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Recriando a 4ª Edição (V1.0)

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Arcane:
Sobre as classes, há mto tempo eu pensei que de certa forma elas poderiam ser abolidas, fazendo com que os papéis/fontes de poder se tornassem as próprias classes.

Neste cenário, não teríamos mais o rogue ou o ranger, e sim o "agressor marcial". Não teríamos guerreiro ou clérigo e sim o "defensor divino"... etc. Confesso que estou meio enferrujado quanto as classes de D&D e não sei se há como cobrir todos os temas, mas o miolo da ideia é dar a possibilidade do jogador comprar todos os poderes baseados no papel/fonte que ele optou.

Tipo, se ele quizer ser um "defensor divino" ele teria acesso a comprar tanto os poderes de defensores (guerreiro, paladino, etc) quanto o de fonte divina (clérigo, vingador, etc). O que daria a ele um leque enorme de opções. Só esbarrei no problema das habilidades naturais das classes. Elas meio que se perderiam.

Enfim, a idéia não evoluiu, pq quando lançaram o exssentials, eu abandonei a 4e. Acho que daria um trabalhão, mas era algo que pensei em ver na prática.

z é d u a r d o:

--- Citação de: Nibelung em Junho 01, 2012, 04:11:08 am ---[*]Atributos param de influenciar a jogada de ataque dos poderes. As jogadas agora são iguais a: 3 + proficiência + nível + outros modificadores.
[*]Atributos param de influenciar a jogada de dano dos poderes. Ao invés disto, eles recebem um bônus de +1 dado por patamar (+1 no heroico, +2 no exemplar, +3 no épico). Logo, um ataque básico com espada longa feita por um personagem de nível 1 causa 2d8 de dano, enquanto um personagem de nível 26 causa 4d8 de dano. (A nomenclatura "+1 dado" é porque ele também influencia ataques de implemento)[/list]

--- Fim de citação ---
Ousado, isso aqui!

Mas tô curtindo as propostas e ainda não entendi direito os efeitos, que nunca fui muito fundo nas mecânicas d'um sistema. Continuarei acompanhando.


--- Citação de: Arcane em Junho 01, 2012, 08:00:11 am ---Tipo, se ele quizer ser um "defensor divino" ele teria acesso a comprar tanto os poderes de defensores (guerreiro, paladino, etc) quanto o de fonte divina (clérigo, vingador, etc). O que daria a ele um leque enorme de opções.
--- Fim de citação ---
<3

Nibelung:
@Arcane: Está nos meus planos fazer exatamente isto. Talvez puxar a mecânica de temas pra determinar a antiga classe (como paladino, patrulheiro, etc) e permitir canibalizar características de classe. Mas primeiro eu quero tentar acertar a matemática-base do sistema, pra criar coisas em cima de uma base mais sólida.

@Blackbird: O maior efeito colateral desta mecânica é que isso tira o incentivo do jogador de aumentar o atributo primário da classe. No primeiro rascunho, estou pensando em modificar as características de classe pra dar mais valor ao atributo primário do que ao secundário. Por exemplo, o ladino "de força" adicionar destreza no dano do ataque furtivo, e o ladino "de carisma" adicionar destreza de novo na CA contra ataques de oportunidade. Sem a influência do atributo principal no ataque e dano, e sem aumentos de atributo, o conceito de atributo secundário pode cair por terra.

Agnelo:
Tava conversando com o nibe no chat e apareceu aquele problema chato da dinâmica dos combates de D&D, todo mundo gastando sua munição no começo do combate quando acha que o desafio é importante.

Se tu mudas a dinâmica dos poderes diários pra, praticamente, um por encontro depois de um certo tempo, todo combate pode virar uma chuva de dor e sangue nos primeiros dois turnos pra se arrastar em combates baseados em attwills até acabarem os pvs dos monstros.

SE combater isso fosse uma intenção de design buscar formas de liberar poderes a partir de um determinado ponto seria uma alternativa. Liberar os dailys a partir de uma determinada rodada de combate, ou de uma determinada parada de dados poderia tornar o combate mais dinâmico. No Chat eu falei em dados de recarga, como os monstros tem, apesar de saber que isso seria mais uma parada de dados a ser administrada.

Não sei o quanto isso é válido, mas o nibe pediu pra eu jogar isso por aqui.

Barão:
Concordo Agnelo, é realmente estranho transformar os dailies em encounter, todo combate vai ser quase igual. Acho que o Nibe pensou na perspectiva dele como jogador, que ele escolhe poderes que não são uteis em todas as situações, mas são muito úteis quando certo elemento acontece. Uma solução possível seria refazer alguns poderes, mas isso daria um trabalho danado...

Eu quero entender primeiro porque um dos objetivos é acabar com os dailies. Dependendo do caso, podemos dar uma solução melhor para isso.

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