Por ser uma arma de ataque com a ponta, o que simula bastante um ataque com flechas, que exige precisão manual do seu atacante, onde a força influencia muito pouco, o modificador de ataque terá como base a destreza, ao invés da força. Em contrapartida, não haverá modificador de dano para essa arma, nem por força ou destreza.Algum motivo para isso?
Entendo, mas se o cara quizer fazer um guerreiro "esgrimista francês". Nesse caso, ele parece que vai ser ainda menos eficaz que um brutamontes com uma adaga.
O florete tem +1 contra espada, a espada tem +1 contra sabre e o sabre tem +1 contra o florete.
O florete tem +1 contra espada, a espada tem +1 contra sabre e o sabre tem +1 contra o florete.
Pior que eu pensei o mesmo que ele quando li o nome do tópico! uahauhauaa
A ideia de dar recursos próprios para builds de "habilidade" é boa, principalmente se não não há nada do tipo no livro básico, mas não sei se este florete é muito efetivo nisto... você parece ter tirado o modificador de atributo do dano por fazer uma analogia com o arco, mas lembre-se de que o arqueiro possui outras vantagens, como a possibilidade de atingir inimigos inacessíveis e manter uma distância segura dos adversários em locais abertos (o que, pela minha experiência, não acontece muito, já que o cenário padrão de aventuras são dungeons apertadas :P).
Não conheço as regras de OD, mas me baseando em elas serem semelhantes às de D&D3.x: Um grande bônus de iniciativa pode ser bom para ladinos que recebam bônus no dano por atacar alvos surpresos. Para guerreiros isso talvez não faça tanta diferença. Adicionar o bônus de destreza no dano não é tão injustificável assim: quanto maior a destreza do atacante, mais ele vai acertar pontos críticos do alvo (orgãos vitais, por exemplo).
E, complementando o culto: (que não sou eu) :sobrancelha:Entendo, mas se o cara quizer fazer um guerreiro "esgrimista francês". Nesse caso, ele parece que vai ser ainda menos eficaz que um brutamontes com uma adaga.
Mas um guerreiro baseado em força não será mesmo eficaz com florete, assim como um arqueiro (guerreiro) já tem o mesmo problema.
Relaxa. Eu sugeriria para ignorar o Anatole e o Assumar. A menos que você queira jogar máfia conosco também.Pior que eu pensei o mesmo que ele quando li o nome do tópico! uahauhauaa
Estou voando :doido:
Mas o guerreiro padrão não usará mesmo o florete, assim como ele não seria um bom arqueiro, entende? Tipo Legolas :)Os Três Mosqueteiros são guerreiros normais, não são arqueiros, e usam florete. ;)
Eu só não entendi o não bônus de força. Se ele não dá bônus, ele também não carrega as penalidades?
Na verdade a pergunta é, existe algum valor de força em OD que faça com que o dano receba um adicional negativo? (Como em ad&d, em que força 4 ou 5, dão um ajuste de dano -1.)
Digo isso porque tenho a certeza que uma estocada de florete tem diferença de força. Diferente do arco, já que a força está no arco, você só faz força para puxar a corda e a partir de uma certa força (ou "puxamento da corda") sai tudo igual.
Ter um atributo para ataque e outro para dano com certeza é muito menos apelão do que um único atributo para ambos (como ataques tradicionais baseados em força).
Não parece apelão não. Mas o conhecimento mais perto de OD que eu tenho é com AD&D. :P
Entendi que você quer dar a possibilidade de "arqueiros" e "ladinos" terem alguma habilidade em combate corpo a corpo que não dependesse de um atributo que, geralmente, não é seu foco real, como a força. Só que para isso vc restringiu todo mundo, inclusive os que não são arqueiros ou ladinos.
A primeira coisa que pensei quando li o título do tópico foi criar um guerreiro "esgrimista". Nem me passou pela cabeça que um arqueiro ou ladino iria usar a arma de tal forma, mas da forma como está proposta, também não será efetivo criar um personagem versado na esgrima.
Seria legal você colocar esse insight sobre a restrição no blog também, já que lá você só comenta "uma vez que normalmente é usada por habilidosos combatentes", o que me fez entender que seria aplicado a qualquer combatente, e não apenas ladinos e arqueiros.
VC disse que não pretendia usar "talentos" e manter o cenário "simplista" do OD. Bem, restringe um pouco minhas sugestões de melhorias, considerando ainda que no OD não exista "kits de especialização" de classe. :hum:
Pior que eu pensei o mesmo que ele quando li o nome do tópico! uahauhauaa
Estou voando :doido:
Disponha. ^_^
Quando tiver algo mais criado a respeito, posta aí para darmos uma olhada.
E não se esqueça de fazer sua apresentação (http://spellrpg.com.br/home/index.php?board=8.0) no fórum. :aham: