Autor Tópico: A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais  (Lida 5383 vezes)

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Eu li isso num fórum que frequento, e achei curioso.

Citação de: JSnead
"Most of the systems from the 80s era seriously sucked compared to modern RPGs (Unisystem, Savage Worlds, and nWoD all have vastly better rules systems than almost everything that came out of the 1980s - the only exception that prompted me to write "almost everything" instead of "everything" was Runequest/BRP ), but I found that the "Do it Yourself" ethos of 80s gaming led to at least as much overall fun than the later ethos of "complete" games that are played pretty much as written."

Só pra contextualizar um pouco, essa afirmação foi feita para reforçar a idéia inicial do tópico, que afirma que o estilo "Old School" de jogar é baseado mais na ausência de regras, do que na existência destas.

Concordam ? Discordam ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #1 Online: Dezembro 26, 2011, 11:35:03 pm »
Incrivelmente verdadeiro. (Ou seja, tem algo muito errado. Estou concordando com o Silva  :P)

Exceção feita ao GURPS, que pra mim foi tão bem feito que amadureceu muito bem, sem mudanças extremas em suas bases, só refinamentos da fórmula original.

Offline Skar

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #2 Online: Dezembro 26, 2011, 11:47:27 pm »
Eu acho dificil concordar em um ausência de regras vide que em AD&D tinha regras ara cavar buracos por exemplo e modos diferentes de se construir itens mágicos. Antigamente você tinha tantas regras que para um grupo regular era mais fácil ignorar a maior parte e seguir adiante especialmente pela falta de comunicação que existia entre as regras defesas diferentes para um tipo semelhante de ataque, por exemplo.

Eu vejo que os sistemas atuais são feitos seguindo uma mesma linha uma situação em que permite que as regras sejam mais aturais de serem seguidas. Você na quarta edição não vê diferença entre ser envenenado e estar em chamas além de usar uma defesa diferente, isso ajuda nas regras você tem uma coesão muito maior do sistema. Dessa forma as pessoas acabam seguindo mais as regras do jogo que se amparando na regra de ouro.

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Offline banned_guardian

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #3 Online: Dezembro 27, 2011, 08:36:33 am »
GURPS wins. Cada versão é meramente aprimoramento das anteriores.
..

Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #4 Online: Dezembro 27, 2011, 10:24:13 am »
É, apesar de não gostar muito de GURPS, tenho que tirar o chapéu. Não é qualquer sistema que permanece praticamente inalterado depois de quase 2 décadas.

O único que barra ele é Runequest, que existe desde 1978, também praticamente inalterado na forma de Call of Cthulhu.

Podemos dizer que esses são os dois sistemas mais bem projetados do mundo, por causa disso ?   :sobrancelha:
 
« Última modificação: Dezembro 27, 2011, 10:26:54 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Vincer

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #5 Online: Dezembro 27, 2011, 12:15:07 pm »
Mais adequados aos seus objetivos, acho que podemos afirmar isso. A estabilidade significa que nem autores ou fãs sentem a necessidade de mais, não se incomodam com o estilo... acho que dá para afirmar serem alguns dos mais bem projetados para o nicho ao qual miram.

Comparando com outros(falando dos mais conhecidos), storyteller, d&d, shadowrun(etc) tinham mais falhas a serem corrigidas, mas com motivo(talvez não o shadowrun, ele tem coisas enfadonhas que não entendo mesmo). D&D justamente pelo fardo que carrega e o nicho(que inclui novos jogadores) precisa se renovar constantemente, fora o estilo classes que é um inferno de equilibrar em qualquer mídia(mesmo videogames). Storyteller não se entendia, com um sistema cheio de combos e porrada numa ambientação que não precisava(e tentava um novo estilo de jogo).... enfim, acredito que os jogos que tentam mais inovar correm mais riscos de falhas.

E um dos principais pontos na busca de um sistema elegante(ao meu ver) é simplificar e tornar mais rápido e prático o sistema. No caso de gurps e BRP os fãs são uma galera que não se importa com isso, não tem medo de fichas complexas e etc. Comparando ao nicho de D&D onde a maior parte quer logo ir a aventura/ação tais complexidades mais atrapalham que ajudam, excesso de gordura que os designers tentam remover a cada edição.

Quanto a anos 80... todo hobby, toda mídia... toda forma de cultura evolui. O rpg ainda estava amadurecendo, não me surpreende o excesso de jogos ruins. Como Darwin dizia, foi preciso florescer todas essas permutações para que os mais fortes se destacassem e evoluissem, o resto eventualmente será extinto.

Offline Heitor

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #6 Online: Dezembro 27, 2011, 12:23:07 pm »
É, apesar de não gostar muito de GURPS, tenho que tirar o chapéu. Não é qualquer sistema que permanece praticamente inalterado depois de quase 2 décadas.

O único que barra ele é Runequest, que existe desde 1978, também praticamente inalterado na forma de Call of Cthulhu.

Podemos dizer que esses são os dois sistemas mais bem projetados do mundo, por causa disso ?   :sobrancelha:
 

'Bem projetado' significando a melhor aceitação por tempo de existência, sim.

Offline VA

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #7 Online: Dezembro 27, 2011, 03:53:30 pm »
Eu acho que a tendência atual são sistemas cada vez mais elegantes, com menos regras, porém mais abrangentes, e tratando características especiais como exceções às regras.

Por isso, os sistemas melhoraram: estão mais limpos, por isso menos propensos a falhas de design.

Offline Agnelo

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  • O que se escreve num campo desses?
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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #8 Online: Dezembro 27, 2011, 04:23:20 pm »
Ao mesmo tempo eu vejo uma preocupação cada vez maior dos sistemas de hoje de simularem tipos específicos de estilos de narrativa, ao invés de emular a realidade.

Pra mim essa é a principal diferença entre o que tinhamos antes e o que temos agora, e também o principal motivo pelo qual os sistemas de hoje tem mais sucesso no seu design.

Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Vecna

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #9 Online: Dezembro 30, 2011, 02:28:35 pm »
Diversão caminha lado a lado com o conjunto de regras de um sistema, lembro bem quando comecei a jogar O Senhor dos Anéis RPG na Terra Média, com livretos de regras um tanto confusas para crianças de 13 anos. Íncrivel como agente se divertia sem saber 1/3 das regras alí contidas.

Amadurecemos como jogadores e mestres de RPG e passamos a exigir mais do sistema de regras, passamos por trocentos sistemas até encontrar o GURPS e o D&D, alguns ficaram com o GURPS e estão até hoje, justamente pela estabilidade do sistema. Outros acompanharam as várias edições de D&D e suas regras cada vez mais "evoluídas". Mas no fundo o que separou meu grupo foi o gosto pessoal pelas estórias contadas em cada RPG.

Hoje me deparo com uma variedade impressionante de sistemas "alternativos", "independentes", de editoras novas buscando revolucionar o mercado nacional.

Finalizando, na minha visão geral, os sistemas da década de 80 eram sim complexos, ao ponto de mestres e jogadores abdicarem de regras isoladas para dar maior fluidez as sessões de jogo. O que acontece também nos dias de hoje.


Offline Cebolituz

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #10 Online: Dezembro 30, 2011, 04:50:31 pm »
Desculpem pelo offtopic, mas Vecna, você é o mesmo cara que participou de um fórum do Nightwish chamado Bless Our Wishes faz uns 7 anos?


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #11 Online: Dezembro 30, 2011, 05:00:44 pm »
Citar
Desculpem pelo offtopic, mas Vecna, você é o mesmo cara que participou de um fórum do Nightwish chamado Bless Our Wishes faz uns 7 anos?

Nota mental: Cebola tem Memória Eidética.  :b

Offline taverneiro

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Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #12 Online: Janeiro 01, 2012, 06:21:25 pm »
Concordo. Quem exalta os aspectos técnicos dos sistemas da época sugerindo que eles são (em termos de design) melhores que os jogos atuais está vivendo a ilusão do Passado Idealizado.

Acredito que não tem como comparar os play tests de sistemas novos com tantas facilidades de comunicação e um mundo tão globalizado.

Mas a grande base do dito movimento "old-school" é apenas uma resposta refutando os novos rumos do jogo. Reservo-me ao direito de constatar que o movimento old-school só é necessário ao D&D. Os demais, ou foram extintos ou efetivamente evoluíram sem perder sua identidade.

Identidade. É isso que os jogadores Old School buscam resgatar. A forma encontrada foram com os simulacros e retro-clones. Acho que a qualidade do sistema não tem nada a aver com a identidade daquilo que o D&D já foi em seus primeiros dias. Se isso é bom ou não, eu não faço ideia. Tenho preferencia pelo D&D antigo, mais pelas boas experiencias que ele me proporcionou do que uma birra com o novo.
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #13 Online: Janeiro 12, 2012, 08:31:17 pm »
Fala Taverneiro! Muito bom vê-lo por aqui meu caro!   :victory:

Citar
(talvez não o shadowrun, ele tem coisas enfadonhas que não entendo mesmo)
Se importa de citar essas coisas, Vincer ?  Eu tenho minhas próprias picuinhas com SR, mas to curioso pra saber as suas primeiro.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:A maioria dos sistemas de antigamente são horríveis comparados aos atuais
« Resposta #14 Online: Janeiro 13, 2012, 04:18:00 pm »
Eu concordo completamente. Os sistemas antigos eram feitos sem ter muitas bases no passado com as quais se basear para não errar feio. Hoje, temos várias tentativas felizes e vários fiascos, ao ponto de você ter uma noção sobre qual passo dado no sistema é furada ou não. E isso já é de grande ajuda para os sistemas de hoje.