RPG > Design & Desenvolvimento

[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun

(1/2) > >>

silva:
Convoco a gestalt D&Dística Spelliana pra me ajudar com um projetinho pessoal.

O negócio é simples: eu sou fã de Shadowrun, mas acho seu sistema desnecessariamente complexo. Eis então que topo com um sisteminha de classes bem light, que pensei ter tudo a ver com Shadowrun (se partirmos da premissa que Shadowrun = D&D + cyberpunk, então um sistema de classes faz todo o sentido).

Pois bem, segue uma classe de exemplo desse sistema. Reparem que a classe já é uma ficha de personagem própria, com tudo que é necessário ali contido. (eu falei que o sistema era simples).

Frente
[hs width=300]http://i44.tinypic.com/34xglk7.png[/hs]


Verso
[hs width=300]http://i40.tinypic.com/3492c78.png[/hs]
 

A pergunta é: como adaptar isso pra Shadowrun ?

 
Bom, eu pensei em começar dos arquétipos mais icônicos do cenário e adaptar para algo parecido com essa ficha aí. E, a exemplo de D&D 4 , tomei a liberdade de definir “nichos funcionais” para essas classes, algo assim..

Samurai Urbano: o agressor

Mago: o manipulador

Decker: o viabilizador
 
Esses adjetivos são importantes pois definem o tipo de habilidades que eu queria ver nessas classes. Por exemplo: o mago (“manipulador”) teria habilidades de controlar mentes, ficar invisível, criar distrações, etc. Já o decker (“viabilizador”) teria habilidades de abrir portas, desabilitar câmeras, controlar sistemas de segurança, etc, e o samurai urbano (“agressor”) teria habilidades de (óbvio) causar muitos danos. O problema é que não faço ideia de como criar habilidades equilibradas. Eu nunca fui muito fã de “equilíbrio” e "matemática" em jogos, mas é algo que sinto que faz sentido na hora de se criar classes. Vocês mais do que ninguem podem falar isso. Bom, daqui a pouco posto a ficha de uma classe que criei. Se puderem criticar, agradeço.  :victory:


P.S: o nome do projeto "Sixth World" é a mistura do cenário de Shadow, chamado o "Sexto Mundo" na cosmologia de seus habitantes, misturado ao nome do sistema, Apocalypse World.

Lumine Miyavi:
Qual é o foco do cenário, e porque diabos você quer usar 4e, e não M&M?

silva:
Como assim "foco" do cenário ? É Shadowrun ué, igual a D&D só que "Corporation crawling" ao invés de Dungeon crawling. (ao invés de um grupo de aventureiros medievais desbravando uma masmorra atrás de tesouro, aqui é um time de mercenários cyberpunk desbravando um complexo corporativo atrás de um objetivo qualquer).

E quanto a usar M&M, no momento não rola. Eu queria adaptar primeir pra esse sistema, que já é bem simplezinho. Minha maior dúvida no momento são as habilidades. Se você reparar na segunda página da ficha ali em cima, vai ver que cada personagem tem 5 habilidades (chamadas "Moves"), condizentes com seu nicho. Só que no caso de Shadowrun, como fazer isso? Exemplo: as habilidades de um mago seriam spells individuais, ou escolas de spells, ou ainda perícias ? 

Bom, eu fiz do jeito mais simples possível (usando os ítens individuais mesmo: mago com spells, street samurai com implantes, decker com programas). Depois posto aqui e vocês vêem se tá legal.

Lumine Miyavi:
Bom, SE os arquétipos de personagens sejam bem restritos, acho que casa mesmo com a 4e. Lembrando que a 4e é boa pra combate - fora de combate, é freeform. XD

PS: isso tá vindo de alguém que tudo que conhece de Shadowrun, é o jogo de Mega Drive.

silva:
..que é um puta jogo e representa muito bem o rpg de mesa, na minha opinião. (o problema eram os gráficos que até pra época eram ruins; se fizessem um remake, ia ser foda).

Enfim, não to muito preocupado com a parte "fora do combate" porque esse sisteminha tem certa substância nesse aspecto. O que mais me preocupa agora é conseguir refletir bem o conceito de "nichos" que é tão emblemático a D&D, nesse sisteminha (que não deixa de ser um D&D Light).

Então vamos lá..

_____


1. A primeira coisa que eu pensei foi nos nichos. Então eu peguei 3 arquétipos bem emblemáticos de Shadowrun e designei um adjetivo, àla D&D 4..

Samurai Urbano: o Agressor
Mago: o Manipulador
Decker: o Viabilizador

Feito isso, eu pensei em como traduzir as capacidades desses arquétipos em stats. O sisteminha usa 3 tipos:
a. Stats,
b. Habilidades,
c. Crap (equipamentos, contatos, etc),

..e nada mais. Stats é fácil, pois são bem semelhantes ao basicão visto na maioria dos rpgs (força, inteligência, etc).

2. Quanto às habilidades (que consistem no principal "poder" de cada nicho), eu tentei pegar as mais emblemáticas segundo o adjetivo do nicho ali em cima. O resultado foi..

Mago: suas habilidades consistem em spells de manipulação e subterfúgio (Invisibilidade, Heal, Levitate, Barrier, etc) e algumas perícias (Astral Projection, Assenssing, etc), enquanto seu "Crap" consiste em equipamentos apóiam essas habilidades: fetishes e focis mágicos, hermetical library, etc. 

Samurai: suas habilidades consistem em alguns implantes de combate (Reflexos Acelerados, Dermal Plating, Rectratable razors, etc) e algumas skills ( Bushido Code, Street Etiquette, etc) enquanto seu crap seria armas de fogo customizadas, armas de luta corpo-a-corpo, granadas, etc.

Decker: suas habilidades consistem em programas que só podem ser usados na matrix e afetam dispositivos de segurança como câmeras, sensores, portas, elevadores, alarmes, drones, etc (Sleaze, Spoof, Bypass, etc) e algumas skills (Matrix Etiquette, Cybernetics, etc), enquanto seu crap são os gadgets como Cyberdeck, commlink, datajack, etc.

Então, o que acham até aqui ?  :haha:

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa