo conseguir achar algum deles que saiba inglês, já teria feito essa pesquisa quanto aos sistemas preferidos e talz. Esses malditos se escondem melhor que fada na floresta, só dá pra encontrar algumas imagens de fichas e eles nunca respondem com quem manda mensagens ou emails em inglês.
[...]
Resumindo tudo o que eu disse de forma direta: Gurps é chato, não falei de complexidade ou variedade, falei que é chato. Ponto.
Mighty blade é um sistema que cria jovens munchkins e os forma para um mundo que os rejeitará com todas as forças. Sistema travado, tudo é pré-determinado no começo, do nível 1 ao 10. Se eu estivesse com a impressão dele comigo ainda, a queimaria nesse momento.
CitarPrefiro evitar a fadiga.
Ou seja, você não conhece os lançamentos da Steve Jackson e ainda reclama deles? Que lindo, faz tempo que não via um "Complaining about shows you don't watch".
Sua análise sobre o Mighty Blade já foi mais embasada, embora assaz emotiva.
Outro sistema que foi um belo empata-foda foi o True20 com o seu Blue Rose. Qualquer cenário que faça o sistema te punir por usar magia, que nesse caso foi com Corrupção, me irrita profundamente.
Pra que vou acompanhar os lançamentos de um sistema que não gosto? "Pesquisar o material"? Tem muitas outras fontes mais agradáveis por ai.
Resumindo tudo o que eu disse de forma direta: Gurps é chato, não falei de complexidade ou variedade, falei que é chato. Ponto.
Me disseram que preciso passar mais emoção nas minhas postagens pra não parecer tão frio...
Aí Ahura, agora são dois!
BTW, se não soar como provocação e reclamação, que tal levar essa discussão pra outro tópico? Eu gostaria de uma conversa mais especifica sobre o GURPS!
Só não entendi uma coisa Atmo, vc disse que fez um pesquisa pro seu material com os japoneses, mas em seguida disse que não consegue achar eles! Eu realmente gostaria de saber mais sobre isso.
BTW, se não soar como provocação e reclamação, que tal levar essa discussão pra outro tópico? Eu gostaria de uma conversa mais especifica sobre o GURPS!
CitarOutro sistema que foi um belo empata-foda foi o True20 com o seu Blue Rose. Qualquer cenário que faça o sistema te punir por usar magia, que nesse caso foi com Corrupção, me irrita profundamente.
Você indiretamente afirmou que uma mecanica vai sempre te irritar?
Você se irrita com a linha de RPG de Warhammer 40k? Ou ate mesmo o Fantasy?
Lá a magia é propositalmente mais poderosa (E é mais fraca do que em D&D 3e :rolando:) mas se você usa, tem um risco de ALGUMA COISA acontecer.
É surpreendentemente divertido e eu já tive jogadores rolando magos/psykers só para ver o circo pegar fogo.
Não gosto da mistura de fantasia e tecnologia que a maioria dos sistemas, cenários, filmes, animes e o carái fazem; sou meio que fechado no meu modo de ver como essa mistura dá certo e não abro.
Mas agora é sério porque eu não conheço o tal do Atmo:
Ele realmente é jogador de 3d&t ou aquilo é um banner troll?
Porque é no minimo engraçado ver um cara com um banner daqueles falando que GURPS é chato e ultra complexo e que não acompanha os lançamentos e que os japoneses pararam de jogar e isso é relevante em uma realidade alternativa onde o Brasil e o Japão são o mesmo pais ou algo assim.
CitarNão gosto da mistura de fantasia e tecnologia que a maioria dos sistemas, cenários, filmes, animes e o carái fazem; sou meio que fechado no meu modo de ver como essa mistura dá certo e não abro.
E o que isso tem a ver com um sistema de magia que pode falhar - Mas que é divertido justamente porque a falha é algo insano e absurdo?
Acho que é por causa do preconceito e da superstição que o autor mesmo tem sobre a magia: ele insere esse contexto no jogo dele por causa de algum trauma passado ou sei lá o que
Só não entendi uma coisa Atmo, vc disse que fez um pesquisa pro seu material com os japoneses, mas em seguida disse que não consegue achar eles! Eu realmente gostaria de saber mais sobre isso.
BTW, se não soar como provocação e reclamação, que tal levar essa discussão pra outro tópico? Eu gostaria de uma conversa mais especifica sobre o GURPS!
Sim, é realmente complicado achar algo em inglês. O Sword World RPG 2.0 tem um grupo de tradução que conseguiu terminar o primeiro dos três livros há uns meses, mas não tá lá aquelas coisas. Night Wizard! 2e e Arianrhod RPG tem algumas poucas coisas traduzidas pro inglês, poucas mesmo. Tenra Banshou Zero não me agradou o cenário, e acho difícil alguém escanear o livro para referência de compra futura. Maid RPG é um dos poucos que conseguiu ser completamente traduzido, eu até tentei usá-lo semana passada mas os dois grupos se dispersaram DEMAIS. Zettai Reido RPG... melhor esquecerem esse nome. :)
E levar a discussão para outro tópico? Pode até ser, mas só vou repetir o que eu disse.
Quando eu peguei o jeito de fazer personagens de GURPS eu percebi que não tinha vontade nenhuma de jogar com ele, porque, embora ele fosse um amontoado de numeros funcionais e que me permitiria ficar vivo nas campanhas psicopatas do mestre, ele não passava de um amontoado de numeros funcionais.
Warhammer tem um que de comedia britanica.
No 40k, a magia vem diretamente do equivalente do inferno.
No Fantasy, a magia vem do "vento mágico" e ele é regido pela natureza e bem - Merda acontece.
O sistema de punição de magia é divertido porque você nunca sabe o que -exatamente- vai acontecer após recitar as palavras mágicas.
Em mais de uma sessão um dos Psykers do grupo foi possuido por um demonio e a campanha tomou um rumo drasticamente diferente.
Eu entendi que tu tinha dados que mostravam a queda de GURPS (e creio eu outros sistemas) no japão. E sem querer desmerecer os sistemas que tu citou, mas eu gostaria de números não de nomes, e principalmente entender como tu chegou a conclusão de que esse ou aquele sistema é mais ou menos jogado no japão (e em outros países se possível). Principalmente pq tu adimitiu que é dificil conseguir essa informação e não tem ela por completo!
Quem gosta de ser punido é masoquista.
Mexo com 3D&T Alpha, Risus e...
CitarQuem gosta de ser punido é masoquista.
É muito engraçado ler isso de alguém que não sabe nada de Warhammer.
É um nível de ironia gigantesco. Eu consigo imaginar o Tzeentch do seu lado do PC gargalhando.
Mas permita-me expandir: Warhammer não é um jogo feito para você vencer.
É um jogo feito para você sobreviver.
É Paranoia encontra Monty Python e Juiz Dredd OU Tolkien (40k e Fantasy, respectivamente.)
A Graça é ver as coisas mais absurdas ocorrendo no combate e tentar sobreviver a elas.
Na ultima sessão, o Scum do nosso grupo de 40k decidiu atirar uma pistola. A pistola explodiu, e ele perdeu ambas as mãos.
Ele sobreviveu. E por uma aventura inteira nosso especialista em armas de fogo...Não tinha mãos.
Eventualmente conseguimos implantes para o coitado mas você não sabe a força das risadas quando o mestre descreveu o efeito da explosão (Que foi rolado aleatoriamente.)
Magia é a mesma coisa, só que ainda mais perigosa do que uma mera pistola.
CitarMexo com 3D&T Alpha, Risus e...
Sem mais perguntas meretissímo!
O que acontecer de ruim foi o que aconteceu na históriaVocê acha que o fato de um dos nossos personagens na aventura urrando de dor, sem mãos, em um planeta hostil, não mudou a direção inteira da sessão, e influenciou diretamente na historia, fazendo desse sistema de perigo uma ferramenta narrativa?
]Jogar pra me ferrar não é meu estilo.
Mexo com 3D&T Alpha
1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.
[/size]2. Combate de "mundo de estatuas".
[/size]3. Mecanica "sem sabor".
Citar]Jogar pra me ferrar não é meu estilo.CitarMexo com 3D&T Alpha
Você só joga para vencer e nada de errado acontecer com seu personagem?
Pra vencer na vida de um mundo diferente e fantástico, sim, já que normalmente as coisas nunca dão certo pro lado dos meus personagens e, consequentemente, jogadores. Já vejo o dia que um deles vai ter alguma sequela cerebral grave ao cair no chão em uma crise nervosa por causa de um dos meus finais de jogo.Gurps me desagrada pelo seguinte:
1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.
Nem me prestei a tentar, o livro me rejeitou.2. Combate de "mundo de estatuas".
Isso não entendi.3. Mecanica "sem sabor".
Tem sabor sim: de coisa chata. :what:
CitarMexo com 3D&T Alpha, Risus e...
Sem mais perguntas meretissímo!
Mas ai não é mérito do sistema e sim do MestreDepende...
....
Levar o mérito pelas escolhas que o Mestre fez, não acho que seja uma comparação justa!
Espera você está criticando um sistema ao qual você nunca jogou e sequer fez uma ficha de personagem?
Mas que perda de tempo foi essa conversa :( . Estou me retirando. Por um momento achei que alguém tinha um problema legitimo com GURPS.
CitarMexo com 3D&T Alpha, Risus e...
Sem mais perguntas meretissímo!
GURPS DEFENSE FORCE WINS
BRUTALITY BONUS
ACHIEVEMENT UNLOCKED: (X)D&T USER SPANKING
O que eu não entendo é você ter tantas criticas de um livro que você sequer terminou.
CitarO que eu não entendo é você ter tantas criticas de um livro que você sequer terminou.
O cara tem orgulho de ter um blog que fala de hentais, ignora logo ele.
Não saiu, nem vai sair nenhum argumento válido deste mato...
Nenhum, se o sexo tiver o mesmo destaque do que qualquer outra função biológica do personagem como ir ao banheiro.
Nenhum, se você joga um jogo com adultos onde o foco seja o sexo. E foi feito pelo Steve Jackson Games, que irônico.
Todo, se tu me tira da mochila o livro "Book of Erotic Fantasy" em uma aventura semanal de Forgotten Realms.
Eu concordo que Forgotten Realms é levemente interessante :haha:
Mas ok, você esta se referindo ao outro livro.
É...Sei lá eu achei um suplemento idiota. D&D 3.X é um sistema terrível para qualquer coisa que não seja pancadaria, sexo incluso.
Mas o meu ponto lá não foi nem desmerecer o livro, foi o contexto. Sexo e RPG precisa de um contexto bem especifico para não ser algo onde o grupo inteiro vai se entre olhar antes de anunciar que eles esqueceram que era a vez deles passearem com o cachorro.
Porque raios você pula tanto de assunto :linguinha: ?
Sério, pulamos de assunto em cada post. Eu só posso ser irritável e chato em um assunto de cada vez.
Ele pula tanto de assunto porque é um chato querendo atenção.
Não tem argumento. por isso fala a primeira besteira que vem a cabeça.
Gurps me desagrada pelo seguinte:
1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.
2. Combate de "mundo de estatuas".
3. Mecanica "sem sabor".
É realmente, muita matemática - Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. E espera aí, eu posso ignorar diversas perícias e criar uma Wildcard Skill ou usar um Talent em uma área. Muitas Vantagens/Desvantagens são opcionais e dependentes de contexto e estilo de jogo, o que elimina ainda mais a lista. E quanto a equipamento, Armas podem ser trocadas por uma vantagem (Innate Attack), assim como Armaduras podem ser substituídas por outra.Dúvida de quem nunca jogou GURPS: optar por fazer um personagem rápido me traz desvantagens mecânicas? Existem vantagens/desvantagens obrigatórias, assim como talentos de D&D que são necessários para deixar o personagem em um nível de poder equilibrado?
Dúvida de quem nunca jogou GURPS: optar por fazer um personagem rápido me traz desvantagens mecânicas? Existem vantagens/desvantagens obrigatórias, assim como talentos de D&D que são necessários para deixar o personagem em um nível de poder equilibrado?Não realmente. Algumas vantagens são (quase que) "obrigatórias" para personagens de um certo arquétipo como por exemplo Aptidão Mágica (Magery) para fazer um "mago" (verdadeiro) ou Reflexos de Combate (Combat Reflexes) para fazer um "combatente" verdadeiro.
Nunca vou ter minha questão respondida pelo visto, esperar uma conversa lógica ou com um minimo de bom senso e interpretação de texto tem sido uma tarefa bem difícil ...
1. É realmente, muita matemática - Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. E espera aí, eu posso ignorar diversas perícias e criar uma Wildcard Skill ou usar um Talent em uma área. Muitas Vantagens/Desvantagens são opcionais e dependentes de contexto e estilo de jogo, o que elimina ainda mais a lista. E quanto a equipamento, Armas podem ser trocadas por uma vantagem (Innate Attack), assim como Armaduras podem ser substituídas por outra.
E sim, a criação pode ser demorada. Mas se você está fazendo isso, é porque querdetalhismo. Então é como reclamar que não dá para fazer um Spaghetti com molho caseiro ou um Yakisoba se você gasta 3 minutos que você gasta para fazer um Miojo.
2. Qual das formas de conduzir combate? Porque nós devemos ter lido livros muito diferentes.
3. É óbvio quanto a isso - é um RPG Genérico. Vai reclamar que Houses of the Blooded é muito autodestrutivo ou que Trail of Cthulhu não permite fazer Super-Heróis?
Então, sob essa perspectiva, dá pra ver porque eu acho Gurps demorado e math-intensive, certo ?
Se o sistema oferece alguma regra alternativa a isso, por favor, me fale.
(mas entendo que esse critério de “sabor” é o mais subjetivo de todos)
mas a mecânica dele não me agrada. Não é nem o caso de ser “ruim” (não é), é que simplesmente “não me fala ao pau”, sabe ? ;)
Dúvida de quem nunca jogou GURPS: optar por fazer um personagem rápido me traz desvantagens mecânicas? Existem vantagens/desvantagens obrigatórias, assim como talentos de D&D que são necessários para deixar o personagem em um nível de poder equilibrado?
[...]Ou seja, outro caso de "Não Gosto e Pronto". Deuses, isso é tão difícil de admitir por essas bandas? :b
1. O número de ações - resolvido com a vantagem Altered Time Rate. Ou numa versão mais fraca, Extra Attack (se quer uma opção de ataque extra num turno) ou mesmo a manobra Rapid Strike. Para outras formas de ataque, All-Out Attack e All-Out Defense. Ou Move and Attack (que mistura movimento, ataque e ainda permite algumas defesas). Para campanhas cinematográficas, existe a opção de conseguiu um turno extra usando 3 pontos de personagem, a la Bullet Time de Max Payne.
É como eu escrever uma palavra no papél e falar "Criei meu personagem!", e daí você vem e fala "GURPS PODE SER TÃO SIMPLES QUANTO ISSO, BASTA VOCÊ ESCOLHER AS REGRAS CERTAS!"
Nunca vou ter minha questão respondida pelo visto, esperar uma conversa lógica ou com um minimo de bom senso e interpretação de texto tem sido uma tarefa bem difícil ...
Se foi comigo, eu respondi sim tua pergunta. Se não foi, releva.
@Cigano:
Ele pesquisou o fato é que ele não achou grande conteúdo de informação. Do pouco que ele encontrou ele tirou uma resposta que pode, ou não, ser correta. Pela amostragem diria bem provável de ser errada.
@Crude:
Sobre GURPS e outros sistemas e regras. A grande questão para muita gente é que gurps não tem uma boa apresentação, pode ser a melhor coisa do mundo só que com um cara feia que nem aquela não dá vontade de ler. Atmo não é primeira pessoa que escuto qeu não teve saco para ler o sistema, ele tem um texto chato pra cacete.
[...]
@Crude:
Sobre GURPS e outros sistemas e regras. A grande questão para muita gente é que gurps não tem uma boa apresentação, pode ser a melhor coisa do mundo só que com um cara feia que nem aquela não dá vontade de ler. Atmo não é primeira pessoa que escuto qeu não teve saco para ler o sistema, ele tem um texto chato pra cacete.
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Eu acabei lembrando uma birra que eu tenho contra gurps lendo todos esses post . Cara como eu odeio ter que torcer pra os dados sairem números baixos. :frenzied: :frenzied: :parede:
[...]
@Crude:
Sobre GURPS e outros sistemas e regras. A grande questão para muita gente é que gurps não tem uma boa apresentação, pode ser a melhor coisa do mundo só que com um cara feia que nem aquela não dá vontade de ler. Atmo não é primeira pessoa que escuto qeu não teve saco para ler o sistema, ele tem um texto chato pra cacete.
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Eu acabei lembrando uma birra que eu tenho contra gurps lendo todos esses post . Cara como eu odeio ter que torcer pra os dados sairem números baixos. :frenzied: :frenzied: :parede:
Enquanto for só opiniões, esse "muita gente" é mito. Da mesma maneira que ele tentou empurrar "os japoneses estão deixando de jogar GURPS porque tem outros sistemas", já tentaram enfiar na mente de muita gente que "GURPS tem regra até pra cavar buraco, logo é uma merda".
Ou seja, pura birra. E birra não fez a Steve Jackson Games falir nem o GURPS deixar de ser usado por aí.
Esse mimimi uma hora tem de cessar.
MIMIMI...MIMIMI...MIMIMI.
Acontece nas melhores famílias. ^^
@Cigano:
Ele pesquisou o fato é que ele não achou grande conteúdo de informação. Do pouco que ele encontrou ele tirou uma resposta que pode, ou não, ser correta. Pela amostragem diria bem provável de ser errada.
@Crude vc leu meu post nesse tópico?
Gurps é sem sombra de duvidas um dos melhores sistemas que temos atualmente. A 4e conseguiu fazer a matemática dele ficar menos pesada. Tirar a capacidade de gastar 0,5 foi um puta avanço. Tanto que na época da 3,0 não conhecia muitos jogadores hoje com a 4.0 até conheço bastante. Ajuda o meu grupo ter dado uma chance o problema é que não tem bom senso.
Agora um dos maiores problemas de gurps é colocar desvantagens de interpretação, elas são toscas e acabam sendo em geral quero ponto. Especialmente Greed que sequer precisa se reisistir. Curius fode muito mais, por exemplo.
Então não me coloque no ramo dos que não gostam só pq não gostam. Eu gosto do sistema só acho que ele seria melhor com CD ao invés de tirar menos.
Acontece nas melhores famílias. ^^
Tipo ser fã de hentai com tentáculos e D&T?
Eu sou fã de futanari e isso não me abona a falar besteiras do sistema de RPG dos outros.
http://swordworld.wikia.com/wiki/Book_1_Translation < quero jogar!
http://yarukizero.wordpress.com/2012/09/01/dragon-world-hack-v0-2/ (http://yarukizero.wordpress.com/2012/09/01/dragon-world-hack-v0-2/) < quase isso
http://www.maidrpg.com/ (http://www.maidrpg.com/) < procurem pelo pdf no google, a forma de montar o cenário é legal
https://docs.google.com/document/d/1s5xfJ8w2Q3wHVJxveQzTAHkCeBOvd7vSqD8R2wvPrD4/edit (https://docs.google.com/document/d/1s5xfJ8w2Q3wHVJxveQzTAHkCeBOvd7vSqD8R2wvPrD4/edit) < o cara deletou o post, mas salvei no Reader
http://www.fear.co.jp/srs/index.htm (http://www.fear.co.jp/srs/index.htm) < precisa de google translator nesse aqui
http://tlwiki.org/index.php?title=Zettai_Reido_RPG (http://tlwiki.org/index.php?title=Zettai_Reido_RPG) < ARGH
http://tlwiki.org/index.php?title=Nechronica (http://tlwiki.org/index.php?title=Nechronica) < relativamente bom
http://tlwiki.org/index.php?title=Night_Wizard (http://tlwiki.org/index.php?title=Night_Wizard)!_The_2nd_Edition < quero jogar!
3D&T Alpha, por favor. Sei dos problemas dele e já tentei mudar, mas já cansei de dar com a cara no muro e resolvi usar do jeito que é; ele foi feito pra isso.
Alguém postou um link de NECHRONICA!!!!!! :pidao:
se chegar a jogar, avisa aqui
MIMIMIMIMIMIMIMIMMIMIMIMIMIMIMIIMIMIMIMIMMIIIIMI
Pergunta: desciclópedia é válido pra provar algum ponto?
crude, vc repete muito mimimi na boca dos outros
MIMIMIMIMIMIMIMIMMIMIMIMIMIMIMIIMIMIMIMIMMIIIIMI
Pergunta: desciclópedia é válido pra provar algum ponto?
Claro que não prova nada, é só pra ilustrar mesmo.
Você está defendendo um sistema que foi inventado depois de um porre, e mesmo após insistentemente te dizerem que o MESTRE é quem define o ritmo de jogo e deve escolher as regras que se adaptem ao estilo de seu grupo, cê acha que conforme os clichês babacas que os Trios disseminaram, GURPS é "realista demais", Vampiro "é só porrada"...
Cidadão, você é simplesmente pouco apto a entender que RPG é o que você faz dele, não o contrário.
Aprenda de uma vez por todas que um sistema não define o que jogadores e mestres devem pensar ou como agir, são os mesmos que escolhem isso!
O mesmo trabalho que você tem pra fazer uma adaptação de anime para 3D&T um mestre de GURPS, ou mesmo de Vampiro pode fazer.
A DB fazia isso, aventuras pra vários sistemas diferentes, até decidirem que (X)D&T era a solução definitiva, a pérola negra do RPG Nacional...
Aconteceu a mesma coisa quando deixaram de usar o D20, passaram a falar mal de algo que usavam adoidado... Coerência zero.
crude, vc repete muito mimimi na boca dos outros
Não, só do Atmo, porque eu achei que ele fosse mais gente fina, sendo fã de tentacle pr0n, mas me enganei poligonalmente.
Nada, já vi vocÊ fazendo isso com outros em outros tópicos.
Você leu a parte que eu falei que o pessoal que eu vi jogando gurps, e conheço de outras presepadas, só joga desse jeito, independente do sistema? Você mal interpretou minha constatação. Eu gosto de 3D&T por ser ligado a coisas que eu gosto. Eu não gosto de Gurps pelo feeling e por ser mal apresentado, como já foi citado, e prefiro 3D&T por ser, aos meus olhos, mais legal e prático.
Adaptar uma coisa ou outra é assunto para outra hora, sempre desisto no meio do projeto por acabar enchendo o saco; prefiro partir logo para o jogo independente do sistema.
E outra: 3D&T está evoluindo com novos cenários e recebendo mais fãs criativos a uma base semanal. Eu estou adorando ver os novos lançamentos chegando, mas odiando não poder comprar os livros... Mas sei criar coisas e adaptar o sistema ao que eu quero fazer. ^^
Nada, já vi vocÊ fazendo isso com outros em outros tópicos.
Quando eu coloco [...] é pra encurtar, pôr "mimimi" acho que foi a segunda vez que fiz, só.Você leu a parte que eu falei que o pessoal que eu vi jogando gurps, e conheço de outras presepadas, só joga desse jeito, independente do sistema? Você mal interpretou minha constatação. Eu gosto de 3D&T por ser ligado a coisas que eu gosto. Eu não gosto de Gurps pelo feeling e por ser mal apresentado, como já foi citado, e prefiro 3D&T por ser, aos meus olhos, mais legal e prático.
Adaptar uma coisa ou outra é assunto para outra hora, sempre desisto no meio do projeto por acabar enchendo o saco; prefiro partir logo para o jogo independente do sistema.
E outra: 3D&T está evoluindo com novos cenários e recebendo mais fãs criativos a uma base semanal. Eu estou adorando ver os novos lançamentos chegando, mas odiando não poder comprar os livros... Mas sei criar coisas e adaptar o sistema ao que eu quero fazer. ^^
Se o GURPS fosse cheio de ilustrações reutilizadas fofinhas e erratas que corrigem erros toscos como o (X)D&T, você jogaria?
Preguiça mental das mais crassas, isso sim justifica esses seus argumentos de ranço contra um sistema que você nem mesmo jogou, e não gosta porque viu outros jogarem de um jeito que você não gostou...
Você não tem números pra provar crescimento de nada; Dizer que o que você gosta é bom pra você e pros fãs não é argumento. ^_^
Porque diabos vocês estão querendo extrair/considerar a opinião de uma pessoa sobre um livro de rpg ao qual ele admitiu não ler e jogar?
E porque diabos, Atmos, você ainda cisma em comentar em GURPS quando você já estabeleceu que não sabe do que esta falando?
Sério isso aqui é a spell. Podemos ser melhor do que isso. Podemos parar de mocorongar em circulos e voltar ao assunto importante: Nobilis atrapalha mais do que ajuda. E tenho dito!
Eu tentei ler o livro, mas aconteceu aquilo que eu "falei". E nem me preocupo muito com a forma que o pessoal de lá jogava, por isso saí do grupo deles MUITO ANTES deles largarem o D&D 3.5 e começarem a caçar outros jogos por ai.
E é como disse antes: se eu pudesse entender katakana, kanji e hiragana, ou tivesse um amigo japa fluente, poderia conseguir mais informações, mas esse povo odeia falar inglês! Como vou falar com eles se eles não querem falar?
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.
Sério o ponto que o Atmos estava tentando fazer quando ele falou isso é algo tão irrelevante que eu acho que querer saber de onde ele tirou os dados é uma perda de tempo total.
Os consumidores japoneses não poderiam ser mais irrelevantes em uma discussão sobre um sistema atrapalhar ou não um grupo. Cacilda.
E eu não acho que devemos sugerir sistemas melhores a 3d&t a essa altura do campeonato. Jogadores de 3d&t tem M&M e outros sistemas em portugues e no mesmo preço. Se eles preferem jogar um sistema desequilibrado e limitado, deixa eles.
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.
Sei não, acho que não tem ilustrações animescas o bastante pra convencer ele.
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.
Discordo: M&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos. Você passa um tempão calculando, depois percebe que errou algo e volta a calcular tudo de novo. Esse eu li e cheguei a jogar, era chato pra caralho.
M&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos.
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.
Discordo: M&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos. Você passa um tempão calculando, depois percebe que errou algo e volta a calcular tudo de novo. Esse eu li e cheguei a jogar, era chato pra caralho.
Cheio de cálculos? Ok, você realmente não sabe do que está falando:
Ataque+d20 vs Defesa para saber se acertou
Resistência+d20 vs Dano para saber efeito do ataque
Duas rolagens.
É só isso.
Para todo tipo de jogada de tudo. Só tem mais cálculo na hora de criar o personagem porque o sistema te permite criar o que quiser graças aos modificadores.
Tipo, você realmente já se aprofundou em algum sistema fora 3D&T, tentando esvaziar essa xícara?
CitarM&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos.
Discussão acabou aqui, Atmos provou que não sabe bosta nenhuma sobre nada.
Vamos para casa pessoal, o show acabou.
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.
Discordo: M&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos. Você passa um tempão calculando, depois percebe que errou algo e volta a calcular tudo de novo. Esse eu li e cheguei a jogar, era chato pra caralho.
Cheio de cálculos? Ok, você realmente não sabe do que está falando:
Ataque+d20 vs Defesa para saber se acertou
Resistência+d20 vs Dano para saber efeito do ataque
Duas rolagens.
É só isso.
Para todo tipo de jogada de tudo. Só tem mais cálculo na hora de criar o personagem porque o sistema te permite criar o que quiser graças aos modificadores.
Tipo, você realmente já se aprofundou em algum sistema fora 3D&T, tentando esvaziar essa xícara?
D&D 3.5 e Microlite20, que são parecidos, 6 Lados / Mini Six (um tipo de D6 System resumido), e acho que Final Fantasy RPG, mas já faz 1 ano e meio.
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.
Discordo: M&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos. Você passa um tempão calculando, depois percebe que errou algo e volta a calcular tudo de novo. Esse eu li e cheguei a jogar, era chato pra caralho.
Cheio de cálculos? Ok, você realmente não sabe do que está falando:
Ataque+d20 vs Defesa para saber se acertou
Resistência+d20 vs Dano para saber efeito do ataque
Duas rolagens.
É só isso.
Para todo tipo de jogada de tudo. Só tem mais cálculo na hora de criar o personagem porque o sistema te permite criar o que quiser graças aos modificadores.
Tipo, você realmente já se aprofundou em algum sistema fora 3D&T, tentando esvaziar essa xícara?
D&D 3.5 e Microlite20, que são parecidos, 6 Lados / Mini Six (um tipo de D6 System resumido), e acho que Final Fantasy RPG, mas já faz 1 ano e meio.
Então leia M&M de verdade e sem preconceito. Isso que você falou é uma visão completamente equivocada sobre o sistema. Não é porque você precisa somar mais de 12 pontos que o sistema é cheio de cálculos.
Você pode me desafiar a representar qualquer poder de qualquer anime, mangá ou história em quadrinhos usando as regras do sistema que eu represento. M&M é flexível o bastante para isso.
Por último, para de ficar falando mal de coisa que você não conhece. Faz você ficar com pinta de ignorante (tanto no sentido de idiota quanto aquele que ignora as coisas). Tenta ler, jogar e analisar as vantagens e desvantagens do sistema para estabelecer uma crítica.
Eu mesmo gostava de 3D&T para jogos rápidos (mesmo jamais admitindo isso naquela época). Mas depois que eu conheci M&M (especialmente com o suplemento Instant Superheroes na 2E ou o Quickstart Character Generator na 3E), ele supriu completamente minha necessidade de um sistema fácil, flexível e ágil.
Tem discussão de regra? Tem, em todo sistema tem. Mas em M&M isso geralmente acontece quando os jogadores começam a querer puxar as regras do sistema para fazerem coisas altamente absurdas que você só vê em cenários de supers (como jogar uma pessoa pela estratosfera).
Mas se você não curtir, é porque você SABE os problemas que você tem com ele em jogo, não porque você leu por cima e achou que seria assim.
Mas tempo para falar sobre coisas que você não gosta e conhece você tem bastante aparentemente.
Todos que o te quotaram, retrucaram e tentaram entender o seu ponto de vista foram feitos de trouxas porque seu ponto de vista é limitado e ao mesmo tempo ousa falar de algo que você não sabe.
É o equivalente de eu entrando em uma discussão sobre desenhos animados tacando o pau em "My Little Pony" porque eu vi a abertura e achei chato.
Sem falar que eu abandonei o D&D 3.5 justamente por ser cheio desses cálculos por causa do pessoal preferir jogar acima do nível 20; acho que é trauma. Dias e noites perdidas para fazer monstros de ND 10+ pra morrerem com um tapa do cara mais forte do grupo, um maldito Bárbaro Frenético. Pior: se eu não narrasse, não tinha jogo.
CitarSem falar que eu abandonei o D&D 3.5 justamente por ser cheio desses cálculos por causa do pessoal preferir jogar acima do nível 20; acho que é trauma. Dias e noites perdidas para fazer monstros de ND 10+ pra morrerem com um tapa do cara mais forte do grupo, um maldito Bárbaro Frenético. Pior: se eu não narrasse, não tinha jogo.
Epic D&D é horripilantemente desequilibrado. Do tipo, quase impossível de se criar encontros equilibrados para desafiar o grupo. Esta ai um exemplo do sistema estragando tudo.
Agora um comentário: Tu tem um maldito Barbaro Frenetico no grupo e você não o usa contra o grupo?
Sério?
É a coisa mais divertida a se fazer, virar aquele Barbaro no mago arrogante para ver se ele preparou uma Force Cage extra.
Sobre GURPS e outros sistemas e regras. A grande questão para muita gente é que gurps não tem uma boa apresentação, pode ser a melhor coisa do mundo só que com um cara feia que nem aquela não dá vontade de ler. Atmo não é primeira pessoa que escuto qeu não teve saco para ler o sistema, ele tem um texto chato pra cacete
Mas... eu sempre era o mago
Magos bons são os que não causam dano direto
CitarMagos bons são os que não causam dano direto
:rolando:
Sou eu que vai falar para ele ou alguém mais fala?
e o sistema ainda é M&M, que eu não entendo muita coisa/não vejo graça.
The Hentai
It’s not that you’re a pervert, it’s just that you’re honest about the things you like and have no inhibitions whatsoever about pursuing them. You’re usually male, but girls can be just as perverted. You can keep your deviance in check or go all out and endure repeated smackings as you chase after the object of your obsession.
CitarThe Hentai
It’s not that you’re a pervert, it’s just that you’re honest about the things you like and have no inhibitions whatsoever about pursuing them. You’re usually male, but girls can be just as perverted. You can keep your deviance in check or go all out and endure repeated smackings as you chase after the object of your obsession.
Ok, isso me pegou de surpresa.
Digo, colocar isso num livro que deveria tratar só do lado "legal" do mangá, entende? Nem ideias profundas (haha) de jogos desse tipo ele trata, só dá uma pincelada (haha).
O lance é: NÃO coloque isso num livro que vai ser vendido a menores de idade. Se vai citar, faça numa revista ou num site ou em outro livro para adultos, mas NUNCA para produtos voltados à jovens adolescentes.
Please Rape Me é um mangá/anime hentai que trata de um cara normal que era só pervertido, mas que acaba conseguindo estuprar algumas garotas. As cenas pós-estupro começaram a me fazer questionar o por que de estar assistindo aquilo; o cara se dá bem no fim, btw.
Entende o que eu digo?
Começa com uma simples sugestão, daí negada acha que pode fazer por que no livro não tem dizendo que não pode. Já imaginou sua campanha de X-Men acabando antes mesmo de começar por que o grupo sai correndo pra capturar e estuprar a Tempestade depois que leram esse paragráfo?
Please Rape Me é um mangá/anime hentai que trata de um cara normal que era só pervertido, mas que acaba conseguindo estuprar algumas garotas. As cenas pós-estupro começaram a me fazer questionar o por que de estar assistindo aquilo; o cara se dá bem no fim, btw.
Entende o que eu digo?
Você não se aprofunda nem no que deveria... Cara, isso é coisa de japonês. Eles tem um mercado de jogos e animes pra caras que curtem estuprar meninas em historinhas. Brinquedos, minaturas, catálogos cheios disso.
Muitas vezes nem é o estupro, é só a dominação o tema central. BDSM, amputação, hipnotismo, etc, são ferramentas pro protagonista conseguir dominar, isso quando não é um harém inteiro disputando pra ver quem acaba com o estoque de fluidos do sujeito primeiro...
Mas aqui não é lugar pra discutir isso.
Tenho anos de experiência pra confirmar isso, e até gosto de guro, o problema é dar margem pra isso num livro voltado a jovens.
Menos de 8 é jovem demais pra mim.[...](click to show/hide)
Voltando ao tópico: True20. Toughness me irrita.
Mande por pm, então. Mas nada de futas.
Diga COMO Toughness atrapalhou a partida, cara. Deixa de ser reclamão.
Nah, tava mudando de assunto, mas me confundi 3 vezes com essa budega. Numa, era um combate simples de um jogador contra um Pato (de Runequest, era engraçado olhar aquela coisa), e eu acabei trocando os valores no meio do jogo, o de Con e Toughness: resultou num pato empalado em 2 golpes. Os outros não lembro direito...
Numa, era um combate simples de um jogador contra um Pato (de Runequest, era engraçado olhar aquela coisa)..
Numa, era um combate simples de um jogador contra um Pato (de Runequest, era engraçado olhar aquela coisa)..
Ei, ei, olha o respeito. O nome eh Durulz, e eles sao adoradores de Humakt, o deus da morte e um dos portadores da luz que salvou o mundo na Era da Escuridao.
E quando imaginar eles, nao imagine o pato Donald, mas sim isso:
(http://4.bp.blogspot.com/_wIPvgD7SFyo/SP3eNIZQ5nI/AAAAAAAAAEs/vD1zBfbZn_I/s400/ThunderthroatPreview.jpg)
(http://farm3.static.flickr.com/2339/3532591257_0bb4b3bded.jpg)
(http://farm3.static.flickr.com/2554/3674538909_c90c4c8a18.jpg)
Eu queria tanto discordar do Atmo, mas realmente as ilustrações do Mecha & Mangá em geral são fail como representação de mangá e animes.
CitarEu queria tanto discordar do Atmo, mas realmente as ilustrações do Mecha & Mangá em geral são fail como representação de mangá e animes.
O Mecha design do livro (Sabe a única parte que vale a pena do livro...) tem ótimas ilustrações.
[size=78%]Nem vem, a parte de conflitos não combativos também é excelente, Akimeru.[/size]
Se você não gosta de Durulz eu só tenho é pena do seu gosto.Citar[size=78%]Nem vem, a parte de conflitos não combativos também é excelente, Akimeru.[/size]
[size=78%]Eu sempre achei aquela sessão do livro [/size]desnecessária[size=78%]. [/size]
O que me vendeu o foi o "Performance conflicts". Nunca cheguei a ler isso mas se eu entendi eu posso rolar campanhas onde metaleiros duelam solos como método de conflito.
Risus foi um dos sistemas que trouxe isso, mas ficou tão escondido e apagado que pouca gente lembrou de sua existência e que "combate e conflitos" podem ser coisas diferentes de porrada.
http://en.wikipedia.org/wiki/GURPS_Runal (http://en.wikipedia.org/wiki/GURPS_Runal)
É.
Ah mas pera ai, Dark Sun é super mainstream Silva, tu é melhor do que isso.
(http://mindlessones.com/wp-content/uploads/2009/07/as_therians.jpg)
Therians - O que aconteceria com a humanidade se ela virasse imortal.
Resposta: Ficariam sem espaço!
Os Therians são os humanos transhumanistas do hibrido de rpg/wargame At-43.
Tudo em troca de duas pernas funcionais, a mulher do chefe e alguns valores éticos anti-capitalistas
Me diz uma coisa, Skar, que eu li mais em cima... foi você que chamou o protagonista de "traidor da própria raça".Eu acho que Avatar sobre o mesmo problema que Elfen Lied teve comigo; por mais "simpatizantes" que os protagonistas sejam, eles não são humanos, e suas ações fazem mal aos humanos envolvidos.
Você falou isso for the lulz, ou isso é um aspecto importante pra você?
Essa distinção me parece, francamente, tola.
São duas espécies inteligentes e humanoides, pq é que vc vai escolher uma sobre a outra, ainda mais quando a sua companheira é da outra espécie?
Essa distinção me parece, francamente, tola.
São duas espécies inteligentes e humanoides, pq é que vc vai escolher uma sobre a outra, ainda mais quando a sua companheira é da outra espécie?
Eu poderia usar esse argumento também com etnias humanas, qual seria a diferença? Nenhuma.
E em Avatar eu não vi humano inocente algum morrendo, só militares e gente de corporações/governo
Não, Skar... eu não botei militares e governo e corporações como malvados, mas eles foram pra TERRA ALHEIA, sabendo que iam correr riscos, nada de pô-los como INOCENTES.
Isso de diferença de espécies é uma coisa tão idiota quanto patriotismo.
CitarEu poderia usar esse argumento também com etnias humanas, qual seria a diferença? Nenhuma.
Entretanto elas ainda tem uma característica que liga todas as nossas etnias, somos da mesma espécie. Só que com culturas diferentes .
Me diz uma coisa, Skar, que eu li mais em cima... foi você que chamou o protagonista de "traidor da própria raça".
Você falou isso for the lulz, ou isso é um aspecto importante pra você?
Uma vez que se tenha estabelecido uma identidade como falou o Elfo Mazda, não há motivo pra um indivíduo colocar a espécie dele acima da do outro.
Eu não vejo razão pela qual um indivíduo tenha que por sua própria espécie acima de outras, sinceramente.
Aí você prefere REFORÇAR os conflitos e a xenofobia, né.
E principalmente, estamos falando aqui de espécies inteligentes hipotéticas, não de animais não-domésticos que são usados pra consumo alimentar.
. Eles não são da mesma espécie que a nossa, isso seria motivo pra descer o cacete eles não tivessem direito nenhum?
Naruto Shippuden é bom ?É Naruto. Se tu curte shounen, é legalzinho.
Eu não sei vocês, mas os Na'vi foram uns cuzões pra caralho o filme todo, rejeitando aproximação mais amistosa e o contato que deveria fazer a ponte entre ambos meio que "virou nativo".
Se quer um com sentido e que faça pensar é só ver o "Dança com Lobos".
Não, Skar, eu não tenho problemas não... não desse tipo. Eu falei em caso de legítima defesa. Se você ou outro qualquer fossem maluco indetível que fosse matar meus animais, e eu pra *impedir* fosse *obrigado* a matá-lo, pq não?
Quem tem animal em casa e o considera, o considera parte da família. É a mesma coisa de você querer vir matar minha namorada, ou minha tia, ou meu pai. Pq eu iria pôr meus elos emocionais individuais acima de uma suposta "lealdade à minha espécie"?
Da mesma forma que você não está nem ligando pro mendigo da esquina.
CitarSe quer um com sentido e que faça pensar é só ver o "Dança com Lobos".
Pacto dos Lobos tem um efeito similar - eu sempre fico pensando em como um indígena norte-americano luta Kung-Fu no meio da França do final do século XVIII. :P
Um conhecido meu analisou que isso era uma forma estética de explicar no meio dos burgueses rechonchudos como era assustador um homem que sabia lutar... Achei uma boa interpretação sobre como vemos o que o filme é e o que o filme deve ser de verdade.
Mas ai que está:
Os jogadores nunca tiveram poucos recursos. Eles tinham exatamente o que o livro do mestre recomendava de recursos para seu nível e já na primeira missão eles quase dobraram seus recursos.
Lembro de uma vez que usaram isso, só que conseguimos dar counter nela antes de nos ferramos de verde amarelo.
Foi em Warcraft rpg o que significa um mundo muito roubado para magia. O liche resolveu usar Kaboom linkado com disjunção. só que por muita cagada o Mago conseguiu dar counter no kaboom impedindo que a magia viesse na gente.
Meu xamã ficou muito feliz.
em TODAS as sessões meu personagem morria. TODAS.
Curiosamente, um sistema que me "atrapalhou" recentemente foi o próprio D&D.
Um grupo de iniciantes com dois jogadores experientes que aparentemente são volúveis e vão com o fluxo dos iniciantes (E não o contrário, como deveria...) chegaram a seguinte conclusão:
1) XP é dado pelo mestre de maneira arbitrária.
2) Dinheiro/objetos em NPCs pode ser roubado e até mesmo vendido em outra cidade
Logo os aventureiros decidiram virar bandidos porque o jogo não tem nada mecânico impedindo/ajudando o comportamento desbravador heroico; Eles tem mais a ganhar em se comportarem como bandidos psicopatas/mercenários cruéis do que heróis.
A festa deles durou até encontrarem uma guarda da cidade, que os capturou.
Após escaparem, eles passaram a serem mais cuidadosos. Do tipo primeiro se apresentam como aventureiros gentis e quando se menos espera ele surrupiam tudo o que podem e vão embora.
É engraçado apontar isso porque os mesmos jogadores experientes jogam em uma campanha cheia de regras caseiras que remove totalmente itens mágicos da jogada, o que remove totalmente a "fruta proibida" que pode ser comprada por ouro.
Em retrospecto, eu poderia simplesmente fazer o que eu geralmente faço que é sempre dar itens mágicos na linha do nível mas após derrotarem desafios como dragões, etc. Foi minha primeira e ultima experimentação com "lojas de itens mágicos".
Os jogadores do Oda se valeram de uma peculiaridade do sistema pra decidir sobre um curso de jogo.
É metagame? Sim.
É trapacear pra progredir mais rápido em poder e riqueza ? Sim.
Mas não deixa de ser uma modo de jogo válido, e até maneiro se você não se incomodar com isso. Porém se isso te incomoda, conversa com eles e tenta chegar a um meio-termo que agrade a ambas as partes.
Parece que nessa mesa do Akimeru, os jogadores se divertiram bastante. Por que isso é errado?
Não entendi a questão do background. :sobrancelha:
Acredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.
CitarAcredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.
Regra de Ouro é desculpa de designer incompetente/preguiçoso que não queria se esforçar muito nessa questão. O próprio Ethan Skemp admitiu isso no finado "blog" da White Wolf. Obviamente, isso não quer dizer que eu me oponha a ela (Regra de Ouro é um princípio básico de mestragem), mas se um designer ou autor usa ela para cobrir seus erros, ele está sendo cretino.
Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?
Concordo com vocês os novos sistemas tem uma dinâmica bem interessante para combates, mas ainda prefiro uma boa história do que "carrie e a noite do baile", ainda me irrita bastante jogadores que andam com o sistema embaixo do braço somente para estragar crônicas bem elaboradas, continuo respeitando quem gosta dos novos sistemas, mas ainda sou old school é muito mais atraente
Como já disseram antes, há sistemas intragáveis que pessoas tornam memoráveis, mas a medida de qualidade aqui está sendo medida pela competência do designer, não pela habilidade inata do mestre em contornar as falhas do sistema sem as regras do mesmo.
1) Tome vergonha e aprenda o sistema
Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?
E só pra constar, qualquer versão do WoD é tão old school quanto o Maluf é honesto.
Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?
CitarAcredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.
Regra de Ouro é desculpa de designer incompetente/preguiçoso que não queria se esforçar muito nessa questão. O próprio Ethan Skemp admitiu isso no finado "blog" da White Wolf. Obviamente, isso não quer dizer que eu me oponha a ela (Regra de Ouro é um princípio básico de mestragem), mas se um designer ou autor usa ela para cobrir seus erros, ele está sendo cretino.
Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?
Um bom sistema não precisa de regras pra tudo... Um bom sistema tem um foco, um objetivo. E suas regras ajudam a atingir o objetivo. Seja ajudar a criar histórias de um certo tipo, seja ajudar a criar uma certa experiência de jogo, seja representar um certo tipo de cenário, ou qualquer outra proposta. Isso é um bom sistema.
Para deixar claro, o que eu critico da Regra de Ouro não vem do uso dela em jogos para "fine tuning", "pequenos ajustes" e coisas que todo DM faz em jogos. O que eu reclamo é expresso aqui (http://whitewolf-lj.livejournal.com/84012.html):
Now here's the thing. Back in the old days, we put the Golden Rule in every rulebook we put out, and we stressed the hell out of it. If you came on board post-Vampire: The Requiem and haven't seen it, the Golden Rule was essentially "Break and change any rule you want. Your judgment trumps all." We stopped doing that with the release of the Storytelling system because that had gotten to be a bit of a crutch. It wasn't an excuse for putting out shoddy rules that we liked and expecting people to come up with something better. We wanted to do rules that made sense the first time, and we didn't want the Golden Rule to be some kind of safety net. We wanted the rules to work the first time.
But the thing is that we still believed in the Golden Rule. We still wanted people to follow it, we just didn't want to emphasize it. Ultimately, gaming groups are such a deeply individualized mix of interpersonal chemistry and preferences that there's no way we can write from a perspective of knowing your group. Therefore, we have to write from the perspective of being the most useful to the greatest number of groups. That assumes a certain median. You don't add on multiple templates because it involves a lot of extra work that might not be worth it, for instance. Now, it might be worth it — but unless we're sure that everyone in the group is for the idea and willing to do the extra work that keeps the multi-template character from dominating play, it's better to err on the conservative side. That doesn't mean we can't break those rules from time to time, though.
Então é um debate inútil.
CitarEntão é um debate inútil.
Dado seu histórico aqui de reclamar do que não conhece, geralmente isso é verdade.
Os caras dizem que não querem dar a primeira página do livro com a "Regra de Ouro" estampada, mas querem que o pessoal faça o que quiser com o jogo deles. Pra mim, não adianta debater sobre isso.
E não vou dar o braço a torcer por gurps.
Eu não me importo quanto ao que acha quanto a GURPS - apenas que escreva algo factualmente correto.
Ok: esse debate é inútil.
estão andando em círculos: regra de ouro ou não, o que importa é que o pessoal tá se divertindo. O sistema tem buracos? Tape-os ao seu modo, de preferência fazendo um pdf e enviando pros jogadores ANTES da porcaria do jogo começar
O negócio da discussão ser inútil é que ninguém notou que estão andando em círculos: regra de ouro ou não, o que importa é que o pessoal tá se divertindo. O sistema tem buracos? Tape-os ao seu modo, de preferência fazendo um pdf e enviando pros jogadores ANTES da porcaria do jogo começar
Uma coisa que é independente de sistema e que pode afetar qualquer jogo: esse mesmo mestre maldito me proibiu de usar uma certa magia para ampliar os sentidos porque eu não tinha uma certa vantagem/talento/poder para controlar magia de luz, apenas fogo. Quando eu falei que poderia gerar luz com fogo, ele alegou que "fogo não gera luz, luz é cósmico". Sabe quando ele falou que usava algo assim? Nunca. Sabe a minha cara na hora? A mesma de alguém extremamente puto.
O negócio da discussão ser inútil é que ninguém notou que estão andando em círculos: regra de ouro ou não, o que importa é que o pessoal tá se divertindo. O sistema tem buracos? Tape-os ao seu modo
Se tu compra um produto espera que ele venha perfeito, não que precise "concerta-lo" pra se divertir.
Tu quer fazer fogo vindo de luz? Ok, é possível exatamente por esses motivos que tu destacou, mas vai ser um fogo magico que não causa dano, não ilumina e não tem efeito nenhum. Pronto!
Se tu compra um produto espera que ele venha perfeito, não que precise "concerta-lo" pra se divertir.
Eu espero que o produto me divirta, já que estarei no tempo da "Perfeição Máxima": as garotinhas ai doidas por esse filme de "vampiro", que ignoram a merda cagada e fumegante que é.
Se tu compra um produto espera que ele venha perfeito, não que precise "concerta-lo" pra se divertir.
Eu espero que o produto me divirta, já que estarei no tempo da "Perfeição Máxima": as garotinhas ai doidas por esse filme de "vampiro", que ignoram a merda cagada e fumegante que é.
Então, se tu paga por um Celta 2013, com todos os adicionais, tu não se importaria de levar um fusca pra casa. Ele tem rodas e te leva onde tu quer, é basicamente a mesma coisa não?
Não era minha intensão polemizar o assunto, mas acho interessante que a nova geração goste desses sistemas mastigados que se torna dispensável pensar, sou um amante de vampiro então vou falar do jogo que conheço, o novo "Vampire: The Requiem" se preocupou tanto em concertar as "falhas" do antigo "Vampire: The Masquerade" que esqueceu da profundidade das histórias dos clãs que eram simplesmente impecáveis e criou ganchos de personagem tão ruim quanto o crepúsculo.
Essa é minha opinião e totalmente inútil o apedrejamento.
Abraço
:frenzied: :frenzied: :frenzied:
Tu pagaria 30 mil, por baixo, pra levar um produto que custa metade disso?
Ok então, tu tá certo e eu errado!
O cenário da Máscara é raso, tem conspirações globais inverossímeis e atrapalha o "horror pessoal" que ele mesmo propõe.
O negócio da discussão ser inútil é que ninguém notou que estão andando em círculos: regra de ouro ou não, o que importa é que o pessoal tá se divertindo.
Aí que surgem os mestres que se agarram na regra de ouro. Você não pode teleportar porque o castelo do lich é protegido contra teleporte. Você não pode usar magia de adivinhação porque os deuses que iriam responder também não sabem a resposta. Você invoca a criatura, mas como o outro inimigo é amigo dela, então agora você tem dois monstros pra combater.
Isso me cheira mais a controle narrativo do que se agarrar à regra de ouro. O cara é um Lich, então é óbvio que ele vai entupir a casa dele de feitiços pra todo o tipo de coisa, desde lavar a louça mais fácil (no caso de visitas, e em que elas são o jantar) até proteger o lugar de invasores safados que vão tentar matar ele e tomar os métodos de criação de Lich assim como ele já fez no passado.
que esqueceu da profundidade das histórias dos clãs que eram simplesmente impecáveis e criou ganchos de personagem tão ruim quanto o crepúsculo.
Ou ainda: quer usar esse recurso? Use. Mas se todo mago inimigo do jogo fizer a mesma coisa ad infinitum, o jogo ficará repetitivo e sem graça.
Na minha mesa o lich do jogo que parecia um vilão e acompanhou as aventuras do grupo desde o nível 1 ao 20 fez coisas bem diferentes disso. Como todo vilão inteligente ele pesquisou quem era o grupo e usou eles para atingir o objetivos dele (que apesar de parecer, ele não era o vilão da história, só um cara egoísta que usava ocasionalmente os recursos do vilão porque era conveniente a ele).
Então no final da campanha, os heróis tiveram oportunidade de decidir se impediam o lich de alcançar seus objetivos junto com o ato de salvar o mundo. Salvaram o mundo e deixaram o lich ser feliz. :bwaha:
O caso maior é que tem muito mestre que não quer narrar uma sessão de RPG. Ele quer escrever um livro. É o que eu chamo de Síndrome de Tolkien. Ele imagina uma história muy fueda, e quer contar aos colegas. Só que eles jogam RPG. Então ele acha que usar o RPG pra isso é a melhor forma. Só que começam as irritações quando as coisas não acontecem exatamente da mesma forma que ele tinha planejado.
Espero que eu tenha absorvido alguma opinião nova (algumas são realmente boas), mas acho desnecessário continuar participando do tópico. Ja revisei alguns conceitos.
Obrigado
Espero que eu tenha absorvido alguma opinião nova (algumas são realmente boas), mas acho desnecessário continuar participando do tópico. Ja revisei alguns conceitos.
Obrigado
Bom, não precisava anunciar isso, né. E ainda não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.
E como quase tudo que envolvem duas opções, geralmente a melhor solução é a intermediária. O mestre precisa ter um plot maior que ele descreveu, mas deve ser flexível o suficiente pra levar em conta as ações dos jogadores na resolução do problema.
Se os jogadores não afetam o plot geral de forma significativa (porque o jogo não tem plot), eles perdem a função de protagonistas. Se torna um jogo com a mesma graça de The Sims. É um estilo diferente, mas se não estiver com o grupo certo, não tende a durar muito.
Se o mestre não ajusta o plot com base nas ações dos jogadores, e faz a história se desenrolar da forma que ele pensou independente do que eles fizerem, ele sofre de síndrome de tolkien. Aprenda a dizer mais "sim".
Por que, POR QUE, não se pode ter uma história boa que se desenvolva por si e pelas ações dos personagens jogadores no mesmo ritmo?
Só quem já mestrou e tentou combinar as duas coisas sabe o quão trabalhoso é fazer isso. Tem momentos que você precisa virar pros jogadores (off-game) e falar pra eles não fazerem X porque vai embananar a história. E tem horas que você precisa olhar as ideias bizarras dos jogadores, e fazer uma conta mental imediata pra ver que aquilo abre possibilidades interessantes pra história como um todo que você tinha bolado.
E muitas vezes, estes narradores desiludidos pulam pro extremo do sandbox, onde ele sempre fala "sim", e não tem que se preocupar em desenvolver nada, porque depende 100% dos jogadores.
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.
não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.
Porque é difícil.
Só quem já mestrou e tentou combinar as duas coisas sabe o quão trabalhoso é fazer isso. Tem momentos que você precisa virar pros jogadores (off-game) e falar pra eles não fazerem X porque vai embananar a história. E tem horas que você precisa olhar as ideias bizarras dos jogadores, e fazer uma conta mental imediata pra ver que aquilo abre possibilidades interessantes pra história como um todo que você tinha bolado.
Mas se o grupo não tiver confiança no narrador, eles só veem o narrador dizendo "não", e não reparam em quantas vezes ele teve que ajustar a história para encaixar as ações dos jogadores. É um trabalho ingrato que só se mostra recompensador depois que tudo isso passa. E dependendo do grau de reclamações que você receba, você perde o incentivo, e larga a campanha pela metade.
E muitas vezes, estes narradores desiludidos pulam pro extremo do sandbox, onde ele sempre fala "sim", e não tem que se preocupar em desenvolver nada, porque depende 100% dos jogadores.
Porque é difícil.
É do livro sim, ela prefere explodir a cidade inteira do que lidar com uma situação ruim, as novas regras são basicamente isso.
Felizmente nunca tive essa decepção.
quando estou narrando eu crio uma aventura com um background (ex: a princesa foi sequestrada e vocês devem salvala) e a historia vai se criando baseada nos resultados das ações dos pcs
E muitas vezes, estes narradores desiludidos pulam pro extremo do sandbox, onde ele sempre fala "sim", e não tem que se preocupar em desenvolver nada, porque depende 100% dos jogadores.Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.
Vejo um padrão aqui.
E Voo é um bom exemplo porque embora muitos trabalhos de ficção mostram essa habilidade como algo excepcionalmente poderoso, é uma magia de terceiro nível em D&D. Não dá pra narrar nada de nivel 10-15 e não levar em conta que os personagens podem voar.
não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.
É do livro sim, ela prefere explodir a cidade inteira do que lidar com uma situação ruim, as novas regras são basicamente isso.
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.
E como quase tudo que envolvem duas opções, geralmente a melhor solução é a intermediária. O mestre precisa ter um plot
Nem coisas como o Gehenna, livro final da linha V:aM e um dos piores suplementos que eu tive chance de ler. Dos quatro finais, só um atende a idéia do horror pessoal. Enquanto os outros três atendem o conceito de X-Men Góticos que V:aM foi assumindo ao longo do tempo. Se aquilo não é admitir que a linha tinha perdido o conceito inicial, não sei o que mais seria.
Não, não precisa. O plot será resultado da interação dos personagens com o cenário.
Não, o livro final do V:aM, que traz quatro finais possíveis pro metaplot do A Máscara.
Não, não precisa. O plot será resultado da interação dos personagens com o cenário.
Em sandbox, não precisa. Em qualquer outro estilo, precisa. É um dos motivos pelo qual eu não gosto de sandbox puro.
CitarNão, o livro final do V:aM, que traz quatro finais possíveis pro metaplot do A Máscara.Eu honestamente achei que o A Máscara ao menos teve finais aceitáveis.
Agora, Mago: Ascensão teve finais que eu só posso resumir em "Mas, o quê?". (...)E então, blam - Ascensão.
Eu já odiei o negócio. Nem era fã do cenário, mas os absurdos que foram se acumulando, o jeito que trataram alguns antediluvianos (listinha sarcástica dizendo quem estava vivo, quem tinha morrido), etc., me incomodaram bastante.
O fim do oWoD foi uma jogada para tentar criar um novo sistema, revisado e que não tivesse data de validade (como a maioria dos cenários do MdT tinham na época). Eles acabaram tendo que sacrificar algumas coisas no processo, como encerrar o MaA.
A única coisa boa nisso tudo foi logo pra Lobisomem, que outros fãs do WoD chamavam de "D&D" como forma de tentar insultar a linha. Ele pelo menos recebeu um bom romance final E um bom livro final.
Eu só li o Gehenna, e por isso pergunto: algumas da alternativas desses livros era compatível com alguma do livro de outra linha?
(Aliás, esse era outro problema do sistema e dos cenários do velho MdT; a falta de compatibilidade,
mas você acha que é mais fácil uma compatibilidade conceitual no MdT atual?
Sexo Maelstrom(http://i3.photobucket.com/albums/y82/atomicfuthum/4chonz/133556885944.jpg)
Confesso que tinha esse livro físico e fazia questão de usá-lo, justamente por ser bizarro.
Monges orientais com poderes mágicos que caçam seres sobrenaturais? Com certeza.
Organização com roupas, estilo e tecnologia estilo MIB caçando seres sobrenaturais? Também.
Vocês já leram o Bygone Bestiary? eu tenho ele impresso é a coleção de bizarrices do WoD antigo num único livro
No WoD antigo não tinha Gangnam Style
Eu misturava street fighter com wod, acho que ganhei em matéria de bizarrices.Confesso que tinha esse livro físico e fazia questão de usá-lo, justamente por ser bizarro.
Pior do que você era eu que tentava forçar todo mundo que eu conhecia a jogar Street Fighter :haha:
Eu usava o cenário do WoD e fichas de inimigos de WoD mas os pcs eram street fighters.
Street Fighters Caçadores Caçados
M.Bison era um vampiro todo o tempo.
E faltou vocês fazerem os esteriótipos de anime com Storyteller.
VI. Portador da Luz Interior Ahroun.
E faltou vocês fazerem os esteriótipos de anime com Storyteller.
Tem piada com super-sentais no livro de metamorfos orientais e livro de Vampiros do Oriente usando imagens chibi.
Eu usava o cenário do WoD e fichas de inimigos de WoD mas os pcs eram street fighters.
Street Fighters Caçadores Caçados
M.Bison era um vampiro todo o tempo.
Sentai quer dizer esquadrão, e acho que o conceito de "unidade de batalha contendo um membro com cada especialidade" já era anterior ao tokusatsu...
MAS, como não podia deixar de ser, havia o JOGADOR FANÁTICO POR PORTADORES DA LUZ, que me encheu o saco encheu o saco encheu o saco até que eu permitisse ele jogar com um Filho de Gaia convertido para os Portadores da Luz... e lógico, era Ahroun...
O que não gosto de Mago é o fator esotérico, sempre sinto que vou acabar me convertendo pra alguma religião quando começo a ler outra Tradição que não seja de Hermes.
Não sei se é exatamente piada com super sentai.
Filhos do Éter e Adeptos da Virtualidade eram, não-ironicamente, os meus favoritos.
Acho que meu mundo ruiu quando seu descobri que os Desauridos tem facções.
CitarAcho que meu mundo ruiu quando seu descobri que os Desauridos tem facções.
Tudo tem facções no Mundo das Trevas, até mesmo algumas entidades cósmicas com poderes fenomenais (Wyrm do Equilíbrio - Wyrm Triática, Weaver e seus 3 "Aspectos"). Acho que os único grupo que não apresenta facções são aqueles que seguem a Wyld em Lobisomem e os Barqueiros em Wraith.