Autor Tópico: Dinastia RPG: A reta final  (Lida 1578 vezes)

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Offline AKImeru

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Dinastia RPG: A reta final
« Online: Novembro 22, 2012, 05:56:44 pm »
http://www.4shared.com/office/j2lrwTuP/Dinastia.html?

Depois de quase dois anos volto com o Dinastia RPG para ser discutido aqui.
Ele não esta pronto, mas já tem uma licença de atribuição da Creative Commons, só mencionar o nome do jogo original e de seu criador (Arthur Seixas De Martino).

Com isso dito, vamos discutir o sistema; Onde ele está hoje, o que falta para fechar para diagramação do livro e para rolar alguns dados.

O QUE É ISSO?!
Um sistema de RPG cujo objetivo é emular os clichês e arquetipos de historias que envolvem familias, grupos ou "Dinastias". Onde geralmente envolve conflito em pequena escala, conflito em larga escala e conflito politico. "Game of Thrones" encaixaria aqui, assim como "Romance dos Três Reinos" e até mesmo "Senhor dos Anéis".

Para realizar tal façanha, as regras são bastante abstratas e simplificadas. Quando você cria um personagem, ele é útil em todas as 3 situações do jogo (Aventura em pequena escala, combate em grande escala e politica), o que muda é a sua função em tais momentos.

Por exemplo, um guerreiro poderoso, que luta sozinho contra exércitos de goblins, em turnos de gerenciamento de reino e de politica teria uma vantagem em ações militares, como treinar outros, erguer exércitos e patrulhar o reino. Já um politico, provavelmente passaria seus turnos em um combate em menor escala motivando seus aliados a lutarem com mais afinco.

É importante notar que não há classes, e sim "Diferenciais". Cada diferencial tem um custo (geralmente bem baixo) de entrada, que já dá ao personagem diversos conceitos e habilidades que moldam ele em um arquétipo. Nada impede de se comprar diversos diferenciais de arquétipo de tal maneira.

Após comprar tal arquétipo, o personagem pode comprar os mais variados poderes e habilidades de uma lista associada a tal arquétipo, permitindo a criação de personagens bem únicos. Muito desses poderes tem duas funções, uma para cada momento diferente. E geralmente são a mesma função, só que adaptado para o outro tipo de turno.

É importante frisar que esse não é um jogo de simulação. Os três turnos co-existem para construir e gerar oportunidades para sessões e aventuras, quantificam a ideia de "Sandbox" e criam um mundo que respira, cresce e evolui junto com a historia. Todas as ações feitas no turno de reinos tem como intuito dar deixas e cenas para interpretação e conflito.
Onde Estamos.

O que tem feito:
- os 3 sistemas de conflito
- O turno de gerenciamento de reinos
- Custominização de combate em massa

O que falta
- Mais opções de pesquisa e construção para o gerenciamento de reinos
- Mais diferenciais

Re:Dinastia RPG: A reta final
« Resposta #1 Online: Novembro 22, 2012, 10:23:58 pm »
Oda, aqui no pad nao abre arquivos. Dps vejo o completo.

Mas ja to com uma duvida: afinal, o jogo tem ou nao tem classes? Voce cita arquetipos, mas depois fala que o jogador tem que escolher seu arquetipo e isso abre habilidades pra ele. Porra, se for assim, entao eh classe e nao arquetipo. XD
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline AKImeru

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Re:Dinastia RPG: A reta final
« Resposta #2 Online: Novembro 24, 2012, 05:51:44 pm »
É que é tão baratinho que você pode colecionar arquétipos!

A idéia é criar um sistema de "Vantagens e Desvantagens" com cor, equilibro e que ajude a conceituar personagens ENQUANTO dá flexibilidade ao jogador.

Offline AKImeru

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Re:Dinastia RPG: A reta final
« Resposta #3 Online: Dezembro 26, 2012, 07:46:07 pm »
O maior problema que o sistema tem por enquanto é o mais essencial: Os conflitos requerem muita anotação por parte dos jogadores e mestre por causa do número de ações fechadas e amarradas que ele possui, isso atrapalha muito o jogo. Estou pensando em uma alternativa.

Quem tem a maior Inteligencia começa
Toda Ação recebe uma reação
Ações ofensivas e defensivas em combates usam heroismo
Alões ofensivas e defensivas em batalhas usam liderança
Ações ofensivas e defensivas em debates usam carisma

Jogue 3d6, some o atributo da ação especifica, esse é o seu "Valor de Ação". Compare com o "Valor de Ação" do Ofensor/Defensor. Aquele que possuir uma soma maior vence, e descreve o que ocorreu.

Exemplo: Lu Bu está enfrentando Liu Bei, Guan Yu e Zhang Fei. Lu Bu, confiante em seu alto heroismo e sua Alabarda, ataca Liu Bei. Liu Bei e Lu Bu rolam um contra o outro, e Lu Bu vence. O jogador de Lu Bu então descreve a Cena, afirmando que a pequena espada de Liu Bei aparou um primeiro golpe de sua Alabarda, mas o impacto abriu sua guarda, permitindo um segundo golpe da Alabarda o acertar em cheio.

Dano é 1d6 + Atributo chave + Bonus do Equipamento

Construindo Vantagens e Desvantagens

Se o jogador deseja executar uma ação que não seja uma ação ofensiva ou defensiva, ou deseja adicionar algum elemento do cenário, como por exemplo erguer uma arvore do chão, ou agarra um oponente e imobiliza-lo, o mestre pede um teste que deve ser feito com um atributo decidido por ele. Caso o jogador passe, ele adiciona aquele atributo nas suas jogadas ofensivas ou defensivas (A escolha do jogador) por 1d6 rodadas. É possivel ao em vez de adicionar vantagens, rogar desvantagens em oponentes da mesma maneira. É também possivel criar vantagens para outros personagens.

Exemplo: Guan Yu ve seu Irmão Jurado, Liu Bei, sendo ferido por Lu Bu. Guan Yu fica ao lado de Liu Bei, e extende sua lança, pronto para aparar qualquer golpe contra seu irmão. O jogador afirma que quer criar uma vantagem para Liu Bei, o auxilio de Guan Yu. O mestre determina um teste de Heroismo de média dificuldade, pois afinal é relativamente dificil para Guan Yu lutar e proteger seu irmão ao mesmo tempo. O jogador rola, e passa no teste. Liu Bei agora pode adicionar o Heroismo de Guan Yu em sua defesa por 1d6 turnos. O jogador rola e tira um 3. Por três turnos, as ações defensivas de Liu Bei recebem o bonus do Heroismo de Guan Yu.


Isso que eu bolei no momento, adoraria ouvir opiniões.
« Última modificação: Dezembro 26, 2012, 08:04:36 pm por AKImeru »