Autor Tópico: Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?  (Lida 50432 vezes)

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #120 Online: Novembro 01, 2012, 12:19:52 am »
Ele pula tanto de assunto porque é um chato querendo atenção.


Não tem argumento. por isso fala a primeira besteira que vem a cabeça.

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #121 Online: Novembro 01, 2012, 12:22:52 am »
O problema é justamente esse: ferramentas online. Caso aja uma chuva de PEM, as primeiras coisas que vão se perder são os computadores, por isso que sistemas mais simples e sem chuvas de cálculos devem ser os primeiros a entrar nas caixas de suprimentos para o pós-apocalipse.

Ele pula tanto de assunto porque é um chato querendo atenção.
 
 
 Não tem argumento. por isso fala a primeira besteira que vem a cabeça.
 

Não sou chato, só faço mais de uma coisa por vez. E atenção já tenho, só quero usar um fórum de RPG além do outro que uso.
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #122 Online: Novembro 01, 2012, 12:46:49 am »
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Gurps me desagrada pelo seguinte:

1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.

2. Combate de "mundo de estatuas".

3. Mecanica "sem sabor".

1. É realmente, muita matemática - Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. E espera aí, eu posso ignorar diversas perícias e criar uma Wildcard Skill ou usar um Talent em uma área. Muitas Vantagens/Desvantagens são opcionais e dependentes de contexto e estilo de jogo, o que elimina ainda mais a lista. E quanto a equipamento, Armas podem ser trocadas por uma vantagem (Innate Attack), assim como Armaduras podem ser substituídas por outra.

E sim, a criação pode ser demorada. Mas se você está fazendo isso, é porque quer detalhismo. Então é como reclamar que não dá para fazer um Spaghetti com molho caseiro ou um Yakisoba se você gasta 3 minutos que você gasta para fazer um Miojo.

2. Qual das formas de conduzir combate? Porque nós devemos ter lido livros muito diferentes.

3. É óbvio quanto a isso - é um RPG Genérico. Vai reclamar que Houses of the Blooded é muito autodestrutivo ou que Trail of Cthulhu não permite fazer Super-Heróis?  :P

Vulgo - eu já respondo isso antes em outro tópico. Repetindo-se, de novo?
« Última modificação: Novembro 01, 2012, 12:51:57 am por Ahura Mazda »

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #123 Online: Novembro 01, 2012, 07:42:45 am »
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É realmente, muita matemática - Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. E espera aí, eu posso ignorar diversas perícias e criar uma Wildcard Skill ou usar um Talent em uma área. Muitas Vantagens/Desvantagens são opcionais e dependentes de contexto e estilo de jogo, o que elimina ainda mais a lista. E quanto a equipamento, Armas podem ser trocadas por uma vantagem (Innate Attack), assim como Armaduras podem ser substituídas por outra.
Dúvida de quem nunca jogou GURPS: optar por fazer um personagem rápido me traz desvantagens mecânicas? Existem vantagens/desvantagens obrigatórias, assim como talentos de D&D que são necessários para deixar o personagem em um nível de poder equilibrado?

Offline Ciggi

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #124 Online: Novembro 01, 2012, 10:31:11 am »
Nunca vou ter minha questão respondida pelo visto, esperar uma conversa lógica ou com um minimo de bom senso e interpretação de texto tem sido uma tarefa bem difícil ...

@Gun

Exatamente, depende!

Infelizmente não é o caso que eu tinha respondido ao Oda, GURPS não merece o mérito de ser um sistema com ferramentas simples que ajudem o Mestre a escolher como cosntruir suas aventuras.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #125 Online: Novembro 01, 2012, 10:53:28 am »
Dúvida de quem nunca jogou GURPS: optar por fazer um personagem rápido me traz desvantagens mecânicas? Existem vantagens/desvantagens obrigatórias, assim como talentos de D&D que são necessários para deixar o personagem em um nível de poder equilibrado?
Não realmente. Algumas vantagens são (quase que) "obrigatórias" para personagens de um certo arquétipo como por exemplo Aptidão Mágica (Magery) para fazer um "mago" (verdadeiro) ou Reflexos de Combate (Combat Reflexes) para fazer um "combatente" verdadeiro.

Mas não são necessárias; essas vantagens representam treinamento, e se você quiser fazer um personagem que saiba algo sem o treinamento devido, pode fazer um personagem sem elas.

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Offline Smaug

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #126 Online: Novembro 01, 2012, 11:26:55 am »
Gente, não falei que era ruim, não falei que era quebrado, falei que era chato.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #127 Online: Novembro 01, 2012, 11:52:36 am »
Nunca vou ter minha questão respondida pelo visto, esperar uma conversa lógica ou com um minimo de bom senso e interpretação de texto tem sido uma tarefa bem difícil ...

Se foi comigo, eu respondi sim tua pergunta. Se não foi, releva.
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #128 Online: Novembro 01, 2012, 02:20:47 pm »
Citação de: ”Elfo”
1. É realmente, muita matemática - Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. E espera aí, eu posso ignorar diversas perícias e criar uma Wildcard Skill ou usar um Talent em uma área. Muitas Vantagens/Desvantagens são opcionais e dependentes de contexto e estilo de jogo, o que elimina ainda mais a lista. E quanto a equipamento, Armas podem ser trocadas por uma vantagem (Innate Attack), assim como Armaduras podem ser substituídas por outra.
E sim, a criação pode ser demorada. Mas se você está fazendo isso, é porque querdetalhismo. Então é como reclamar que não dá para fazer um Spaghetti com molho caseiro ou um Yakisoba se você gasta 3 minutos que você gasta para fazer um Miojo.

Acho que tudo é questão de perspectiva.

Os sistemas que jogo ultimamente são Apocalypse World e Shadowrun. No primeiro a criação do personagem consiste em escolher opções na própria ficha de personagem (até meu filho de 4 anos pode fazer, basta “pintar as caixinhas”). No segundo a criação consiste em distribuir pontos ala Vampiro, e a parte do equipamento é automático de acordo com seu arquétipo (uma regra caseira nossa). Ou seja, em ambos o negócio se resume a alocar pontinhos – não, não precisa multiplicar, nem dividir, nem olhar em tabelas – e a duração varia de 5 a 20 mins.

Então, sob essa perspectiva, dá pra ver porque eu acho Gurps demorado e math-intensive, certo ?


Citação de: ”Elfo”
2. Qual das formas de conduzir combate? Porque nós devemos ter lido livros muito diferentes.

Aquela em que cada turno equivale a 1 segundo, e você faz apenas 1 ação e depois tem que ficar parado igual uma estátua esperando todos agirem (por sua vez em 1 segundo e então virar estátua) até voltar a sua vez, quando você sai do transe de estatua, faz mais um movimento de 1 segundo, e vira estátua novamente. É tudo estático demais e enfadonho demais pro meu gosto.

Se o sistema oferece alguma regra alternativa a isso, por favor, me fale.

Citação de: ”Elfo”
3. É óbvio quanto a isso - é um RPG Genérico. Vai reclamar que Houses of the Blooded é muito autodestrutivo ou que Trail of Cthulhu não permite fazer Super-Heróis? 

Cara, depois que conheci outros sistemas genéricos, isso não me convence mais. BRP/Runequest, Risus, Apocalypse World, Cortex+ são exemplos de sistemas com algum grau de “genericidade” (leia-se: modulares e adaptáveis a uma quantidade X de gêneros e cenários), e cada um desses é “saboroso” à sua maneira, diferente de Gurps que não tem sabor de nada. (mas entendo que esse critério de “sabor” é o mais subjetivo de todos)

Não leve a mal, eu já joguei bastante Gurps e reconheço o seu valor, principalmente quanto a seus suplementos que estão entre as fontes mais ricas e interessantes de todo o hobby (Gurps Cyberpunk, Illuminati e Cabal são absurdamente bons), mas a mecânica dele não me agrada. Não é nem o caso de ser “ruim” (não é), é que simplesmente “não me fala ao pau”, sabe ? ;)
« Última modificação: Novembro 01, 2012, 02:22:47 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Bodine

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #129 Online: Novembro 01, 2012, 04:58:35 pm »
Vamos assumir então que Gurps seja um sistema "genérico demais".
Isso significa que os jogadores precisam ser mais imaginativos.
E isso significa que somos os maiorais.

 :diabanjo:

Offline crudebuster

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #130 Online: Novembro 01, 2012, 05:02:56 pm »
O dia em que um sistema de RPG me falar ao pau acho que desisto disso e vou jogar xadrez.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #131 Online: Novembro 01, 2012, 05:07:18 pm »
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Então, sob essa perspectiva, dá pra ver porque eu acho Gurps demorado e math-intensive, certo ?

Vulgo - expectativas baseadas em outros RPGs não relacionados a GURPS. E olha só, eu já te mostrei como eliminar boa parte dos passos usuais de criação em GURPS - a única coisa que não elimina são algumas operações matemáticas  e a consulta de 4 tabelas (Dano por ST, Carga por ST, Custo de Perícias e Dificuldade de cada Perícia).

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Se o sistema oferece alguma regra alternativa a isso, por favor, me fale.

Cara, desculpe-me perguntar isso. Você leu o GURPS: Characters e especialmente os capítulos de combate de Gurps: Campaigns?  Porque eu honestamente não consigo acreditar que alguém não viu as opções padrões ofensivas e defensivas e descreve o combate de GURPS assim. Mas como eu sou uma alma gentil, vamos lá:

1. O número de ações - resolvido com a vantagem Altered Time Rate. Ou numa versão mais fraca, Extra Attack (se quer uma opção de ataque extra num turno) ou mesmo a manobra Rapid Strike. Para outras formas de ataque, All-Out Attack e All-Out Defense. Ou Move and Attack (que mistura movimento, ataque e ainda permite algumas defesas). Para campanhas cinematográficas, existe a opção de conseguiu um turno extra usando 3 pontos de personagem, a la Bullet Time de Max Payne.

2. Opções de Defesa - além de haver 3 defesas a escolha, cada qual pode ser modificada com manobras como Acrobatic Dodge, Sacrificial Dodge, Retreat, Dodge and Drop (algumas dessas são Passive Defenses, outras são Active) além de outras manobras de ataque que modificam isso, como Move and Attack, All-Out Defense

3. Opções de Ataque - não vou detalhar isso porque tem dois capítulos inteiros no Campaign (Um deles só de Special Combat Situations), tem as Techniques do Campaign e Characters, além do GURPS: Martial Arts (se você é tarado por detalhes), Gun Fu (se você adora armas de fogo) e o Action 1, 2 e 3.

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(mas entendo que esse critério de “sabor” é o mais subjetivo de todos)

Ou seja, não há o que discutir aqui.

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mas a mecânica dele não me agrada. Não é nem o caso de ser “ruim” (não é), é que simplesmente “não me fala ao pau”, sabe ? ;)

Ou seja, outro caso de "Não Gosto e Pronto". Deuses, isso é tão difícil de admitir por essas bandas?  :b

EDIT:

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Dúvida de quem nunca jogou GURPS: optar por fazer um personagem rápido me traz desvantagens mecânicas? Existem vantagens/desvantagens obrigatórias, assim como talentos de D&D que são necessários para deixar o personagem em um nível de poder equilibrado?

Hum, essa é uma pergunta difícil de responder. GURPS recompensa moderadamente a maestria mecânica, mas isso se deve mais a sua proximidade com "realismo" do que com design intencional de regras (e sim, existem formas de quebrar o sistema usando as regras de Innate Attack, além de HT é um atributo muito inferior aos outros e fácil de ignorar com vantagens corretas).

Por exemplo, Gunslinger (vantagem para ser um "Atirador Cinematográfico") é melhor do que Trained by a Master (vantagem para ser um "Lutador Desarmado Cinematográfico"), pelo simples motivo que atirar é uma opção logicamente melhor do que espancar alguém com socos. Mas geralmente nesses casos, os autores de GURPS costumam a compensar os "Problemas da Realidade" expandindo as opções que a vantagem nitidamente inferior tem com outras opções cinematográficas - por exemplo, Trained by a Master dá acesso a uma lista de "Perícias Cinematográficas" e mesmo outras Vantagens Cinematográficas interessantes, de Arte da Invisibilidade, Andar em Superfícies e "Power Blows", que Gunslinger não acessa.

Tl;dr - Sim, tem lá suas frias.
« Última modificação: Novembro 01, 2012, 05:19:02 pm por Ahura Mazda »

Offline crudebuster

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #132 Online: Novembro 01, 2012, 05:15:27 pm »
[...]Ou seja, outro caso de "Não Gosto e Pronto". Deuses, isso é tão difícil de admitir por essas bandas?  :b

Aparentemente sim. São três agora, não que isso represente nada.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #133 Online: Novembro 01, 2012, 06:04:38 pm »
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1. O número de ações - resolvido com a vantagem Altered Time Rate. Ou numa versão mais fraca, Extra Attack (se quer uma opção de ataque extra num turno) ou mesmo a manobra Rapid Strike. Para outras formas de ataque, All-Out Attack e All-Out Defense. Ou Move and Attack (que mistura movimento, ataque e ainda permite algumas defesas). Para campanhas cinematográficas, existe a opção de conseguiu um turno extra usando 3 pontos de personagem, a la Bullet Time de Max Payne.

Tudo isso só corrobora o meu ponto, já que cada opção dessa é uma sub-regrinha com condições de uso, efeitos e especificidades próprias. Em outras palavras: complexidade.

Pergunta sincera: você já leu Apocalypse World, Heroquest, Risus, Castle Falkenstein, Wushu ou Over the Edge ? Você já leu algum sistema rules-light cujo combate seja definido com 1 ou duas rolagens sem te obrigar a decorar (ou consultar) mil regrinhas, proporcionando muito mais conteúdo e descrições in-fiction sem a necessidade de cada uma dessas descrições vir acompanhada de uma sub-regrinha própria  ?

Bah.. eu tenho certeza que você já leu. Tu ta sendo rabugento de propósito. Eu até entendo alguem não curta esse tipo de sistema light, mas daí a dizer que Gurps pode ser tão simples e dinâmico quanto eles, é forçar a barra.

É como eu escrever uma palavra no papél e falar "Criei meu personagem!", e daí você vem e fala "GURPS PODE SER TÃO SIMPLES QUANTO ISSO, BASTA VOCÊ ESCOLHER AS REGRAS CERTAS!"  XD
« Última modificação: Novembro 01, 2012, 06:38:22 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #134 Online: Novembro 01, 2012, 06:38:13 pm »
Silva, faça-me um favor - Leia o meu post. Procure a parte onde eu comparo as opções de combate de GURPS com "dizer que Gurps pode ser tão simples e dinâmico quanto eles" (sic).

Não misture o meu argumento que é fácil reduzir a complexidade durante a criação de personagem com a existência de opções de combate de sobra. Eu estava respondendo diferentes pontos seus (basta ver que cada um é responde ao 1 e 2 do seu post) não o mesmo como você quer dar a impressão.

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É como eu escrever uma palavra no papél e falar "Criei meu personagem!", e daí você vem e fala "GURPS PODE SER TÃO SIMPLES QUANTO ISSO, BASTA VOCÊ ESCOLHER AS REGRAS CERTAS!" 

É para usar espantalhos, Silva?  :b