Autor Tópico: Card games E boardgames que valem a pena conhecer  (Lida 72536 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #90 Online: Julho 02, 2014, 08:49:36 am »
Bem, tô 'de buenas' no trabalho hoje, então vou falar de mais um. Esse é simples e muito, muito divertido.

Com vcs, o Perudo (ou Dudo ou Liar's Dice)! Um jogo de dados baseado num jogo peruano de bebedeira, segundo um amigo meu que é um peruano bebum :linguinha:
É simplérrimo, então pro post não ficar chato (e curto) vou encher linguiça e fazer piada. Danem-se vcs :diabanjo:



É um jogo de dados para até 6 pessoas. A idéia, resumidamente falando, é tipo uma purrinha. Cada um, a seu turno, dará um lance do tipo "Tem pelo menos 4 dados de valor 5 na mesa" e o próximo pode duvidar ou aumentar a aposta.

Funciona assim oh:

Preparação:

Cada um dos (até) 6 jogadores recebe um copo e 5 dados. Os dados são d6 normais. Na minha edição, tem uma pequena diferença: o número 1 não é número, e sim um Paco, que eu explico depois pra que serve:



Com todos prontos, as pessoas sacodem os copos com dados dentro e viram na mesa. Os copos servem pra evitar que os outros jogadores vejam o lance.

Turnos de jogo:

O jogo é simples. Uma vez que todos tenham rolado os dados, começam as apostas. O primeiro jogador vai escolher um dado e dar um chute de quantos dados desse no mínimo tem na mesa. Note que cada um terá acesso a 5 dados de 30 (iniciais). Deve então basear seu lance nesses seus dados. Por exemplo, julgando que vc tenha 5x O número 6, é absolutamente impossível que tenham 26 números 5 nessa mesa, então, pelamordedeus  :duh:, não diga 26 5s.

O primeiro jogador então escolhe o dado e a quantidade. Por exemplo, ele saiu com <PACO, 2, 2, 5, 6>. Ele tem na mão então 3x 2, 2x 5 e 2x 6. Aí vcs falam "Nããããão, vc tá maluco!  :nao:", mas SIM! O PACO é coringa! Ele serve para qualquer número que vc pedir.  Então, quando vc vai dar um lance, vc tem que levar em consideração que todos os PACOS de todo mundo valem para qualquer lance! "Uaaaau que complexo  :blink:" (Sem zueira, isso é a 1a regra 'complexa' do jogo, falei que era simples. É jogo de bêbado, pow!).

Então julgando que nosso amigo com <PACO, 2, 2, 5, 6> comece baixinho, com o lance de "5x o número 2" (poxa, se eu tenho 3, nos outros 25 fucking dados deve ter pelo menos 2, né?!), o próximo pode então:
  • Duvidar do lance, dizendo "Dudo" nas regras em francês, ou "duvido" mesmo como meus amigos aqui no Brasil jogam
  • Aumentar o lance, subindo a quantidade de dados, como por exemplo "7x o número 2"
  • Aumentar o lance, subindo o número do dado, como por exemplo "5x o número 4"
  • Passar pra Paco (explico depois)

Notem uma coisa: OU vc sobe a quantidade de dados (7x o número 2) OU vc sobe o número do dado (5x o número 4). Não pode subir AO MESMO TEMPO os dois. Muita gente (bêbada) confunde isso.

Caso o jogador duvide do lance, simplesmente abrimos os copos e contamos pra ver se tem realmente aquela quantidade, contando os Pacos como acerto também. Se tiver, quem duvidou perde um dado, se não tiver, e o lance tiver sido mentira, quem deu o lance perde um.

Mas aí o leitor atento diz "Caramba, peraêêêêê  :hum: se a gente só pode subir o lance, onde acaba?" A-ha! Muito bem pensado! Chega um momento onde fica meio insustentável, com lances do tipo 15x número X, por exemplo, mas que ainda são possíveis. Nessas horas, é muito vantajoso passar para Paco.

Passando para Paco: Quando o jogador decide parar de subir os números, normalmente ou porque a quantidade está alta demais ou porque já alcançou o número 6 no dado (e não tem pra onde ir), os jogadores podem passar para Paco. Para isso, eles dividem a quantidade de dados por 2 (arredondando pra cima). Por exemplo, nossa rodada exemplo:

  • Jogador 1:  <PACO, 2, 2, 5, 6> : "5x o número 2"
  • Jogador 2:  <3, 3, 5, 5, 6> : "5x o número 5"
  • Jogador 3:  <PACO, 3, 5, 5, 6> : "9x o número 5"
  • Jogador 4:  <2, 2, 2, 3, 6> : "Hmmmm... 5 Pacos"

Dessa forma, ele pode tentar 'resetar' os dados, porque agora, a partir de Paco, o próximo pode voltar pra qualquer dado, desde que a quantidade seja 2x+1 (pronto, segunda e última regra complexa  :putz: não entendi nada...)

  • Jogador 1:  <PACO, 2, 2, 5, 6> : "5x o número 2"
  • Jogador 2:  <3, 3, 5, 5, 6> : "5x o número 5"
  • Jogador 3:  <PACO, 3, 5, 5, 6> : "9x o número 5"
  • Jogador 4:  <2, 2, 2, 3, 6> : "Hmmmm... 5 Pacos"
  • Jogador 5:  <PACO, PACO, 4, 4, 6> : "Uhum.... 11x o número 4!"

Obviamente, o jogador 5 poderia ter pedido "6 Pacos", ou mais. Ele decidiu voltar pra 4 (ou outro dado) apenas para efeito didático.

Enfim, ae o jogo segue assim até que um jogador fique com 1 dados apenas, aí temos, como eu gosto de chamar, a Rodada de Fogo!  :twisted: (eu não lembro o nome que tá na regra)

Rodada de Fogo:

Quando um jogador perde seu penúltimo dado, ficando com apenas 1, as regras mudam. Na próxima rodada (e nela apenas), ele vai começar com um lance e os outros jogadores podem apenas subir a quantidade de dados e não o número do dado! E o pior, Pacos não são mais coringas nessa rodada! "Ai mew dewwws, é muita emoção!" É! Eu sei! Rodadas de fogos são emocionantes! São Rodadas de Fogo, Pow!!!

 ^_^ Enfim, é isso.  ^_^

É legal ter alguns cuidados também, até recomendados pelo jogo. Quando os jogadores vão perdendo os dados, a gente esconde eles debaixo de uma tampinha que vem. Assim, depois de 7-8 rodadas, vc não sabe mais quantos dados estão em jogo, e deve tentar memorizar a quantidade de cada um. Se não fizer isso, acaba se enrolando nas estatísticas.

O jogo acaba quando só uma pessoa tiver dados. O duelo final (um contra um) é bem legal também. Difícil pra burro, mas legal.

Existe uma regra alternativa que é a Calza.

Calza:

A qualquer momento um jogador pode pedir Calza. Note que normalmente vc só pode duvidar do lance do jogador que te antecede. Isso não acontece para a Calza. Lá do outro lado da mesa eu posso berrar um Caaaaaaalza  :frenzied: e o jogo para ali. Nesse momento, contamos os dados e vemos se o último lance acertou EM CHEIO. Se tiver sido cravado, eu ganho de volta um dado. Nesse caso, não é 'no mínimo 5x o número 2', não, é 'exatamente 5x o número 2'. É difícil de fazer, e confunde mais do que ajuda, então por enquanto meus amigos não viciaram o suficiente para Calza. Se eu errar, obviamente, perco um dado.

Estatísticas então:

Apelo a não boardgamers: * * * * * !!! Muita gente se diverte. Até os amigos da minha mulher, que não gostam muito de jogos, curtem.

Duração de uma partida: 30 minutos

Preço: Paguei 25 euros na França.

Encontra no Brasil: Não.

Pra jogar com povo não-nerd, é muito legal. Recomendo!
« Última modificação: Julho 02, 2014, 08:54:26 am por MaNdRaK »

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #91 Online: Julho 02, 2014, 10:43:54 am »
O Madruga levou vários conjuntos de d6 no CarnaSpell e a gente passou horas jogando uma versão simplificada desse jogo (não tinha regras de cortar a quantia de dados, etc).

FOI DIVERTIDO PRA CARALHO!   :bwaha:

Difícil descrever o quanto essa brincadeira simples fez sucesso. E gerou memes que duram até hoje (primeira jogada: DEZESSETE 6!)

Recomendadíssimo.  :victory:

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #92 Online: Julho 02, 2014, 10:51:38 am »
Difícil descrever o quanto essa brincadeira simples fez sucesso. E gerou memes que duram até hoje (primeira jogada: DEZESSETE 6!)



Eu sempre joguei com 6 pessoas (max 30 dados), e já vi sairem 14x 6, mas dezessete?! Quantas pessoas estavam jogando? Isso contando os Pacos como coringa.


Ahhh, ja vi um "11 Pacos" (seria 11 1s no seu, acho) dar certo também. Incrível.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #93 Online: Julho 02, 2014, 11:28:26 am »
Se não me engano, tinha um filme do Piratas do Caribes em que eles jogavam uma coisa parecida com esse jogo. Sempre quis entender. Agora sei.  :victory:

Um pequeno off: alguém sabe se vende em algum lugar d6s numerados de zero a cinco?

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #94 Online: Julho 02, 2014, 12:48:08 pm »
Se não me engano, tinha um filme do Piratas do Caribes em que eles jogavam uma coisa parecida com esse jogo. Sempre quis entender. Agora sei.  :victory:

Um pequeno off: alguém sabe se vende em algum lugar d6s numerados de zero a cinco?
Pois é. E falando nisso no Amazon vende isso:http://www.amazon.com/Pirates-Caribbean-Dice-Game-Deception/dp/B000F0H80K/ref=sr_1_8?ie=UTF8&qid=1404316015&sr=8-8&keywords=liar%27s+dice

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #95 Online: Julho 11, 2014, 10:14:21 am »
Foi mal o sumiço, galera, é que atualmente estou ocupando o tempo de escrever resenha com o boardgamearena.com , por isso não tenho escrito mais. Pus o link do Perudo (boa, mandrak!).

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #96 Online: Julho 21, 2014, 04:01:16 pm »
GriMagia

Começou faz um tempo, e o projeto parece interessante. Card game que parece um board game, cartas já vem com o negócio todo, jogadores dividem o mesmo baralho, arte parece legal, falaram de um "RPG mode"...
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Rafa

  • Rafa
  • Easy peasy lemon squeezy!
    • Ver perfil
Re:Card Games que valem a pena conhecer
« Resposta #97 Online: Agosto 11, 2014, 12:45:26 pm »
Senhor dos Anéis - Card Game (LCG)


Ficha Técnica:

(click to show/hide)


Critérios de Avaliação

(click to show/hide)


Acerca do jogo

1. Termos importantes:
(click to show/hide)

2. Resumo das regras do jogo:
(click to show/hide)

3. Manual de Regras Completo (Link):

4. Imagens:
(click to show/hide)

5. Considerações Finais:
(click to show/hide)

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #98 Online: Agosto 11, 2014, 03:58:28 pm »
Eu tenho que botar isso aqui.

Minha última mesa de Perudo.

Acho que podemos inaugurar uma nova categora de "apelo a não boardgamers" = sobrinhos fofos.



edit: eu tenho um video de umas rodadas dessa partida com a carinha de dúvida deles, que está hi-lá-rio.

- "3 Pacos?"  :hum:

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #99 Online: Agosto 11, 2014, 04:36:32 pm »
Cute factor overload  :laugh:

Muito legal a foto, Mandrak, parabens!

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #100 Online: Setembro 27, 2014, 06:31:59 pm »
Acho que nao sera flood postar nesse topico novamente depois de um bom tempo e nao queria criar um topico só pra isso. Em um outro site de jogos, postaram um artigo interessante sobre algumas mecanicas de jogo mais conhecidas e achei legal disponibilizar o link:

http://www.ludopedia.com.br/topico/631/mecanicas-mecanicas-mecanicas

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re: Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #101 Online: Setembro 27, 2014, 07:21:43 pm »
Não é flood não. :)

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #102 Online: Janeiro 05, 2015, 03:52:18 pm »
Semanas atrás chegou um jogo novo e fez sucesso na mesa.  O resultado foi melhor que esperava e achei que seria legal compartilhar.




Castles of Mad King Ludwig é um jogo para 1 a 4 jogadores (sim, tem regras para jogo solo!), durando em média 60 a 90 minutos.  Cada jogador é um construtor, encarregado de construir um castelo para monarca louco da Bavária, Rei Ludwig (quem já leu o RPG Castelo Falkenstein pode se lembrar dessa figura excêntrica). No final do jogo, o Rei Ludwig julgará o melhor castelo construído, que é medido na forma de pontos de vitória, obtidos durante o jogo e na pontuação final.

Componentes:  O jogo consiste principalmente nas peças de diferentes tamanhos para montar o seu castelo (em 2D, infelizmente o castelo não é como um lego) e em dois baralhos; o primeiro é o baralho da construção, que indica quais as peças estão disponíveis para compra a cada rodada e o segundo consiste em cartas de bônus que concederão pontos de vitória no final a um jogador que tenha a carta e cumpriu certos requisitos.



As peças dos castelo tem tamanhos e formatos diferentes. Em adição, o jogo também traz uma simpatica peça tamanho-família na forma de uma torre, que tem um traçado para os marcadores de pontos de vitória de cada jogador. Finalmente, há quatro outras peças grandes que compõem o tabuleiro central do jogo. É nesse tabuleiro que ficam as peças do castelo, as cartas e a escala de preço para comprar as peças. 


 
Nota: Nesse tabuleiro também colocam-se peças que são os favores do rei. Estas peças mostram que critérios de construção são os mais favoráveis ao Rei Ludwig nesta partida e concederão pontos adicionais no fim aos jogadores que tiveram mais sucesso em construir o castelo segundo esses criterios.

Finalmente, a cada rodada um jogador diferente começa. Para indicar quem é o "starting player", temos uma peça branca simpática na forma de um castelo.

Resumo geral da mecânica: A cada rodada haverá 3/5/6/7 peças do castelo disponíveis para compra (no caso de 1/2/3/4 jogadores). O jogador que começa a rodada (starting player) pegará as peças e distribuirá cada uma em um espaço de compra (cujo preço varia entre 1.000 a 15.000). Feito isso, o jogador à esquerda do starting player escolhe uma peça para comprar, paga o valor ao starting player e encaixa a peça escolhida no seu castelo individual. Isso é feito repetidamente para cada jogador, em sentido horário, até voltar ao starting player, que estará mais rico mas será o último a escolher (este jogador compra a peça e paga ao banco). Opcionalmente, caso as peças disponíveis não interessem, um jogador pode comprar um corredor ou escadaria pelo preço de 3.000 ou não comprar nada e receber 5.000 do banco.   

Construindo o seu castelo: Toda peça que coloca no seu castelo tem quatro informações importantes. No canto superior esquerdo há um valor que mostra quantos pontos ela confere quando você a acrescenta em seu castelo. No canto superior direito, mostra o tamanho da área da peça (as áreas variam de 100 a 600; há certas cartas e favores que dão pontos por áreas).   Na parte inferior, há um símbolo que indica que tipo de aposento esta peça representa.  No meio da peça pode haver um valor (positivo ou negativo), seguido de simbolos. Isto significa que esta peça confere pontos adicionais ou negativos quando estiver conectada a peças que tenham este símbolo.



Completando um aposento: Em adição aos pontos que uma peça dá, quando um jogador consegue cercá-la em seu castelo, de modo que todas suas entradas se conectem a entradas de outras peças, diz-se que essa peça foi completada. Não basta fechar as saídas desse aposento com a parede de uma outra peça, é preciso que cada entrada conecte com uma entrada de outra peça! Mas planejar uma construção bem-feita vale a pena. Uma peça completada dá um benefício adicional, dependendo do simbolo do aposento que representa. Por exemplo, as "food rooms" dão uma ação extra imediata, as "utility rooms" conferem uma carta de bônus de fim de jogo e as "activity rooms" dão 5 pontos de vitória imediatos.

Fim do jogo: O jogo termina no final de uma rodada na qual a última carta do baralho de construção foi revelada. Daí, há quatro pontuações finais a serem feitas.

- Primeiro, cada 10.000  marcos confere 1 ponto de vitoria.
- Segundo, as cartas de bônus de um jogador são pontuadas.
- Terceiro, checa-se se há alguma pilha de peças (que variam de area 100 a 600) no tabuleiro central que foi esgotada. Se isto ocorreu, estas peças foram consideradas muito valiosas e conferem 2 pontos de vitoria por peça daquela área que um jogador possuir em seu castelo.
- Finalmente, checa-se cada favor do rei. A cada favor real, quem teve mais êxito em cumprir aquele favor ganha 8 pontos de vitoria (4 PV para o 2o lugar, 2 PV para o 3o lugar e 1 PV para o último).  No final do jogo, quem tiver mais pontos de vitória é considerado o vencedor da partida. Em caso de empate, o castelo com a maior área somada ganha. 


Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: *****. O jogo é rapido´, fácil, gostoso de jogar. Quem não gostaria de criar o seu próprio castelo?

Complexidade: ***. A mecânica é simples, a questão é saber montar o seu castelo de modo que gere o máximo de pontos possíveis enquanto trabalha para evitar que outros jogadores comprem tiles valioso facilmente.

Independente de idioma? Sim. Mas seria útil um lembrete em português para os benefícios diferentes quando completa-se cada tipo de aposento.

Achado no Brasil? Não.

Preço: ***

Opinião: Castles of Mad King Ludwig foi um dos melhores jogos de custo-beneficio que joguei recentemente. É rápido, de fácil acesso, de regras simples mas com boa estratégia. Recomendado!

Nota: Tentei anexar fotos tiradas do meu celualr, mas a conexão estava ruim e nao consegui envia-las para o meu email e depois postar aqui. A solução foi improvisar via google imagens. Espero que o texto tenha ficado claro. :what:
« Última modificação: Janeiro 08, 2015, 08:31:36 am por Victor »

Offline Ielena

  • Continue a nadar....
    • Ver perfil
Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #103 Online: Janeiro 05, 2015, 03:54:50 pm »
Rapaz que jogo lindo! Pensando seriamente em comprar. Nem li direito ainda, mas só pelo visual....  :xonado:
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #104 Online: Janeiro 05, 2015, 03:58:59 pm »
O jogo é meio caro pelos componentes, mas as peças são bonitas mesmo. Vale muito a pena!