Seguindo o pedido do Kazack, fiz um resumo beeem por alto dos tipos mais comuns de jogos de tabuleiro atuais. Outros jogadores podem contestar as definições que criei, mas ressaltei e enfatizo agora que as descrições abaixo são linhas gerais, sempre há exceções e posso estar marcando bobeira ao definir alguma categoria. Mas para quem não conhece nada dos jogos atuais, pode ser útil.
No final dessa mensagem, coloco alguns os links de artigos de um conhecido meu, Marcelo "Groo" que detalhou não só essa questão muito melhor, como também dá dicas para quem quiser entrar no hobby ou apenas tem curiosidade sobre os jogos de tabuleiros modernos.
Ameritrash: Ameritrash é um gênero de jogo que geralmente dá muita importância ao tema, com muito chrome (firulas de componentes bonitinhos), popularmente usando miniaturas de plástico e com menos preocupação com o fator sorte e regras equilibradas e mais interação entre jogadores, muitas vezes envolvendo jogos de pancadaria, e às vezes encorajando trash-talking e metagaming. Mas nem todo ameritrash é assim, tem jogos 100% cooperativos, muitos a negociação na mesa não é permitida pelas regras, etc. Ameritrash é originalmente um termo pejorativo que acabou sendo adotado carinhosamente pelos ameritrashers hoje em dia.
Alguns exemplos de ameritrash:Cosmic Encounters - lançado no Brasil pela Grow como "Contatos Cósmicos" na década de 80
Risk (e a versão distorcida da Grow, War)
Arkham Horror
Battlestar Galactica
Nexus Ops
Party game: O nome já dá uma indicação do que é. Party games são jogos de salão, de farra, mais voltados para abranger um grupo grande de jogadores com regras simples e descontraídas do que jogos mais "sérios e "cerebrais".
Exemplos de party games:Dixit
Bang!
Dice Town
Saboteur
Eurogame: Ao contrário do ameritrash, eurogames privilegiam mais a mecânica (o “crunch” dos RPGs), mesmo que em detrimento do tema (“fluff”), além de tender a minimizar o fator sorte. Eurogamers mais radicais tendem a detestar sorte nos jogos e preferem uma mecânica mais determinista. O pouco tema de muitos euros clássicos é uma crítica recorrente dos jogadores ameritrashers que preferem uma estória mais envolvente com o jogo. Mesmo eurogamers que não se incomodam com o tema podem criticar, dizendo que “o tema do jogo é colado com cuspe”.
A interação do eurogame tende a ser menor ou até indireta; enquanto um ameritrash o conflito é mais presente, em um eurogame a competitividade pode ser feita de modo mais sutil. Por exemplo: ao invés de eliminar as peças de outro jogador em um tabuleiro, nesta área pode haver um espaço que concede um beneficio ao jogador que ativar primeiro com a sua peça individual. Ao receber o beneficio e bloqueando o acesso deste aos demais jogadores, está interagindo indiretamente com o outro jogador. Mas sempre há exceções: já joguei eurogames tão carniceiros e “dedo no olho” quanto um ameritrash.
Exemplos de eurogames: Puerto Rico
Caylus
Agricola
Colonizadores de Catan
Abstratos: Os abstratos são jogos de tema zero ou quase zero e de sorte geralmente baixa. Fãs de jogadores abstratos nem querem saber de estória e sim quais as regras do jogo, ponto. O xadrez é um jogo abstrato, assim como Go, damas, gamão, etc.
Wargames: Ainda que os wargamers nunca cheguem a um consenso para definir exatamente esta categoria, os jogos de guerra quase que invariavelmente envolvem um conflito militar, preferencialmente histórico e privilegiando a simulação. O velho jogo “War” (ou “Risk”) não é um wargame, é um ameritrash. O conflito está sempre presente, a eliminação de jogador(es) é um aspecto comum, assim como a sorte. Apesar de ser um nicho dentro de um hobby, os war games e seus fãs tem muita tradição. O Chain Mail e o D&D surgiram de wargamers, uns tais de Gygax e Arneson. E devido à grande variedade de jogos de guerra, há categorias que ajudam a definir melhor um wargame:
a) Por período histórico:- 2ª Guerra Mundial
- Guerras napoleônicas
- Antiguidade
b) Pela mecânica usada:- Card driven (a mecânica do jogo é influenciada por cartas de evento histórico )
- Block (o uso de blocos de madeira no mapa que representam as unidades militares e ocultam do jogador adversário a sua força)
- Hex and Counter: O uso de marcadores (geralmente quadrados) representando as unidades em um mapa hexagonal. Muitos não-wargamers pensam nesta categoria quando imaginam wargames.
c) Pelo tamanho do conflito:
- Tático: Um pequeno batalhão de soldados enfrentando inimigos num combate dentro de uma vila francesa na segunda guerra
- Operacional: O conflito entre os exércitos paraguaio e os da tríplice aliança na batalha de Cerro Corá.
- Estratégicos: A segunda guerra mundial.
Exemplos de wargames:Napoleon’s Triumph
Case Blue
World in Flames
Híbridos: As divisões entre os jogos nem sempre estão claras e há jogos que são uma mistura dos dois estilos. Nos ultimamente tem surgido no mercado jogos híbridos entre euros e ameritrashes. Jogos que tentam conciliar um forte apelo no tema (chega de mercadores no mediterrâneo trocando e construindo coisas!) e uma atenção especial na mecânica (regras sólidas, com baixa sorte).
Mas também já vi exemplos de híbridos entre wargames e euros. O Conquest of the Paradise é um jogo de desenvolvimento de civilizações polinésicas buscando pontos de vitória mas que há claras regras de engajamento e combate entre elas, deixando a cargo dos jogadores se a partida será mais pacífica ou belicosa. Outra situação é se um jogo tem um tema tão fino com um foco tão grande na mecânica que pode ser quase ser chamado de abstrato.
Agora seguem abaixo os links de uma série de artigos do site brasileiro de jogos de tabuleiro, a Ludopedia, cujo autor destes ajuda bastante os novatos a conhecerem mais não só os tipos de jogos que citei acima, mas também dá uma palhinha sobre a mecânica:
http://www.redomanet.com.br/novo-no-jogo/ (introdução aos boardgames)
http://www.redomanet.com.br/novo-no-jogo-2/ (tipos de boardgame, como nesse artigo)
http://www.redomanet.com.br/mecanicas-mecanicas-mecanicas/ (como o nome diz, algumas das mecânicas mais populares usadas em boardgames)