RPG > Design & Desenvolvimento

[PEACH] Zumbi: raça jogável

(1/1)

Bispo:
Então que tive uma ideia de jogar com um personagem zumbi numa mesa de DnD 5e. As regras, porém, não a suportam muito bem -- o mais próximo que encontrei foi o Revenant num desses artigos do UA, mas ele é bem sem-sal na minha opinião.

Daí que resolvi criar um zumbi como raça jogável e queria a opinião de vocês sobre o material. Segue o que desenvolvi até agora.

Ability Score Increase. Your Constitution score increases by 2.
Undead.  You are considered an undead creature for the purpose of effects that relate to the undead type like the Turn Undead and Destroy Undead features from Cleric class.
Past Life. Select a race other than zombie. You are also considered a member of that race for the purpose of meeting prerequisites, such as the Bladesinger Wizard’s Arcane Tradition. In addition, you know the same languages you knew in life as well as your appearance at the time of your death. You do not age, but do rot.
Size. Medium.
Speed. Your base walking speed is 25 feet. Your speed is not reduced by wearing heavy armor.
Darkvision. You can see in dim light within 60 feet of you as if it were bright light, and in darkness as if it were dim light. You can’t discern color in darkness, only shades of gray.
Undead Fortitude. You have advantage on saving throws against poison, and you have resistance against poison damage. In addition, you are immune to exhaustion condition.
Unnatural Vitality. At the start of each of your turns, you regain hit points equal to 1 + your Constitution modifier if you have no more than half of your hit points left.

Comentários
(click to show/hide)
* Optei por raça ao invés de sub-raça para ter menos dor de cabeça nas interações e não ter que ficar lidando com raças que não tem sub-raças (um dos problemas do Revenant proposto no UA). Mas para não ficar vago, inclui o "Past Life";
* Queria uma raça "aberta" conceitualmente, isto é, sem estar direcionada para uma classe específica;
* Minha ideia geral para uma raça zumbi é que ela fosse resistente. O DMG interpreta isso dando HPs para os zumbis baseados no CR deles (Undead Fortitude). Como isso ficaria estranho numa raça jogável, resolvi dar +2 de CON que afeta além dos HPs, também ST (além de casar com objetivo anterior, já que CON é um atributo útil para todas as classes em geral);
* "Size", "Speed" e "Darkvision" foram baseados no Anão (PHB/Basic Rules);
* "Undead Fortitude" foi baseado nas características de zumbis e esqueletos na parte de criação de monstros do DMG;
* O nome "Unnatural Vitality" veio do Revenant do Heroes of Shadow da 4e, mas a mecânica é baseada na característica de 18º nível do Champion (arquétipo do Fighter). Além de passar a ideia de resistência/resiliência, ela serve como meio de cura do zumbi já que por ter o tipo "Undead" ele não se beneficia de magias de cura (como Healing Word ou Cure Wounds e suas correlatas). O valor de recuperação de HPs fixado em "1+CON" é bem conservador. Pensei em deixar o "5+CON" original do Champion. Embora em níveis baixos isso possa ficar desbalanceado, acredito que se equilibre paulatinamente no decorrer dos níveis maiores (5+). E também como CON não costuma ser atributo primário de nenhuma classe (ninguém ataca com CON), isso pode ajudar a segurar o valor;
* Aliás, não sei se vale à pena manter o "Undead". Embora faça sentido, talvez traga mais malefícios do que benefícios pro jogador.
Críticas são bem-vindas!

Elven Paladin:
Eu estou incerto quanto a diversos detalhes - e como pediu para "levar chumbo', vamos aos pontos:

1. Bônus em apenas um atributo? É possível que isso seja balanceado com habilidades da raça, mas é um pet-peeve meu ver a "quebra da regra do +2/+1" (que Next não obedece, mas hey).

2. Que pré-requisitos raciais estritos que de fato existem na 5e? Parece-me uma boa "safeguard" tal habiidade, as eu não consigo avaliar sua utilidade.

3. Okay, mais um "pet-peeve" meu - eu não gosto de Habilidades de Classe em Raças, ainda mais o que deveria ser "exclusividade do Guerreiro" (hahahhahahaah). Não seria melhor um poder como a habilidade do Shifter, que adiciona PVs temporários por Descanso Curto ao Zumbi? Ou se quer algo "zumbiesco", a habilidade de recuperar PVs (digamos, 1d6+Prof e/ou Mod de Con) após consumir alguma parte do corpo de um organismo recém-morto, recuperável por Descanso Curto e Longo? (Note que isso adiciona uma camada de "condicionalidade" para a habilidade racial).

4. Bom, porque não colocar Sub-raças? Consigo imaginar que com um Chassi Genérico de "Morto-Vivo", e cada sub-raça sendo um tipo específico (Necropolitan, Carniçal, Zumbi, Esqueleto-Mago).

Lumine Miyavi:
O ponto 3 do elfo pra mim é exatamente o que eu achei estranho; atrelar uma "perk" racial a uma classe específica soa estranho pra mim, no meio das raças com benefícios neutros da 5e.

Bispo:
Primeiro a questão geral:

Como frisei, as ideias por trás do "Unnatural Vitality" são: i) compensar o "Undead" (que impossibilita a raça de beneficiar-se de magias de cura), e ii) já que "i" existe, reforçar a temática da raça. Optei por copiar a característica do Champion porque foi o que me veio à mente primeiro (e concordo com a questão de "quebra de exclusividade"). Vou ver essa habilidade racial do Shifter para pensar melhor. A questão é contornar a limitação do "Undead"...

Ou cortar "Undead" de uma vez. Afinal, esse é um traço de monstros e isso não necessariamente deve ser transposto para um PJ. Opiniões?

Questões específicas


--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Julho 20, 2017, 08:38:05 pm ---Eu estou incerto quanto a diversos detalhes - e como pediu para "levar chumbo', vamos aos pontos:

1. Bônus em apenas um atributo? É possível que isso seja balanceado com habilidades da raça, mas é um pet-peeve meu ver a "quebra da regra do +2/+1" (que Next não obedece, mas hey).

--- Fim de citação ---

Então, como vc frisou, a própria Quinta Edição não segue a "regra". Também tem a ideia de não "direcionar" a raça para uma classe específica.



--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Julho 20, 2017, 08:38:05 pm ---2. Que pré-requisitos raciais estritos que de fato existem na 5e? Parece-me uma boa "safeguard" tal habiidade, as eu não consigo avaliar sua utilidade.

--- Fim de citação ---

Além do Bladesinger, nenhum. Pelo menos até o Xanathar's Guide to Everything, previsto para novembro desse ano, e que provalvemente trará alguns daqueles feats raciais que apareceram num UA esses tempos atrás.


--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Julho 20, 2017, 08:38:05 pm ---4. Bom, porque não colocar Sub-raças? Consigo imaginar que com um Chassi Genérico de "Morto-Vivo", e cada sub-raça sendo um tipo específico (Necropolitan, Carniçal, Zumbi, Esqueleto-Mago).

--- Fim de citação ---

Eu não queria tratar o zumbi/morto-vivo como uma sub-raça por conta dos problemas que isso traz (raças sem sub-raça por exemplo). Mas fazer um Morto-Vivo genérico, e daí partir para sub-raças, pode ser interessante. O problema, por ora, é tempo e não atender meu intuito inicial (que era só fazer um raça zumbi jogável).

Elven Paladin:

--- Citar ---Ou cortar "Undead" de uma vez. Afinal, esse é um traço de monstros e isso não necessariamente deve ser transposto para um PJ. Opiniões?
--- Fim de citação ---

Princípio KISS se aplica bem ao design de raças do Next. Caso queira mantê-lo por coerência temática, coloque outra habilidade que permita o personagem ser afetado positivamente por magias de Cura e enfraqueça Unnatural Vitality (como deve saber, eu tenho uma certa queda em proteger "hablidades de classes combatentes"  :b).


--- Citar ---Eu não queria tratar o zumbi/morto-vivo como uma sub-raça por conta dos problemas que isso traz (raças sem sub-raça por exemplo). Mas fazer um Morto-Vivo genérico, e daí partir para sub-raças, pode ser interessante. O problema, por ora, é tempo e não atender meu intuito inicial (que era só fazer um raça zumbi jogável).
--- Fim de citação ---

Okaydokay.

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa