As Raças Civilizadas
Existem duas raças civilizadas dominando as terras de Khroma, os humanos é os Bhars, ou como os humanos os chamam, os Ferais.
Bhars
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Os Bhars são criaturas selvagens, eles medem em média 1,80 metro podendo alcançar mais de 2 metros e chegam a pesar perto de 200 quilos. Seu corpo é coberto de pelos e seu rosto lembra o de uma fera, seus pelos podem variar do mais puro branco ao cinza ou marrom escuro, eles possuem bocas bem grandes e dentes afiados, assim como garras. Eles gostam de viver em lugares isolados, e pouco se sabe de sua origem alem que que desde sempre foram escravizados e usados como mão de obra dos humanos. Os Bhars raramente conseguem usar seus chakras e por isso quase sempre são subjugados pelos humanos.
- Forte: Sua constituição bestial lhes concede uma força incrível. Bhars começam com d6 no Atributo Força
- Garras e Presas: Embora prefiram usar armas os Bhars possuem as suas próprias armas naturais e se preciso podem usa-las causando For+d6 e concedendo um bônus de +2 em escalada
- Forasteiro: Os Bhars, ou apenas Ferais para os humanos, são considerados pouco mais que animais e não dignos de confiança. Testes de Carisma sofrem um redutor de -2
A Pirâmide Social
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Um dos fatores mais importantes de Khroma é quem manda e quem obedece. No topo da pirâmide estão os Senhores Feudais e os Sacerdotes, já no extremo oposto, o pé da pirâmide, estão os escravos. É algo perfeitamente natural e incentivado.
Lista das hierarquias do Khroma
Títulos gerais humanos
Rei/Rainha: Governa parte ou todo um continente.
Duque/Duquesa: Governa um ducado dentro do reino
Príncipe/Princesa: Comanda um principado
Marquês/Marquesa: Comanda os territórios de fronteiras de cada reino
Conde/Condessa: Dono de um ou mais castelos e um condado
Barão/Baronesa: Senhor feudal
Cavaleiro/Dama: Guerreiros a serviço do rei.
Títulos Bhars
Kha-Bha: Líder dos Bhars
Illbha: Respondem diretamente ao Kha-Bha e comandam um dos 4 grandes territórios Bhar
Orbah: Título semelhante ao Barão
Khan: Líder de uma tribo Bhar
Títulos religiosos
Lux: Líder máximo de todas as religiões
Patriarca: Líder máximo de cada religião
Cardial: Líder territorial de cada religião
Arcebispo: Líder religioso de um ducado
Bispo: Líder religioso de um condado
Sacerdote/Clérigo: Líder de um templo
Linhagem Sanguínea
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Durante a guerra cromática os senhores feudais ganharam muita riqueza e poder, e os mais bem sucedidos sempre eram os que mantinham fortes laços familiares. Algo que os senhores feudais logo perceberam, é que em uma guerra santa, onde a maré sempre muda e traições são corriqueiras, confiança é uma peça fundamental e tremendamente rara.
Algumas das famílias reais mais poderosas atualmente possuem fortes laços familiares. Ter riquezas e um nome nobre pode lhe dar muitas vantagens, mas ter o sangue nobre vai concerteza garantir sua sobrevivência por mais tempo.
Linhagem Sanguínea
Requisito: Novato, Nobre
O personagem pertence a uma família com influente e poder. Sempre que precisar ele pode contar com ela. Geralmente uma vez por jogo.
Um teste de Manha pode ser feito para tentar uma comunicação com seus familiares, e um outro teste de persuasão deve ser feito para tenta-los convencer em enviar algum tipo de ajuda. Case falhe em um dos testes a comunicação não deu certo, ou eles não puderam ajudar em tempo hábil. Um sucesso garante alguma ajuda, que pode variar de informações sigilosas a ajuda com recursos desde que não os comprometa. Uma ampliação e ele poderá enviar reforços (de um especialista à cinco capangas) ou dinheiro, mas eles ainda não se colocaram em risco, embora possam se arriscar um pouco mais que o normal. Em caso de duas ampliações eles podem enviar um Carta Selvagem ou um pequeno exercito, e estarão dispostos a se comprometerem pessoalmente com o personagem.
Caso o pedido de ajuda esteja dentro do condado acrescente +2 ao teste de Manha, caso esteja fora do Ducado reduza o teste em -2. Os testes de Persuação podem receber modificadores de acordo com a interpretação do Mestre
Religiões e Magia
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A magia não é boa nem má, muito menos é arcana ou divina, ela apenas é!
Infelizmente o uso dela pode ser usado pra todo tipo de fim. Para alguns a magia é a prova da existência divina, pra outros apenas uma ferramenta, mas é praticamente impossível ser um conjurador sem estar ligado a religião.
O Khroma
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Durante a guerra muitas foram as lutas em nomes dos mais variados deuses, cada um representando sua causa maior. Um lado sempre ganhava, mas no dia seguinte um novo deus o desafiava e novamente era posto a prova a divindade (ou divindades) da vez.
O crescimento do culto branco veio apenas pavimentar algo que todos questionavam: Afinal, quem era o verdadeiro deus?
A magia era um fato claro e perceptivo no cotidiano das pessoas, mas os deuses vinham e iam, sempre com seus fieis provando sua existência, afinal, mesmo os derrotados possuíam o poder divino, a habilidade de canalizar a magia cromática. E apenas uma coisa era comum entre eles, a própria magia!
Com o tempo os sacerdotes brancos firmaram um único poder, não uma divindade, nem um panteão, mas sim uma força superior, um poder através do qual os incontáveis deuses, que lutavam entre si, podiam canalizar seus poderes aos homens. Essa força se chama Kroma!
Existem pelo menos uma duzia de panteões diferentes registrados na biblioteca da Cidadela Branca, e esse numero cresce cada vez mais, mas todos eles sem exceção em suas mitologias e dogmas fazem uso do Kroma, do contrário é heresia.
Os Espíritos
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Os Bhars cultuam os espíritos de seus antepassados e dos animais. Eles possuem uma forte conexão com sua religião pagã e negam qualquer divindade humana, para um Bhars é preferível a morte a abdicar de seus crenças. Por muito tempo eles eram sacrificados como hereges por não se converterem mesmo diante da morte certa, mas isso mudou quando Khroma começou a ser difundido entre os humanos, por algum motivo os Bhars consideram, e temem, Khroma com uma força espiritual poderosa.
Os Três Caminhos fora do Espectro Cromático
Existem 7 caminhos cromáticos, mas com o tempo outros 3 caminhos fora do espectro foram encontrados. O caminho da luz branca, que é a união de todas as cores, o recém descoberto caminho da luz negra, que é a ausência das cores, e o caminho herege transparente.
Branco
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Um grupo de sacerdotes durante a guerra cromática conseguiu dominar a arte de usar todas as cores em conjunto, gerando a magia branca. Ela tem como caminho principal a manipulação da própria energia cromática.
Como ela é um caminho que depende dos outros foi fácil converter os prisioneiros durante a guerra, e seu poder de controle sobre os outros caminhos lhe davam uma certa vantagem estratégica que ganhou algumas lutas.
Após o fim da guerra e com a ascensão dos sacerdotes brancos um templo com o objetivo de unir todas as religiões foi criado em Ruldaliam, a Cidadela Branca uma pequena cidade que se formou em volta do principal templo dos sacerdotes brancos, a Catedral da Luz.
Hoje eles são a principal força religiosa em Kroma e seu líder atual o Cardial Lirdunar, O Gracioso, comanda todas as atividades brancas em Ruldaliam e mantem seu primo, Gurdolf Latio o Arcebispo de Thandariar com um olho em todas terras alem do Mar Branco
Transparente
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O caminho da transparência quase não é seguido, ele é considerado uma grande heresia e seus praticantes são mortos sem chance de redenção.
Para se usar a magia cromática deve haver um controle bem preciso dos chakras, e para alguns humanos isso é impossível, seus chakras são mortos ou simplesmente bloqueados. Isso no entanto abre caminho pra um tipo bem especifico de magia, a denominada magia transparente, ou incolor. Usando o bloqueio dos chakras uma pessoa pode "filtrar" a energia que passa por ela, criando todo um leque no possibilidades únicas.
Geralmente os efeitos mais comuns são a ilusão, necromancia, mas é possível se criar efeitos mais fantásticos ainda. Infelizmente poucos são os que estudam essas possibilidades, e os que fazem precisam se esconder muito bem.
Os Bhars tem uma facilidade muito grande em aprender esse caminho, mas se negam a estuda-lo, eles consideram a magia transparente algo não natural, e por tanto uma aberração. Eles não matariam um conjurador ao encontra-lo (não a principio pelo menos), mas certamente seriam arredios e tentariam se manter o mais longe possível deles.
Negro
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A magia negra é nova e temida por todos. Pouco se sabe sobre ela, mas as lendas giram em torno de um único homem, conhecido como O Templário Negro. Alguns dizem que ele é um paladino de armadura negras montado em um dragão negro, outros que ele é um gigantesco ser demoníaco que busca sugar todas as cores pra si, alguns acreditam ser um Bhar que aprendeu a usar a magia cromática (o que não é impossível embora raro de se ver) e foi punido por seus deuses e agora busca vingança. E as lendas não parão, ele pode ser um cavaleiro morto vivo montado em seu corcel negro alado, ate uma criança que foi abandonada pelos pais e morta durante a guerra cromatica e busca vingança.
O fato é que ninguém sabe o que a magia negra é capaz, mas alguns boatos pelos corredores da Cidadela da Luz mencionam ser uma magia demoníaca invocada por uma força nefasta vindo de Khroma, que talvez, exista um outro lado de Khroma.