Autor Tópico: Resenha - Three-Dragon Ante  (Lida 2359 vezes)

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Resenha - Three-Dragon Ante
« Online: Janeiro 19, 2015, 10:51:09 am »


Three-Dragon Ante (TDA) é um card game para 2 a 6 jogadores, publicado pela Wizards of the Coast, sendo que mais tarde foi lançada uma expansão do jogo chamada Three-Dragon Ante: The Emperor’s Gambit, que pode ser jogada junto ou independente do jogo básico. No final da resenha, comentarei um pouco da expansão.

Tema: A idéia do TDA é ser um jogo de cartas de taverna de um mundo de D&D, podendo ser usado dentro de uma sessão de RPG ou apenas como card game. O jogo inclui algumas regrinhas opcionais para usar com certas pericias do D&D se usar os personagens para jogar TDA durante uma sessão

Objetivo: Acumular ouro, simples assim. Cada jogador começa com 50 de ouro e o jogo termina quando um dos jogadores ficou sem ouro nenhum no final de uma sessão de aposta. Disparado este gatilho, quem terminou com mais ouro é o vencedor.

Componentes: O jogo vem em uma caixinha muito frágil de papelão fino para guardas as 70 e poucas cartas do jogo. As cartas em si são grandes, embora o texto é pequeno, mas as ilustrações são boas. O problema das cartas é que o seu formato fora do padrão torna muito difícil achar protetores para elas.  Todas as cartas do TDA tem um número que varia entre 0 a 13 e pertencem a um dos dois tipos: dragões e mortais.




Uma queixa que tenho ao jogo é que ele não vem com componentes que represente o ouro, o jogador tem que se virar com algum substituto para representa-lo durante uma partida.
 
Mecânica: Antes de uma sessão de aposta começar, cada jogador escolhe secretamente uma carta sua da mão, sendo reveladas simultaneamente. As cartas que são usadas assim são chamadas de ante cards (cartas de aposta), ficando a numa área a parte da mesa chamada ante. Quem jogou a carta de maior valor determina quanto de ouro CADA jogador precisará pagar para o stake (pilha de aposta) E será o jogador que iniciará a primeira rodada.  Se mais de um jogador jogou uma carta de mesmo valor que acabou sendo o valor mais alto, o jogador que jogou a carta de segundo valor mais alto começa.

Exemplo: Se numa mesa de 4 jogadores, um jogador escolheu uma carta de valor 2, outro escolheu uma carta de valor 7 e outros dois escolheram cartas de valor 12, todos terão que pagar 12 de ouro para a pilha (formando um stake de 48 de ouro), mas quem começará será o jogador que jogou a carta de valor 7. Estas quatro cartas são chamadas de ante cards e ficam uma área reservada, pois há cartas cujo efeito é relacionado ao ante.

Após determinado quem começa, o jogo terá pelo menos três rodadas, onde a cada rodada os jogadores irão baixar uma carta para compor o seu vôo.  Na primeira rodada, começa o jogador que jogou a carta de aposta mais alta e depois cada jogador joga uma carta, em ordem horária. Na segunda e na terceira rodada o jogador que inicia é aquele que jogou a carta de maior valor na rodada anterior.

No final da terceira rodada, quem tiver o vôo de valor mais alto (somando as três cartas), leva o ouro que está na pilha de aposta. Caso um ou mais jogadores tiverem empatado como vôo mais alto, haverá mais uma rodada. Caso persista o empate, continuará a haver rodadas extras até que haja um desempate.

Porém, tão importante quanto o valor das cartas é o seu poder, descrito na carta. Há 10 tipos de dragões no jogo, cromáticos e metálicos, cada tipo possuindo um poder diferente. Mas por via de regra, os dragões cromáticos tendem a roubar o dinheiro da pilha das apostas para o jogador que baixou enquanto os dragões metálicos tendem a dar mais cartas ao jogador. Os mortais são únicos. Por exemplo, o dragonslayer mata um dragão do vôo de um outro jogador, enquanto a princesa ativa todos os dragões bondosos já baixados no vôo daquele jogador.  Finalmente, há os deuses dragões (Bahamut e Tiamat), que são considerados dragões de valor máximo, mas também com poderes únicos.

Ativando os poderes das cartas: Apesar do jogador ter a escolha de baixar qualquer de sua mão, o poder da carta escolhida só pode ser ativado de duas formas:

a) O Jogador está começando aquela rodada.
b) O jogador baixou uma carta de valor menor ou igual ao jogador  que imediatamente antecedeu a ele.

Exemplo: O jogador A começou a rodada e baixou um dragão negro de valor 2, sendo ativado por ter iniciado a rodada. O jogador B decide baixar um druida (carta mortal de valor 6), mas não ativará seu poder. O jogador C opta por baixar um dragão de bronze de valor 5 e este será ativado (apenas a carta imediatamente anterior é considerada; o dragão negro de valor 2 não restringe o jogador C).

Trincas de cor: Quando um jogador baixa sua terceira carta e vê-se que o seu vôo é composto de três dragões da mesma cor, diz-se que ele formou uma trinca de cor. As trincas de cor são especialmente poderosas em jogos com muitos participantes e jogadores experientes ficam atentos quando o segundo dragão igual é baixado. Uma trinca de cor obriga todos os outros jogadores a pagarem o valor intermediário da trinca ao jogador que baixou. Por exemplo: se um jogador baixou um dragão branco de valor 1 na primeira rodada, um de valor 7 na segunda e um de valor 3 na terceira rodada, todos os demais terão que pagar 3 de ouro ao jogador.

Trinca de valor: Quando um jogador baixa sua terceira carta e vê-se que o seu vôo é composto de três cartas de mesmo número, diz-se que ele formou uma trinca de valor. Na expansão, os mortais passaram a ser considerados para formar trincas de valor com dragões (no jogo original restringiam-se as trincas numéricas apenas com vôos de dragões).  Uma trinca de valor rouba da pilha de apostas uma quantidade de ouro igual ao número da trinca além de dar ao jogador todas as cartas que foram usadas no ante.

Fim de uma sessão de apostas: Normalmente, a sessão de apostas é iniciada pela determinação do ante e terminada na terceira rodada na verificação do maior vôo. Porém, se todo o ouro da pilha de apostas for roubado (através da ativação repetida de dragões e de certos mortais), a sessão de apostas termina prematuramente.

Comprando cartas:  No fim de uma sessão de apostas, cada jogador compra duas cartas, só que cedo ou tarde um destas duas condições será ativada:

- É a vez do jogador e ele só tem uma carta na mão
- Não é a vez do jogador e ele teve sua ultima carta roubada por outro jogador.

Quando isto acontece, este jogador revela a primeira carta do topo de compras. O número da carta diz a quantidade de ouro que o jogador tem que pagar a para a pilha de apostas. O jogador pode ficar no negativo, pois a verificação de fim de jogo só termina quando a sessão de apostas terminar.  Feito o pagamento, o jogador ganha um numero de cartas até ele completar sua mão para 4 cartas.

Fim do jogo: Quando um jogador ficar sem ouro, o jogador remanescente mais rico ganha. Na expansão, os jogadores não começam com 50 de ouro, mas sim com 10 x (número de jogadores). Essa modificação foi ótima, pois com menos de 4 jogadores o ouro troca menos de mão e o jogo pode ficar muito arrastado.

Expansão: The  Emperor’s Gambit:  Além da regra alternativa de fim de jogo, a expansão duplica o número de cartas com outros dragões (adamantine, mercury, brown, shadow,  purple, iron...) e outros mortais. O jogo não recomenda a utilização de todas as cartas de uma vez, mas sugere algumas combinações (embora os jogadores têm muita liberdade de montarem um baralho coletivo).

Outro ponto refere-se aos poderes de ante; certas cartas de mortal tem um poder diferente se forem usadas como cartas de apostas e colocadas no ante. Por exemplo, há uma carta que muda a condição de vitória da sessão para quem tem o MENOR vôo. Claro, se alguém roubar essa carta do ante, esse poder também vai embora.


Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: ***/***** se gostar de RPG.

Complexidade: **. Bem tranquilo de jogar, só coloquei duas estrelas pelo uso dos poderes das cartas.

Independente de idioma? Não. Mas como a maioria das cartas são dragões e todo dragão de uma mesma cor tem o mesmo poder, é possível fazer um resumo das cartas e disponibilizá-lo para consulta.

Achado no Brasil? Não. E o jogo básico está esgotado lá fora por anos.

Preço: ****** pelo jogo básico/** pela expansão.  O custo muito alto do jogo básico se refere à dificuldade de acha-lo por ser um produto fora de catálogo.
 
Opinião:  Se você gosta de jogo com tema de D&D, dragões e tavernas ou se não liga para RPG mas pode se interessar em um card game com poderes variados com um quê de pôquer e blefe, vale a pena a conferida.