Autor Tópico: Dados prediletos  (Lida 11373 vezes)

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Offline Vincer

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Re:Dados prediletos
« Resposta #15 Online: Março 20, 2013, 01:01:45 pm »
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Mistério mesmo é o d7, que ninguém acredita que é justo
Mistério mesmo, eu nem sonhava que isso existia. Já vi uns dados exóticos como d5 que seguiam uma lógica 'cilíndrica', suponho que o d7 seja assim(depois googleio) mas nunca cheguei a ver ou rolar um. Fiquei interessado pq COLEÇÃO.

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Mas confesso que quando jogava Vampire, eu curtia demais rolar aquela cacetada de d10 tudo de uma vez
Isso me anima, uma das minhas desconfianças em usar dicepool é q eu não sinto tanto tesão por rolar tantos dados, já vi outros jogadores comentarem isso então quanto mais fazem esse coro menos bolado de usar dicepool eu fico.

Mas a grande questão é: não cansa não? Você gosta de rolar esses vários dados mesmo quando os rola sempre? Eu pensava que rolar muitos dados era legal pela sensação de 'agora eu usei força total', mas talvez eles comuniquem mais legal a potência do personagem tb, sei lá, toda vez que vc rola vc lembra 'é, meu personagem é foda nisso'. Rola isso ou não?

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Eu lembro de pelo menos uma vez alguém usar um copo pra conseguir jogar todos os dados
Meu maior temor com dicepool. Engraçado que eu nunca esbarrei nisso como jogador, minhas campanhas como jogador sempre foram curtas e nunca cheguei a ter um personagem que tivesse tantos dados para rolar... mas sempre fiquei bolando por atencipação 'caraca, lá pra frente vou ter que rolar quantos? acho que vou ter que rolar duas vezes'.

Apesar dos meios receios com dicepool eu amo explodir dados.

O dado de LoTR(ñ lembrava que era d12) é efetivamente 12 mesmo(não 10), já que as probabilidades são divididas em 12. Numericamente que só conta 10, é isso?

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Alguém já viu o "d18"? Um par de d6, um comum e outro com duas faces zero, duas faces 6 e duas faces 12?

hfeuhfuehfeufwief´s
WTF AM I READING

Re:Dados prediletos
« Resposta #16 Online: Março 20, 2013, 01:23:40 pm »
No ToR você usa d12, mas 11 e 12 não existem. Um deles serve para indicar que algo ruim pode acontecer e outro significa que algo bom pode acontecer. Não lembro bem como eram as regras agora, mas funcionava num modelo proporcional a acerto/falha crítica pelo que me lembro.

O que mais importa são os d6 que tu rola, de acordo com teu valor na perícia.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline PowLyne

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Re:Dados prediletos
« Resposta #17 Online: Março 20, 2013, 01:28:28 pm »
Não tinha aquele sistema que, a cada 6 no d6, você ignorava o valor e rolava outros DOIS d6?

Eu lembro de já ter ficado um tempo considerável nessa brincadeira.

Re:Dados prediletos
« Resposta #18 Online: Março 20, 2013, 01:28:39 pm »
Dados variados são muito bacanas só para dano mesmo.

Para resolução de ações 3d6 ou um D20 tá muito bom tamanho obrigado.

Offline MaNdRaK

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Re:Dados prediletos
« Resposta #19 Online: Março 20, 2013, 01:50:44 pm »

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Mas confesso que quando jogava Vampire, eu curtia demais rolar aquela cacetada de d10 tudo de uma vez
Isso me anima, uma das minhas desconfianças em usar dicepool é q eu não sinto tanto tesão por rolar tantos dados, já vi outros jogadores comentarem isso então quanto mais fazem esse coro menos bolado de usar dicepool eu fico.

Mas a grande questão é: não cansa não? Você gosta de rolar esses vários dados mesmo quando os rola sempre? Eu pensava que rolar muitos dados era legal pela sensação de 'agora eu usei força total', mas talvez eles comuniquem mais legal a potência do personagem tb, sei lá, toda vez que vc rola vc lembra 'é, meu personagem é foda nisso'. Rola isso ou não?

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Eu lembro de pelo menos uma vez alguém usar um copo pra conseguir jogar todos os dados
Meu maior temor com dicepool. Engraçado que eu nunca esbarrei nisso como jogador, minhas campanhas como jogador sempre foram curtas e nunca cheguei a ter um personagem que tivesse tantos dados para rolar... mas sempre fiquei bolando por atencipação 'caraca, lá pra frente vou ter que rolar quantos? acho que vou ter que rolar duas vezes'.

Apesar dos meios receios com dicepool eu amo explodir dados.


Cara, em geral minhas paradas de dados eram de 10d10. 5 atributo + 5 habilidade. Pelo menos 8-9 dados, já que eu evitava ao máximo usar algo que não fosse bem característico do personagem.

Eu, particularmente, adorava, exatamente pelo fato de todo ataque ter 4-6 acerto, e todo dano partir de 8-11 dados, terminando em 6-8 danos efetivos.

Em geral, era assim. Era muito dado porque os personagens eram bons naquilo e eu simplesmente destruia npcs, inimigos, minions, etc. Repito então: Eu adorava rolar um monte de dados.

Re:Dados prediletos
« Resposta #20 Online: Março 20, 2013, 07:19:51 pm »
Pra mim, nada supera jogar tipo 18d10 pra causar dano em Lobisomem: o Apocalipse. Sem falar de explodir 10s, é magnífico...

Mas o d20 também tá entre meus preferidos, só pela tensão mesmo. Acho que todo mundo tem uma história pra contar de alguma situação que a vida do PJ ou do grupo dependia de uma rolagem de d20 e algo engraçado/absurdo aconteceu (tipo o dado cair no chão, o cachorro morder o dado e sair correndo, daí quanto joga novamente, tira 1).

Offline Vincer

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Re:Dados prediletos
« Resposta #21 Online: Março 20, 2013, 10:38:05 pm »
Isso acontece com quaisquer dados, não apenas d20 freakey. Acho que as histórias memoráveis com d20 são mais abundantes porque 1) d&d é muito, muito mais jogado 2) 5% de chance de falha/acerto crítico é maior que a maioria das alternativas (é bem mais difícil rolar 18 ou 3 em Gurps por exemplo).
Em compensação nesses outros jogos quando essas rolagens acontecem é ainda mais surpreendente.

Offline MaNdRaK

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Re:Dados prediletos
« Resposta #22 Online: Março 21, 2013, 12:28:58 pm »
Isso acontece com quaisquer dados, não apenas d20 freakey. Acho que as histórias memoráveis com d20 são mais abundantes porque 1) d&d é muito, muito mais jogado 2) 5% de chance de falha/acerto crítico é maior que a maioria das alternativas (é bem mais difícil rolar 18 ou 3 em Gurps por exemplo).
Em compensação nesses outros jogos quando essas rolagens acontecem é ainda mais surpreendente.

Vampire, há muito tempo:
4d10, contra dificuldade 9 = 3 acertos.

Mestre:
"Ok, vc então sabe MUITA coisa sobre esse livro".

Acho que de parada de dados com d10 foi o mais legal que eu já vi.

Agora, com o d20, tem bem mais história sim. A última foi até engraçada. Não sei pelas regras se estávamos embasados, mas foi assim que se sucedeu:
1- Matamos um dragão que estava a 45m do chão sobre 2 dos aventureiros (eu e mais um). O dragão então caiu, ainda tentando mirar sobre nós. Digamos que um efeito narrativo do mestre pra dramatizar as coisas.

2- Começamos a batlaha diplomática sobre quanto de dano tomariamos e a dificuldade do cheque de relfexos.
- 45m = 9d6 de queda (eu não lembro a regra, mas era 1d6 a cada 5m não é? Eu sei que o cálculo final deu 9d6).
- Peso do dragão: 2 cavalos +\- ? 1 tonelada = 14d6 (não lembro bem como foi o cálculo porque esse é o tipo de regra que vc nunca precisa e é um saco para achar).
Chegamos então aos incríveis 23d6 de dano de um meteoro de fogo caindo sobre nossas cabeças.

3- Os dois pjs falham no reflexo 15.

4- "PERAÊ", brada o clérigo do Old Man (eu). Vou usar o poder garantido do domínio da força pra fazer uma ação extraordinária pra deslocar o dragão e não atingir meu companheiro (que tava bem ferrado, com uns 20pv, eu ainda tinha uns 90). Outra batalha diplomática pra decidir o cheque.
- Situação do clérigo: For 18 + Aumentar Pessoas + Bônus do poder garantido. Consideramos que se o bônus do poder garantido somava +5 numa ação de força, seria o equivalente a dar +10 de força naquele momento, para efeitos de comparação. Isso levava o clérigo a 30 de força. Capaz então de erguer o dragão do chão, pelo menos.
- Depois de muito (muito mesmo) discutir, acordamos que um teste de força CD 33 (10 + a quantidade de d6 no dano) seria justo. Sendo que para cada número eu removeria 1d6 do dano, como se conseguisse deslocá-lo o suficiente. Seria então impossível de reduzir tudo.

Então era AQUELA jogada. 1d20 +10, contra 33. Cada número que eu não conseguisse era um pouco mais perto da cova que eu botava o meu amigo.

Resultado: 12 + 10 = 22! 11d6 de dano, e ambos sobrevivemos. Foi muito irado. NESSA JOGADA, eu beijei o dado.

Offline Vincer

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Re:Dados prediletos
« Resposta #23 Online: Março 21, 2013, 01:02:18 pm »
Eu imagino a sensação, mas o mais memorável para mim na sua narrativa é todo o debate e processo para descobrir quanto de dano o dragão causaria e qual a dificuldade. Engraçado que eu tenho saudades até desse tipo de anomalia dos rpgs.

Eu já me deparei com situações dramáticas ótimas e terríveis, boa parte delas com d20 pq usei d20 por muito tempo mesmo com sistemas homebrew. A que nunca vou esquecer é uma que fiquei muito mal... jogador havia passado por vários obstáculos epicamente e com soluções criativas, mas por abalar as estruturas das ruínas derrubando alguns pilares frágeis eu descrevi naturalmente que alguns pequenos escombros haviam caído. Eu só queria criar tensão e mostrar que o lugar cairia logo, que ele teria que sair dali e arrastar o colega... mas o jogador já emendou 'esquivo dos escombros'. Nada demais, ele era bom em esquiva, daí...
1.
Tanto eu como ele havíamos esquecido que o hp dele estava muito baixo. Tentei ver com ele toda e qualquer forma de fazer outro teste e daí.
Outro 1.
E lá se foi a Lucien(ainda lembro o nome da personagem). Eu esbocei dar outra solução, não me recordo agora da conversa na mesa mas teve algo de favoritismo e o jogador querer se manter nas regras... mas ele realmente adorava a personagem e sentiu muito a perda. E eu me senti mal por toda a situação. Anos depois vira e mexe ele ainda comenta da personagem quando falamos em jogos passados.
Isso influenciou algumas mudanças que fiz nas regras naquela época, e até hoje uma certa birra com a idéia de 'falhas críticas'. Em outras palavras nunca mais fiz regras em que uma cena daquela aconteceria outra vez.

Outra que me lembro bem foi uma sequência de boas rolagens e um 20 no final que em 1 turno mandou uma batalha final para o lixo criando um anti-climax que me deixou sem reação(aprendi muito com isso). Foi broxante para todos como a aventura terminou e como a ação que esperavam não aconteceu mas compensou pelas gargalhadas e o jogador se sentir épico com aquela adaga bem mirada na testa do 'boss' mago, zunindo entre os golens dele e antes que ele conseguisse se defender ativando suas magias.

Offline MaNdRaK

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Re:Dados prediletos
« Resposta #24 Online: Março 21, 2013, 01:48:33 pm »
Concordo que, de longe, o melhor da aventura foram as dicussões sobre os testes.
A minha argumentação e a contra-argumentação do mestre foram muito divertidas, provavelmente os melhores momentos que passei numa mesa de rpg nos últimos anos.

A sorte é que ele é sensato, assassino de pjs, mas sensato. Então no final foi uma ação realmente diferenciada. Senti falta de recompensa, entretanto, por ter salvado o cara. Acho que cabia, mas detesto chorar xp :)

Achei a descrição do ato no blog da campanha  ^_^

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O dragão caía em uma velocidade impressionante e a copa das árvores, aliada à baixa luminosidade, impedia ao trio no acampamento vê-lo aproximando-se. Foi com surpresa que ouviram o barulho de galhos se quebrando e viram a criatura em chamas vindo diretamente na direção deles!

Não havia tempo para uma fuga e eles viram a morte muito próxima. Um desesperado Beren lançou mão de um novo feitiço de queda suave para tentar salvar seus companheiros, mas estava longe demais e a magia não surtiu qualquer efeito. Brÿjoff continuava cavando, absorto de tudo que acontecia à sua volta, enquanto Unmada ficou estático, surpreso demais para tentar algo. Coube a Dante fazer o milagre. O devoto d' O Velho convocou a força de seu deus e sua musculatura cresceu assustadoramente. Gritando pelo nome de Natirel, ele acertou um poderoso ataque com sua alabarda e a força divina foi capaz de deslocar o corpo do dragão, que caiu poucos centímetros ao lado do grupo. A força da queda ainda causou danos, jogando os personagens para longe, mas a ação do sacerdote salvou-lhes a vida...

Offline Vincer

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Re:Dados prediletos
« Resposta #25 Online: Março 21, 2013, 08:13:36 pm »
A descrição é legal e tal mas... evidencia demais o quanto eu detesto os 'clérigos' de rpg.

Em nenhuma outra ficção veríamos um sacerdote crescer músculos pela FÉ

Offline MaNdRaK

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Re:Dados prediletos
« Resposta #26 Online: Março 22, 2013, 11:31:24 pm »
A descrição é legal e tal mas... evidencia demais o quanto eu detesto os 'clérigos' de rpg.

Em nenhuma outra ficção veríamos um sacerdote crescer músculos pela FÉ

Vc nao tem fé, entao nao sabe como é. Esses marombados todos ai passam o dia orando na academia e funciona. Eh soh tomar umas Óstias com suplemento que deus enche eles de musculos.  :jester:

Poderes concedidos cara! Campeao Ordenado do deus dele, ele merece vantagens.
Nao fale mal do meu atual pj favorito. Ele é clérigo mas é limpinho (nem minha mulher gosta dele, por ele ser clérigo).
Tô começando a achar que os clérigos são perseguidos...


Offline Vincer

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Re:Dados prediletos
« Resposta #27 Online: Março 22, 2013, 11:37:04 pm »
Q nem os cristãos. Deviam ser jogados ladeira abaixo em barris(sério, os romanos faziam isso).

Se bem q eles provavelmente quebrariam os barris com seus super-músculos de fé.

Re:Dados prediletos
« Resposta #28 Online: Março 23, 2013, 02:09:00 am »
sou extremamente viciados em dados
tanto que até participei deste kickstarter pela possibilidade de conseguir D14  e aquele d16 que eu nunca tinha visto.
no fim, mais dados ainda vao vir.

Re:Dados prediletos
« Resposta #29 Online: Março 23, 2013, 02:39:43 am »
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Em nenhuma outra ficção veríamos um sacerdote crescer músculos pela FÉ

Mago: A Ascensão/Despertar, Esfera da Vida, Paradigma Religioso, vantagem True Faith é opcional.

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