Autor Tópico: Especialização Pirata para OldDragon  (Lida 5413 vezes)

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Offline gomex

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Especialização Pirata para OldDragon
« Online: Junho 10, 2013, 08:32:19 pm »
Pirata

Classe Base: Ladrão
Alinhamento: Caótico
Pré-requisito; Força 10

Um pirata (do grego πειρατής, derivado de πειράω "tentar, assaltar", pelo latim e italiano pirata) é um marginal que, de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares como um aventureiro a busca de desafios e tesouros.

São especialistas em invasões de embarcações inimigas e navegação perigosa.

No nível 5, o pirata recebe a habilidade combate ágil, que é a possibilidade de usar o bônus de destreza no modificador de ataque nas armas; Sabre, Florete, Rapieira e Cimitarra. Para usar essa habilidade o pirata não pode estar usando nada maior do que armadura de couro e sem escudo. O bônus de força nunca será adicionado no modificador de dano e nem ataque.

No nível 8, o pirata poderá usar a habilidade fintar uma vez por dia, que é a possibilidade de anular um ataque bem sucedido a ele. Essa escolha deve ser feita antes da verificação de dano.

No nível 10, o pirata poderá adicionar seu bônus de destreza no modificador de ataque com as armas já citadas no nível 5.

No nível 16, o pirata recebe a habilidade sensação náutica, que é a noção exata da situação do seu barco no mar, ou seja, ele nunca se perderá em alto mar, nem terá seu barco preso em banco de areia ou outra intempérie."

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #1 Online: Junho 11, 2013, 08:23:17 am »
Vamos lá com a situação do dano novamente. Vc percebe que provavelmente ninguém deve querer jogar com uma especialização que concede exclusivamente o dano da arma em todos os níveis iniciais e mais nada? Tipo, é um pouco frustrante quando, numa situação de combate, que deve ser 70% da realidade no OD, você causa "1d6" (ponto!) de dano, enquanto seu colega ao lado está esquartejando inimigos a cada golpe.


- Veja, meu jovem, o problema não é o problema.
O problema é sua atitude diante do problema.

- Capitão Jack Sparrow.


Nível 5:
- Perde utilização de qq armadura que não seja de couro;
- Perde utilização de escudos;
- Perde modificadores de dano na arma;
- ... perde tudo isso para ganhar possibilidade de adicionar destreza ao invés de força ao ataque, com algumas armas específicas.

Nível 8:
- Ganha "Fintar" 1x por dia

Nível 10:
- Ganha destreza no ataque (de novo? ... acho que vc quiz dizer dano, não?)

Nível 16:
- Ganha "Sensação Náutica".

Vamos às partes:

Nível 5:
(click to show/hide)

Nível 8:
(click to show/hide)

Nível 10:
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Nível 16:
(click to show/hide)
« Última modificação: Junho 11, 2013, 08:39:06 am por oculto »
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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #2 Online: Junho 11, 2013, 07:17:58 pm »
Alguns amigos criticaram no email e facebook, que ele tinha pouco de pirata e talz. Eu reconheci e fiz uma nova proposta!

"Pirata

Classe Base: Ladrão
Alinhamento: Caótico

Um pirata (do grego πειρατής, derivado de πειράω "tentar, assaltar",
pelo latim e italiano pirata) é um marginal que, de forma autônoma ou
organizado em grupos, cruza os mares como um aventureiro a busca
dedesafios e tesouros.

Os piratas são conhecedores dos mares, especialistas em combates
marítimos e navegação perigosa, ou seja, caso aviste uma bandeira
pirata em alto mar, aconselho a virar a estibordo e fugir o mais
rápido possível.

No nível 5, o pirata é um grande conhecedor dos mares e assim ele
raramente se perderá em alto mar, sendo assim, em condições adversas,
tal como tempestades, redemoinhos ou outra intempérie, role 1d6, em
caso de 6, ele estará perdido. Essa rolagem deve ser feita
secretamente, pois o pirata realmente acha que aquele caminho é o
correto.

(Sugestão) - Caso ele esteja perdido, role 3d6 - nível do pirata
(mínimo 1) para descobrir a quantidade de dias que ele levará para
perceber que está perdido.

No nível 8, o pirata ganhar a habilidade de luta aprimorada em alto
mar. Caso ele esteja sob qualquer embarcação em alto mar, ele terá +2
no CA, pois aproveitará o movimento da água para esquivar dos ataques.

No nível 11, o pirata vira um especialistas em caça ao tesouro. Uma
vez por mês, role 1d6, em caso de 1,2,3,4, ele encontrará informações
sobre existência de tesouros perdidos. A dificuldade na obtenção será
relativa a quantidade do tesouro.

No nível 16 o pirata se torna um capitão pirata. Terá direito a um
covil em uma ilha isolada e seu nível máximo de seguidores aumentará
em +1 a cada 1000po em moedas que tiver guardado, ou seja, mantenha
seu recurso bem guardado ou terá um motim em seu navio pirata "

O que acham?

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #3 Online: Junho 11, 2013, 07:21:35 pm »
Vamos lá com a situação do dano novamente. Vc percebe que provavelmente ninguém deve querer jogar com uma especialização que concede exclusivamente o dano da arma em todos os níveis iniciais e mais nada? Tipo, é um pouco frustrante quando, numa situação de combate, que deve ser 70% da realidade no OD, você causa "1d6" (ponto!) de dano, enquanto seu colega ao lado está esquartejando inimigos a cada golpe.


- Veja, meu jovem, o problema não é o problema.
O problema é sua atitude diante do problema.

- Capitão Jack Sparrow.


Nível 5:
- Perde utilização de qq armadura que não seja de couro;
- Perde utilização de escudos;
- Perde modificadores de dano na arma;
- ... perde tudo isso para ganhar possibilidade de adicionar destreza ao invés de força ao ataque, com algumas armas específicas.

Nível 8:
- Ganha "Fintar" 1x por dia

Nível 10:
- Ganha destreza no ataque (de novo? ... acho que vc quiz dizer dano, não?)

Nível 16:
- Ganha "Sensação Náutica".

Vamos às partes:

Nível 5:
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Nível 8:
(click to show/hide)

Nível 10:
(click to show/hide)

Nível 16:
(click to show/hide)

Eu mudei drasticamente o personagem, acho que agora ele ta com cara mais de pirata, realmente, ele vai perder um pouco as "vantagens" fora do mar, mas isso acontece com todo especialista :) Em todo caso, ela ainda será um bom ladino, ou seja, ele evolui como ladinho tranquilamente.

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #4 Online: Junho 12, 2013, 09:00:57 am »
Particularmente, não gostei. Nem em meus retrogames de D&D0/AD&D nos anos 90 eu conseguia entender no sentido de aceitar esse tipo de condicionamento, mas vamos lá...

Citar
No nível 5, o pirata é um grande conhecedor dos mares e assim ele raramente se perderá em alto mar, sendo assim, em condições adversas, tal como tempestades, redemoinhos ou outra intempérie, role 1d6, em caso de 6, ele estará perdido. Essa rolagem deve ser feita secretamente, pois o pirata realmente acha que aquele caminho é o correto.

(Sugestão) - Caso ele esteja perdido, role 3d6 - nível do pirata (mínimo 1) para descobrir a quantidade de dias que ele levará para perceber que está perdido.

Não sei nem como começar uma sugestão sobre isso. A primeira parte, ok, lembra o anão (ou elfo, n me recordo) de D&D0 que rolava 1d6 para encontrar passagens secretas em dungeons.

A segunda parte, da sugestão, não, não faça isso com seus jogadores. Um ladrão nível 8 terá 3d6-8 dias em alto mar sem nada acontecendo. Pode ser rápido, considerando o 1 obrigatório, seriam três dias, ou drasticamente lento, assumindo o total de 10 dias. Cara, ficar de três a dez dias sem fazer nada é irritante. Se quer colocar uma condicional para o pirata perdido, tipo, permita a ele uma rolagem por dia. A cada vez que ele tira 6, não consegue avançar para seu destino. Pelo menos alguma coisa está acontecendo, mesmo que seja negativa.

Citar
No nível 8, o pirata ganhar a habilidade de luta aprimorada em alto mar. Caso ele esteja sob qualquer embarcação em alto mar, ele terá +2 no CA, pois aproveitará o movimento da água para esquivar dos ataques.

Não sei exatamente o que significa +2 na CA em OD, digo, se é muito, se é pouco... etc. Pensando em D20, para uma habilidade condicional (só em alto mar), e que só é obtida após 8 níveis de evolução, acho pouco, bem pouco.

Sugeriria fazer uma habilidade evolutiva. Que tal ele ganhar +1 no ataque e CA no nível 8, e outros +1 a cada três níveis subsequentes? Digo, ficaria +1 ataque/CA no nível 8, +2 ataque/CA no nível 11, +3 ataque/CA no nível 14, +4 ataque/CA no nível 17, +5 ataque/CA no nível 20.

Citar
No nível 11, o pirata vira um especialistas em caça ao tesouro. Uma vez por mês, role 1d6, em caso de 1,2,3,4, ele encontrará informações sobre existência de tesouros perdidos. A dificuldade na obtenção será relativa a quantidade do tesouro.

A obtenção de experiência e tesouros já é uma premissa do sistema, digo, é no D&D0/AD&D.xe/D&D3.x/D&D4e, vai ser assim no next, e creio que seja assim no OD. Um poder que faz o pirata "conhecer" tesouros é meio redundante e desnecessário. Ainda mais em alto nível assim. Outro ponto é como eu odeio coisas do tipo "x vezes/mês", "x vezes/Semana", etc... não faz sentido. Digamos que x vezes/dia seja até aceitável, pois o sistema prevê isso em várias situações, mesmo quando não declarado, como conjuração de magias.

Porque não faz o seguinte: A cada tesouro encontrado existe uma chance dele ser maior que o previsto (5 ou 6 no D6). Neste caso, acrescente 50% ao valor final do tesouro. Lembrando que ele ainda tera que dividir normalmente com seus companheiros.

Citar
No nível 16 o pirata se torna um capitão pirata. Terá direito a um covil em uma ilha isolada e seu nível máximo de seguidores aumentará em +1 a cada 1000po em moedas que tiver guardado, ou seja, mantenha seu recurso bem guardado ou terá um motim em seu navio pirata.

Gostei dessa mecânica de seguidores, sério, gostei mesmo. Quanto ao covil, bem, o que impediria ele de ter um covil no nível 12, por exemplo? Um personagem pirata de nível 12 fala "vou para uma ilha desabitada, digo que é minha e enterro meu tesouro atual". Entende? Você dizer para ele "não, não é possível. Você só pode fazer isso no nível 16"?

A questão de "capitão" é semelhante. O que impediria de um pirata nível 12 querer comprar um navio, se declarar capitão e pagar alguns NPC's (e companheiros de grupo) para ser sua tripulação? Desde que estejam sendo pagos, não tem porque haver motim, detalhe que dificilmente um grupo nível 12 não derrotaria um motim de NPC's nível baixo.

Deixe que o infeliz possa ter seu covil no momento que desejar, mas que ele arque com o custo de tornar seu covil protegido, ocultado, vigiado, etc.
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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #5 Online: Junho 12, 2013, 09:10:21 am »

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No nível 5, o pirata é um grande conhecedor dos mares e assim ele raramente se perderá em alto mar, sendo assim, em condições adversas, tal como tempestades, redemoinhos ou outra intempérie, role 1d6, em caso de 6, ele estará perdido. Essa rolagem deve ser feita secretamente, pois o pirata realmente acha que aquele caminho é o correto.

(Sugestão) - Caso ele esteja perdido, role 3d6 - nível do pirata (mínimo 1) para descobrir a quantidade de dias que ele levará para perceber que está perdido.

Não sei nem como começar uma sugestão sobre isso. A primeira parte, ok, lembra o anão (ou elfo, n me recordo) de D&D0 que rolava 1d6 para encontrar passagens secretas em dungeons.

A segunda parte, da sugestão, não, não faça isso com seus jogadores. Um ladrão nível 8 terá 3d6-8 dias em alto mar sem nada acontecendo. Pode ser rápido, considerando o 1 obrigatório, seriam três dias, ou drasticamente lento, assumindo o total de 10 dias. Cara, ficar de três a dez dias sem fazer nada é irritante. Se quer colocar uma condicional para o pirata perdido, tipo, permita a ele uma rolagem por dia. A cada vez que ele tira 6, não consegue avançar para seu destino. Pelo menos alguma coisa está acontecendo, mesmo que seja negativa.

Mas essa "habilidade" não ficaria obsoleta com a perícia senso de direção (que funciona bem melhor que essa habilidade)?

Offline gomex

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #6 Online: Junho 12, 2013, 09:20:44 am »
Gostei dessa mecânica de seguidores, sério, gostei mesmo. Quanto ao covil, bem, o que impediria ele de ter um covil no nível 12, por exemplo? Um personagem pirata de nível 12 fala "vou para uma ilha desabitada, digo que é minha e enterro meu tesouro atual". Entende? Você dizer para ele "não, não é possível. Você só pode fazer isso no nível 16"?

A questão de "capitão" é semelhante. O que impediria de um pirata nível 12 querer comprar um navio, se declarar capitão e pagar alguns NPC's (e companheiros de grupo) para ser sua tripulação? Desde que estejam sendo pagos, não tem porque haver motim, detalhe que dificilmente um grupo nível 12 não derrotaria um motim de NPC's nível baixo.

Deixe que o infeliz possa ter seu covil no momento que desejar, mas que ele arque com o custo de tornar seu covil protegido, ocultado, vigiado, etc.

Vou adequar a descrição, mas que legal que gostou da estrutura. Quanto as outras, tenho melhorias.

O Pirata substitui algumas habilidade ladinas por suas próprias, de acordo com o que segue abaixo:

Abrir Fechadura - Faz todo sentido em ficar. Quem abriria aquele baú?
ou entrada do covil alheio?

Reconhecer e desarmar armadilha - Idem acima

Escalar Muros - Faz sentido ficar, pois escalar aqui poderia ser aplicado também para cordas em geral.

Mover-se em silêncio se transformaria em condução perigosa de embarcações, que seria basicamente a habilidade de manobras radicais
em alto mar.

Esconder-se nas sombras - Seria a habilidade de chegar próximo a navio alheio sem ser reconhecido.

Punga seria acrescido 20% e se transformaria em Navegação Pirata, e seria como a habilidade de 5º descrita antes.

As habilidades Ouvir barulho e Ataque pelas costas continuariam por motivos óbvios :)

Com isso estou proporcionando evolução, pra não ficar estático demais.

Mais tarde vou colocar uma proposta toda nova, com mais alterações.


Offline gomex

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #7 Online: Junho 12, 2013, 09:21:17 am »
Mas essa "habilidade" não ficaria obsoleta com a perícia senso de direção (que funciona bem melhor que essa habilidade)?

Não existe essa perícia em OD :)

Offline Arcane

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #8 Online: Junho 12, 2013, 11:12:47 am »
Mas essa "habilidade" não ficaria obsoleta com a perícia senso de direção (que funciona bem melhor que essa habilidade)?

Não existe essa perícia em OD :)

Só para complementar e exemplificar, digamos que uma viagem da Costa da Escama em direção a Gruta do Rato Caolho levaria cerca de cinco dias em alto mar, então ele precisaria de cinco sucessos para chegar à seu destino.

Dia 1 - rolou 4 e segue normalmente;
Dia 2 - rolou 6 e se confundiu entre o horizonte de nuvens. Esse dia não conta como total da viagem;
Dia 3 - rolou 3 e segue normalmente;
Dia 4 - rolou 1 e segue normalmente;
Dia 5 - rolou 6 e encontrou um recife raso, precisando desviar sua rota. Esse dia nao conta como total da viagem;
Dia 6 - rolou 2 e segue normalmente;
Dia 7 - rolou 4 e, finalmente, chega a seu destino.

Uma viagem que levaria cinco dias levou sete porque em dois dias o pirata "se perdeu" da rota. Outros tipos de marinheiros teriam um chance maior de errar, como 5 e 6, e não marinheiros nem rolam o d6, considerando que eles sempre estarão perdidos.

*não querendo dar migalhas pra os haters da 4e, isso aí em cima é quase um desafio de Perícias.

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Offline gomex

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #9 Online: Junho 12, 2013, 11:17:54 am »
Só para complementar e exemplificar, digamos que uma viagem da Costa da Escama em direção a Gruta do Rato Caolho levaria cerca de cinco dias em alto mar, então ele precisaria de cinco sucessos para chegar à seu destino.

Dia 1 - rolou 4 e segue normalmente;
Dia 2 - rolou 6 e se confundiu entre o horizonte de nuvens. Esse dia não conta como total da viagem;
Dia 3 - rolou 3 e segue normalmente;
Dia 4 - rolou 1 e segue normalmente;
Dia 5 - rolou 6 e encontrou um recife raso, precisando desviar sua rota. Esse dia nao conta como total da viagem;
Dia 6 - rolou 2 e segue normalmente;
Dia 7 - rolou 4 e, finalmente, chega a seu destino.

Uma viagem que levaria cinco dias levou sete porque em dois dias o pirata "se perdeu" da rota. Outros tipos de marinheiros teriam um chance maior de errar, como 5 e 6, e não marinheiros nem rolam o d6, considerando que eles sempre estarão perdidos.


Veja, a rolagem só seria executada em casos muitos raros, tal como tempestades e outros eventos climáticos, lembra? Ou seja, uma viagem tranquila, não necessariamente rolaria nada para tal. Rolaria a interpretação padrão.


*não querendo dar migalhas pra os haters da 4e, isso aí em cima é quase um desafio de Perícias.


É disso mesmo que quero fugir :)


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Foi por conta da adaptação do meio-vistani, né? Vou fazer melhor, vou mudar o post e fazer ele todo para nossa adaptação de Raveloft para OldDragon, assim vou atualizar apenas ele. Fica sussa! :)

Offline Arcane

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #10 Online: Junho 12, 2013, 11:31:36 am »
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Veja, a rolagem só seria executada em casos muitos raros, tal como tempestades e outros eventos climáticos, lembra? Ou seja, uma viagem tranquila, não necessariamente rolaria nada para tal. Rolaria a interpretação padrão.
De fato, não me toquei devidamente quando li. Se a intenção é evitar rolagens, então segue o que vc escreveu. Só continuo achando estritamente chato, numa situação de falha, existir a possibilidade de ficar vários dias "sem fazer nada", mas daí não tenh o que sugerir para melhorar.

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Offline gomex

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #11 Online: Junho 12, 2013, 12:57:24 pm »
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Veja, a rolagem só seria executada em casos muitos raros, tal como tempestades e outros eventos climáticos, lembra? Ou seja, uma viagem tranquila, não necessariamente rolaria nada para tal. Rolaria a interpretação padrão.
De fato, não me toquei devidamente quando li. Se a intenção é evitar rolagens, então segue o que vc escreveu. Só continuo achando estritamente chato, numa situação de falha, existir a possibilidade de ficar vários dias "sem fazer nada", mas daí não tenh o que sugerir para melhorar.

Quem disse que ficar perdido indicar ficar "sem fazer nada"? Rapaz... Isso é um gancho e tanto para outras aventuras :) No meu texto definitivo deixarei isso mais evidente.

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Ahhh agora entendi. Valeu!

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Re:Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #12 Online: Junho 12, 2013, 01:43:02 pm »
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Veja, a rolagem só seria executada em casos muitos raros, tal como tempestades e outros eventos climáticos, lembra? Ou seja, uma viagem tranquila, não necessariamente rolaria nada para tal. Rolaria a interpretação padrão.
De fato, não me toquei devidamente quando li. Se a intenção é evitar rolagens, então segue o que vc escreveu. Só continuo achando estritamente chato, numa situação de falha, existir a possibilidade de ficar vários dias "sem fazer nada", mas daí não tenh o que sugerir para melhorar.

Quem disse que ficar perdido indicar ficar "sem fazer nada"? Rapaz... Isso é um gancho e tanto para outras aventuras :) No meu texto definitivo deixarei isso mais evidente.

Na verdade, não concordo muito com "um gancho e tanto". Para mim está mais próximo de "um improviso e tanto" ou "um trabalho e tanto" para o DM construir a aventura, mas vá lá,  como diz esse trope, bons DMs sabem quando devem direcionar (ou não) suas campanhas.

Ganchos, na minha opinião, são melhor trabalhados quando surgem inesperadamente durante a campanha, e não por uma ocorrência previsível induzida por um fator que um personagem não tem condição de aprimorar.

Um insight pessoal sobre uma investigação ou optar por deixar o vilão fugir dão bons ganchos. Falhar em um teste de uma habilidade que não evolui, acredito que não. Prevendo que o pirata pode falhar em seu teste, sempre haverá um direcionamento ou improviso sendo feito, mas o DM dificilmente iria supor o resultado que os personagens poderiam tirar de uma investigação ou a verdadeira reação de um personagem diante de um vilão (embora, por padrão, seja hostil).

Todo esse diálogo está apenas me mostrando que eu não sirvo para jogar OD. E que minhas partidas de D&D/AD&D devem ficam em minhas memórias do passado, onde elas eram mágicas e perfeitas.  Há quase vinte anos, direto do túnel do tempo. XD
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Re: Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #13 Online: Junho 12, 2013, 02:43:33 pm »
Me orientem: qual é o foco ou idéia do kit de pirata? Qual estereótipo ele representa?


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Offline gomex

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Re: Especialização Pirata para OldDragon
« Resposta #14 Online: Junho 12, 2013, 03:08:03 pm »
Me orientem: qual é o foco ou idéia do kit de pirata? Qual estereótipo ele representa?

Jack P-)