Autor Tópico: Lobisomem: O Apocalipse C+ Edition  (Lida 1069 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Lobisomem: O Apocalipse C+ Edition
« Online: Março 12, 2013, 01:31:07 pm »
E nos meus rabiscos da semana...

Estou lendo o Hackers Guide do Cortex Plus (Marvel, Leverage, Etc.).

Estava pensando aqui como converter Lobisomem: O Apocalipse para Cortex Plus, só como exercício mental mesmo.

O jogo sempre vendeu uma idéia de jogo sobre um grupo de personagens diferentes que se complementam. A idéia de família disfuncional, muitas vezes de tribos e origens diferentes que podem se odeiam/prezam ao mesmo tempo.

Isso... não era bem sustentado pelo sistema. O fato de seu Ragabash Andarilho do Asfalto não se dar bem com o Ahroun Presa de Prata honrado não tinha representação mecânica qualquer. Na verdade, como você se sentia em relação a qualquer outro personagem da tua matilha, seita ou o que for, era representado.

Outro elemento é que apesar de você escolher um Auspício, muitas vezes ele era só uma forma de facilitar o acesso a certos dons. O Ragabash do grupo poderia ser um pistoleiro tão bom quanto o Ahroun. E o Ahroun podia ser um diplomata tão bom quanto o Galliard. Mais importante que o Auspício do personagem, eram a distribuição de pontos de atributos e perícias.

Estava pensando aqui como representar isso tudo no Cortex Plus. Primeiro, começar definindo o que eu quero que seja constantemente reforçado pelo sistema.

Eu quero que os Auspícios sejam um elemento importante na definição do que o personagem é capaz de fazer e não só uma forma de acessar por um preço mais baixo certos dons.

E eu quero trabalhar os valores pessoais dos personagens. O Mundo das Trevas adora vender a idéia de horror pessoal, mas raramente trata disso. Acredito que um dos motivos é porque as motivações do personagem raramente são trabalhadas e sua representação mecânica normalmente se limita a ganho de XP ou recarregar algum recurso (Força de Vontade).

Entretanto, eu não quero perder o elemento de aventura de Lobisomem. Provavelmente esse é o jogo da linha com mais ênfase em cenas de ação e feitos heróicos e isso é algo que precisa ser mantido.

Segue abaixo a versão revisada da proposta.
« Última modificação: Março 13, 2013, 09:05:57 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Lobisomem: O Apocalipse C+ Edition
« Resposta #1 Online: Março 13, 2013, 09:12:28 am »
Objetivo do Hack: Conseguir adaptar Lobisomem: O Apocalipse para Cortex Plus

O que define Lobisomem: O Apocalipse?
-Heróis trágicos;
-Matilhas são famílias disfuncionais;
-Motivações individuais são importantes;
-Manter o elemento de aventura fantástica moderna.

Dice Pool
A base dos Dice Pools são Auspício + Valores.

Auspícios
Auspícios representam papéis desempanhados pelos personagens dentro da sociedade garou. Eles ajudam o personagem a entender quem ele é e o que os outros esperam dele, definindo que tipo de situações se espera que o personagem seja especialista.

Trapaceiro: Aquele que passa despercebido, entra onde não deveria e rouba o que estava sob proteção.
Xamã: Aquele que fala com os espíritos, serve de guia na Umbra e cria os objetos que ajudam os outros da matilha.
Conselheiro: Aquele que dá conselhos, percebe os erros antes que aconteçam e mantém a ordem dentro da matilha.
Bardo: Aquele que inspira os aliados, manipula os tolos e preserva a memória da raça.
Guerreiro: Aquele que caça os seres da Wyrm, protege o Caern e organiza as tropas.

Os personagens distribuem valores (dados) entre os diferentes Auspícios. Todos eles possuem todos os Auspícios. O Auspício que um personagem possuir em valor mais alto, é o seu verdadeiro Auspício e pelo qual ele é conhecido na sociedade garou.

O personagem rola o Auspício de acordo com a atividade executada. Uma tentativa de entrar num prédio sem ser percebido rolaria Ragabash. Uma tentativa de entrar no mesmo prédio pela porta da frente mentindo sobre quem você é rolaria Galliard.

Valores
Valores são coisas importantes para o personagem, baseadas em suas crenças e que no ele preza. Valores tratam de elementos como sua percepção sobre honra pessoal, justiça e dever para com Gaia, seita e matilha.

Dever: Obrigação e responsabilidade
Prestígio: Glória e reconhecimento
Justiça: Integridade e imparcialidade
Lealdade: Parentescos e relacionamentos
Desejo: Paixões e ambições

Exemplo de Testes
Por exemplo, lutar contra alguém na frente do resto da seita para vencer um desafio proposto rolaria Guerreiro + Prestígio. Já tentar arrombar o cofre com evidências que provem que o Shadow Lord da receita tem lidado com criaturas da Wyrm, rolaria Trapaceiro + Justiça. E tentar convencer o totem de sua tribo a ajudá-lo poderia ser Xamã + Dever.

Especializações
Dentro dos Auspícios, essas são coisas que os personagens fazem especialmente bem. Os personagens começam com 2 especializações, que devem ser listadas junto do Auspício onde elas se encaixam

Por exemplo, um personagem poderia ter
Guerreiro d10 (Duelo de Klaives)
e
Xamã d8 (Espíritos do Fogo)

Um personagem assim poderia ser um Ahroun que se tornou um duelista experiente e tem afinidade em lidar com espíritos do fogo.

Dons
Dons seriam listados de acordo com raça, auspício e tribo. Eu provavelmente faria um número pequeno para cada um, me baseando nos SFX de Marvel e nos traits de Leverage. Algo como:

Toque do Urso: Ao tentar reduzir stress ou complicações físicas num alvo, aumente em um o dado de efeito.

Formas
Já as diferentes formas seriam dados extras rolados. Algo como:
Hominídeo: Nenhuma modificação
Glabro: +d8 Força
Crinos: +d10 Força, +d8 Durabilidade, +d8 Garras
Hipos: +d8 Força, +d6 Durabilidade, +d6 Senses
Lupus: +d8 Senses

Quando o personagem em Glabro tenta derrubar uma porta, por exemplo, ele pode somar +d8 representando sua Força sobrenatural.

Quando o personagem em Lupus tenta rastrear alguém, ele pode somar +d8 representando seus sentidos aguçados.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG