By the account of Old Geezer, Gygax and his group didn't give two shits about immersion.
They didn't give two shits about stuff like characterization and character motivations over player choices, but these are different things from immersion, which is "seeing yourself in situation". You can immerse yourself in the situation and role play yourself in the hypothetical without giving a shit about pretending to be someone else in your mind's eye
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After playing WoW for the last four years, the game it most reminds me of... is Original D&D run by Gary Gygax.
We didn't know the rules, we found out how things worked by poking at them and seeing what happened, and we looked on our PCs mostly as puppets we moved around the game world exploring things.
The "looking over my character's right shoulder" POV of WoW perfectly matches that feeling
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Em minhas andancas internet afora topei com esses comentarios ai de jogadores contemporaneos de Gygax e que jogavam com ele.
Em outras palavras: Gary Gigax nao interpretava seu personagem. Ele jogava como se fosse um boneco num wargame de tabuleiro ala Battletech (ou um pixel num videogame de guerrra).
Nao sei pra voces, mas pra mim isso explica tanta coisa...
Desde o inicio, meu incomodo com um sistema que me fazia sentir mais como uma pecinha num boradgame de guerra do que um personagem multidimensional de um conto de ficcao. Minha impressao de que todo aquele papo de "fantasia heroica" era uma grande farsa, e que tudo nao passava de um joguinho de guerra. E a reacao dos fans ao ouvirem essa minha impressao, que na maioria das resumia a argumentos estranhos como "roleplaying eh responsabilidade do jogador, nao do sistema".
Pois bem, o martelo foi batido:
Roleplaying (entendido aqui como a imersao em um alter-ego em um mundo de ficcao) nao soh NAO eh responsabilidade do jogador - roleplaying SEQUER foi concebido pra estar incluso no jogo por seu criador. Em outras palavras, D&D NAO foi feito pra ter roleplaying, mas sim pra voce controlar uma pecinha num tabuleiro. O roleplaying foi inserido depois, pelos fans, e nao teve influencia alguma no design do jogo em si.
Bem, eh isso. Nao sei pra voces. Mas pra mim isso explica tudo. E confesso que me traz uma certa paz de espirito. ( agora eu posso chamar ele de videogame de papel com a aprovacao do proprio autor
)