Autor Tópico: Loremaster  (Lida 2017 vezes)

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Loremaster
« Online: Novembro 07, 2017, 03:20:33 pm »
Então, já que a WotC desistiu, por ora, do Loremaster como uma Arcane Tradition do Mago, e penso que é um conceito bacana, resolvi fazer o meu. Segue o que desenvolvi até agora:

2nd level feature
Arcane Savant
At 2nd level, you learn two languages of your choice. You also become proficient in your choice of two of the following skills: Arcana, History, Investigation, Nature, or Religion.
Your proficiency bonus is doubled for any ability check you make that uses either of those skills.

In addition, you add the Identify spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Identify spell you regain one expended spell slot of 1st level.

At 9th level, you add the Legend Lore spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Legend Lore spell you regain one expended spell slot of 5th level or lower.


6th level feature
Use Magic Device
By 6th level, you have learned enough about the workings of magic that you can improvise the use of items even when they are not intended for you. You ignore all class, race, and level requirements on the use of magic items.


10th level feature
Prodigious Memory
At 10th level, you have attained a greater mastery of spell preparation. As a bonus action, you can replace one spell you have prepared with another spell from your spellbook. You can’t use this feature again until you finish a short or long rest.


14th level feature
Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.


Opiniões?

Ficaria muito forte se no Arcane Mastery (sugestão para nomes são bem-vindas, já tem muito "mastery" no texto), também permitisse selecionar uma magia de 3º nível? Isto é, escolher duas magias numa combinação até o 3º nível de magias (e.g. Web e Haste).
« Última modificação: Novembro 09, 2017, 10:39:31 am por Bispo »

Re:Loremaster
« Resposta #1 Online: Novembro 09, 2017, 10:43:56 am »
Ajustes no texto de "Arcane Savant", deixando mais claro a intenção da habilidade (embora ela tenha ficado carregada).

E @Elfo, fica só na "curtida" não. Critica também, pô!  :b

Re:Loremaster
« Resposta #2 Online: Novembro 09, 2017, 11:15:27 pm »
Citação de: Bispo
E @Elfo, fica só na "curtida" não. Critica também, pô!

Jesus, quando eu estou satisfeito com algo, você invoca meu espírito resmungão, digo, crítico. Aviso que algumas das críticas são devido ao meu desgosto com certos elementos da 5e.  :b

Citação de: Bispo
Your proficiency bonus is doubled for any ability check you make that uses either of those skills.

E aqui está o primeiro dele - o Mago já tem Inteligência como Atributo Primário e o tradicionalmente não (deveria) ocupar o nicho do Mestre-em-Perícias, que deveria ser classes como Ladino, Ranger (Novo) e Bardo. Não é melhor remover isso?

Citação de: Bispo
Use Magic Device
By 6th level, you have learned enough about the workings of magic that you can improvise the use of items even when they are not intended for you. You ignore all class, race, and level requirements on the use of magic items.

Argumento similar - isso é habilidade do Ladino, deixemos algo exclusivo para ele. Porque não colocar a habilidade de aprender rituais de outra classe conjuradora? Ou de ter uma magia ritual de nível 1-3 sempre preparada? Qualquer habilidade - menos algo que deveria ser exclusiva de uma Marcial. :)

Citação de: Bispo
Ficaria muito forte se no Arcane Mastery (sugestão para nomes são bem-vindas, já tem muito "mastery" no texto), também permitisse selecionar uma magia de 3º nível?

Sure as Hell - Concentração e seu limite estrito é um dos poucos mecanismo mais ou menos funcionais da 5e para aporrinhar conjuradores.

Offline kinn

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Re:Loremaster
« Resposta #3 Online: Novembro 10, 2017, 12:46:09 am »
Tenta usar o loremaster original como base pra ideias...
Ele poderia ter o bônus de bardo em perícias, ganhar proficiência em save de destreza, carisma...
Aprender magias de outras classes é legal também, desde que limitado a 1 ou 2, como versões melhoradas de spell mastery e signature spells...

junando tudo, poderiamos ter
lv2 - savant com idioma bônus e algo tipo ack all trades + identify e legend lore
lv6 - secret of defense: proficiência no save de destreza e/ou carisma
lv10 - ok
lv14 - master of secrets - aprende magia lv1 ou lv2 de outra classe e tem sempre preparada (ou somente de ritual)
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Loremaster
« Resposta #4 Online: Novembro 10, 2017, 08:59:40 pm »
E aqui está o primeiro dele - o Mago já tem Inteligência como Atributo Primário e o tradicionalmente não (deveria) ocupar o nicho do Mestre-em-Perícias, que deveria ser classes como Ladino, Ranger (Novo) e Bardo. Não é melhor remover isso?

A ideia é representar, de maneira prática, o conceito de "mestre do conhecimento" do arquétipo/tradição arcana. Basicamente, inspiro-copiei a mesma habilidade do domínio do Conhecimento do Clérigo. Mas entendo seu ponto.

E se a habilidade fosse algo nesse sentido:
Código: [Selecionar]
Arcane Savant
Your investigations allows you to go deeper in the arcana knowlegde than other wizards. Beginning at 2nd level, each time you gain a wizard level, you can add three wizard spells of your choice to your spellbook for free.

Muito forte?

Argumento similar - isso é habilidade do Ladino, deixemos algo exclusivo para ele. Porque não colocar a habilidade de aprender rituais de outra classe conjuradora? Ou de ter uma magia ritual de nível 1-3 sempre preparada? Qualquer habilidade - menos algo que deveria ser exclusiva de uma Marcial. :)

Eu gostei da sugestão, mas aí não estaria inspiro-copiando a Eldritch Invocation Book of Ancient Secrets (uma das poucas habilidades exclusivas do TomeLock)?

Sure as Hell - Concentração e seu limite estrito é um dos poucos mecanismo mais ou menos funcionais da 5e para aporrinhar conjuradores.

Sim, pensando melhor, também vi que seria muito forte. Agora, o que vc pensa da habilidade em si?


Citar
Tenta usar o loremaster original como base pra ideias...

Eu gosto do conceito, não da implementação. O Loremaster da 3.X, por exemplo, é bem sem sal, imho.

Citar
Ele poderia ter o bônus de bardo em perícias, ganhar proficiência em save de destreza, carisma...
Tem a questão de ameaçar nichos (bônus de perícias). E ganhar proficiência em ST de DEX e CHA é meio inútil para um Mago. CHA tem poucos ST realmente importantes (Banishment é a que vem à mente agora) e DEX, na teoria, era pro Mago não precisar fazer (não se colocar em posição em que esteja sujeito a isso). Se fosse dar proficiência num ST, seria em CON. Mas aí, ficaria muito forte.


Citar
lv14 - master of secrets - aprende magia lv1 ou lv2 de outra classe e tem sempre preparada (ou somente de ritual)
Para uma habilidade de nível 14 (e auge da Arcane Tradition), isso seria beeem sem graça.

Re:Loremaster
« Resposta #5 Online: Novembro 17, 2017, 09:39:06 am »
Refleti sobre algumas das sugestões dadas aqui e desenvolvi uma versão alternativa. Segue:

2nd level feature
Arcane Savant
Your investigations allows you to go deeper in the arcana knowledge than other wizards. Beginning at 2nd level, each time you gain a wizard level, you can add three wizard spells of your choice to your spellbook for free, rather than two as per standard rules. Each of these spells must be of a level for which you have spell slots, as shown on the Wizard table.

6th level feature
Ritual Master
Beginning at 6th level, you can inscribe spells that have the ritual tag from any class’s spell list in your Spellbook. For each level of the spell, the transcription process takes 2 hours and costs 50 gp for the rare inks needed to inscribe it.


10th level feature
Prodigious Memory
At 10th level, you have attained a greater mastery of spell preparation. As a bonus action, you can replace one spell you have prepared with another spell from your spellbook. You can’t use this feature again until you finish a short or long rest.


14th level feature
Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.


Opiniões?

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Re:Loremaster
« Resposta #6 Online: Novembro 21, 2017, 08:29:36 pm »
Um mago invisível mantendo outra concentrada - quão ruim pode ser isso?  :linguinha:
Fora isso, só acho que tecnicamente não seria 'arcane mastery', mas um tipo de 'signature spell', mas isso já é preciosismo meu.

No geral parece mais original  e equilibrado, embora pareça propenso a risco esse lance de concentrar em duas magias por vez, embora, com os limites atuais, não tão fora da curva.

Pessoalmente, vendo bardo, eldricht knight e arcane trickster poder pegar magia de qualquer classe e o supremo estudioso do mago não, eu não veria problema do loremaster poder aprender magia de qualquer classe com uma feature de lv6 - ainda com alguma restrição, sendo em alguns níveis específicos ou apenas uma de cada círculo de magia... mas sei que isso é especialmente e essencialmente para proibir o mago de ter magia de cura por pura vaca-sagradisse, já que não há nenhuma eficiência embutida nisso.
Escolher ser apenas de ritual parece ser um limitador justo.
Pesquisas provam:
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Re:Loremaster
« Resposta #7 Online: Novembro 22, 2017, 10:14:25 pm »
Um mago invisível mantendo outra concentrada - quão ruim pode ser isso?  :linguinha:
Fora isso, só acho que tecnicamente não seria 'arcane mastery', mas um tipo de 'signature spell', mas isso já é preciosismo meu.
Bom, as restrições padrões de Invisibilidade ainda continuam (magia encerra se alvo atacar ou lançar uma magia). E vc tem uma certa razão: Arcane Mastery é baseado na característica de 18º nível "Spell Mastery" do Wizard.

No geral parece mais original  e equilibrado, embora pareça propenso a risco esse lance de concentrar em duas magias por vez, embora, com os limites atuais, não tão fora da curva.
Tem que testar. A princípio, não me parece quebrado. Como a restrição tem por base as magias de Wizard, as mais escolhidas provavelmente seriam Blur, Fog Cloud, Tasha's Hideous Laughter, Hold Person, Invisibility, Magic Weapon, Protection from Evil and Good, Silent Image, Suggestion e Web. Nada extranormal. Se alguém conseguir conjurar Bless como magia de Wizard, porém, é mais complicado...

Pessoalmente, vendo bardo, eldricht knight e arcane trickster poder pegar magia de qualquer classe e o supremo estudioso do mago não, eu não veria problema do loremaster poder aprender magia de qualquer classe com uma feature de lv6 - ainda com alguma restrição, sendo em alguns níveis específicos ou apenas uma de cada círculo de magia... mas sei que isso é especialmente e essencialmente para proibir o mago de ter magia de cura por pura vaca-sagradisse, já que não há nenhuma eficiência embutida nisso.
Escolher ser apenas de ritual parece ser um limitador justo.

Que eu me lembre, EK e AT não podem pegar magia de qualquer classe não. Aliás, eles tem limitações severas nas escolhas (EK prioriza Abjuration e Evocation; AT, Enchantment e Illusion). Em alguns níveis eles podem escolher magias de OUTRAS escolas, mas ainda da lista de Wizard. O Bardo, via Magical Secrets, sim consegue pegar magias de outras classes.

Offline kinn

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Re:Loremaster
« Resposta #8 Online: Novembro 24, 2017, 04:52:59 pm »
Verdade. Confundi no caso dos half-casters, mas ainda estava certo sobre o bardo e mantenho o que disse.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Loremaster
« Resposta #9 Online: Novembro 24, 2017, 08:05:48 pm »
Verdade. Confundi no caso dos half-casters, mas ainda estava certo sobre o bardo e mantenho o que disse.
1/3-casters pra ser mais exato. Mas entendo sua opinião.

Embora, como demonstrado recentemente, a ideia de Wizards e Sorcerers não terem magias de cura em seus repertórios é tb uma questão dos grognards.

Offline kinn

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Re:Loremaster
« Resposta #10 Online: Novembro 25, 2017, 12:29:02 am »
Vamos ver se o elfo aparece e comenta
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Loremaster
« Resposta #11 Online: Novembro 25, 2017, 02:07:35 am »
Citação de: kinn
Vamos ver se o elfo aparece e comenta

Have no fear, Vlad is here.



Citação de: Bispo
Embora, como demonstrado recentemente, a ideia de Wizards e Sorcerers não terem magias de cura em seus repertórios é tb uma questão dos grognards.

O "Livro de Tabelas Que eu Me Arrependo de ter Encomendado" tem o Favored Soul, um Arquétipo do Feiticeiro com Cura na sua lista de magias. Não é algo tão "sagrado" assim.

Citação de: Bispo
Ritual Master
Beginning at 6th level, you can inscribe spells that have the ritual tag from any class’s spell list in your Spellbook. For each level of the spell, the transcription process takes 2 hours and costs 50 gp for the rare inks needed to inscribe it.

Melhor restringir a apenas uma classe, não? O Talento Ritual caster é restrito a apenas uma classe, não vejo motivos para uma habilidade de classe seja substancialmente melhor que tal talento.

Citação de: Bispo
Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.

Essa habilidade ainda me dá calafrios, porque nós dois sabemos que envolve a "sacrossanta trava contra Conjuradores". Há a possibilidade de restringir não só as magias ao nível 1 e 2, mas também o uso de slots de nível 1 e 2?
« Última modificação: Novembro 25, 2017, 02:10:28 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:Loremaster
« Resposta #12 Online: Novembro 28, 2017, 11:55:54 am »
O "Livro de Tabelas Que eu Me Arrependo de ter Encomendado" tem o Favored Soul, um Arquétipo do Feiticeiro com Cura na sua lista de magias. Não é algo tão "sagrado" assim.

Ao mesmo tempo limaram "Healing Elixir" do UA de Starter Spells.

Acredito que a presença do Divine (Favored) Soul seja  devida mais à "tradição" do que à preocupação com Magos e Feiticeiros terem acesso à magia divina. E até porque, parece que toda classe agora tem que ter sua subclasse "devota". Por fim, eu achei o XGtE bem legal: concordo em relação às páginas dedicadas às tabelas de nomes, mas, em geral, o conteúdo vale à pena.


Melhor restringir a apenas uma classe, não? O Talento Ritual caster é restrito a apenas uma classe, não vejo motivos para uma habilidade de classe seja substancialmente melhor que tal talento.

Então, tem o Book of Shadows, UMA Eldritch Invocation de Warlock que já melhor que o talento. :P

Na real, eu não sei se essa habilidade aí vale muita coisa. Afinal, Mago já tem a melhor lista de magias com a tag ritual. No máximo, ele pode conseguir algumas outras magias tipo Augury, Animal Messenger, Forbiddance ou Divination. Mas isto vai do DM permitir também (oferecendo meios do Mago conseguir estas magias). Ou ele "queima" as magias grátis que recebe com o avançar de níveis nisso.

Essa habilidade ainda me dá calafrios, porque nós dois sabemos que envolve a "sacrossanta trava contra Conjuradores". Há a possibilidade de restringir não só as magias ao nível 1 e 2, mas também o uso de slots de nível 1 e 2?

Quando pensei essa habilidade, tinha duas coisas em mente: i) que ela fosse original, icônica e servisse à narrativa da subclasse; e ii) compensasse a escolha da subclasse, já que o jogador optou por esta em detrimento de outras (aka Divination, Abjuration e Bladesinging).

Penso que, do jeito que está, ela serve ao propósito. Como escrevi na resposta ao Kinn, as magias de nível 1-2 de Mago potencialmente escolhidas não são tão "game-changers" assim. Meu único receio seria alguém conseguir conjurar Bless como magia de Mago, aí sim seria ruim. Mas, pelo que sei, essa possibilidade não existe até agora.


No geral, o que o pessoal do EnWorld criticou (e concordo) é que as habilidades de nível 1 e 6 da versão revisada podem, a depender da campanha, ser meras "economia de ouro", já que num mundo de magia (e material mágico) abundante, um Mago padrão conseguiria acesso às magias bem facilmente. Talvez eu estivesse, na hora que desenvolvi as habilidades, influenciado demais pela minha própia experiência de jogo (ter um Mestre muquirana :P ).

Re:Loremaster
« Resposta #13 Online: Abril 29, 2018, 08:42:14 pm »
Como atualizei a discussão no EnWorld, fazer isso no tópico daqui também.

Essa é a versão corrente do Loremaster.

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2nd level feature
Magic Savant
Your investigations allows you to go deeper in the arcana knowledge than other wizards. Beginning at 2nd level, each time you gain a wizard level, you can add three wizard spells of your choice to your spellbook for free, rather than two as per standard rules. Each of these spells must be of a level for which you have spell slots, as shown on the Wizard table.

In addition, you can inscribe spells that have the ritual tag from any class’s spell list in your Spellbook. For each level of the spell, the transcription process takes 2 hours and costs 50 gp for the rare inks needed to inscribe it.
 

6th level feature
Font of Knowledge
Beginning at 6th level, you become proficient in your choice of two of the following skills: Arcana, History, Investigation, Nature, or Religion. You can learn a language instead of becoming proficient in one of these skills.

In addition, you add the Identify spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Identify spell you regain one expended spell slot of 1st level. At 9th level, you add the Legend Lore spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Legend Lore spell you regain one expended spell slot of 5th level or lower.


10th level feature
Prodigious Memory
At 10th level, you have attained a greater mastery of spell preparation. As a bonus action, you can replace one spell you have prepared with another spell from your spellbook. You can’t use this feature again until you finish a short or long rest.


14th level feature
Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.

Tenho jogado com ela (jogo sem multiclasse e com poucos itens mágicos), e tem se mostrado divertida. Não rouba nicho de outros personagens e ainda é bem útil (lógico, trata-se de um Mago ainda). Pena que a mesa deu um tempo, então não pude ver as habilidades de nível 10+ em prática.

Offline kinn

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Re:Loremaster
« Resposta #14 Online: Abril 30, 2018, 12:42:56 am »
Saiu uma versão no unearthed arcana também.
Pesquisas provam:
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