Autor Tópico: [The Sixth World] Adaptação de Shadowrun  (Lida 2283 vezes)

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[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Online: Março 30, 2012, 08:03:37 pm »
Convoco a gestalt D&Dística Spelliana pra me ajudar com um projetinho pessoal.

O negócio é simples: eu sou fã de Shadowrun, mas acho seu sistema desnecessariamente complexo. Eis então que topo com um sisteminha de classes bem light, que pensei ter tudo a ver com Shadowrun (se partirmos da premissa que Shadowrun = D&D + cyberpunk, então um sistema de classes faz todo o sentido).

Pois bem, segue uma classe de exemplo desse sistema. Reparem que a classe já é uma ficha de personagem própria, com tudo que é necessário ali contido. (eu falei que o sistema era simples).

Frente
[hs width=300]http://i44.tinypic.com/34xglk7.png[/hs]


Verso
[hs width=300]http://i40.tinypic.com/3492c78.png[/hs]
 

A pergunta é: como adaptar isso pra Shadowrun ?

 
Bom, eu pensei em começar dos arquétipos mais icônicos do cenário e adaptar para algo parecido com essa ficha aí. E, a exemplo de D&D 4 , tomei a liberdade de definir “nichos funcionais” para essas classes, algo assim..

Samurai Urbano: o agressor

Mago: o manipulador

Decker: o viabilizador
 
Esses adjetivos são importantes pois definem o tipo de habilidades que eu queria ver nessas classes. Por exemplo: o mago (“manipulador”) teria habilidades de controlar mentes, ficar invisível, criar distrações, etc. Já o decker (“viabilizador”) teria habilidades de abrir portas, desabilitar câmeras, controlar sistemas de segurança, etc, e o samurai urbano (“agressor”) teria habilidades de (óbvio) causar muitos danos. O problema é que não faço ideia de como criar habilidades equilibradas. Eu nunca fui muito fã de “equilíbrio” e "matemática" em jogos, mas é algo que sinto que faz sentido na hora de se criar classes. Vocês mais do que ninguem podem falar isso. Bom, daqui a pouco posto a ficha de uma classe que criei. Se puderem criticar, agradeço.  :victory:


P.S: o nome do projeto "Sixth World" é a mistura do cenário de Shadow, chamado o "Sexto Mundo" na cosmologia de seus habitantes, misturado ao nome do sistema, Apocalypse World.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Lumine Miyavi

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Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #1 Online: Março 30, 2012, 10:41:53 pm »
Qual é o foco do cenário, e porque diabos você quer usar 4e, e não M&M?

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Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #2 Online: Abril 02, 2012, 01:47:44 am »
Como assim "foco" do cenário ? É Shadowrun ué, igual a D&D só que "Corporation crawling" ao invés de Dungeon crawling. (ao invés de um grupo de aventureiros medievais desbravando uma masmorra atrás de tesouro, aqui é um time de mercenários cyberpunk desbravando um complexo corporativo atrás de um objetivo qualquer).

E quanto a usar M&M, no momento não rola. Eu queria adaptar primeir pra esse sistema, que já é bem simplezinho. Minha maior dúvida no momento são as habilidades. Se você reparar na segunda página da ficha ali em cima, vai ver que cada personagem tem 5 habilidades (chamadas "Moves"), condizentes com seu nicho. Só que no caso de Shadowrun, como fazer isso? Exemplo: as habilidades de um mago seriam spells individuais, ou escolas de spells, ou ainda perícias ? 

Bom, eu fiz do jeito mais simples possível (usando os ítens individuais mesmo: mago com spells, street samurai com implantes, decker com programas). Depois posto aqui e vocês vêem se tá legal.
« Última modificação: Abril 02, 2012, 02:15:51 am por silva »
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #3 Online: Abril 02, 2012, 09:42:52 am »
Bom, SE os arquétipos de personagens sejam bem restritos, acho que casa mesmo com a 4e. Lembrando que a 4e é boa pra combate - fora de combate, é freeform. XD

PS: isso tá vindo de alguém que tudo que conhece de Shadowrun, é o jogo de Mega Drive.

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Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #4 Online: Abril 02, 2012, 10:07:01 pm »
..que é um puta jogo e representa muito bem o rpg de mesa, na minha opinião. (o problema eram os gráficos que até pra época eram ruins; se fizessem um remake, ia ser foda).

Enfim, não to muito preocupado com a parte "fora do combate" porque esse sisteminha tem certa substância nesse aspecto. O que mais me preocupa agora é conseguir refletir bem o conceito de "nichos" que é tão emblemático a D&D, nesse sisteminha (que não deixa de ser um D&D Light).

Então vamos lá..

_____


1. A primeira coisa que eu pensei foi nos nichos. Então eu peguei 3 arquétipos bem emblemáticos de Shadowrun e designei um adjetivo, àla D&D 4..

Samurai Urbano: o Agressor
Mago: o Manipulador
Decker: o Viabilizador

Feito isso, eu pensei em como traduzir as capacidades desses arquétipos em stats. O sisteminha usa 3 tipos:
a. Stats,
b. Habilidades,
c. Crap (equipamentos, contatos, etc),

..e nada mais. Stats é fácil, pois são bem semelhantes ao basicão visto na maioria dos rpgs (força, inteligência, etc).

2. Quanto às habilidades (que consistem no principal "poder" de cada nicho), eu tentei pegar as mais emblemáticas segundo o adjetivo do nicho ali em cima. O resultado foi..

Mago: suas habilidades consistem em spells de manipulação e subterfúgio (Invisibilidade, Heal, Levitate, Barrier, etc) e algumas perícias (Astral Projection, Assenssing, etc), enquanto seu "Crap" consiste em equipamentos apóiam essas habilidades: fetishes e focis mágicos, hermetical library, etc. 

Samurai: suas habilidades consistem em alguns implantes de combate (Reflexos Acelerados, Dermal Plating, Rectratable razors, etc) e algumas skills ( Bushido Code, Street Etiquette, etc) enquanto seu crap seria armas de fogo customizadas, armas de luta corpo-a-corpo, granadas, etc.

Decker: suas habilidades consistem em programas que só podem ser usados na matrix e afetam dispositivos de segurança como câmeras, sensores, portas, elevadores, alarmes, drones, etc (Sleaze, Spoof, Bypass, etc) e algumas skills (Matrix Etiquette, Cybernetics, etc), enquanto seu crap são os gadgets como Cyberdeck, commlink, datajack, etc.

Então, o que acham até aqui ?  :haha:
« Última modificação: Abril 02, 2012, 10:46:17 pm por silva »
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Offline Skar

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Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #5 Online: Abril 02, 2012, 11:45:20 pm »
Olha eu não to conseguindo ver isso ficando muito D&D like, mas pela razão que tirando o samurai urbano todos os outro tem características que definem seus nichos como algo de fora de combate. Ta o mago pode ter algum tipo de magia ofensiva, mas acho qeu não é seu objetivo ter uma legião de casters, espero.

Talvez pensar nos aspectos primeiro em combate e depois em fora do combate seja melhor. Usar o role e os themes. O Player quer um agressor com poderes montamos uma build [ warlock]. Acho que uma re skin nas classes seria o ideal, talvez tirar o papel de lider e colocando formas de se curar masi fáceis. [ Implantes não são tão raros assim]

Só que o maior problema que eu vejo é no lado fora de combate do jogo que é o mais importante. Como trazer a intereção social sem virar um freeform. 

Eu não sei minha idéia é louca ou meio estupida, mas vamos lá. [ nada de bom deve resultar de uma conversa de Skyrim e Modern warfare]  :jester:
 
Eu pensei em misturar a progressão básica e ranks em skill. A idéia seria basicamente um personagem treinado consegue aprender até ter um rank de +8 [ 5 de treino +3 de nível para no 6 nível pq sim, ora] enquanto qeu um personagem sem treinamento conseguiiria aprender as "manhas" até somar um +5 [ para no nível 10]

-Do primeiro momento em que el parou ele receberia uma quantidade de ranks, no 6 nível, que ele poderia gastar para comprar especializações ou mesmo aumentar seu rank máximo.

As especializações poderiam ser tudo de um tipo de arte marcial da pericia Athletics ou as habilidades de hackear melhor, bem ao estilo Deus Ex.

Sei lá é uma idéia de que tive e agora eu to pensando se ela dá pra colcoar em D&D 4e para tentar consertar o sistema de pericias  :hum:
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Offline Agnelo

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  • O que se escreve num campo desses?
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Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #6 Online: Abril 03, 2012, 11:13:02 am »
O Silva não quer adaptar Shadorun para D&D, ele quer ideias de jogadores de dnd pra uma adaptação pra outro sistema.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #7 Online: Abril 03, 2012, 03:04:03 pm »
Então Skar, como o Agnelo falou, eu queria aplicar o conceito de classes/nichos bem definidos de D&D pra shadowrun, e não o contrário. E a ideia de nichos voltados exclusivamente pra combate não combina bem com shadowrun, cujos nichos são mais ou menos assim:

Rigger: transporte (e fuga) do grupo até a localidade da missão;
Decker: reconhecimento e segurança "virtual" do grupo;
Samurai: segurança física do grupo;
Mago: subterfúgio e detecção;

Esses são os básicos. Como pode ver, apenas o samurai tem um nicho voltado exclusivamente pro combate, o restante cuida de outros aspectos distintos. Isso se assemelharia mais (acho eu) com a ideia original do D&D lá dos anos 70´, onde o Guerreiro espanca, o Clérigo cura e dá buff, o Ladrão detecta e desarma armadilhas e baús, e o mago é um combatente de longo-alcance e suporte geral.

Por isso seria legal termos ideias de jogadores de D&D e também de pessoas que conheçam Shadowrun (talvez minha interpretação dos nichos não esteja tão correta assim).



P.S: quanto a parte “extra-combate ser freeform” do D&D 4, isso não se aplica nessa adaptação, tanto pelos nichos de Shadow que já são extra-combate, como pelas regras desse sisteminha, que, diferente da maioria dos rpgs, formaliza interações com PCs da mesma forma que faz com NPCs – em outras palavras, ele faz toda interação entre PCs ser uma espécie de “mini-game formalizado”.

(Exemplo: se eu tentar manipular você e obter sucesso nos dados, você pode escolher entre: a) fazer o que eu quero e ganhar 1 XP ou b) não fazer o que eu quero e não ganhar nada. Esse tipo de “mini-game formalizado” entre os jogadores dá ao sistema uma substância significativa fora do combate)
« Última modificação: Abril 04, 2012, 09:19:02 am por silva »
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Re:[The Sixth World] Adaptação de Shadowrun
« Resposta #8 Online: Abril 04, 2012, 09:01:28 am »
Bem, stats e habilidades definidas, falta o "crap" das classes. Eu pensei no seguinte..

O Mago teria, além de coisas simples como fetishes e focis, uma "Hermetic Library" com stats próprios. Esses poderiam ajudar com outras habilidades ou conceder habilidades extras pro personagem, como rituais, conhecimento oculto, etc. Ainda não sei como implementar isso.

Uma variação legal disso seria pra classe SHaman. Quem conhece Shadowrun sabe que cada usuário de magia pode ter uma tradição, que no livro básico consiste em hermética ou shamânica. No caso de eu criar uma eventual classe "Shaman", o crap dele seria, ao invés de Hermetic Library, um Totem. Ele escolheria um animal desse Totem, e este também teria stats que o ajudariam com algumas coisa. ALém disso o Totem poderia exigir do jogador certos parâmetros comportamentais, e também dar tarefas e emitir mensagens crípticas através de sonhos. Taí algo legal pra se pensar..

Não consegui encontrar um crap interessante pro Samurai e pro Decker. Acho que no caso desses vai ser só equipamento mesmo (e no caso do Samurai talvez uma moto). Cheguei a pensar num "Street Doc" pro Samurai, que a cada início de sessão concedesse um boost em um de seus implantes (ou um mal-funcionamento nos mesmos, caso o jogador falhasse na rolagem inicial ), e uma "comunicade virtual" pro Decker (que também concedesse privilégios inicialmente), mas não me concenci disso ainda.

Uma coisa legal é que achei uma classe prontinha na internet que servirá como uma luva no Covert Ops Agent, caso meu projeto chegue a essas classes mais periféricas de Shadow:


[hs width=300]http://i41.tinypic.com/33vdod0.png[/hs]

[hs width=300]http://i44.tinypic.com/s6jh3m.png[/hs]


(dps que terminar o "crunch" dos playbooks, to pensando em usar imagens dos próprios arquétipos de Shadowrun no lugar dessas imagens aí. Essa classe Covert Ops por exemplo, poderia ter essa imagem aqui da 3ª edição do Shadow, porém devidamente estilizada (preto-e-branco ? ) pra ficar no estilo das demais..

[hs width=300]http://markzug.com/picture/elfcovertop.jpg?pictureId=2832443[/hs]

Silva
« Última modificação: Abril 04, 2012, 09:03:17 am por silva »
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