Olá Pessoal.
Venho aqui com um desafio para, quem se interessar em me ajudar, de viabilizar um personagem diferente de D&D 5ed.
Bem, estou voltando a jogar a alguns meses e pretendo entrar em uma nova mesa.
Talvez seja clichê, mas a intenção é fazer um Monge cego. Gostaria realmente que ele seja cego, porém de forma a não inviabilizar o jogo.
Pensei em algumas coisas e gostaria da opinião de vocês para eu apresentar esta proposta para o mestre da campanha.
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Miro Van’Dorn
Não vou entrar no mérito do lore do personagem. Mas explica bem sua condição e características.
Humano
Monge
Antecedente: Nobre
Atributos (distribuído com 27 ponto)
FOR - 8
DES - 16 (15 + 1 humano)
CON - 14 (13 + 1 humano)
INT - 10
SAB - 16 (15 + 1 talento)
CAR - 10
Arma: Bordão/Bastão
Perícias com proficiência:
Furtividade
História
Intuição
Percepção
Persuasão
Percepção Passiva
10 + 3 (sab) + 2 (proficiência) + 5 Talento = 20
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Agora a construção de um personagem cego
Talento:
Observador (sab +1)
Você tem +5 de bônus nos seus valores passivos de Sabedoria (Percepção) e Inteligência (Investigação).
Obs: Eu poderia simplificar e usar o talento “Alerta”. Mas achei que facilitaria demais.
Sempre a espera de perigo, você ganha os seguintes benefícios:
Você recebe +5 de bônus em iniciativa.
Você não pode ser surpreso enquanto estiver consciente.
Outras criaturas não ganham vantagem nas jogadas de ataque contra você por estarem escondidas de você.
Características gerais
Deve usar seu bastão como forma de se locomover
Apesar de saber ler, é incapaz de ler qualquer tipo de documentos, livros ou pergaminhos. (a não ser que esteja em alto-relevo)
Não pode viajar rápido sem ajuda de amigos. (cavalo ou carroça)
Miro tem falha automática em testes de percepção visual
Desvantagem em testes de percepção que dependem principalmente da visão;
Miro possui os demais sentidos mais sensíveis.
Em testes que usem os demais sentidos (que seria um teste normal para os demais personagens) Miro tem vantagem.
Em testes dos demais sentidos onde outras criaturas teriam desvantagem (ou testes mais difíceis), miro faz o teste normalmente (ou menos difícil).
Se o inimigo conseguir isolar/diminuir o som/cheiro, Miro tem desvantagem ou insucesso na percepção
As regras para luz do dia se aplica a momentos de escuridão.
Desvantagem em investigação (que não use o tato/som/odor) e Sobrevivência (achar rastros)
Vantagem em intuição para detectar intenção de outras criaturas. Detecta melhor variação de voz por exemplo.
Magias
Desvantagem em testes de resistência a som/odores (como o grito do Banshee)
Sons/odores MUITO altos/fortes, obriga que Miro faça um teste de constituição, se não passar fica desorientado por 1d4 turnos. (desvantagens nas próximas rolagens)
Vantagem em detectar invisibilidades
Não sofre penalidades de ataques/magias que afetam a visão
Ilusões apenas visuais não o afetam. Porém se os companheiros relatarem o que estão vendo, ele irá acreditar.
Tem vantagem em detectar Ilusões que deveriam emitir som ou cheiro.
Combate
Aqui que fica o maior desafio.
Opção 1
Miro tem noção da posição dos inimigos. Algo como uma percepção às cegas. (Não ataca com desvantagem e nem recebe ataques com vantagens).
Porém se faz necessário fazer um teste de concentração para manter a atenção e não passar a sofrer desvantagem.
Se as coisas ficarem muito bagunçadas (barulho, muitos inimigos próximos), a dificuldade aumenta.
Opção 2
No início do combate Miro faz um teste de percepção.
Dificuldade determinado pelo mestre. Se passar, não sofre desvantagens.
A cada nível a dificuldade diminui.
Determinar em qual nível chega a zero (Miro passa a “enxergar” o Chi do inimigo).
Exemplo:
Nível DC
1 17
2 16
3 15
4 14
5 13
6 12
7 11
8 10
9 9
10 8
11 7
12 6
13 Passa a ver o Chi
Opção 3
No começo do combate, o mestre faz teste de percepção passiva.
Dificuldade determina por ele
Se miro passar, não toma desvantagem (seria como se ele não tivesse tempo de se concentrar para mapear o campo de batalha).
Se o inimigo tentar se esconder, faz um teste de percepção
Ataques a distância
Aqui mora a maior fraqueza.
Opção 1
Ataque a distância com dificuldade muito alta e que diminui a cada nível.
Mestre determina dificuldade e quando Miro poderá “ver o Chi” do inimigo com maior distância.
Exemplo:
Nível DC
1 20
2 19
3 18
4 17
5 16
6 15
7 14
8 13
9 12
10 11
11 10
12 9
13 8
14 7
15 6
16 Passa a ver o Chi
Opção 2
Sempre com desvantagem
Para ambas opções
Só poderá aplicar o “DEFLETIR PROJÉTEIS” se passar nos testes.
Enxergar o Chi
Nível 13: Passa a ver o Chi de inimigos próximos e com grande concentração de Chi
Nível 16: Passa a ver Chi de inimigos distantes e com grande concentração de Chi
Nível 20: Passa a ver tudo que contenha Chi.
Bem, foi esse cenário que pensei para viabilizar um personagem cego.
Acho que seria algo divertido para mim e para o mestre. Além disso daria um saber diferente para a aventura.
Me digam o que acham?
Abs