O que vocês acham dessa ideia ?
Basicamente, "color-first" denota sistemas focados em trazer a "cor" dos personagens pra frente do jogo e criar situações interessantes e conflitantes in-game a partir disso, ao invés de se proporem a ser meros simuladores de capacidades dos personagens como fazem a maioria dos sistemas clássicos.
Pra ilustrar melhor a ideia, reparem como um Covert Ops eh retratado em dois sistemas diferentes: (ignorem as figuras, vejam as regras! )
Aqui vs
Aqui.
O primeiro modela o personagem em função de suas capacidades (destreza, acrobacias, hacking) enquanto o segundo o modela em funcao de situacoes e conflitos potencialmente interessantes que podem ser trazidos pro jogo (traições entre personagens, manipulações, sabotagens (culpando outros), conspirações que afetam o grupo, etc).
Na verdade ambos sistemas tocam nos dois pontos, "cor" e números. A coisa não eh binaria. Mas vocês percebem como o segundo jogo tende a provocar muito mais situações conflitantes ( e consequentemente dramáticas) no jogo, enquanto o segundo eh muito mais "passivo" quanto a isso, sendo quase meramente um simulador de capacidades ?
Concordam?
Discordam ?
"Silva vai procurar um trabalho e para de encher a porra do saco" ?