Autor Tópico: [M&M] Inception  (Lida 2174 vezes)

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Offline z é d u a r d o

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[M&M] Inception
« Online: Novembro 01, 2012, 12:23:51 am »

Senhoras, senhores, abro aqui o tópico de adaptação de Inception para Mutants and Masterminds (3ª Edição. alguém tem sugestão melhor?).

O fato é que não sou um devorador de rule books e ainda não conheço M&M a fundo - já joguei e tenho noção de seu potencial, especialmente para essa adaptação. Então proponho-a aqui, para que os conhecedores e apreciadores do universo de Inception e do sistema de M&M possam trocar ideias.

Assisti ao filme de novo e, porra, venderia meu corpo nu para jogar nesse cenário é um cenário com muito potencial.


O conceito

O filme trabalha o uso criminal de uma tecnologia de sonhos compartilhados: os especialistas invadem o sonho de seus alvos a fim de extrair informações importantes, levando a espionagem empresarial a um outro nível. O protagonista é, aparentemente, o extrator mais talentoso de todos, e é procurado por um empresário para desafiar um tabu comum dentre todos que tem contato com o meio: "a inserção de ideias é impossível".

Nessa jornada aprendemos algumas coisas sobre o processo, que envolve sonhos dentro de sonhos, relações fortes com os níveis de consciência e um apelo à surrealidade onírica - mas não vemos mais que duas ou três aplicações práticas dessa tecnologia de sonhos compartilhados, que teria nascido diante da necessidade militar de uma simulação de combate mais realista, segura e proveitosa. Acho que, para o jogo, também é necessário imaginar como uma tecnologia dessas poderia ser usada oficial e legalmente, e tenho uma ou outra ideia a respeito (exemplo: cura de pacientes psiquiátricos ou de vítimas de terror noturno).

De uma maneira geral, o âmbito da ação, em Inception, é o Sonho. Dentro dele, os alvos revelam-se mais e se tornam mais suscetíveis a influências bem colocadas; por saber que se trata de um sonho, as capacidades dos personagens são quase infinitas, limitadas apenas pelo paradoxo estabelecido pelo sonhador e pelo próprio sonho. 


Os personagens

Os protagonistas da história têm habilidades muito semelhantes entre si: domínio de Arquitetura, Psicologia e espionagem; os secundários são ainda farmacêuticos, líderes empresariais, mestres dos disfarces ou pessoas com presença de espírito - mas todos, supõe-se, possuem elevado grau de auto-controle.

Uma das possibilidades que vi no sistema era a de fazer uma ficha que comportasse com naturalidade todas as habilidades do personagem enquanto desperto & todas as habilidades do personagem enquanto estiver no Sonho. Nesse sentido, os personagens possuiriam atributos bem banais (excetuando-se talvez pela parte intelectual), muitas perícias e vantagens; enfim, potencialmente todos seus poderes teriam a característica Limitado (ao Sonho), o que faria com que só fossem capazes de ativá-los enquanto em sonhos compartilhados.

(click to show/hide)

Para esses poderes exclusivos ao Sonho, penso muito em Enhanced Traits (que aumenta alguma de suas características), Variable (que é um poder que pode se tornar qualquer poder), Create (que basicamente cria coisas OUT OF NOWHERE e pode ser usado pelo Arquiteto do Sonho, diante do planejamento das missões). No filme vemos acadêmicos com um super domínio bélico, não vemos? Criemos a partir disso!


Como assim você não sabe usar um rifle?

Na verdade essa habilidade com armas poderia muito bem ser algo que o personagem desperto teria, pensando no propósito inicial da própria tecnologia - simular combate, etc -, que envolve aprendizado e panz.


A Tecnologia

Novamente, o sistema ajuda muito na criação dos gadgets e equipamentos que vemos em Inception. As armas de fogo já são previstas no livro básico, mas sedativos (drogas com Sleep em diversos níveis) e a própria tecnologia que permite os sonhos compartilhados precisam ser criados.

Para esta última ainda não dediquei muito tempo.





Então cá está, para todos sugerirem e opinarem e discutirmos as possibilidades dessa adaptação. <3

Perdoem a interrupção do tópico, mas, bah, quero terminar esse tópico o quanto antes pra adaptação caminhar. hahaha
« Última modificação: Novembro 01, 2012, 12:26:57 am por zé blackbird »

Offline AKImeru

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Re:[M&M] Inception
« Resposta #1 Online: Novembro 01, 2012, 12:29:13 am »
Eu amo M&M, e eu amo Inception...Mas...


...Você conhece um sistema d20 chamado Spycraft? Ele tem tudo o que você precisa para jogar inception.

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Re:[M&M] Inception
« Resposta #2 Online: Novembro 01, 2012, 12:31:06 am »
Eu amo M&M, e eu amo Inception...Mas...


...Você conhece um sistema d20 chamado Spycraft? Ele tem tudo o que você precisa para jogar inception.
Não conheço! Informa-me ou te devoro.

Re:[M&M] Inception
« Resposta #3 Online: Novembro 01, 2012, 08:35:52 am »
Ou Leverage RPG, que eu acho o melhor sistema para filmes de assalto/golpes feito até hoje.

Mecânica para flashback, planos secundários que sempre existiram e você cria na hora, divisão de personagens de acordo com o papel deles no grupo, narração compartilhada, mínimo de trabalho do lado do Mestre, etc. e etc.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline z é d u a r d o

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Re:[M&M] Inception
« Resposta #4 Online: Novembro 01, 2012, 11:07:54 am »
Encontrei o que me pareceu ser uma boa review do Leverage, pra quem quiser, tá aí; já cacei o Spycraft e darei uma olhada mais a fundo assim que puder.

Re:[M&M] Inception
« Resposta #5 Online: Novembro 03, 2012, 07:27:03 pm »
Inception? Usaria spycraft pelo tema de "grande plano de crime".

Porém, um membro do meu grupo preferiu usar Don't Rest You Head modificado levemente quando mestrou (mas foi somente para 3 jogadores) e ficou muito bom devido ao tema surreal do mundo dos sonhos totalmente suportado pela mecânica.

Re:[M&M] Inception
« Resposta #6 Online: Novembro 03, 2012, 09:25:25 pm »
Minha resenha de Leverage RPG, já pra ajudar.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Madrüga

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Re:[M&M] Inception
« Resposta #7 Online: Novembro 12, 2012, 11:06:16 am »
Acabei de ler a resenha e fiquei bastante impressionado: isso me lembrou o Agon RPG que o Silva me passou uns tempos atrás, e agora estou MUITO interessado em adquirir o livro (legalmente mesmo, sem ironia) e narrar umas histórias.

Meu grupo anda completamente sem tempo, e um sistema interessante e "rules-light" parece uma boa para voltarmos a jogar sem repisar no velho (Storyteller/D&D).

Zé, o lance de arquitetar sonhos pode ser uma característica do mastermind. Me parece que tem tudo a ver. Vou tentar ler o livro e podemos adaptar uma coisinha ou outra para as aventuras com sonhos. Vale a pena tentar.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)