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Loremaster

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kinn:
Vamos ver se o elfo aparece e comenta

Elven Paladin:

--- Citação de: kinn ---Vamos ver se o elfo aparece e comenta
--- Fim de citação ---

Have no fear, Vlad is here.




--- Citação de: Bispo ---Embora, como demonstrado recentemente, a ideia de Wizards e Sorcerers não terem magias de cura em seus repertórios é tb uma questão dos grognards.
--- Fim de citação ---

O "Livro de Tabelas Que eu Me Arrependo de ter Encomendado" tem o Favored Soul, um Arquétipo do Feiticeiro com Cura na sua lista de magias. Não é algo tão "sagrado" assim.


--- Citação de: Bispo ---Ritual Master
Beginning at 6th level, you can inscribe spells that have the ritual tag from any class’s spell list in your Spellbook. For each level of the spell, the transcription process takes 2 hours and costs 50 gp for the rare inks needed to inscribe it.
--- Fim de citação ---

Melhor restringir a apenas uma classe, não? O Talento Ritual caster é restrito a apenas uma classe, não vejo motivos para uma habilidade de classe seja substancialmente melhor que tal talento.


--- Citação de: Bispo ---Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.
--- Fim de citação ---

Essa habilidade ainda me dá calafrios, porque nós dois sabemos que envolve a "sacrossanta trava contra Conjuradores". Há a possibilidade de restringir não só as magias ao nível 1 e 2, mas também o uso de slots de nível 1 e 2?

Bispo:

--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Novembro 25, 2017, 02:07:35 am ---O "Livro de Tabelas Que eu Me Arrependo de ter Encomendado" tem o Favored Soul, um Arquétipo do Feiticeiro com Cura na sua lista de magias. Não é algo tão "sagrado" assim.

--- Fim de citação ---

Ao mesmo tempo limaram "Healing Elixir" do UA de Starter Spells.

Acredito que a presença do Divine (Favored) Soul seja  devida mais à "tradição" do que à preocupação com Magos e Feiticeiros terem acesso à magia divina. E até porque, parece que toda classe agora tem que ter sua subclasse "devota". Por fim, eu achei o XGtE bem legal: concordo em relação às páginas dedicadas às tabelas de nomes, mas, em geral, o conteúdo vale à pena.



--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Novembro 25, 2017, 02:07:35 am ---Melhor restringir a apenas uma classe, não? O Talento Ritual caster é restrito a apenas uma classe, não vejo motivos para uma habilidade de classe seja substancialmente melhor que tal talento.

--- Fim de citação ---

Então, tem o Book of Shadows, UMA Eldritch Invocation de Warlock que já melhor que o talento. :P

Na real, eu não sei se essa habilidade aí vale muita coisa. Afinal, Mago já tem a melhor lista de magias com a tag ritual. No máximo, ele pode conseguir algumas outras magias tipo Augury, Animal Messenger, Forbiddance ou Divination. Mas isto vai do DM permitir também (oferecendo meios do Mago conseguir estas magias). Ou ele "queima" as magias grátis que recebe com o avançar de níveis nisso.


--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Novembro 25, 2017, 02:07:35 am ---Essa habilidade ainda me dá calafrios, porque nós dois sabemos que envolve a "sacrossanta trava contra Conjuradores". Há a possibilidade de restringir não só as magias ao nível 1 e 2, mas também o uso de slots de nível 1 e 2?

--- Fim de citação ---

Quando pensei essa habilidade, tinha duas coisas em mente: i) que ela fosse original, icônica e servisse à narrativa da subclasse; e ii) compensasse a escolha da subclasse, já que o jogador optou por esta em detrimento de outras (aka Divination, Abjuration e Bladesinging).

Penso que, do jeito que está, ela serve ao propósito. Como escrevi na resposta ao Kinn, as magias de nível 1-2 de Mago potencialmente escolhidas não são tão "game-changers" assim. Meu único receio seria alguém conseguir conjurar Bless como magia de Mago, aí sim seria ruim. Mas, pelo que sei, essa possibilidade não existe até agora.


No geral, o que o pessoal do EnWorld criticou (e concordo) é que as habilidades de nível 1 e 6 da versão revisada podem, a depender da campanha, ser meras "economia de ouro", já que num mundo de magia (e material mágico) abundante, um Mago padrão conseguiria acesso às magias bem facilmente. Talvez eu estivesse, na hora que desenvolvi as habilidades, influenciado demais pela minha própia experiência de jogo (ter um Mestre muquirana :P ).

Bispo:
Como atualizei a discussão no EnWorld, fazer isso no tópico daqui também.

Essa é a versão corrente do Loremaster.


--- Citar ---2nd level feature
Magic Savant
Your investigations allows you to go deeper in the arcana knowledge than other wizards. Beginning at 2nd level, each time you gain a wizard level, you can add three wizard spells of your choice to your spellbook for free, rather than two as per standard rules. Each of these spells must be of a level for which you have spell slots, as shown on the Wizard table.

In addition, you can inscribe spells that have the ritual tag from any class’s spell list in your Spellbook. For each level of the spell, the transcription process takes 2 hours and costs 50 gp for the rare inks needed to inscribe it.
 

6th level feature
Font of Knowledge
Beginning at 6th level, you become proficient in your choice of two of the following skills: Arcana, History, Investigation, Nature, or Religion. You can learn a language instead of becoming proficient in one of these skills.

In addition, you add the Identify spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Identify spell you regain one expended spell slot of 1st level. At 9th level, you add the Legend Lore spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Legend Lore spell you regain one expended spell slot of 5th level or lower.


10th level feature
Prodigious Memory
At 10th level, you have attained a greater mastery of spell preparation. As a bonus action, you can replace one spell you have prepared with another spell from your spellbook. You can’t use this feature again until you finish a short or long rest.


14th level feature
Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.

--- Fim de citação ---

Tenho jogado com ela (jogo sem multiclasse e com poucos itens mágicos), e tem se mostrado divertida. Não rouba nicho de outros personagens e ainda é bem útil (lógico, trata-se de um Mago ainda). Pena que a mesa deu um tempo, então não pude ver as habilidades de nível 10+ em prática.

kinn:
Saiu uma versão no unearthed arcana também.

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