RPG > Design & Desenvolvimento

Os Hacks e House Rules do Hikaru

<< < (2/4) > >>

Smaug:

--- Citar ---Em Adventure!: Tales of Aeon Society existe um meio termo entre os dois, Falhas Criticas se manifestam quando você não possui nenhum sucesso numa jogada e tirou pelo menos um "1" nessa jogada.
--- Fim de citação ---
Mas essa é a regra de falha crítica do storiteller desde a edição revisada. Não importa quantos 1s você tire, caso você tenha pelo menos um sucesso, mesmo que ele sendo anulado, não é uma falha critica. Você só falha criticamente se não tiver nenhum sucesso e tirar 1.


--- Citar ---Tirar um "10" em qualquer jogada permite você jogar mais dados em Storyteller, alem de ser sempre sucesso, mas pode criar o efeito "Bacia de Dados", uma opção é que cada "10" no dado vale por dois sucesso, ao invés de apenas um.
--- Fim de citação ---
Não mais. Nas edições de 20th anniversary a regra de especialização mudou. Cada 10 conta como dois sucessos quando o personagem é especialista.

Porque não abraço de uma vez o combate de Storitelling e coloca apenas um valor defesa que representa tanto esquiva quanto bloqueio?

Como está pensando em tratar os níveis de vitalidade? Setes níveis, como Storiteller ou vários níveis podendo aumentar eles ao longo do jogo (como ocorre em Storitelling ou Street Fighter)?

Hikaru:
Eu nunca li a edição revisada, para ser sincero, só comprei uma vez um livro de Mago: A Ascenção 3ª edição para um colega meu porque um dos gúris do grupo fugiu com o livro que era dele.

Acabei tendo contato com essas regras lendo Exalted, Trinity e Adventure... Alem de topicos e mais topicos sobre como portar elas para as outras linhas. XD

Ainda estou para ler a versão 20 anos de Storyteller para ser sincero, provavelmente só usaria o Translation Guide (so para ver que tribo equivale ao o que), Armory Reload (Hacks de lobi) e Forsaken's Chronicles Guide III (Caçada Espiritual e algumas regras do lobis sumerianos) para narrar em Lobisomem: o Apocalipse.

De qualquer maneira, eu tinha colocado uma House Rule da House Rule (*Inception*) para Defesa Única ([Destreza + Vigor + Esquiva]/2 = Defesa), três tipo de defesa é mais para variar as coisas.

Provavelmente teria que modificar como Vitalidade funciona, talvez Vitalidade 7 para Mortais e Magos, e um bônus extra para Fúria alta ou Geração mais baixa...

Ou ir totalmente Street Fighter.

Smaug:
Hum, se vai utilizar 3 tipos de defesas você poderia ligar elas a condições e gatilhos, tipo, se você esquiva, obrigatoriamente sai da posição inicial e isso permite que você se afaste do oponente. Caso bloqueie você pode receber bônus em defesas futuras ou ações ligadas a bloqueio, como desarme. Se aparar isso poderia permitir em alguns casos um contra-ataque ou um bônus no próximo ataque. Deixaria mais tático e mesmo que tem uma das defesas baixas pode se sentir confortável para tentar usar todas elas, ao invés de ter um personagem bom de briga só bloqueando enquanto tudo que outro faz é ficar esquivando.

Outra modificação das edições de 20th anniversary é que o talento esquiva foi descartado. Agora se usa esportes para esquivar. Talvez você possa usar isso, eu gostei porque é um jeito de você usar melhor os pontos, ao invés de investir em uma opção que só serve pra uma coisa (no caso esquivar).

Hikaru:
Dessa eu não sabia, eles bem que poderia ter eliminado a gangorra de Dificuldades tambem...

Não teria feito eu achar que pouca coisa mudou da 2ª edição para a atual.

Hikaru:
Conversão de Dificuldade para Número Alvo:
Ok, segunda variante de testes para Storyteller, agora com uma variação de dificuldade com número fixo (Dif. 7 no dado) e o jogador necessitando de um número minimo de sucesso para obter exito em uma tarefa, ao invés de reduzir a Parada de Dados do personagem.

Dificuldade---Min. Número de Sucesso
[6]---Normal [+0]
[7]---Difícil [+1]
[8]---Muito Difícil [+2]
[9]---Quase Impossível [+3]
[10]---Épica [+4]

Conversão de Dados em Sucesso Automático:
Em World of Darkness: Mirrors existe uma House Rule muito interessante para gasto de Força de Vontade, ao invés de gasta um ponto de Força de Vontade e receber mais três dados numa jogada, o jogador pode optar por receber um Sucesso Automático.
Usando essa logica, cada três dados equivalente a um sucesso automático numa jogada. Esse é um método para reduzir paradas incrivelmente grandes, como podem acontecer em caso de personagens usando Rapidez ou Fúria ou outros métodos para ter cada vez mais dados.

Número de Dado---Sucessos Automáticos
[3]---[1]
[6]---[2]
[9]---[3]
[12]---[4]

Nota: Esse método é aconselhável ser usado em conjunto com o Conversão de Dificuldade para Bônus/Penalidade na Parada de Dados ou Conversão de Dificuldade para Número Alvo:, devido a curva de probabilidade mais estável do dado.

Combate ala Shadowrun 4e:
Tudo, esse é um hack mais para Storytelling, mas pode ser usado em Storyteller. Em Shadowrun, a resolução de combate é um pouco diferente de Storytelling, mas dividem a mesma base Atributo + Habilidade +/- Modificadores vs Atributo + Habilidade +/- Modificadores.

A principal diferença e como Dano é calculado.

Em Shadowrun, ao contrario de Storytelling, armas causa automaticamente o dano adequado em adicção de qualquer sucesso obtido no ataque, ao invés de ser somada a Parada de Dados, e o alvo faz uma jogada de Absorção (que usa o menor entre Vigor e Perseverança) para reduzir esse dado, somando qualquer Blindagem que tenha.

Ataque: Atributo + Habilidade - Defesa
Dano: Dano da Arma + Sucesso - Absorção + Blindagem

Tabela de Absorção:
Vigor ou Perseverança---Não-Letal---Letal
[1]---[1]---[0]
[2]---[2]---[1]
[3]---[3]---[1]
[4]---[4]---[2]
[5]---[5]---[2]

Nota: Assim como Defesa é usada em provavelmente todas algumas mesas, Absorção pode ser calculado como [Vigor + Perseverança]/2, arredondado para baixo, então use o valor equivalente na Tabela de Absorção.

Em WoD: Mirror, uma da opções possíveis para Absorção é basicamente trata-lá como Blindagem,
com valor igual na Tabela de Absorção, rolar com valor igual [Vigor + Perseverança] para Não-Letal e [Vigor + Perseverança]/2 para Letal, ou Converter de Letal para Não Letal, usando as regras normais de combate.

--- Citação de: Exemplo de Combate ---João e Maria decidem que vão sair na porrada, por algum motivo besta, João possui 8 dados em ataque [Força 4 e Briga 4] e Maria possui Defesa 2 [Destreza 2 ou Raciocínio 2], João fica com 6 dados para rolar em seu ataque.
Conseguindo 4 Sucesso em seu Ataque, como ele esta atacando desarmado [dano +0], João causa 4 Pontos de Dano em Maria e agora ela deve rolar seus 2 dados para absorver [Vigor 2 ou Perseverança 2] o dano, já que o dano não é letal, conseguindo um sucesso e sofrendo um ponto de dado.
--- Fim de citação ---
Eu não sei se isso muda muita coisa, alem disso GMC teve mudanças na Regras de Defesa, mas não estou as considerando para esse Hack em questão, certo? :b

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa