01, Neth, 4711 AR- Com os preparativos feitos, o grupo parte para
Lepidstadt. Grod, o guia contratado, indica o caminho mais seguro, percorrendo três dias de viagem na estrada Montesa no sopé das
Montanhas dos Dentes até a cidade de
Tamrivena e depois mais dois dias até
Courtauld. Uma vez lá, bastava seguir o
Baixo Rio Moutray por mais um dia de viagem até Lepidstadt.
- Partem na carruagem Alastair, Aedan, Kendra e meio-orc Grod. Alastair requer urgência, pois carrega os restos mortais da menina encontrada na floresta, após ter sido morta no ritual que invocaria um servo de Yog-Sototh.
- A viagem prossegue sem eventos.

Grod, Viajante Errante
- Guia de Ustalav
03, Neth, 4711 AR- Na noite deste dia o grupo encontra uma
Serva da Ruína em meio a estrada. Ela estava parada, aguardando a chegada destes, e demandando o corpo da menina. Aedan logo a reconhece como arauto da vontade de Pharasma, mas deixa a decisão de entregar o corpo para Alastair tomar. A serva não deseja nada além de evitar que a menina seja ressuscitada, de forma impedir que ela traga para sua vida os horrores que sua alma viveu junto a tapeçaria negra. Apenas a vontadade de
Pharasma poderia salar sua alma e a direcionar ao
Jardim dos Ossos. Alastair decide, por fim, entregar os restos da menina à serva.

Serva da Ruína
04, Neth, 4711 AR- O grupo chega a Tamrivena. Eles apenas aproveitam por ser uma cidade maior e negociam seus pertencem junto aos ferreiros e comerciantes.
06, Neth, 4711 AR- O grupo chega a Courtaud. Enquanto passam uma agradável noite e se divertem em meio a música da agradável estalagem, eles também descobrem uma as lendas locais. Todo inverno a cidade é atacada pelo
Diabo Cinza. Uma fera lupina do tamanho de um cavalo e tão forte quanto um elefante, que caça os incautos e os indefesos em meio às noites de inverno na cidade, como dizem seus habitantes.

Diabo Cinza
07, Neth, 4711 AR- Ao entardecer deste dia o grupo esbarra com uma caravana parada no meio da estrada barrenta às margens do Baixo Rio Moutray. A caravana pertence à trupe circense da
Família Corcunda. Embora fisicamente repulsivos, a trupe é inofensiva.
- Kaleb Reese se apresenta ao grupo e suplica por auxílio para encontrar uma de seus membros, Aleece, que desapareceu há poucas horas. Alastair e Aedan se prontificam a ajudar, mas Alastair cobra informações e boatos sobre a região por onde eles estão viajando, quando conseguirem algum retorno.
- Aleece havia sido rapitada pela
Dama que Espreita. Quando Aedan e Alastair encontraram seu corpo boiando em meio ao pântano daquela região, eles são subitamente atacados pela aranha. Embora com Aedan envenenado, ambos subjugam o poder da aranha e a matam antes que ela pudesse fugir.
- Tristes, mas agradecidos, a trupe crema o cropo de Aleece, em um ritual à
Desna. Ambos os grupos decidem continuar a viagem juntos, para o caso de futuros eventos nefastos.

Desna & Pharasma
08, Neth, 4711 AR- Todos, finalmente, chegam em segurança à Lepidstadt. E são logo recebidos pelos berros ansiosos do proclamador da cidade, em razão da prisão da Besta. A trupe decide montar seu circo às margens externas da cidade e estará disponível sempre que o grupo precisar, como dito por Kaleb.
- kendra se despede do grupo e agradece pelo período de segurança. Ela passará a morar em Lepidstadt e estará hospedada na Casa Islin, uma decente estalagem para os viajantes mais abastados.
- Alastair e Aedan seguem, então, para conluir os desejos do professor Lorrimor, e entregar os tomos em sua posse para o professor Montaigne Crown e a juíza Embereth Daramid.
- Professor Crown se encontra em seu Laboratório de Antiguidades da Universidade de Lepidstadt. Limpando a destruição causada pela Besta quando esta invadiu o local. Nada de valor foi perdido, apenas a
Efígie do Sábio do Mar se encontra desaparecida. Os livros foram devolvidos em o grupo se viu interessado na história da Besta e da Estatueta.
- Juíza Daramid estava em sua casa, relendo os registros dos eventos que culminaram na prisão da Besta. Ela recebe os personagens e ouve seus relatos sobre o que ocorreu em Ravengro. Sendo eles de confiança do falecido professor, ela lhes propõe um serviço: "Descobrir a verdade dos fatos em relação a Besta". Alastair prontamente aceita, ele estava cada vez mais curioso sobre estes eventos que coincidem com a morte do professor. Aedan estava mais preocupado com a Serva da Ruína, e decide se retirar para o templo.

Embreth Daramid
08, Neth, 4711 AR - ~16h- Após a conversa com a juíza Daramid, Alastair parte em direção a Corte de Lpidstadt. Em seu caminho ele se encontra com Grod e, após uma breve conversa, se une ao arcano para investigar a ocorrência sobre a Besta.
- A corte de Lepidstadt. Um grande edifício, concebido inicialmente como um forte construído, com rochas escuras e paredes reforçadas, sob a torre de um relógio enorme, que possui vista para a praça da cidade. Uma enorme figura de madeira de formato humanoide precipita a vista daqueles que cruzam a praça, trata-se pira que todos chamam de Executor.

O Executor
- Na praça, se passando por transeuntes, Alastair e Grod se misturam a um grupo que discutia abertamente sobre o julgamento. Era claro que, mesmo se não haja julgamento, a opnião é que a Besta será queimada. Lá eles decobriram apenas que, embora acusada de centenas de crimes, apenas três possuem evidências para serem usados no julgamento. Assassinar crianças em Herstag, matar pantaneiros em Morast e queimar o asilo Santuário do Dr. Brada.
- Já na corte de Lepdstadt ele encontram com Gustav Kaple. A impressão sobre o julgamente é das piores possíveis. O próprio Kaple acredita que a Besta seja culpada e, mesmo que não acreditasse, seu histórico judicial é o pior dos possíveis advogados de defesa. Não existem evidências que corroborem com a inocência da besta e atualmente o júri está disposto a sentenciá-la a fogueira antes de qualquer julgamento. Ainda sim, caso dispostos a procurar evidências, existem quatro locais para investigação: O vilarejo pantanoso de Morast, a vila abandonada de Hergstag, o asilo Santuário incendiado na ilha de Karb e o laboratório de antiguidades da Universidade de Lepidstadt. O tempo, porém, é curto. Alastair possuem apenas
três dias para viajar por estes locais a fim de localizar as evidências necessárias, antes que o julgamento seja concluído.
- Por fim, o encontro com a Besta não trouxe nenhuma luz. A abominação imponente senta em uma cadeira de ferro, presa com nada menos do que uma dúzia de conjuntos de algemas. Costuras em remendos unem o corpo deste trabalho grotesco de carne e osso, entre o animal e o homem, os fios da costura estão tão tensos que parecem querer saltar a qualquer momento. Sua boca se contorceu em um bizarro sorriso permanente, e seu cabelo escuro se apega fragilmente ao seu couro cabeludo. A criatura está largada em sua cadeira, uma expressão desanimada em seu rosto monstruoso. Ela apenas repetia
"- Eu não fiz isso!", e colaborou apenas no caso das crianças em Hergstag
"- Eu não matei as crianças, foi um fantasma que anda a noite e rouba espíritos. Eu tentei salvar, mas não consegui, então tentei levar o corpo da criança para seus pais, mas eles me expulsaram de lá com raiva nos olhos."08, Neth, 4711 AR - ~18h- Seguindo recomendação de Kapple, eles se dirigem novamente ao laboratório de antiguidades da universidade de Lepidstadt. Lá, fazem as seguintes descobertas; 1. A Besta foi capturada inerte, como em transe, pelos soldados da universidade; 2. Além da invasão da Besta pela entrada principal, alguém furtivo entrou por uma das janelas seladas; 3. O furto da Efígie do Sábio do Mar se deu por mãos da Besta, mas foi aparentemente entregue a este segundo invasor. Sendo assim, algums perguntas não se encaixavam... Porque a criatura roubaria a Efígie do Sábio do Mar? Porque ela destruiu quase todo o laboratório, mas tomou a estátua com tanto cuidado? E a quem ela teria entregado a estátua antes de ser capturada?
08, Neth, 4711 AR - ~22h- Indicados por uma meretriz da estalagem Casa Izlin, Alastair e GRod se dirigem às sombrias ruas da Alameda de Sangue, local este que, no passado, era o principal alvo dos ataques do Mestre dos Nomes, prof. Faramin (vide aventura 1). Por lá eles ficaram parados até que foram abordados por um elfo o qual se recusou a se apresentar. Esta busca por informações lhes custou caro. Por cem peças de ouro eles conseguiram apenas um nome... "Grine".
09, Neth, 4711 AR - ~00:30h- Retornando ao circo da Família Corcunda, eles foram conversar com Kaleb. Sua trupe viajada poderia ter algo que lhes possa ajudar, mas era muito pouco diante a necessidade. Eles apenas sabiam que pessoas que falavam abertamente sobre Grine, geralmente eram encontradas mortas dias depois. Como a noite se prolongava, eles decidiram descansar para partir em viagem no dia seguinte.
09, Neth, 4711 AR - ~07h- Alastair e Grod partem para Morast. Uma trilha fora da estrada era a mais rápida via que ligava o vilarejo a Lepdstadt, já que a estrada do Rio Moultray os tomaria dois preciosos dias de viagem. Esta trilha era um ambiente hostil, onde batalhas haviam sido travadas no passado e a sombra da morte pesava sobre as folhas caídas das árvores pelo imenso charco.
09, Neth, 4711 AR - 08~10h- A trilha pela floresta era de fato arriscada. Em meio a um descampado, que foi um campo de batalha há algumas décadas contra forças demoníacas, as ossadas dos derrotados vagam sem rumo e atacam todos os vivos para saciar sua fome de almas. Não foi diferente com Alastair e Grod, mas os esqueletos eram apenas uma sombra rarefeita dos combatentes que eram no passado, e eles não impuseram muita resistência para os dois aventureiros.
- Cerca de uma hora depois, os dois invadiram, inadvertidamente, o território de um Wyvern. O enfurecido pseudo-dragão não exitou em avançar contra os dois. Alastair, rapidamente, assumiu sua forma sintesista enquanto Grod confrontou a fera. O meio-orc, versado na falcine, não precisou de mais do que dois golpes para decaptar a criatura.
09, Neth, 4711 AR - ~10h- Os aventureiros chegam a morast e encontram Lazne, o aldeão, que estava partindo em direção a Lepdistadt, como testemunha no julgamento. O velho ancião conversa com os aventureiros e, com alguma relutância, ele confessa que no antigo cemitério deveria ser a morada da besta quando ela atacou os habitantes da aldeia.
- Os aldeões haviam perseguido a besta pelo pântano, mas desistiram de continuar quando a criatura foi atacada por um Caiman Vermelho, um grande e hostil jacaré com a crista avermelhada, sendo morta quando um rompante de sangue brotou do fundo do pântano. Eles a deram como morta e ficaram surpresos quando, um mês depois, a Besta havia sido capturada em Lepdstadt.
09, Neth, 4711 AR - ~12h- Alastair e Grod conseguem uma jangada para os levar até o cemitério. Lá eles confrontam um mantícora, que havia feito do local o seu ninho. A criatura foge quando percebe que não poderia derrotar ou afugentar a força dos aventureiros.
- Eles investigam a pequena ilha e descobrem quatro forte evidências a favor da inocência da Besta:
- Uma poção de Visão no Escuro. Golens já enxergam no escuro e não necessitam deste artifício.
- Golens não sangram e a Besta não apresenta marcas de luta contra o Caiman Vermelho.
- Uma das descobertas foi um kit cirúrgico, artefato utilizado apenas por um médico, alquimista ou artíficer. Não havia como acreditar que a Besta poderia ser possuidor de tal aparato.
- O mais bizarro foi rosto escalpelado de um anão, consolidando que foi um maníaco a solta quem causou este tulmuto em Morast, e não a Besta.
- De posse de tais evidências eles correm contra o tempo em retorno a Lepidstad, antes que eles consederem a Besta culpada do crime em Morast.

Morast
09, Neth, 4711 AR - ~16h- Grod e Alastair chegam ao julgamento e Lepidstad. Com muita relutância de dois dos três juízes o Alastair consegue autorização para apresentar as evidências, o que faz tomar um curso completamente diferente do que ocorria até então. O ministro ali presente decide interromper a seção até às 10h do próximo dia, onde deve ser apresentado o nome do dono de tais ferramentas. Apenas assim a Besta poderia ser considerada inocente dos crimes em Morast.
09, Neth, 4711 AR - ~18h- Impossibilitados de investigar sobre as ferramentas e seguir viagem para a outra cidade, Hergstag, ao mesmo tempo, Alastair e Grod se dirigem à casa da juiza Daramid para pedir auxílio. Lá eles encontram Kendra, que se oferece para buscar as informações sobre quem seria o dono das ferramentas. Alastair e Grod, então, partem para sua investigação em Hergstag sobre o segundo crime da Besta.