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A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais

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silva:
Eu li isso num fórum que frequento, e achei curioso.


--- Citação de: JSnead ---"Most of the systems from the 80s era seriously sucked compared to modern RPGs (Unisystem, Savage Worlds, and nWoD all have vastly better rules systems than almost everything that came out of the 1980s - the only exception that prompted me to write "almost everything" instead of "everything" was Runequest/BRP ), but I found that the "Do it Yourself" ethos of 80s gaming led to at least as much overall fun than the later ethos of "complete" games that are played pretty much as written."
--- Fim de citação ---

Só pra contextualizar um pouco, essa afirmação foi feita para reforçar a idéia inicial do tópico, que afirma que o estilo "Old School" de jogar é baseado mais na ausência de regras, do que na existência destas.

Concordam ? Discordam ?

Elven Paladin:
Incrivelmente verdadeiro. (Ou seja, tem algo muito errado. Estou concordando com o Silva  :P)

Exceção feita ao GURPS, que pra mim foi tão bem feito que amadureceu muito bem, sem mudanças extremas em suas bases, só refinamentos da fórmula original.

Skar:
Eu acho dificil concordar em um ausência de regras vide que em AD&D tinha regras ara cavar buracos por exemplo e modos diferentes de se construir itens mágicos. Antigamente você tinha tantas regras que para um grupo regular era mais fácil ignorar a maior parte e seguir adiante especialmente pela falta de comunicação que existia entre as regras defesas diferentes para um tipo semelhante de ataque, por exemplo.

Eu vejo que os sistemas atuais são feitos seguindo uma mesma linha uma situação em que permite que as regras sejam mais aturais de serem seguidas. Você na quarta edição não vê diferença entre ser envenenado e estar em chamas além de usar uma defesa diferente, isso ajuda nas regras você tem uma coesão muito maior do sistema. Dessa forma as pessoas acabam seguindo mais as regras do jogo que se amparando na regra de ouro.

Meus dois centavos   

banned_guardian:
GURPS wins. Cada versão é meramente aprimoramento das anteriores.

silva:
É, apesar de não gostar muito de GURPS, tenho que tirar o chapéu. Não é qualquer sistema que permanece praticamente inalterado depois de quase 2 décadas.

O único que barra ele é Runequest, que existe desde 1978, também praticamente inalterado na forma de Call of Cthulhu.

Podemos dizer que esses são os dois sistemas mais bem projetados do mundo, por causa disso ?   :sobrancelha:
 

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