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Os Hacks e House Rules do Hikaru

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Hikaru:

--- Citação de: Notas do Autor ---Por monte de motivos, decidi mudar o nome do topico e expandir a gama dele, para não ser apenas sobre Hacks de M&M, mas tambem para outros sistemas.

Assim posso variar mais as coisas...
--- Fim de citação ---
Eu não sei o quanto de vocês ja ficaram meio se perguntando porque Mutantes e Malfeitores tem 6 Habilidades (2ª edição) ou 8 habilidades (3ª edição), quando 4 ou menos já seriam de bom tamanho.

Esse é um esboço de um brainstorm que tive lendo Tri-Stat dX e Mini Six, especialmente o ultimo (porcaria Paypal, porque você não liberá meu cartão? Eu quero comprar Mighty Six!), então ainda falta muuuuuita matematica e teste pratico para ter certeza que não fiz alguma mudança estupida, que vai provar o sistema inteiro entrar em colapso...

Os quatro Atributos passam a ser Vigor (basicamente Força e Constituição, já que ambos são meio "meh" em M&M...), Agilidade (Destreza, que continua meio "meh"...), Raciocínio (Inteligência, mas com um pouco de Sabedoria) e Perseverança (Carisma, mas também com um pouco de Sabedoria, para deixar de ser tão "meh").

As outras mudanças que já rabisquei são as seguintes:

Perícias:
Atletismo
Ciência
Erudição
Interação
Ladinagem
Medicina
Natureza
Ocultismo
Performance
Profissão
Prontidão
Tecnologia
Veículos

Salvamentos:
Reflexos: [Agilidade + Raciocínio]/2, Resistência: [Vigor + Perseverança]/2
Fortitude: Vigor
Vontade: Perseverança

Combate:
Iniciativa = Agilidade
Ataque Corpo-a-Corpo: [Vigor + Agilidade]/2
Ataque a Distância: [Agilidade + Raciocínio]/2

Trade-Offs:
Reflexos<=>Resistência = NPx2
Fortitude<=>Vontade = NPx2
Ataque<=>Dano = NPx2

Custa das Características
Habilidades = 3 pp
Poderes = Variável
Perícias = 1 pp [2 graduações para Gerais ou 4 graduações para Especializações]*
Feitos = 1 pp
Ataque e Reflexos = 2 pp
Fortitude e Vontade = 1 pp

*De forma geral, próximo a como a regra de Meia-Perícias e Perícias Completas do Manual do Malfeitor funciona, Perícias Gerais tem graduação igual a metade do NP, Especializações tem graduação igual ao NP.

Eu ainda tenho que acertar as Perícias, alem de boa partes dos Feitos e Poderes, mas por hora vamos nos preocupar com o básico e como eu sou um designer de regras pior que o Cassaruman.

Então, alguma sugestão?

VA:
Na verdade, como M&M é centrado em efeitos, você não precisa de habilidade nenhuma (isso é especialmente verdade na 3E). Tudo o que você adquire com as habilidades pode ser adquirido com efeitos.

Hikaru:
Eu sei, mas esse fica para outra opções de Hack, por hora seremos um pouco mais tradicionalistas.

Depois a gente começa a fazer um Hack, ala Fate Core para M&M, apenas Perícias, Feitos e Poderes.

Hikaru:
Nova fase do tópico, então novos experimentos que podem ou não ser tiros no escuro...

Algum tempo atrás tentei fazer um hack de Lobisomem: Os Destituidos para Fate Accelerated, mas os resultados não foram dos melhores, mas agora com mais experiencia no sistema e algumas peculiaridades do mesmo decidi fazer uma nova tentativa.

Desça vez sendo um pouco mais generico, ou pelo menos o suficiente para funcionar tanto com Os Destituidos como O Apocalipse, e outras ambientações ao gosto do freguês.

Na verdade, é uma opção bem simples para fazer um lobisomem com duas formas básica: Humana e Híbrida, utilizando Façanhas para isso, do tipo que só pode ser usada uma vez por sessão e permitem você torcer brutamente as regras do sistema. A Façanha em questão seria mais ou menos assim:

--- Citar ---Porque eu sou um Lobisomem, uma vez por sessão, posso mudar para minha forma híbrida para fazer meus oponentes em pedaços!
--- Fim de citação ---
Dessa forma, seu personagem terá dois conjuntos de Abordagens, ao invés de um, para ficar ainda mais próximo de um lobisomem "crássico", as Abordagens da forma Hibrida sempre devem priorizar Poderoso (Otimo) e Ágil (Bom), Aspectos com tematica lupina são desejaveis.


--- Citação de: Personagem Exemplo ---
WATCH_DOG 2.0

Conceito de Personagem: Vigilante Ciberlupino
Problemas: Sempre do lado oposto da Lei.
Outros Aspectos: L33T HAX SK1LLZ!ONE1
Abordagens [Forma Humana]:
+3 Estiloso, +2 Cuidadoso e Sorrateiro, +1 Ágil e Poderoso, +0 Inteligente
Adordagens [Forma Híbrida]:
+3 Poderoso, +2 Ágil e Estiloso, +1 Cuidadoso e Sorrateiro, +0 Inteligente
Façanhas:
Porque eu sou um Lobisomem, uma vez por sessão, posso mudar para minha forma Híbrida para fazer meus oponentes em pedaços!
Porque eu sou um Hacker, recebe +2 quando eu Estilosamente Crio Vantagem e Sobresaio essa coisinha mixuruca que você chama de Firewall e Sistema de Segurança.
Recarga: 3
Estresse: 3
Consequências:
Suave [-2], Moderada [-4], Severa [-6]
--- Fim de citação ---

Hikaru:
Já que estou mexendo com Velho e Novo Mundo das Trevas nos últimos dias... Meu que estou tentando combinar algumas mecânicas de um para consertar o outro, nesse caso algumas coisa de nWoD em oWoD, com algumas coisas de Exalted e Aeon Trinity para temperar esse mexidão.

Regra do Um e Falhas Criticas:
Tirar um "1" em qualquer jogada em Storyteller é de fuder a alma, devido a todo lance de tirar seus sucessos e tal. Então para felicidade geral da nação, isso mudou em Storytelling, agora que 1 não tiram mais sucesso. Mas por sua vez ferrou com a Falha Critica.

Em Adventure!: Tales of Aeon Society existe um meio termo entre os dois, Falhas Criticas se manifestam quando você não possui nenhum sucesso numa jogada e tirou pelo menos um "1" nessa jogada.

Regras do 10 e Sucesso Críticos: 
Tirar um "10" em qualquer jogada permite você jogar mais dados em Storyteller, alem de ser sempre sucesso, mas pode criar o efeito "Bacia de Dados", uma opção é que cada "10" no dado vale por dois sucesso, ao invés de apenas um.

Novamente em Adventure!: Tales of Aeon Society, Sucesso Decisivo são jogadas aonde você consegui 5 ou mais sucesso numa jogada de dados, ao invés de estar atrelado a um número no dado.

Conversão de Dificuldade para Bônus/Penalidade na Parada de Dados:
Dificuldade variável de Storyteller é um tanto... Irritante. Especialmente, porque jogos dessa linha tinha o irritante habito de terem dificuldades diferentes para a mesma ação, because fuck you, that is why.

Então, que tão uma Dificuldade Fixa, ala Adventure!/NWoD? Todas as jogadas de dados passam a ter "7" como número alvo e o que passa a ser alterado é o número de dados de sua parada de dado.
 
Dificuldade---Bônus/Penal. em Dados
2---[+4]
3---[+3]
4---[+2]
5---[+1]
6---[+0]
7---[-1]
8---[-2]
9---[-3]
10---[-4]

Combate:
Combate em Storyteller é uma bosta, vamos ser sinceros. Então vamos pelo menos torna-lo rápido e mais dinâmico, sem ter que correr de suplementos obscuros como WoD: Combat... Eu roubei algumas coisas de Exalted e nWoD aqui.

Alem disso, por favor, Mortais podem absorver Dano Letal, porque até aonde sei, seres humanos não são feitos de plastico.

Ataque = Atributo + Habilidade + Dano da Arma - Defesa - Absorção
Esquiva = [Destreza + Esportes]/2, arredondado para baixo
Aparar = [Destreza + Briga]/2, arredondado para baixo
Bloqueio [Destreza + Armas Brancas]/2, arredondado para baixo

Absorção 
Vigor---[Não-Letal]---[Letal ou Agravado]
1---[1]---[0]
2---[2]---[1]
3---[3]---[1]
4---[4]---[2]
5---[5]---[2]


--- Citação de: House Rules Inception! ---Caso você não queira escolher entre três defesas e depois adicionar o valor de absorção, você pode simplesmente usar a formula abaixo no lutar:
Defesa = [Destreza + Vigor + Esportes]/2, arredondado para baixo.
--- Fim de citação ---

Bem, por hora é só. Algumas sugestão ou alteração?


Espero que não tenha ficado puxado no sal...

Update 0.1: Corrigi um DERP segundo a morte da Esquiva, vida longa a Esquiva!

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