Autor Tópico: Os Hacks e House Rules do Hikaru  (Lida 4008 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Online: Junho 02, 2014, 02:40:24 pm »
Citação de: Notas do Autor
Por monte de motivos, decidi mudar o nome do topico e expandir a gama dele, para não ser apenas sobre Hacks de M&M, mas tambem para outros sistemas.

Assim posso variar mais as coisas...
Eu não sei o quanto de vocês ja ficaram meio se perguntando porque Mutantes e Malfeitores tem 6 Habilidades (2ª edição) ou 8 habilidades (3ª edição), quando 4 ou menos já seriam de bom tamanho.

Esse é um esboço de um brainstorm que tive lendo Tri-Stat dX e Mini Six, especialmente o ultimo (porcaria Paypal, porque você não liberá meu cartão? Eu quero comprar Mighty Six!), então ainda falta muuuuuita matematica e teste pratico para ter certeza que não fiz alguma mudança estupida, que vai provar o sistema inteiro entrar em colapso...

Os quatro Atributos passam a ser Vigor (basicamente Força e Constituição, já que ambos são meio "meh" em M&M...), Agilidade (Destreza, que continua meio "meh"...), Raciocínio (Inteligência, mas com um pouco de Sabedoria) e Perseverança (Carisma, mas também com um pouco de Sabedoria, para deixar de ser tão "meh").

As outras mudanças que já rabisquei são as seguintes:

Perícias:
Atletismo
Ciência
Erudição
Interação
Ladinagem
Medicina
Natureza
Ocultismo
Performance
Profissão
Prontidão
Tecnologia
Veículos

Salvamentos:
Reflexos: [Agilidade + Raciocínio]/2, Resistência: [Vigor + Perseverança]/2
Fortitude: Vigor
Vontade: Perseverança

Combate:
Iniciativa = Agilidade
Ataque Corpo-a-Corpo: [Vigor + Agilidade]/2
Ataque a Distância: [Agilidade + Raciocínio]/2

Trade-Offs:
Reflexos<=>Resistência = NPx2
Fortitude<=>Vontade = NPx2
Ataque<=>Dano = NPx2

Custa das Características
Habilidades = 3 pp
Poderes = Variável
Perícias = 1 pp [2 graduações para Gerais ou 4 graduações para Especializações]*
Feitos = 1 pp
Ataque e Reflexos = 2 pp
Fortitude e Vontade = 1 pp

*De forma geral, próximo a como a regra de Meia-Perícias e Perícias Completas do Manual do Malfeitor funciona, Perícias Gerais tem graduação igual a metade do NP, Especializações tem graduação igual ao NP.

Eu ainda tenho que acertar as Perícias, alem de boa partes dos Feitos e Poderes, mas por hora vamos nos preocupar com o básico e como eu sou um designer de regras pior que o Cassaruman.

Então, alguma sugestão?
« Última modificação: Junho 14, 2014, 06:17:43 pm por Hikaru »

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Hackeando M&M, ou como parei de me preocupar...
« Resposta #1 Online: Junho 02, 2014, 03:54:44 pm »
Na verdade, como M&M é centrado em efeitos, você não precisa de habilidade nenhuma (isso é especialmente verdade na 3E). Tudo o que você adquire com as habilidades pode ser adquirido com efeitos.

Re:Hackeando M&M, ou como parei de me preocupar...
« Resposta #2 Online: Junho 02, 2014, 04:01:23 pm »
Eu sei, mas esse fica para outra opções de Hack, por hora seremos um pouco mais tradicionalistas.

Depois a gente começa a fazer um Hack, ala Fate Core para M&M, apenas Perícias, Feitos e Poderes.

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #3 Online: Junho 15, 2014, 12:12:22 am »
Nova fase do tópico, então novos experimentos que podem ou não ser tiros no escuro...

Algum tempo atrás tentei fazer um hack de Lobisomem: Os Destituidos para Fate Accelerated, mas os resultados não foram dos melhores, mas agora com mais experiencia no sistema e algumas peculiaridades do mesmo decidi fazer uma nova tentativa.

Desça vez sendo um pouco mais generico, ou pelo menos o suficiente para funcionar tanto com Os Destituidos como O Apocalipse, e outras ambientações ao gosto do freguês.

Na verdade, é uma opção bem simples para fazer um lobisomem com duas formas básica: Humana e Híbrida, utilizando Façanhas para isso, do tipo que só pode ser usada uma vez por sessão e permitem você torcer brutamente as regras do sistema. A Façanha em questão seria mais ou menos assim:
Citar
Porque eu sou um Lobisomem, uma vez por sessão, posso mudar para minha forma híbrida para fazer meus oponentes em pedaços!
Dessa forma, seu personagem terá dois conjuntos de Abordagens, ao invés de um, para ficar ainda mais próximo de um lobisomem "crássico", as Abordagens da forma Hibrida sempre devem priorizar Poderoso (Otimo) e Ágil (Bom), Aspectos com tematica lupina são desejaveis.

Citação de: Personagem Exemplo

WATCH_DOG 2.0

Conceito de Personagem: Vigilante Ciberlupino
Problemas: Sempre do lado oposto da Lei.
Outros Aspectos: L33T HAX SK1LLZ!ONE1
Abordagens [Forma Humana]:
+3 Estiloso, +2 Cuidadoso e Sorrateiro, +1 Ágil e Poderoso, +0 Inteligente
Adordagens [Forma Híbrida]:
+3 Poderoso, +2 Ágil e Estiloso, +1 Cuidadoso e Sorrateiro, +0 Inteligente
Façanhas:
Porque eu sou um Lobisomem, uma vez por sessão, posso mudar para minha forma Híbrida para fazer meus oponentes em pedaços!
Porque eu sou um Hacker, recebe +2 quando eu Estilosamente Crio Vantagem e Sobresaio essa coisinha mixuruca que você chama de Firewall e Sistema de Segurança.
Recarga: 3
Estresse: 3
Consequências:
Suave [-2], Moderada [-4], Severa [-6]

« Última modificação: Junho 15, 2014, 12:24:51 am por Hikaru »

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #4 Online: Junho 15, 2014, 12:20:37 pm »
Já que estou mexendo com Velho e Novo Mundo das Trevas nos últimos dias... Meu que estou tentando combinar algumas mecânicas de um para consertar o outro, nesse caso algumas coisa de nWoD em oWoD, com algumas coisas de Exalted e Aeon Trinity para temperar esse mexidão.

Regra do Um e Falhas Criticas:
Tirar um "1" em qualquer jogada em Storyteller é de fuder a alma, devido a todo lance de tirar seus sucessos e tal. Então para felicidade geral da nação, isso mudou em Storytelling, agora que 1 não tiram mais sucesso. Mas por sua vez ferrou com a Falha Critica.

Em Adventure!: Tales of Aeon Society existe um meio termo entre os dois, Falhas Criticas se manifestam quando você não possui nenhum sucesso numa jogada e tirou pelo menos um "1" nessa jogada.

Regras do 10 e Sucesso Críticos: 
Tirar um "10" em qualquer jogada permite você jogar mais dados em Storyteller, alem de ser sempre sucesso, mas pode criar o efeito "Bacia de Dados", uma opção é que cada "10" no dado vale por dois sucesso, ao invés de apenas um.

Novamente em Adventure!: Tales of Aeon Society, Sucesso Decisivo são jogadas aonde você consegui 5 ou mais sucesso numa jogada de dados, ao invés de estar atrelado a um número no dado.

Conversão de Dificuldade para Bônus/Penalidade na Parada de Dados:
Dificuldade variável de Storyteller é um tanto... Irritante. Especialmente, porque jogos dessa linha tinha o irritante habito de terem dificuldades diferentes para a mesma ação, because fuck you, that is why.

Então, que tão uma Dificuldade Fixa, ala Adventure!/NWoD? Todas as jogadas de dados passam a ter "7" como número alvo e o que passa a ser alterado é o número de dados de sua parada de dado.
 
Dificuldade---Bônus/Penal. em Dados
2---[+4]
3---[+3]
4---[+2]
5---[+1]
6---[+0]
7---[-1]
8---[-2]
9---[-3]
10---[-4]

Combate:
Combate em Storyteller é uma bosta, vamos ser sinceros. Então vamos pelo menos torna-lo rápido e mais dinâmico, sem ter que correr de suplementos obscuros como WoD: Combat... Eu roubei algumas coisas de Exalted e nWoD aqui.

Alem disso, por favor, Mortais podem absorver Dano Letal, porque até aonde sei, seres humanos não são feitos de plastico.

Ataque = Atributo + Habilidade + Dano da Arma - Defesa - Absorção
Esquiva = [Destreza + Esportes]/2, arredondado para baixo
Aparar = [Destreza + Briga]/2, arredondado para baixo
Bloqueio [Destreza + Armas Brancas]/2, arredondado para baixo

Absorção 
Vigor---[Não-Letal]---[Letal ou Agravado]

1---[1]---[0]
2---[2]---[1]
3---[3]---[1]
4---[4]---[2]
5---[5]---[2]

Citação de: House Rules Inception!
Caso você não queira escolher entre três defesas e depois adicionar o valor de absorção, você pode simplesmente usar a formula abaixo no lutar:
Defesa = [Destreza + Vigor + Esportes]/2, arredondado para baixo.

Bem, por hora é só. Algumas sugestão ou alteração?


Espero que não tenha ficado puxado no sal...

Update 0.1: Corrigi um DERP segundo a morte da Esquiva, vida longa a Esquiva!
« Última modificação: Junho 15, 2014, 05:20:29 pm por Hikaru »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #5 Online: Junho 15, 2014, 01:02:13 pm »
Citar
Em Adventure!: Tales of Aeon Society existe um meio termo entre os dois, Falhas Criticas se manifestam quando você não possui nenhum sucesso numa jogada e tirou pelo menos um "1" nessa jogada.
Mas essa é a regra de falha crítica do storiteller desde a edição revisada. Não importa quantos 1s você tire, caso você tenha pelo menos um sucesso, mesmo que ele sendo anulado, não é uma falha critica. Você só falha criticamente se não tiver nenhum sucesso e tirar 1.

Citar
Tirar um "10" em qualquer jogada permite você jogar mais dados em Storyteller, alem de ser sempre sucesso, mas pode criar o efeito "Bacia de Dados", uma opção é que cada "10" no dado vale por dois sucesso, ao invés de apenas um.
Não mais. Nas edições de 20th anniversary a regra de especialização mudou. Cada 10 conta como dois sucessos quando o personagem é especialista.

Porque não abraço de uma vez o combate de Storitelling e coloca apenas um valor defesa que representa tanto esquiva quanto bloqueio?

Como está pensando em tratar os níveis de vitalidade? Setes níveis, como Storiteller ou vários níveis podendo aumentar eles ao longo do jogo (como ocorre em Storitelling ou Street Fighter)?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #6 Online: Junho 15, 2014, 02:55:58 pm »
Eu nunca li a edição revisada, para ser sincero, só comprei uma vez um livro de Mago: A Ascenção 3ª edição para um colega meu porque um dos gúris do grupo fugiu com o livro que era dele.

Acabei tendo contato com essas regras lendo Exalted, Trinity e Adventure... Alem de topicos e mais topicos sobre como portar elas para as outras linhas. XD

Ainda estou para ler a versão 20 anos de Storyteller para ser sincero, provavelmente só usaria o Translation Guide (so para ver que tribo equivale ao o que), Armory Reload (Hacks de lobi) e Forsaken's Chronicles Guide III (Caçada Espiritual e algumas regras do lobis sumerianos) para narrar em Lobisomem: o Apocalipse.

De qualquer maneira, eu tinha colocado uma House Rule da House Rule (*Inception*) para Defesa Única ([Destreza + Vigor + Esquiva]/2 = Defesa), três tipo de defesa é mais para variar as coisas.

Provavelmente teria que modificar como Vitalidade funciona, talvez Vitalidade 7 para Mortais e Magos, e um bônus extra para Fúria alta ou Geração mais baixa...

Ou ir totalmente Street Fighter.
« Última modificação: Junho 15, 2014, 03:00:25 pm por Hikaru »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #7 Online: Junho 15, 2014, 03:23:14 pm »
Hum, se vai utilizar 3 tipos de defesas você poderia ligar elas a condições e gatilhos, tipo, se você esquiva, obrigatoriamente sai da posição inicial e isso permite que você se afaste do oponente. Caso bloqueie você pode receber bônus em defesas futuras ou ações ligadas a bloqueio, como desarme. Se aparar isso poderia permitir em alguns casos um contra-ataque ou um bônus no próximo ataque. Deixaria mais tático e mesmo que tem uma das defesas baixas pode se sentir confortável para tentar usar todas elas, ao invés de ter um personagem bom de briga só bloqueando enquanto tudo que outro faz é ficar esquivando.

Outra modificação das edições de 20th anniversary é que o talento esquiva foi descartado. Agora se usa esportes para esquivar. Talvez você possa usar isso, eu gostei porque é um jeito de você usar melhor os pontos, ao invés de investir em uma opção que só serve pra uma coisa (no caso esquivar).
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #8 Online: Junho 15, 2014, 05:22:58 pm »
Dessa eu não sabia, eles bem que poderia ter eliminado a gangorra de Dificuldades tambem...

Não teria feito eu achar que pouca coisa mudou da 2ª edição para a atual.
« Última modificação: Junho 15, 2014, 05:25:48 pm por Hikaru »

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #9 Online: Junho 16, 2014, 04:24:22 pm »
Conversão de Dificuldade para Número Alvo:
Ok, segunda variante de testes para Storyteller, agora com uma variação de dificuldade com número fixo (Dif. 7 no dado) e o jogador necessitando de um número minimo de sucesso para obter exito em uma tarefa, ao invés de reduzir a Parada de Dados do personagem.

Dificuldade---Min. Número de Sucesso
[6]---Normal [+0]
[7]---Difícil [+1]
[8]---Muito Difícil [+2]
[9]---Quase Impossível [+3]
[10]---Épica [+4]

Conversão de Dados em Sucesso Automático:
Em World of Darkness: Mirrors existe uma House Rule muito interessante para gasto de Força de Vontade, ao invés de gasta um ponto de Força de Vontade e receber mais três dados numa jogada, o jogador pode optar por receber um Sucesso Automático.
Usando essa logica, cada três dados equivalente a um sucesso automático numa jogada. Esse é um método para reduzir paradas incrivelmente grandes, como podem acontecer em caso de personagens usando Rapidez ou Fúria ou outros métodos para ter cada vez mais dados.

Número de Dado---Sucessos Automáticos
[3]---[1]
[6]---[2]
[9]---[3]
[12]---[4]

Nota: Esse método é aconselhável ser usado em conjunto com o Conversão de Dificuldade para Bônus/Penalidade na Parada de Dados ou Conversão de Dificuldade para Número Alvo:, devido a curva de probabilidade mais estável do dado.

Combate ala Shadowrun 4e:
Tudo, esse é um hack mais para Storytelling, mas pode ser usado em Storyteller. Em Shadowrun, a resolução de combate é um pouco diferente de Storytelling, mas dividem a mesma base Atributo + Habilidade +/- Modificadores vs Atributo + Habilidade +/- Modificadores.

A principal diferença e como Dano é calculado.

Em Shadowrun, ao contrario de Storytelling, armas causa automaticamente o dano adequado em adicção de qualquer sucesso obtido no ataque, ao invés de ser somada a Parada de Dados, e o alvo faz uma jogada de Absorção (que usa o menor entre Vigor e Perseverança) para reduzir esse dado, somando qualquer Blindagem que tenha.

Ataque: Atributo + Habilidade - Defesa
Dano: Dano da Arma + Sucesso - Absorção + Blindagem

Tabela de Absorção:
Vigor ou Perseverança---Não-Letal---Letal
[1]---[1]---[0]
[2]---[2]---[1]
[3]---[3]---[1]
[4]---[4]---[2]
[5]---[5]---[2]

Nota: Assim como Defesa é usada em provavelmente todas algumas mesas, Absorção pode ser calculado como [Vigor + Perseverança]/2, arredondado para baixo, então use o valor equivalente na Tabela de Absorção.

Em WoD: Mirror, uma da opções possíveis para Absorção é basicamente trata-lá como Blindagem,
com valor igual na Tabela de Absorção, rolar com valor igual [Vigor + Perseverança] para Não-Letal e [Vigor + Perseverança]/2 para Letal, ou Converter de Letal para Não Letal, usando as regras normais de combate.
Citação de: Exemplo de Combate
João e Maria decidem que vão sair na porrada, por algum motivo besta, João possui 8 dados em ataque [Força 4 e Briga 4] e Maria possui Defesa 2 [Destreza 2 ou Raciocínio 2], João fica com 6 dados para rolar em seu ataque.
Conseguindo 4 Sucesso em seu Ataque, como ele esta atacando desarmado [dano +0], João causa 4 Pontos de Dano em Maria e agora ela deve rolar seus 2 dados para absorver [Vigor 2 ou Perseverança 2] o dano, já que o dano não é letal, conseguindo um sucesso e sofrendo um ponto de dado.
Eu não sei se isso muda muita coisa, alem disso GMC teve mudanças na Regras de Defesa, mas não estou as considerando para esse Hack em questão, certo? :b
« Última modificação: Junho 16, 2014, 04:26:51 pm por Hikaru »

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #10 Online: Junho 21, 2014, 12:41:27 pm »
Occupations:
Essa é uma House Rule para M&M 3ª edição, visando corrigir um problema, Skillmonkeys são caaaaros pacas para fazer. Apesar que esse é um problema inerente de d20 system é que o sistema de perícias não é exatamente eficiente. Então vamos roubar de algum lugar para simplificar um pouco as coisas?

Nesse caso, de 13th Age, do qual eu tenho um monte de problemas e reclamações a respeito para fazer, mas Backgrounds são eficientes e versateis, o que casa bem com a ideia de simular universo de quadrinho, aonde nego é Super Cientista ou Super Atleta, tendo domínios realmente arbitrários de sua área de especialidade.

Em termo de regras, Occupations substituem todas as perícias, com exceção de Close Combat e Range Combat, assim, um personagem não teria algo com Expertise [Law] 5, Insight 3, Persuasion 3, ele teria apenas Occupation [Lawyer] 5, Occupation [Everyman] 3.

Claro que algumas Advantages dançariam nessa brincadeira, como Beginner's Luck, Favored Foe e Jack-of-all Trades, mas ainda tenho que fazer um boa analise dessa House Rule.

Alguma sugestão?

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #11 Online: Setembro 09, 2014, 01:26:27 am »
Custo Alternativa para Perícias [M&M 3rd edition]:

Okay, nova ideia para as Perícias em M&M 3rd, que são meio salgadas, basicamente atrelar um nível de competência nelas.
 
Aprendiz: 2 graduações em uma Perícia. Custo: 1 pp.
Praticante: 5 graduações em uma Perícia. Custo: 2 pp.
Especialista: 10 graduações em uma Perícia. Custo: 3 pp.
Veterano: 15 graduações em uma Perícia. Custo: 4 pp.
Mestre: 20 graduações em uma Perícia. Custo: 5 pp.

Ainda falta alguns ajustes...

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #12 Online: Setembro 11, 2014, 08:21:02 pm »
Um monte de gente reclama do custo novo de perícias na 3E, eu tendo a discordar.

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #13 Online: Setembro 12, 2014, 09:07:25 am »
Eu já fiz um monte de Skills Monkeys (tipo, um Soldado Invernal ou Viuva Negra da vida é um inferno para escolher as perícias, tanto que Beginner's Luck, Jack-of-All-Trades é praticamente obrigatórios para esses personagens) e nunca ficaram adequados, seu ponto é? Porque tem poderes que valem mais apenas que comprar graduações nas Perícias em questão, que custam 2pp/graduação.

Dexterity e Presence são Atributos Armadilha, tem pouca utilidade em jogo e tem poucas perícias associadas a ele, o que resulta em algo muito engraçado, comprar elas puras tendem a ser melhor que comprar pontos nesses Atributos.

Eu ainda estou tentando entender qual a utilidade de Intimidation, Sleight of Hands separadas de Persuasion e Deception, por exemplo. Além de ficar meio na duvida se Perception e Insight não deveriam ser uma Perícia só também, ou parte de outras perícias.

Resumindo, o sistema de Perícias precisa de ajustes, ele está longe de ser adequado. Más claro que isso pode ser só mimimi, apesar que tem um monte de topicos no Atomic Think Tank sobre os pontos que mencionei, então não sou o unico com problemas com essa parte do jogo.

Re:Os Hacks e House Rules do Hikaru
« Resposta #14 Online: Setembro 12, 2014, 02:58:06 pm »
de fato já tentei montar personagens com muitas perícias, eles tendem a consumir muuuuuitos pontos quando você se dá conta e sobra pouco ponto para poderes e as vezes mesmo para advantages.