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Sistema bem realista, porém bem simples ?

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silva:
Fala cambada, to com um dilema aqui, e queria umas ideias.

Seguinte: eu queria apresentar o Runequest para uns amigos, mas tenho certeza que nenhum vai topar devido a complexidade dele. Então pensei em convertê-lo pra algo mais simples, só que mantendo suas características principais/emblemáticas, que considero: 1. realismo, 2. intuitividade, e 3. "coerência antropológica" (desculpem, não consegui achar um termo melhor do que isso).

Então eu fiz alguns esboços mentais aqui:

1. "intuitividade", que é baseada na mecânica de percentil (2d10) dele. Isso poderia ser convertida em 1d20 (se lembrarmos que uma escala de 1 a 100, contada de 5 em 5%, equivale a uma escala de 1 a 20 mesmo). Ou seja, uma habilidade "Parede de Escudos: 45%" se tornaria "Parede de Escudos: 9". O problema seria perder a tal curva de probabilidade que 2 dados oferecem. (mas também não sei se uma curva de 2 dados faz tanta diferença assim com relação a 1 dado só.. sei lá).

2. "Realismo". Acho que esse seria o mais fácil, não ? Seria uma questão de ajustar níveis de dano e proteção/resistência de tal forma que a coisa penda mais pro dano. E quanto a outros aspectos, como o ganho de experiência conforme se utiliza as habilidades in-game, poderiam ficar exatamente como está, pois independem de dados de x faces ou algo assim.

3. "Coerência antropológica". Esse aqui também não me parece difícil. Seria o caso de manter a criação de personagens baseada em escolha de etapas de background (Cultura, Classe social, Ocupação, etc), e ajustar o quantitativo de pts de habilidade que cada background oferece pra nova mecânica de dados de 1d20, ao invés de 2d10. Ex: Se a cultura "Primitivo" daria 40 pts pra distribuir pelas habilidades Caça e Pesca, Dança e Furtividade, o mesmo background daria apenas 8 pts (já que a escala de uma habilidade passou a ser de 1 a 20, ao invés de 1 a 100).

O que vocês acham ? Alguem já tentou algo parecido ? Pegar um sistema mais complexo e convertê-lo para algo "rules light" só mantendo suas características emblemáticas ?

Ao menos conhecem algum sistema rules-light que seja bastante realista, que eu pudesse utilizar e só meter uns house-rules e pronto ? (pena que os sistemas mais realistas sejam justamente os mais complexos )

Iuri:

--- Citar ---O problema seria perder a tal curva de probabilidade que 2 dados oferecem.
--- Fim de citação ---
A curva de probabilidade de 2d10 é bem diferente da de 1d20, mas no seu caso os seus dois d10 equivalem a um d%, certo? Neste caso a curva de probabilidade é constante, assim como em um d20.

Arcane:

--- Citar ---Seguinte: eu queria apresentar o Runequest para uns amigos, mas tenho certeza que nenhum vai topar devido a complexidade dele.
--- Fim de citação ---
Precisa mesmo ser Runequest?

--- Citar ---Ao menos conhecem algum sistema rules-light que seja bastante realista, que eu pudesse utilizar e só meter uns house-rules e pronto ? (pena que os sistemas mais realistas sejam justamente os mais complexos )
--- Fim de citação ---
Já tentou Shotgun Diaries? É livre o suficiente para você decidir se o ataque de uma criatura (zumbi!) vai matar ou não o personagem. Quer regras da casa realistas? Dependendo da ação, se o jogador rolar dois "1" ou menos (pós modificadores caseiros), morreu.

Agnelo:
Não vejo em que trocar d100 por d20 tornaria o sistema mais simples.

Considerando que foi a única ideia que tu apresentou acho que é mais jogo tentar mais uma vez pra ver se eles engolem runequest.

arghsupremo [pintobot]:

--- Citação de: Agnelo em Maio 23, 2013, 01:39:05 pm ---Não vejo em que trocar d100 por d20 tornaria o sistema mais simples.

Considerando que foi a única ideia que tu apresentou acho que é mais jogo tentar mais uma vez pra ver se eles engolem runequest.

--- Fim de citação ---

Acho que, pela mudança de dados, ele queira dizer que é mais intuitivo para os jogadores do grupo dele tendo em vista algum conhecimento prévio em outros jogos (d20, por exemplo).

Por não me ocorre um sistema mais simples que o uso de dados percentuais para explicar para iniciantes.

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