Autor Tópico: Promovendo o "Rules Light"  (Lida 5874 vezes)

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Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #15 Online: Julho 27, 2013, 01:28:09 am »
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Só que essa substância não é sinônimo de "mini-game de combate à parte do restante do sistema" como era com os tradicionais.

Não necessariamente - o sistema de Duelo de Houses of the Blooded (mas não o de B&H) ou a Guerra de Blood and Honor são minigames a parte do resto do sistema. As manobras de Duelo (e a mecânica distinta de Guerra)  mais elaboradas do que o tratamento dado, por exemplo, ao envenenamento ou religião (que também são subsistemas).

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Considerando os títulos principais, o RPG é um hobby tremendamente chato.

Fazia um tempo que não via algo como um "Stop Having Fun" por essas bandas.

É algo até engraçado ver que os RPGs que mais atraem fãs (no momento, Warhammer e Pathfinder) são aqueles que vão em uma direção oposta ao que é defendido por quem se interessa pelos aspectos teóricos dele.
« Última modificação: Julho 27, 2013, 01:36:04 am por Stormbringer »

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #16 Online: Julho 27, 2013, 01:54:59 am »
Eu me referia à resolução baseada em apostas de Houses of the Blooded.

Citação de: Elfo
É algo até engraçado ver que os RPGs que mais atraem fãs (no momento, Warhammer e Pathfinder) são aqueles que vão em uma direção oposta ao que é defendido por quem se interessa pelos aspectos teóricos dele.
Pathfinder até vai, mas o warhammer foi um puta fiasco. Ou ao menos é essa a impressão que tive.  :sobrancelha:
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #17 Online: Julho 27, 2013, 02:45:14 am »
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Eu me referia à resolução baseada em apostas de Houses of the Blooded.

Que não é a única mecânica presente em Houses of the Blooded.  :P

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Pathfinder até vai, mas o warhammer foi um puta fiasco. Ou ao menos é essa a impressão que tive.  :sobrancelha:

Ele (a linha 40k na verdade - talvez o fato de eu não indicar isso possa ter gerado a confusão com Wahammer Fantasy, que é geralmente chamada só de Warhammer) tem aparecido constante como o terceiro RPG mais vendido nos EUA, ao menos na lista de vendas do ICv2, vide as mais recentes. Junto com D&D 4e, esses 3 RPGs provavelmente representam provavelmente algo próximo de 80% de todo mercado de RPG, numa típica distribuição de Pareto.

Claro, o que não implica que ele é necessariamente um sucesso ou é lucrativo - AD&D era o RPG mais vendido nos anos 90 e ainda afundou a T$R.
« Última modificação: Julho 27, 2013, 02:48:34 am por Stormbringer »

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #18 Online: Julho 27, 2013, 11:40:49 am »
Elfo, você diria que Houses não eh um bom exemplo, então? Seus subsistemas são tao a parte da ficcao, e tomam tanto tempo fora dela, quanto os subsistemas de combate tradicionais ?  :hum:

Taverneiro, como esta essa nova edição de Fate? Ainda usa Aspectos e os dadinhos de fudge ?
« Última modificação: Julho 27, 2013, 11:48:10 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline taverneiro

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Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #19 Online: Julho 27, 2013, 01:43:10 pm »
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A gente tá falando em Rules Light e New School aqui como se fossem a mesma coisa, mas tem uma diferença importante: os rules-light de antigamente (Risus, Over the Edge, Everway, etc) eram criticados por não terem muita substância, o que não deixa de ser verdade.
Verdade. Porém, eu vejo sistemas "rules-light" se desenvolvendo melhor quando se adota uma abordagem de jogos narrativos (não confundir com aquela classificação do "TheForge" que chamaria de "narrativista").

Então eu considero o "rule-light" sendo uma tendência de game design. Um sistema como Fate Core pode ser condensado em uma base aparentemente simplista como Fate Accelerated, mas esta base pode ser tão séria quanto o seu sistema pai. Os Aspectos assumem um papel mais importante e, quando bem criados, podem trazer uma tonalidade densa para história, pois eles serão utilizados de forma dramática, séria e de maneira elaborada.

Ou seja, a criatividade dos jogadores irá desenvolver o jogo.

Agora, um rule-light tipo MiniSix ou GURPS Lite, é a condensação de sistemas que possuem mecânicas que são mutiladas ou excluídas do jogo derivado (Alguém lembra do First Quest?).

Ou seja, os detalhes do sistema e seus modificadores é o que desenvolve o jogo.

Esta é a diferença fundamental entre o que se pode fazer com um Fate Accelerated, PDQ ou Fudge On The Fly (ou até mesmo Risus, ouso dizer) e um MiniSix, GURPS Lite ou HARP Lite. 

Não me entendam mal: por anos eu fui fã destes sistemas mais simulacionistas. Mas hoje eu não tenho pacíência de aprender um sistema elaborado cheio de modificadores.

Tempo livre, eu tenho. Mas prefiro usá-lo para ler romances, contos e sagas que me inspirem a criar melhores enredos e personagens mais acreditáveis para os meus jogos de sábado. Isso é tão ou mais difícil, mas é muito mais natural quando se pensa em um jogo de narração.

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É algo até engraçado ver que os RPGs que mais atraem fãs (no momento, Warhammer e Pathfinder) são aqueles que vão em uma direção oposta ao que é defendido por quem se interessa pelos aspectos teóricos dele.
Fãs velhos, que já jogam RPG a trocentos anos. A maior crítica do mercado de RPG é sua incapacidade de renovar seu público, não? Realmente acredito que esses jogos são maçantes para a nova geração.

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Taverneiro, como esta essa nova edição de Fate? Ainda usa Aspectos e os dadinhos de fudge ?
Sim, mas eles padronizaram as ações e resultados, além de simplificar e aprimorar (e muito) o uso dos Aspectos em jogo.
« Última modificação: Julho 27, 2013, 02:02:37 pm por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

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Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #20 Online: Julho 27, 2013, 01:54:38 pm »
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Elfo, você diria que Houses não eh um bom exemplo, então?

Não faço ideia, já que o termo New School é algo novo para mim e sequer faço ideia se ele é algo usado por membros de um movimento de design consiente, se é um termo aplicado a ideias que evoluiram de um mesma fonte ou algo tirado do traseiro de algum jornalista (como Metal Melódico).

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Seus subsistemas são tao a parte da ficcao, e tomam tanto tempo fora dela, quanto os subsistemas de combate tradicionais ?

Olhe o sistema de administração de Regiões e passagem de Estações e terá a resposta. Se D&D é comparável a um Wargame em seu combate, Houses merece ser comparado a um Settlers of Catan ou Civilization em administração de Terras.

Offline AKImeru

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Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #21 Online: Julho 28, 2013, 02:38:16 pm »
Sei lá, considerando que os jovens de 10 anos atrás no Brasil cresceram com AD&D, Shadowrun, GURPS e Storyteller, algo me diz que vai tudo ficar bem.

Jovens atualmente tem acesso a internet, então podem comprar facilmente Dragon Age, Mutantes & Malfeitores, Space Dragon e outros.

O maior problema é que os únicos livros que encontro em livrarias são ou da Devir, ou Tormenta. É tipo o pior de dois mundos.

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #22 Online: Julho 31, 2013, 01:56:14 pm »
 :doido:

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #23 Online: Agosto 03, 2013, 11:41:16 pm »
Curiosidade:

Apocalypse World ganhou prêmio de melhor rpg de 2013, pelo Grog d´Or: link.

Os concorrentes foram..

Ars Magica (Atlas Games)
Necropolice (les XII Singes)
Adventure Party (les XII Singes)
Bloodlust (John Doe)
Terra Incognita (les XII Singes)
Marvel Heroic Roleplaying (Margaret Weis Productions)
Apocalypse World (Boite à Heuhh)
Yggdrasill (Le 7ème Cercle)
L'Appel de Cthulhu (Sans Détour)
Labyrinth Lord (Sine Nomine Publishing entres autres)
Wastburg (les XII Singes)
Fading Suns (Le 7ème Cercle)
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #24 Online: Agosto 04, 2013, 12:03:55 am »
Me sinto feliz de jogar/narrar um dos concorrentes a melhor rpg de 2013. No caso o Marvel heroic.

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #25 Online: Agosto 04, 2013, 12:41:37 pm »
Me sinto feliz de jogar/narrar um dos concorrentes a melhor rpg de 2013. No caso o Marvel heroic.

[2]

Ars Magica saiu edição nova em 2013? Não sabia disso.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #26 Online: Agosto 04, 2013, 01:34:57 pm »
Kimble, é a 5ª edição de Ars Magica mesmo. É que ela só foi publicada em francês no ano passado.

E putz, pelo visto quando eu quiser comprar o Marvel Heroic vai ser pelo EBay e a preço de ouro, né.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #27 Online: Agosto 04, 2013, 06:42:50 pm »
 Vcs jah virar os outros jogos que usam esse Cortex Plus do Marvel Heroic? Vcs acham o sistema adaptável para outras ambientações?

 Eu toh gostando muito do "Este Corpo Mortal"... Jogo bem legal mesmo, fodinha... Inclusive acho estranho não ter mais discussões sobre um sistema que permite criações prolificas e servir para adaptar (de uma forma bem livre) settings diversos...

Re:Promovendo o "Rules Light"
« Resposta #28 Online: Agosto 04, 2013, 09:09:51 pm »
Vcs jah virar os outros jogos que usam esse Cortex Plus do Marvel Heroic? Vcs acham o sistema adaptável para outras ambientações?

Cada nova ambientação para o Cortex Plus muda várias coisas no sistemas. Em vez de ter um sistema base e socar a ambientação até ela encaixar dentro dele (como ocorria com a maioria dos jogos que usavam o d20), a empresa responsável mantém uma base do sistema e então reescrevem muita coisa para fazer as coisas funcionarem dentro da aquela ambientação.

Por exemplo, o Marvel usa a doom pool para gerar a dificuldade dos testes. O Leverage não tem doom pool: em vez disso, o Mestre define os dados da oposição (como "Guarda Noturno d6" e "Em Alerta d8") e rola.

Outro exemplo, o Leverage tem um sistema de flashbacks, exatamente como acontece em filmes de criminosos profissionais: um problema surge agora, então um jogador declara um flashback e mostra como seu personagem havia se prevenido contra aquilo ou é algo que sempre fez parte do plano dele.

Então funciona muito bem, sim. Se tiver interesse, saiu um guia só para adaptar as diferentes versões dele. Aqui.

silva,

Sim, bem caro. Vai ser um daqueles sistemas que acabou cedo demais e deixou muitos fãs, o que aumenta a demanda pelos livros.
« Última modificação: Agosto 04, 2013, 09:12:23 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG