Autor Tópico: "A OSR e melhor que a TSR"  (Lida 4072 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

"A OSR e melhor que a TSR"
« Online: Abril 06, 2013, 05:41:09 pm »
Afirmacao de James Raggi, um dos autores mais bem sucedido da onda OSR.

Concordam? Discordam? Qual delas gerou os melhores jogos, cenarios, acessorios, etc pra voce ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #1 Online: Abril 06, 2013, 05:52:24 pm »
Depende do que ele está falando. A TSR fez muita bobagem no seu final, mas acho difícil concordar com esta afirmação quando ela também produziu muito material bom ao longo dos anos. Material feito por designers profissionais, com mais tempo, recursos e apoio que a maioria dos autores da OSR têm.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #2 Online: Abril 06, 2013, 08:21:47 pm »
Autores OSR são como Autores de Tormenta.

Muito papo de nós somos os bons, mas nada que corrobore.

Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #3 Online: Abril 07, 2013, 04:03:47 am »
A TSR produziu Planescape e Spelljammer. 'nuff said. E convenhamos que fazer um RPG com mecânicas melhores do que outros que precederam o seu em ao menos 10 anos não é algo a se comemorar - é a obrigação de um designer.

EDIT: Eu imagino que o Silva esteja referindo a esse comentário (de 2010). Eu fico com uma das primeiras respostas a ele (ignorando o usual rant anticorporativo):

Since we are 35+ years in the future with global reach, an open-source community and product, a vibrant existing consumer and user base, and innumerable exposure opportunities to systems, and sources of inspiration...

...We had all better be better today!


E um pouco depois:

Had it not been for the OGL and really the D&D 3.x ruleset half of the products in the OSR would not even exist.
« Última modificação: Abril 07, 2013, 04:14:23 am por Stormbringer »

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #4 Online: Abril 07, 2013, 12:17:02 pm »
Acho que essa resposta do Elfo resume perfeitamente minha opinião sobre o assunto.

Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #5 Online: Abril 07, 2013, 01:09:06 pm »
É, eu omiti minha resposta inicialmente só pra ver o que a galera ia falar.

Mas eu concordo com vocês. Esse movimento OSR (que deveria se chamar OD&DR) me parece muito insular ao velho D&D, comercialmente e até criativamente, que acho o mais importante aqui:

Dando uma olhada nos produtos que cada um lançou, a OSR parece focar muito em dungeons e na vibe "faça você mesmo" dos primórdios, com muito acessório pra facilitar esses dois aspectos - criação de dungeons, tabelas de encontros, geração de monstros aleatórias, etc. Além de "sistemas" que nada mais são do que os D&Ds originais com regras caseiras dos autores. Ou seja, muita coisa requentada, e pouquíssima criação realmente. Quanto aos cenários, todos são extensões do cenário implícito do D&D velhão - aquela mistura gonzo-sword&sorcery-medievalesca-howardiana-lovecraftiana. E nenhum foge disso. Nunca veremos um Dark Sun, ou um Planescape ou Ravenloft na OSR. Todos serão "Thundarr o Bárbaro no Mundo dos Cultistas Adoradores do Dragão do 10º Nível do Calabouço Da Morte que na Verdade é uma Nave Espacial Alienígena Milenar em Hibernação Aguardando as Estrelas Estarem Certas".

Enfim, sou mais a TSR.   
« Última modificação: Abril 07, 2013, 01:10:59 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #6 Online: Abril 07, 2013, 02:10:56 pm »
Citar
Mas eu concordo com vocês.

Quem é você? O que fez com o Vincer?  :P

Citar
Todos serão "Thundarr o Bárbaro no Mundo dos Cultistas Adoradores do Dragão do 10º Nível do Calabouço Da Morte que na Verdade é uma Nave Espacial Alienígena Milenar em Hibernação Aguardando as Estrelas Estarem Certas".

Hey, isso parece muito Spelljammer.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #7 Online: Abril 08, 2013, 09:17:45 am »
Autores OSR são como Autores de Tormenta.

Muito papo de nós somos os bons, mas nada que corrobore.

Porque auto-afirmação retórica não é uma característica apenas daqui.  XD

(...) Além de "sistemas" que nada mais são do que os D&Ds originais com regras caseiras dos autores. (...) 
Quando eu me estressei com a 4e "pós Essentials", fui dar uma olhada nesses retroclones. A sensação que tive foi justamente essa, e não era algo que ue queria.
Eu acho que o sucesso desses sistemas foi mais uma desculpa "comprada" para dar fundamento ao discurso dos 4e haters. Não sei se hoje a saída desse material está tão boa como era no início.
Somos todos bots!

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #8 Online: Abril 08, 2013, 09:37:12 am »
Eu acho que o sucesso desses sistemas foi mais uma desculpa "comprada" para dar fundamento ao discurso dos 4e haters. Não sei se hoje a saída desse material está tão boa como era no início.

Saída eu não sei, mas a criação parece ser industrial. Toda hora eu vejo um novo d20 saindo por ai, e é a mesma coisa de sempre, só muda uma ou duas linhas sobre a mecânica...
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #9 Online: Abril 08, 2013, 09:38:44 am »
Mas são, em sua grande maioria "D&D com regras extras pro que o autor gosta / sem regras que o autor não gosta".

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #10 Online: Abril 08, 2013, 09:44:26 am »
Mas são, em sua grande maioria "D&D com regras extras pro que o autor gosta / sem regras que o autor não gosta".

Mais do mesmo, e num sentido ruim.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #11 Online: Abril 08, 2013, 10:11:51 am »
De um desses sistemas que eu realmente tentei ler a fundo (e me arrependo) foi o americano Castles & Crusades que eu vou mencionar.

Tem um quickstart aí pra tu entender: http://www.trolllord.com/cnc/

É mais ou menos como um "patch" AD&D pra 3.x, e meio ruim ainda.

Temos habilidades cosméticas como combat dominance pra guerreiro, que te dá um ataque extra a cada quatro níveis contra inimigos de 1 dado de vida (ou seja, no nível 8 ao enfrentar 3 kobolds, eu posso dar DOIS ataques extras, wow!) e perícias ladinas como testes de atributo...

Alias, Atributos que são rolados pra todos como 3d6, e usam uma versão diferente do X(-10)/2, arredonda pra cima como modificador dos mesmos.

É uma porra sem sentido.

Ao contrário de iniciativas como o OSRIC (que eu acho terrível, mas é honesto em relação a sua ruindade, dizendo com todas as letras que ele foi feito pra emular jogos de fantasia da década de 70) ou o Old Dragon (que é vendido como mais que um patch, e sim uma "reinvenção" da roda, com direito a atributos com testes em %.)

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #12 Online: Abril 08, 2013, 10:35:13 am »
Putz. Obrigado pela mini-resenha. É sempre bom descobrir mais sobre esses sistemas sem ter que se sujeitar a ler eles...

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #13 Online: Abril 08, 2013, 10:37:45 am »
A única coisa que me impede de fazer miniresenhas desses sistemas é que eu acho que ninguém vai ler / se interessar.

Assim como o Oda e o Kimble, eu tenho como hobby pegar sistemas "obscuros" pra ler.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #14 Online: Abril 08, 2013, 10:58:35 am »
Acho que tem público.

Offline arghsupremo [pintobot]

  • Foto 3x4 do RG
    • Ver perfil
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #15 Online: Abril 08, 2013, 11:19:11 am »
Mini resenhas são legais. Eu apoio.
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."

Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #16 Online: Abril 08, 2013, 01:28:34 pm »
é

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:"A OSR e melhor que a TSR"
« Resposta #17 Online: Abril 09, 2013, 10:11:20 am »
Os únicos OSRs que eu gosto são aqueles que usam seu old schoolness para fazer algo legal/novo como o Space Dragon ou o Stars Without Number.