Spell

OUTROS JOGOS => Card games, Board games, Wargames, Miniaturas => Tópico iniciado por: Victor em Janeiro 14, 2015, 09:11:30 am

Título: Peso e tempo em boardgames
Enviado por: Victor em Janeiro 14, 2015, 09:11:30 am
Um conceito que acho bacana de conhecer em board games se refere ao peso. Quando um jogador se fala que um jogo é leve ou pesado, ele não está se referindo ao peso físico do material, mas sim quanto às regras e à estratégia.

Um jogo leve é aquele que geralmente não leva muito tempo (60 minutos ou menos), que não é complicado para aprender e que as regras não são densas ou necessita de um mega raciocínio para participar competitivamente.

Um jogo pesado é o oposto, demorando mais tempo (120 minutos ou mais), geralmente possui regras extensas, complicadas e/ou pouco intuitivas, necessitando pensar sobre as suas escolhas durante o jogo e que estratégia adotar. Muitas vezes esse jogos pesados são chamados de "brain burn" ou "queima-mufa"; você pode fritar o seu cérebro jogando eles, mas não deixam de ser populares entre os hardcore gamers.

Um jogo médio fica no meio destes dois extremos, com uma duração média entre 60-120 minutos, podendo ter regras simples mas com profundidade ou mecânica mais complexa mas não tão difíceis de se pegar.

Claro que essas regras não são absolutas. O jogo pode demorar muito e ter regras fáceis ou de pouca profundidade estratégica), o que é uma combinação ruim, indicando que o jogo demora mais do que deveria pelo que oferece ao jogador. Um exemplo clássico disso é o Monopoly/Banco Imobiliário. Por outro lado, um jogo pode ser rápido mas com uma mecânica simples que traz muito mais estratégia que aparenta, tendo mais características de um jogo médio. O Castles of Mad King Ludwig (já resenhado) é um exemplo.

Como há uma quantidade absurda de jogos, alguns jogadores (eu incluso) usam subdivisões dessas categorias, como jogos médios-leves e médios-pesados. Por exemplo, eu encaro o Terra Mystica como médio-pesado, Dungeon Lords como pesado e Castles of Mad King Ludwig como médio-leve.

Outro termo que é usado bastante entre os gamers é  o AP, que significa "analysis paralysis". Este termo refere ao jogador demorar a sua jogada numa partida ao tentar analisar o jogo, ficando travado. Muitas pessoas possuem AP em maior ou menor quantidade (eu incluso!) e as pessoas que demoram muito podem ser alvo de zoação, impaciência ou em casos extremos, terem dificuldade em jogar com outros que conhecem a sua reputação. AP também pode se referir a um jogo, chamando-o de "AP prone", que é um jogo cuja mecânica pode forçar um jogador a ficar pensando mais tempo por causa das diferentes possibilidades estratégicas que oferece ao jogador em uma rodada. Esta é uma característica negativa para um jogo, ao aumentar o tempo de jogo  por "culpa" da mecãnica.

Para um designer de jogos de tabuleiro, o formato ideal é que o jogo não demore muito tempo, que tenha pouca AP, de regras intuitivas e de grande profundidade estratégica. Alguns dos jogos mais consagrados, como Puerto Rico, Carcassonne e Castles of Burgundy são assim. Outros jogos são tão fodas que apesar disto tornam-se muito populares, com os fãs não se importando pela duração maior de tempo ou se causam AP. Alguns exemplos são Through The Ages,  Terra Mystica, Dungeon Lords, Twilight Struggle e Agricola.
Título: Re:Peso e tempo em boardgames
Enviado por: FireJay em Janeiro 14, 2015, 02:39:35 pm
Meus centavos incluem.
Não jogo com quem tem AP. Odeio do fundo do meu coração, da mesma maneira que odeio quando estou jogando num videogame e ele trava o loading.
É aquela coisa do jogo ser pesado demais pro processador do jogador ou o clássico analisar coisas demais e não o que importa.

Tem os jogos anti brain burn, os "in betweens" que se joga pra relaxar o cérebro porque eles estimulam o relaxamento e outras áreas além das usadas para calcular desfechos.

E os leves de aquecimento (como 8 minutes empire pra esquentar a cabeça antes do euro peso pesado)

Um termo muito importe é player down time. Que é algo que arruína experiências
Título: Re:Peso e tempo em boardgames
Enviado por: Lumine Miyavi em Janeiro 14, 2015, 02:44:35 pm
Elabora mais, FJ.
Título: Re:Peso e tempo em boardgames
Enviado por: Victor em Janeiro 16, 2015, 09:23:43 am
Bem, não sou o Firejay, mas se é para elaborar sobre o down time posso ajudar  :)

Down time ou player down time se refere ao tempo que um jogador tem que esperar até a sua vez de jogar. Imagine um jogo que tem várias ações possíveis em uma rodada, mas que só é permitido escolher uma ação. Agora compare com outro jogo que também oferece várias ações viáveis e um jogador pode fazer quantas ações quiser desde que haja condições. A tendência é que o down time do segundo jogo seja maior do que o do primeiro.  Às vezes, o jogo nem fornece tantas ações a um jogador, mas a complexidade das ações ou as consequências delas podem forçar até um jogador rápido a demorar em sua vez para analisar a jogada (o que chamei na primeira mensagem de jogo AP prone).

Naturalmente, um jogo com excesso de down time tem um ponto negativo, embora esse tempo perdido nem sempre é causado pela mecânica do jogo. Uma partida envolvendo um jogo simples mas com jogadores que sofrem de analysis paralysis podem causar muita frustração nos outros pelo down time imposto.
Título: Re:Peso e tempo em boardgames
Enviado por: Kazack em Janeiro 16, 2015, 09:59:44 am
Incluo como exemplo do que o Victor falou um card game muito conhecido: Magic.

Jogar com decks mais básicos (padrão criaturas-poucas mágicas-terrenos) contra decks de controle/combo tende a cansar demais, pois no turno alhei o cara realiza 20 jogadas e você tem que ficar esperando e só olhando, sem nada para fazer.

Isso é um exemplo de Down Time que acontece até em jogos de cartas, em alguns boardgames (o Lagoon: Lands of Druids por exemplo) acontece exatamente igual ao Magic, a mecânica permite (mesmo com 1 ação por turno) realizar diversas ações enquanto você tiver recursos para queimar, já fiquei 7 minutos em uma ação enquanto o oponente esperava.

Em um jogo de 4 pessoas, isso pode significar esperar 20 minutos pra jogar seu turno. É de foder.