Ano Comum de 599
Cidade de Greyhawk
É próxima a virada do sexto século do calendário comum, e a cidade livre de Greyhawk, a joia da Flanaess, passa por momentos difíceis. Incêndios afligem a cidade, assassinatos ocorrem, e muitos dos bairros encontram-se trancados, com segurança pesada impedindo o livre acesso pelos portões internos e externos da cidade.
O Conselho da Cidade se trancou na Grande Cidadela, tentando coordenar atividades para garantir a solução do caos reinante. A guarda está trabalhando sem descanso, todos os milicianos foram convocados, e das guildas foram chamados campeões para ajudar na patrulha e guarda de portões.
Mesmo com todo o caos, aventureiros continuam a adentrar na Cidade Livre. Alguns continuam em buscas nas masmorras próximas, graças aos muitos sítios nas Colinas Cairn e as ruínas do velho Castelo Greyhawk. Outros procuram se alistar junto às forças da cidade para combater o caos... ou procuram meio de tirar vantagens da situação.
Os moradores seguem suas vidas, mesmo com o medo pairando sobre a cidade, e alguns até procuram seus próprios meios de ajudar. Enquanto isso, mesmo com tudo isto acontecendo, alguns procuram se mudar para a cidade. Greyhawk continua sendo a Joia da Flanaess, e há esperança que ela vá passar por mais esta provação, dentre muitas de sua história.
AVENTURA I – SOMBRAS NA NOITE
Parte I – Alojamento do Dragão Verde
O Alojamento do Dragão Verde é atacado no meio da noite, enquanto várias construções pegam fogo na madrugada.
O conselho da cidade, com as mãos cheias, não tem como assessorar a taverna.
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Porém, os objetos de um cliente foram roubados. A maga que esperava a encomenda oferece uma bela recompensa para quem recuperar seus bens...
Arghlar, atual dono do Alojamento do Dragão Verde, recebe dois clientes inusitados: Kain, um feiticeiro, e Samoa-kai, um mercenário misterioso.
No meio da noite, enquanto mais incêndios ocorrem nas proximidades, a taverna é envolta em uma escuridão sobrenatural. Gritos ressoam pelo salão, e, ao voltar da luz, um dos clientes jaz destripado ao chão, com criaturas sombrias lhe cercando: um lobo, dois escorpiões e dois besouros, aparentemente formados de sombra pura e simples.
Enquanto a clientela e trabalhadores do local fogem ou procuram local seguro embaixo de mesas e balcões, Arghlar, Kain e Samoa-kai enfrentam as besta, arduamente lhes despachando de volta pra onde vieram - ao deitar sobre o último golpe, elas se dissipam novamente em sombras, como se nunca houvessem existido.
Enquanto um cliente que se escondera chama a guarda, os três combatentes investigam a cena. Para a surpresa dos outros, a máscara de Samoa-kai acabou caindo durante a luta, revelando feições humanóides, porém ardentes e calcinantes, como se pegasse fogo constante.
De repente, uma mulher bela, morena, de cabelos ondulados, vestindo pesada capada púrpura e uma leve toga branca, adornada com muitas joias, adentra na caverna. Furiosa ao ver a cena, explica que esperava que o cliente caído lhe entregasse uma recomenda. Bufando, anuncia que oferece recompensa para quem lhe levar, até o fim da noite, o pacote que ele carregava, e que estará em um beco atrás de uma armoraria próxima.
Arghlar fica para trás para receber a guarda, enquanto Kain e Samoa-kai seguem um rastro de sangue que sai pela porta dos fundos.
No beco atrás da taverna, conseguem a aliança de um clérigo anão de Kord que notou o rastro de sangue, encontrando o local para onde lhes levava: no meio do canal do Bairro do Rio, há uma alcova que leva para debaixo da terra, para uma antiga câmara dos esgotos, provavelmente feita para controlar o sistema de controle de inundações.
Dois sentinelas brutamontes lhes barram a passagem e mandam voltar, enquanto um pequeno gnomo lê, em uma mesa, um pesado tomo. Com a insistência, o pequenino manda os seus guardas espancarem os três como lição por impertinência.
Já desgastados do último embate, porém contando com a ajuda divina do clérigo, Samoa-kai e Kain conseguem sobrepujar os inimigos, mesmo com o fato surpreendente de haverem mais sentinelas escondidas por detrás de caixas: atiradores de pedra halflings. O clérigo é sobrepujado no meio do embate.
Onde será que nossos heróis estão? Quem é este clérigo? Será que ainda está vivo ao chão, ou estaria somente muito ferido? O pacote da maga realmente estará neste local?
Não perca no seu próximo Greyepisódio, neste mesmo Greycanal.