Vamos lá com a situação do dano novamente. Vc percebe que provavelmente ninguém deve querer jogar com uma especialização que concede exclusivamente o dano da arma em todos os níveis iniciais e mais nada? Tipo, é um pouco frustrante quando, numa situação de combate, que deve ser 70% da realidade no OD, você causa "1d6" (ponto!) de dano, enquanto seu colega ao lado está esquartejando inimigos a cada golpe.(http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2011/05/jacksparrow.jpg)
- Veja, meu jovem, o problema não é o problema.
O problema é sua atitude diante do problema.
- Capitão Jack Sparrow.
Nível 5:
- Perde utilização de qq armadura que não seja de couro;
- Perde utilização de escudos;
- Perde modificadores de dano na arma;
- ... perde tudo isso para ganhar possibilidade de adicionar destreza ao invés de força ao ataque, com algumas armas específicas.
Nível 8:
- Ganha "Fintar" 1x por dia
Nível 10:
- Ganha destreza no ataque (de novo? ... acho que vc quiz dizer dano, não?)
Nível 16:
- Ganha "Sensação Náutica".
Vamos às partes:
Nível 5:(click to show/hide)
Nível 8:(click to show/hide)
Nível 10:(click to show/hide)
Nível 16:(click to show/hide)
No nível 5, o pirata é um grande conhecedor dos mares e assim ele raramente se perderá em alto mar, sendo assim, em condições adversas, tal como tempestades, redemoinhos ou outra intempérie, role 1d6, em caso de 6, ele estará perdido. Essa rolagem deve ser feita secretamente, pois o pirata realmente acha que aquele caminho é o correto.
(Sugestão) - Caso ele esteja perdido, role 3d6 - nível do pirata (mínimo 1) para descobrir a quantidade de dias que ele levará para perceber que está perdido.
No nível 8, o pirata ganhar a habilidade de luta aprimorada em alto mar. Caso ele esteja sob qualquer embarcação em alto mar, ele terá +2 no CA, pois aproveitará o movimento da água para esquivar dos ataques.
No nível 11, o pirata vira um especialistas em caça ao tesouro. Uma vez por mês, role 1d6, em caso de 1,2,3,4, ele encontrará informações sobre existência de tesouros perdidos. A dificuldade na obtenção será relativa a quantidade do tesouro.
No nível 16 o pirata se torna um capitão pirata. Terá direito a um covil em uma ilha isolada e seu nível máximo de seguidores aumentará em +1 a cada 1000po em moedas que tiver guardado, ou seja, mantenha seu recurso bem guardado ou terá um motim em seu navio pirata.
CitarNo nível 5, o pirata é um grande conhecedor dos mares e assim ele raramente se perderá em alto mar, sendo assim, em condições adversas, tal como tempestades, redemoinhos ou outra intempérie, role 1d6, em caso de 6, ele estará perdido. Essa rolagem deve ser feita secretamente, pois o pirata realmente acha que aquele caminho é o correto.
(Sugestão) - Caso ele esteja perdido, role 3d6 - nível do pirata (mínimo 1) para descobrir a quantidade de dias que ele levará para perceber que está perdido.
Não sei nem como começar uma sugestão sobre isso. A primeira parte, ok, lembra o anão (ou elfo, n me recordo) de D&D0 que rolava 1d6 para encontrar passagens secretas em dungeons.
A segunda parte, da sugestão, não, não faça isso com seus jogadores. Um ladrão nível 8 terá 3d6-8 dias em alto mar sem nada acontecendo. Pode ser rápido, considerando o 1 obrigatório, seriam três dias, ou drasticamente lento, assumindo o total de 10 dias. Cara, ficar de três a dez dias sem fazer nada é irritante. Se quer colocar uma condicional para o pirata perdido, tipo, permita a ele uma rolagem por dia. A cada vez que ele tira 6, não consegue avançar para seu destino. Pelo menos alguma coisa está acontecendo, mesmo que seja negativa.
Gostei dessa mecânica de seguidores, sério, gostei mesmo. Quanto ao covil, bem, o que impediria ele de ter um covil no nível 12, por exemplo? Um personagem pirata de nível 12 fala "vou para uma ilha desabitada, digo que é minha e enterro meu tesouro atual". Entende? Você dizer para ele "não, não é possível. Você só pode fazer isso no nível 16"?
A questão de "capitão" é semelhante. O que impediria de um pirata nível 12 querer comprar um navio, se declarar capitão e pagar alguns NPC's (e companheiros de grupo) para ser sua tripulação? Desde que estejam sendo pagos, não tem porque haver motim, detalhe que dificilmente um grupo nível 12 não derrotaria um motim de NPC's nível baixo.
Deixe que o infeliz possa ter seu covil no momento que desejar, mas que ele arque com o custo de tornar seu covil protegido, ocultado, vigiado, etc.
Mas essa "habilidade" não ficaria obsoleta com a perícia senso de direção (que funciona bem melhor que essa habilidade)?
Mas essa "habilidade" não ficaria obsoleta com a perícia senso de direção (que funciona bem melhor que essa habilidade)?
Não existe essa perícia em OD :)
Só para complementar e exemplificar, digamos que uma viagem da Costa da Escama em direção a Gruta do Rato Caolho levaria cerca de cinco dias em alto mar, então ele precisaria de cinco sucessos para chegar à seu destino.
Dia 1 - rolou 4 e segue normalmente;
Dia 2 - rolou 6 e se confundiu entre o horizonte de nuvens. Esse dia não conta como total da viagem;
Dia 3 - rolou 3 e segue normalmente;
Dia 4 - rolou 1 e segue normalmente;
Dia 5 - rolou 6 e encontrou um recife raso, precisando desviar sua rota. Esse dia nao conta como total da viagem;
Dia 6 - rolou 2 e segue normalmente;
Dia 7 - rolou 4 e, finalmente, chega a seu destino.
Uma viagem que levaria cinco dias levou sete porque em dois dias o pirata "se perdeu" da rota. Outros tipos de marinheiros teriam um chance maior de errar, como 5 e 6, e não marinheiros nem rolam o d6, considerando que eles sempre estarão perdidos.
*não querendo dar migalhas pra os haters da 4e, isso aí em cima é quase um desafio de Perícias.
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Veja, a rolagem só seria executada em casos muitos raros, tal como tempestades e outros eventos climáticos, lembra? Ou seja, uma viagem tranquila, não necessariamente rolaria nada para tal. Rolaria a interpretação padrão.De fato, não me toquei devidamente quando li. Se a intenção é evitar rolagens, então segue o que vc escreveu. Só continuo achando estritamente chato, numa situação de falha, existir a possibilidade de ficar vários dias "sem fazer nada", mas daí não tenh o que sugerir para melhorar.
CitarVeja, a rolagem só seria executada em casos muitos raros, tal como tempestades e outros eventos climáticos, lembra? Ou seja, uma viagem tranquila, não necessariamente rolaria nada para tal. Rolaria a interpretação padrão.De fato, não me toquei devidamente quando li. Se a intenção é evitar rolagens, então segue o que vc escreveu. Só continuo achando estritamente chato, numa situação de falha, existir a possibilidade de ficar vários dias "sem fazer nada", mas daí não tenh o que sugerir para melhorar.
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CitarVeja, a rolagem só seria executada em casos muitos raros, tal como tempestades e outros eventos climáticos, lembra? Ou seja, uma viagem tranquila, não necessariamente rolaria nada para tal. Rolaria a interpretação padrão.De fato, não me toquei devidamente quando li. Se a intenção é evitar rolagens, então segue o que vc escreveu. Só continuo achando estritamente chato, numa situação de falha, existir a possibilidade de ficar vários dias "sem fazer nada", mas daí não tenh o que sugerir para melhorar.
Quem disse que ficar perdido indicar ficar "sem fazer nada"? Rapaz... Isso é um gancho e tanto para outras aventuras :) No meu texto definitivo deixarei isso mais evidente.
Me orientem: qual é o foco ou idéia do kit de pirata? Qual estereótipo ele representa?