Um conceito que acho bacana de conhecer em board games se refere ao peso. Quando um jogador se fala que um jogo é leve ou pesado, ele não está se referindo ao peso físico do material, mas sim quanto às regras e à estratégia.
Um jogo leve é aquele que geralmente não leva muito tempo (60 minutos ou menos), que não é complicado para aprender e que as regras não são densas ou necessita de um mega raciocínio para participar competitivamente.
Um jogo pesado é o oposto, demorando mais tempo (120 minutos ou mais), geralmente possui regras extensas, complicadas e/ou pouco intuitivas, necessitando pensar sobre as suas escolhas durante o jogo e que estratégia adotar. Muitas vezes esse jogos pesados são chamados de "brain burn" ou "queima-mufa"; você pode fritar o seu cérebro jogando eles, mas não deixam de ser populares entre os hardcore gamers.
Um jogo médio fica no meio destes dois extremos, com uma duração média entre 60-120 minutos, podendo ter regras simples mas com profundidade ou mecânica mais complexa mas não tão difíceis de se pegar.
Claro que essas regras não são absolutas. O jogo pode demorar muito e ter regras fáceis ou de pouca profundidade estratégica), o que é uma combinação ruim, indicando que o jogo demora mais do que deveria pelo que oferece ao jogador. Um exemplo clássico disso é o Monopoly/Banco Imobiliário. Por outro lado, um jogo pode ser rápido mas com uma mecânica simples que traz muito mais estratégia que aparenta, tendo mais características de um jogo médio. O Castles of Mad King Ludwig (já resenhado) é um exemplo.
Como há uma quantidade absurda de jogos, alguns jogadores (eu incluso) usam subdivisões dessas categorias, como jogos médios-leves e médios-pesados. Por exemplo, eu encaro o Terra Mystica como médio-pesado, Dungeon Lords como pesado e Castles of Mad King Ludwig como médio-leve.
Outro termo que é usado bastante entre os gamers é o AP, que significa "analysis paralysis". Este termo refere ao jogador demorar a sua jogada numa partida ao tentar analisar o jogo, ficando travado. Muitas pessoas possuem AP em maior ou menor quantidade (eu incluso!) e as pessoas que demoram muito podem ser alvo de zoação, impaciência ou em casos extremos, terem dificuldade em jogar com outros que conhecem a sua reputação. AP também pode se referir a um jogo, chamando-o de "AP prone", que é um jogo cuja mecânica pode forçar um jogador a ficar pensando mais tempo por causa das diferentes possibilidades estratégicas que oferece ao jogador em uma rodada. Esta é uma característica negativa para um jogo, ao aumentar o tempo de jogo por "culpa" da mecãnica.
Para um designer de jogos de tabuleiro, o formato ideal é que o jogo não demore muito tempo, que tenha pouca AP, de regras intuitivas e de grande profundidade estratégica. Alguns dos jogos mais consagrados, como Puerto Rico, Carcassonne e Castles of Burgundy são assim. Outros jogos são tão fodas que apesar disto tornam-se muito populares, com os fãs não se importando pela duração maior de tempo ou se causam AP. Alguns exemplos são Through The Ages, Terra Mystica, Dungeon Lords, Twilight Struggle e Agricola.