Ola, gostaria de participar desse clube.
Me diseram que magic ´´e bem legal!!1
Viram como é fácil? Agora é só criar meu tópico (criem todos com o mesmo modelo de nome) e esperar pelas cartas (ainda vai demorar um pouquinho...).
Ja podemos começar a discutir sobre o proximo torneio hein? Vai ser booster draft, isso é certo, mas de quais edições?
Quanto aos boosters por semana:
Tomem um jogador de verdade como base. Um cara que compra 2 bosters por semana (investe em média R$30,00 por semana) tá na média, consegue ter um bom desempenho, ter cartas para troca etc, simples assim. Mais é melhor, mas o ganho começa a cair, menos do que isso também prejudica bem. Pra quem quer só se divertir tá bom demais.
Quanto à equilibrio vencedores/perdedores e acumulo de cartas indesejadas:
Deixem que os formatos de campeonato cuidem disso. Em drafts e decks selados todos tem a mesma chance pois estão partindo da mesma base de cartas.
Outros formatos com alguma restrição (ex.: pauper, onde os decks só podem ter comuns) fazem com que os jogadores precisem sair da sua zona de conforto e criar outros decks, muitas vezes não dá para "só adaptar" aquele que o jogador geralmente usa, então é uma boa oportunidade de um jogador iniciante se destacar. Ex.: Se eu dedico meus prêmios e as trocas que faço para fortalecer meu deck constructed, é bem provável que meu rendimento em pauper não seja tão bom.
Além disso, nenhum deck é imbatível, temos que considerar que o jogo é dinâmico e que existe o meta-jogo. Se eu crio um constructed fortíssimo e começo a ganhar geral, a galera vai analisar o meu deck e começar a incorporar, no seu SB pelo menos, cartas que dêem a eles alguma vantagem. Fora alguns decks que levam vantagem naturalmente no match-up contra determinados decks.
Quanto à venda de cartas para a "lojinha da spell":
Por mais que hajam formatos diversificados, ainda assim haverão cartas que ficarão encostadas, isso não tem como ser evitado. Adotando a sistemática de pontuação e considerando a composição de um booster:
comum = 1 spell, incomum = 5 spéis, rara = 10 spéis, mítica = 40?;
11 comuns, 3 incomuns, 1 rara;
Eu acho justo que um dado jogador pudesse trocar uns 48 spéis por um novo booster (qualquer booster gera no mínimo 36 spéis, então fica um fator de 1,33 pra 1).
Em relação à cartas avulsas, elas poderiam ser vendidas com o seguinte valor:
comum = 5 spéis, incomum = 20 spéis, rara = 50 spéis, míticas = 150 spéis
Desse modo, compensa mais trocar cartas do que vender e ainda que o jogador opte pela venda ele ainda deve considerar se prefere ir direto na carta que precisa ou tentar a sorte nos boosters.
(meu critério de pontuação foi baseado nisso. Tentei reduzir o valor das comuns um pouco, pois o vencedor de um prêmio de 4 boosters estaria levando 44 spéis só considerando as comuns, o que já é quase uma rara. Se ele "vender" todo o seu prêmio, ficará com 144 spéis, o equivalente a 1 mítica à sua escolha.
Em geral, acho as preocupações pertinentes, porém acredito que as soluções são mais simples do que as que se tem pensado.
Cigano, ninguém está visando criar um comércio de cartas uma vez que elas não terão um valor flutuante conforme são mais ou menos procuradas e ninguém está lucrando com isso. Só estamos tentando viabilizar uma alternativa para obtenção de cartas específicas, fundamentais para seu deck, que por algum motivo você não consegue através das trocas. Tais motivos podem ser:
- É uma carta que tem muita procura
Com vários jogadores tentando juntar seu set de 4 antes de disponibilizar para troca, mesmo uma carta comum pode ficar em falta.
- É uma carta rara e você precisa de várias
Ex.:
Snapcaster Mage - Existem 64 raras em innistrad, e eu quero ter 4 dessas no meu deck. Por probabilidade, eu precisaria que a galera abrisse 256 boosters dessa edição para que houvessem 4 cópias disponíveis para troca. Considerando que o clube tem 15 jogadores, cada um deveria abrir 17 boosters só dessa edição. Isso equivale aos 8 boosters iniciais, 4 semanas abrindo 2 boosters e a premiação de um campeonato todo (que também dura 4 semanas). Ou seja, nesse mundo perfeito onde todos abrem boosters só da edição que você precisa e você é o único que usa essa carta no deck, você ainda demoraria um mês para conseguir 4 Snapcaster.
Some aí mais 2 meses para conseguir as 4 cópias de Chandra's Phoenix que você tanto precisa e são de M12 (não tem mais os 8 boosters iniciais, então agora mais 4 semanas e lembre-se que todo mundo só tem cartas de Innistrad).
Pense agora que outro jogador também monte um deck extremamente parecido com o seu e pronto, dobre esse tempo, 6 meses. Como provavelmente seu deck vai envolver um outro set 4 de cartas provenientes de uma terceira edição (provavelmente um terreno), adicione mais 4 meses. Pronto, 9 meses pra conseguir montar um deck!! Nesse tempo já lançaram mais 2 ou 3 edições, mas ninguém quis pegar boosters delas pois querem ajudar com seus Snapcasters e Raios! E ah, nem deve ter saído outra carta que você queira incorporar no seu deck, ou que deixe morrendo de vontade para montar um novo.
TL;DR: Só considerando isso, são 10 meses para se montar um deck!
- Ela pertence a uma expansão não muito procurada
Boa sorte abrindo sozinho boosters de mirrodin para conseguir os 4 Tooth and Nail do seu deck!
Tudo bem que estarão rolando outros campeonados enquanto isso, alguns que não precisam de decks formados e tal (drafts, etc). Porém, sem um meio alternativo para obtenção de cartas, cada um só conseguirá fechar completamente um deck novo a cada 1 ano!
Membros faltando criar topicos para suas coleçoes: Batata e Rain; Membros faltando enviar seu e-mail para participar da lista: Sol.
Fora isso, nao se esqueçam de pedir as ediçoes desejadas ateh quinta, para sexta o Lune fazer o sorteio de todas cartas, e semana que vem começarmos os novos campeonatos. Abaixo segue o numero de boosters que cada um pode pedir:
09 Batata
02 Cigano
09 Emil
08 Galardron
09 GJKnight
08 Heisenberg
09 Heitor K.
13 Iuri (5 Cicatrizes de Mirrodin, 3 Mirrodin Sitiada, 3 Nova Phyrexia e 2 Magic 2012)
09 Kinn (3 cicatrizes de mirrodin, 3 mirrodin sitiada e 3 Nova phyrexia)
08 Lumine Miyavi
11 Madruga
09 Mai
12 Mecanico
08 Nelio
08 Rain
08 Sol
08 Zweger
Sobre a questao da loja: vamos iniciar o clube sem ela. Depois destes proximos dois torneios (um T2 e um booster solo) vamos ver o que o pessoal vai achar. Poderemos abrir uma votaçao e ver o que a maioria quer. Ateh la vamos jogando sem loja nenhuma, pro pessoal sentir o gostinho e poder criticar depois :P
Sendo assim, podemos parar com as discussoes sobre este assunto por enquanto e nos concentrar em reiniciar logo a brincadeira.
Sobre o campeonato, a ser aberto semana que vem, se alguem tiver algo contra o que eu falei no ultimo post, comente logo. Senao, definiremos desse jeito mesmo:
Sobre o tal booster solo: Enfim, nao sei o que foi decidido, mas voto na sugestao do cigano (nova rodada todo mundo recebe um booster novo; vencedores podem escolher se mudam de booster e perdedores mudam obrigatoriamente, mas ninguem vai misturar cards de um booster com cards do outro para montar seu deck. independente disso, todos boosters que o cara receber sao adicionados na coleçao dele) em detrimento da ideia de ir juntando tudo e dando mais liberdade ao jogador para retirar cards do baralho. Se o baralho vai aumentando, a impressao que tenho e que com o passar do tempo o formato vai se aproximando mais do de um campeonato constructed, ao inves de limitado. Ou seja, se no inicio do torneio o que ´´e valorizado ´´e capacidade de adaptaçao a um baralho completamente aleatorio, no fim o que vai contar mesmo ´´e a capacidade de montar um baralho bom a partir de um amontoado de cartas.
E no geral: ainda precisamos por no papel as regras de tudo e tal, mas isso fica pra semana que vem. Por enquanto to muito ocupado (se alguem quiser ir fazendo um rascunho, sinta-se a vontade).
Entendo seus motivos Galardron, vou me usar de exemplo para que você entenda também os meus:
Trabalho das 8 às 16, chegando em casa 17:05 e já tendo que sair às 18:30 pra ir para a faculdade. Após as aulas, chego em casa só 23:15 e não posso dormir muito mais tarde do que isso por ter que acordar 6:30 no dia seguinte.
Considerando isso, tenho ao todo 1h30 disponíveis entre 17h e 18h30.
Sorte que a Spell não é bloqueada no filtro da empresa :bwaha:
Ah, mas isso é de segunda a sexta, você pode pensar. No entanto, de final de semana tenho aula sábado de manhã, horas que reservo para estudar o que tive durante a semana, família, amigos e ,o que toma mais tempo que tudo isso junto, namorada :duh:.
Esses são os horários disponíveis normalmente, podem aparecer outros aleatóriamente (uma aula cancelada, feriado municipal, etc etc), mas esses são complicados de considerar para algo que deve ser combinado.
Considerando que eu fosse o único a ter esse tipo de complicação, seria tranquilo. Mas outros jogadores também às tem. Foi um sufoco marcar jogo com o Emil pois as disponibilidades dele simplesmente não batiam com as minhas, e nós não tentamos pouco não! Com o Batata simplesmente o jogo nem aconteceu, já com o Iuri eu tentei ser mais flexível jogando ao chegar da faculdade e ainda assim nos deparamos com imprevistos, como o MWS dele não funcionar bem no dia.
Acho justíssimo que quem tem tempo jogue à vontade, faça quantos torneios quiser. Quando for o momento certo, abra as inscrições para o campeonato e só se inscreve quem puder draftar no dia agendado. Penso, porém, que de vez em quando seria bom compartilhar a diversão com os amiguinhos que não tem essa disponibilidade. Se eu sou capaz de gastar um pouco do meu tempo para me organizar e garantir minha participação em um campeonato, porque não gastar um pouco do meu tempo para organizar um campeonato que garanta a participação de todos?!
Só um pequeno momento offtopic:
Saí na hora do almoço e passei na Gibiteria (loja de RPG aqui no centro do RJ) para atormentar o pessoal um pouco e fazer umas comprinhas... eis que ele me convence a comprar 2 boosters de Magic e, no segundo booster, sai esta pequena delicadeza...:
[card]Liliana of the Veil[/card]
Espero ter essa sorte para tirar os boosters do torneio :D