Autor Tópico: A-HA! como eu suspeitava..  (Lida 5108 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:A-HA! como eu suspeitava..
« Resposta #15 Online: Setembro 28, 2012, 03:43:06 am »


Qual a novidade do sistema que partiu diretamente (o tal de 0d&d ou -1d&d ou qualquer sistema quintessencial que o Gygax criou) de um wargame carregar heranças? E sério, quem hoje em dia joga esse tal de 0d&d/-1d&d/d&pqp e clama ser o ápice do rpg e não um proto-sistema que lembra wargame

pra mim, jogo coletivo de contar uma história era quando minhas 4 primas brincavam de casinha, aquilo sim  era true roleplaying. Só faltou elas fazerem ficha e rolarem as perícias de dona de casa, ah quem eu quero enganar, fichas só atrapalhariam a interpretação.

Hmm agora lembro das discussões
"O sua brincadeira de de polícia-e-ladrão não passa de um um jogo de guerra competitivo, nossa brincadeira de casinha-e-supermercado é muito mais realista e narrativista, logo tem mais profundidade"
Ah... elas ficavam tão lindinhas com os óculos de hipster
« Última modificação: Setembro 28, 2012, 06:02:11 am por FireJay »

Re:A-HA! como eu suspeitava..
« Resposta #16 Online: Setembro 28, 2012, 09:28:40 pm »
Huh... não sei exatamente qual o ponto desse seu post. Mas meu "A-Há" inicial se refere simplesmente a toda e qualquer encarnação de D&D, inclusive as mais modernas, e também ao argumento "roleplaying é responsabilidade dos jogadores, não do sistema!" que sempre ouvi por aí de vários fãs de D&D (desconsidere se não for o seu caso) - oras, no caso de D&D é óbvio que é responsabilidade dos jogadores, afinal o sistema foi originalmente projetado pra ser um joguinho de combates táticos de pecinhas.

Mas IMHO, YMMV, and all that. ;)
« Última modificação: Setembro 28, 2012, 09:30:28 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:A-HA! como eu suspeitava..
« Resposta #17 Online: Setembro 28, 2012, 09:58:52 pm »
Que deveria ser justo e equilibrado para cada participante, como é xadrez, ludo war e demais jogos famosos?
Que você seja punido por suas decisões ruins, já é tenso num jogo de tabuleiro como banco imobiliário, no rpg onde você quer viver uma história isso não deve ser o propósito jamais.

Até aceito e entendo que a busca do equilíbrio (e o próprio equilíbrio em si) não existia, até porque era tudo experimental ali. Mas já era perceptível que havia o desejo que ele existisse, vide que magos começavam com menos pvs e sem armaduras. Não era só questão de estética, mas uma forma primitiva de equilíbrio, como bem sabemos as regras iam quebrar mais tarde.

Colocar a responsabilidade nesse jogo primitivo é meio exagerado, mas vemos que jogos de tabuleiros modernos já aplicam isso de forma bem melhor, como Cosmic Encounters. MMOs também buscam o equilíbrio para que cada classe seja atrativa de ser jogada e não você ser punido por escolher uma classe que é inferior às outras de alguma forma.

Eu entendo que essa busca levou bastante tempo, mas a maioria dos rpgs modernos conseguiu chegar a um bom termo no seu sistema de regras. E sem precisar colocar a responsabilidade nas mãos do mestre e dos jogadores. Eu acho bem melhor quando não é preciso podar ninguém para que todos tenham diversão.

D&D deu um avanço com a 4e nesse quesito e tenho esperança que o Next não jogue isso fora, mesmo sendo um saudosista 3.X
Pesquisas provam:
(click to show/hide)