RPG > Design & Desenvolvimento

[M&M] Inception

(1/2) > >>

z é d u a r d o:

Senhoras, senhores, abro aqui o tópico de adaptação de Inception para Mutants and Masterminds (3ª Edição. alguém tem sugestão melhor?).

O fato é que não sou um devorador de rule books e ainda não conheço M&M a fundo - já joguei e tenho noção de seu potencial, especialmente para essa adaptação. Então proponho-a aqui, para que os conhecedores e apreciadores do universo de Inception e do sistema de M&M possam trocar ideias.

Assisti ao filme de novo e, porra, venderia meu corpo nu para jogar nesse cenário é um cenário com muito potencial.


O conceito

O filme trabalha o uso criminal de uma tecnologia de sonhos compartilhados: os especialistas invadem o sonho de seus alvos a fim de extrair informações importantes, levando a espionagem empresarial a um outro nível. O protagonista é, aparentemente, o extrator mais talentoso de todos, e é procurado por um empresário para desafiar um tabu comum dentre todos que tem contato com o meio: "a inserção de ideias é impossível".

Nessa jornada aprendemos algumas coisas sobre o processo, que envolve sonhos dentro de sonhos, relações fortes com os níveis de consciência e um apelo à surrealidade onírica - mas não vemos mais que duas ou três aplicações práticas dessa tecnologia de sonhos compartilhados, que teria nascido diante da necessidade militar de uma simulação de combate mais realista, segura e proveitosa. Acho que, para o jogo, também é necessário imaginar como uma tecnologia dessas poderia ser usada oficial e legalmente, e tenho uma ou outra ideia a respeito (exemplo: cura de pacientes psiquiátricos ou de vítimas de terror noturno).

De uma maneira geral, o âmbito da ação, em Inception, é o Sonho. Dentro dele, os alvos revelam-se mais e se tornam mais suscetíveis a influências bem colocadas; por saber que se trata de um sonho, as capacidades dos personagens são quase infinitas, limitadas apenas pelo paradoxo estabelecido pelo sonhador e pelo próprio sonho. 


Os personagens

Os protagonistas da história têm habilidades muito semelhantes entre si: domínio de Arquitetura, Psicologia e espionagem; os secundários são ainda farmacêuticos, líderes empresariais, mestres dos disfarces ou pessoas com presença de espírito - mas todos, supõe-se, possuem elevado grau de auto-controle.

Uma das possibilidades que vi no sistema era a de fazer uma ficha que comportasse com naturalidade todas as habilidades do personagem enquanto desperto & todas as habilidades do personagem enquanto estiver no Sonho. Nesse sentido, os personagens possuiriam atributos bem banais (excetuando-se talvez pela parte intelectual), muitas perícias e vantagens; enfim, potencialmente todos seus poderes teriam a característica Limitado (ao Sonho), o que faria com que só fossem capazes de ativá-los enquanto em sonhos compartilhados.

(click to show/hide)Penso, agora, que uma alternativa idêntica deve ter sido adotada para adaptar Matrix ao sistema. Será mesmo, produção?
Para esses poderes exclusivos ao Sonho, penso muito em Enhanced Traits (que aumenta alguma de suas características), Variable (que é um poder que pode se tornar qualquer poder), Create (que basicamente cria coisas OUT OF NOWHERE e pode ser usado pelo Arquiteto do Sonho, diante do planejamento das missões). No filme vemos acadêmicos com um super domínio bélico, não vemos? Criemos a partir disso!

Como assim você não sabe usar um rifle?
Na verdade essa habilidade com armas poderia muito bem ser algo que o personagem desperto teria, pensando no propósito inicial da própria tecnologia - simular combate, etc -, que envolve aprendizado e panz.


A Tecnologia

Novamente, o sistema ajuda muito na criação dos gadgets e equipamentos que vemos em Inception. As armas de fogo já são previstas no livro básico, mas sedativos (drogas com Sleep em diversos níveis) e a própria tecnologia que permite os sonhos compartilhados precisam ser criados.

Para esta última ainda não dediquei muito tempo.




Então cá está, para todos sugerirem e opinarem e discutirmos as possibilidades dessa adaptação. <3

Perdoem a interrupção do tópico, mas, bah, quero terminar esse tópico o quanto antes pra adaptação caminhar. hahaha

AKImeru:
Eu amo M&M, e eu amo Inception...Mas...


...Você conhece um sistema d20 chamado Spycraft? Ele tem tudo o que você precisa para jogar inception.

z é d u a r d o:

--- Citação de: AKImeru em Novembro 01, 2012, 12:29:13 am ---Eu amo M&M, e eu amo Inception...Mas...


...Você conhece um sistema d20 chamado Spycraft? Ele tem tudo o que você precisa para jogar inception.

--- Fim de citação ---
Não conheço! Informa-me ou te devoro.

kimble:
Ou Leverage RPG, que eu acho o melhor sistema para filmes de assalto/golpes feito até hoje.

Mecânica para flashback, planos secundários que sempre existiram e você cria na hora, divisão de personagens de acordo com o papel deles no grupo, narração compartilhada, mínimo de trabalho do lado do Mestre, etc. e etc.

z é d u a r d o:
Encontrei o que me pareceu ser uma boa review do Leverage, pra quem quiser, tá aí; já cacei o Spycraft e darei uma olhada mais a fundo assim que puder.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa