Relaxa com o texto, Mandrak, você conseguiu suprir os pedidos do publico. Espero que quem esteja atrás do Munchkin fique satisfeito.
Ielena, sem pressa. Enquanto isso posto um jogo aqui...
No início do ano, a Grow anunciou que lançaria uma novidade no Brasil. Inicialmente, a empresa fez mistério, apenas fornecendo dicas no Facebook:
Não demorou muito para os gamers brasileiros adivinharem certo. A Grow confirmou que este ano lançará:
Puerto RicoEssa imagem é a da edição antiga, americana.O lançamento de Puerto Rico pela Grow é uma notícia espetacular. Puerto Rico é um clássico eurogame e um dos melhores de todos os tempos. Por que ele é tão bom? Porque tem mecânica sólida, comporta 3 a 5 jogadores sem perder o nível e tem uma duração excelente em relação à sua profundidade de jogo (45-90 minutos, dependendo da experiência e número de jogadores).
Qual o objetivo do jogo? Cada jogador tem sua própria cartela da ilha de Puerto Rico e representa seu administrador. Toda rodada cada jogador escolherá um papel (capitão, vendedor, construtor...) e disponibilizará para todos um tipo de ação específica. Para que um jogador ganhe, é preciso que sua ilha prospere, seja embarcando a colheita de suas plantações em navios, seja construindo prédios. Em ambos os casos, essas ações conferem pontos de vitória. No final do jogo, quem tiver mais pontos de vitória ganha.
Uma visão dos componentes do jogoUm jogador de Puerto Rico tem acesso aos seguintes recursos:-
Cartela individual: Cada jogador tem sua própria terra em Puerto Rico. Essa cartela possui duas áreas de espaços limitados na parte superior e inferior. Na porção superior, estão os locais onde prédios podem ser construídos. Na área inferior é o espaço onde se colocam as plantações.
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Dinheiro: Serve para construir prédios.
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Peças (“tiles”) de prédios: Comprados da cartela de prédios que fica no centro da mesa (veja mais abaixo), os prédios são alocados na área superior da cartela do jogador, concedem pontos de vitória no final do jogo e dão benefícios especiais variados, desde permitir a produção de certos bens até a concessão de dinheiro extra em algumas ações. Dependem de colonos para serem ativados. Um dos critérios de fim de jogo ocorre quando um jogador preenche todos os espaços da área superior de sua cartela com prédios construídos.
Pedreira e peças de plantação, com os colonos em cima (os marcadores marrons).-
Peças de Pedreira (“quarry”): É uma peça (“tile”) que pode ser colocado na área inferior da cartela, ao invés de uma plantação. Serve para dar desconto na hora de pagar o dinheiro para construir um prédio. É preciso que um colono esteja presente para conferir o benefício.
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Peças (“tiles”) de plantações: Servem para produzir bens. Há cinco tipos de plantação: milho, anil (indigo), açúcar, tabaco e café. Dependem de colonos para produzirem.
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Bens (milho/anil ou índigo/ açúcar/ tabaco/ café): Servem para serem vendidos por dinheiro ou exportados em navios em troca de pontos de vitória. Apenas o milho pode ser produzido sem a necessidade de um prédio de refino.
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Colonos: Servem para ativar os benefícios dos seus prédios e produzir colheita nas plantações que sejam ativadas. O esgotamento dos colonos disponíveis é uma das formas de como o jogo acaba.
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Pontos de vitória: Obtidos ao exportar bens. Junto com os pontos de vitória dos prédios, determinam quem é o vencedor. O esgotamento das peças de pontos de vitória é uma das formas de como o jogo acaba.
No meio da mesa, acessível a todos os jogadores, há os seguintes componentes:Cartela dos prédios e dinheiro (edição de luxo) -
Cartela dos prédios: Exibe os prédios disponíveis para a construção. Cada prédio possui um valor de custo, além dos pontos de vitória que concedem. As peças dos prédios são organizadas em colunas e em valor crescente de custo. Não é permitido a um jogador construir um segundo prédio com o mesmo nome.
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Cartas de Papel (Role cards): O jogo gira ao redor dessas cartas, cada uma representando um papel representado e uma ação relacionada. Há sete tipos de papel:
Craftsman (produz bens),
Trader (vende um bem),
Captain (exporta bens para os navios),
Prospector (obtém 1 de dinheiro),
Builder (constrói um prédio),
Settler (ganha 1 plantação ou pedreira) e
Mayor (recruta colonos do navio dos colonos).
No início da rodada, o jogador da vez é o primeiro a escolher uma destes papéis e executa a ação com um benefício extra. Em ordem horária, cada outro jogador pode seguir a ação puxada pelo dono do papel, sem o benefício extra. Quando todos tiverem executado ou não aquela ação, é a vez do próximo jogador em ordem horária a escolher um papel (com os demais seguindo a ação ou não). Quando cada jogador da mesa ter escolhido um papel e feito as ações, a rodada termina.
Exemplo: Numa partida de três jogadores (A,B e C), o jogador A é o jogador que começa a rodada e escolhe o papel de Craftsman, produzindo bens. Em seguida, os jogadores B e C produzirão bens se puderem e o papel é concluído. Ainda nesta rodada, é a vez do jogador B a escolher um papel, que opta pelo Captain, exportando bens. Após ele o fazer, os jogadores C e depois A tentarão exportar os bens que puderem. Terminado isto, é a vez do jogador C escolher o seu papel, decidindo pelo Mayor, recrutando colonos. Após o jogador A e B fazerem o recrutamento, o papel é concluído e a rodada termina. Na próxima rodada o jogador B será o jogador da vez.
Navios de carga e a Casa de Comércio.-
Navios de carga: Cada um destes três navios tem espaço variável, para 4 a 8 mercadorias de UM tipo. O carregamento se dá quando um jogador escolhe o papel de Captain.
Navio de colonos (edição de luxo, não do jogo comum)-
Navio de colonos: Este navio sempre terá um número de colonos, disponível para recrutamento quando um jogador escolher o papel de Mayor.
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Trading House (Casa de Comércio): Esta peça abriga espaço para 4 bens diferentes. Quando o papel de Trader é chamado, cada jogador pode vender e alocar um bem para esta peça, desde que haja ainda espaço e não haja nela um bem do mesmo tipo. Apenas quando houver 4 bens na peça é que estes serão eliminados no ***final*** da ação. Como essa venda é uma otima forma para obter dinheiro no jogo, saber quando conseguirá vender uma mercadoria é chave em sua estratégia. Muitas vezes você pode ter o bem, mas um outro jogador se antecipou e vendeu o mesmo tipo de bem antes, impossibilitando a venda do seu produto até que todos os espaços desta peça sejam preenchidos (o que pode demorar algumas rodadas).
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Pilhas de Plantação e Pedreira: Dependendo do número de jogadores haverá um número de pilhas de peças das plantações misturadas (as pedreiras ficam numa pilha à parte), sendo que apenas a peça de cima de cada pilha estará visível. Quando alguém escolher o papel Settler, cada jogador poderá escolher uma plantação visível que esteja no topo de uma das pilhas . Quando a ação for completa, revelam-se mais peças para que na próxima vez que alguém escolher o papel Settler já saiba de antemão que plantações estão disponíveis.
E quanto às pedreiras? Elas não são plantações, mas quem escolher o papel Settler, pode pegar uma pedreira ao invés de uma plantação e colocar em sua cartela. Como o desconto de construção de prédios que as pedreiras fornecem é muito desejável e há um número limitado dessas peças, elas costumam ser cobiçadas por jogadores.
Estratégia: Há uma quantidade absurda de artigos sobre estratégias em Puerto Rico. Como quase todos os papéis que um jogador escolhe habilitam ações para TODOS realizarem (excetuando o Prospector), é vital que perceba as condições de jogo dos oponentes. Segue abaixo um comentário rápido sobre cada papel. Entre parênteses, descrevo qual o benefício exclusivo que um jogador recebe por ter escolhido ele. Os outros jogadores não receberão esse benefício.
Craftsman (produz um bem adicional): Um erro comum de um novato em Puerto Rico é invocar esse papel sem que haja um benefício muito importante para o jogador. Claro, produzir bens é essencial, mas de que adianta eles se você gastou a sua ação chamando esse papel, enquanto os outros jogadores também se beneficiaram? E mais importante, a iniciativa em ser o primeiro a vender ou exportar um bem é vital. Se você optou pela produção e os outros jogadores conseguiram produzir bens e respectivamente escolhem por vender ou entregar bens em navios, basicamente você os ajudou muito mais do que a si próprio, pois fará essas ações depois deles!
Prospector (você obtém 1 em dinheiro): Os outros jogadores não ganham nada. Esse papel é subestimada por muitos novatos, pois acham que 1 de dinheiro é pouco. Só que é uma ação que só *você* faz, não dando margem para nenhum jogador “pegar carona”.
Captain (ganha 1 ponto de vitória a mais na exportação): Esse papel acaba com a alegria de muito jogador. Basicamente, em ordem de jogo, cada jogador que tiver bem para carregar em um navio TEM que fazer isto, ganhando pontos de vitória. Todos os bens que não forem entregues no final da ação são descartados (com exceção de um). Duas táticas comumente usadas nesse papel é forçar um jogador exportar um bem caro que estava poupando para a venda ou ocupar os navios de carga com bens que os outros jogadores não consigam entregar ou que tem mais espaço para exportar, forçando eles a descartarem.
Builder (constrói um prédio com 1 de desconto): Se você tem dinheiro e os outros não, pode construir um prédio sem dar margem para que outros tomem carona em sua ação. Se você tem dinheiro e os outros também, pode se dar ao luxo (mas nem sempre) deles escolherem esse papel e *você* tomar carona na construção. Finalmente, como os prédios são limitados, há disputa pelos prédios mais importantes, então a iniciativa para quem consegue construir primeiro é importante.
Trader (ganha 1 de dinheiro a mais na venda): Como o espaço na casa de comércio é limitado, a escolha dessa ação é importante, mas cuidado para que você não ajude mais outro jogador. Não é nada legal quando você chamar esse papel para vender 1 açúcar e ganhar 2 de dinheiro enquanto outro jogador pega carona e vende 1 café (o bem mais caro do jogo) e obtém 4 de dinheiro.
Mayor (obtém 1 colono a mais do estoque): Sem colonos, não se produz nem ativa seus prédios. Mas a distribuição a distribuição dos colonos é dependente de quantos estão no navio de colonos e do número de jogadores. Nessa ação, cada jogador pega, em ordem, um colono do navio. Após todos pegarem um colono, se houver excedente o ciclo se inicia novamente, até que não haja mais colonos no navio. Daí o jogador que escolheu o papel Mayor pega mais um do estoque e o navio de colonos recebe mais ocupantes.
Exemplo: Em um jogo de tres jogadores (A, B e C), digamos que há 4 colonos no navio. O jogador A escolheu esse papel. Ele pega um colono, o jogador B pega um colono e o jogador C também. Todos pegaram um colono e ainda sobrou um. Volta a fazer a distribuição, começando pelo jogador A, que pega o último colono. Finalmente, ele pega um colono do estoque.
Settler (pode-se escolher uma pedreira ao invés de uma das plantações): Esse papel é mais importante no início do jogo, quando se precisa de mais plantações e vai perdendo a força na medida em que os jogadores já têm uma boa quantidade delas e as pedreiras já foram todas pegas. É uma jogada comum escolher esse papel pois só o seu dono poderá pegar uma pedreira ou se deseja muito uma das plantações reveladas nas pilhas.
Dois comentários finais, mas muito importantes: Primeiro, no final de uma rodada, nos papéis que NÃO foram escolhidos pelos jogadores são depositados 1 de dinheiro. O dinheiro acumulado em um papel será dado ao jogador que escolhê-lo na próxima vez, então um papel pode se tornar cada vez mais tentador, mesmo que possa beneficiar seus adversários. E segundo, como os critérios de fim de jogo (um jogador termina sua área construída na cartela ou esgota a quantidade de pontos de vitória ou colonos), é vital prestar atenção quando o jogo está na iminência de terminar. Caso contrário, você pode ter acumulado à toa recursos para uma ação futura quando o jogo terminar antes do previsto!
Conclusão: A essa altura, podem ter percebido que gosto de Puerto Rico (está em 5o no meu ranking). Não tenho como não recomendar esse jogo, mas ele não é para qualquer gosto. Quem está atrás de jogos de trash-talking, negociação, dedo-no-olho e destruição de inimigos não encontrará isto nesse eurogame.
Critérios de avaliação:Apelo a não boardgamers: *. Convenhamos, administrar uma ilha construindo prédios e colhendo plantações não é algo glamuroso. E ninguém se sente o governador de uma ilha nesse jogo. É um clássico caso de tema (fluff) colado com cuspe. Mas como a mecânica é ótima, isso não me incomoda.
Complexidade: ***. Puerto Rico é fácil de entender, mas para saber jogar bem são outros quinhentos. A única falha na mecânica que costuma-se comentar é o desbalanceamento que o jogo sofre quando há participantes de nível bem diferentes. Um novato pode dar uma vitória fácil a um veterano que esteja sentado à sua esquerda e se beneficie de papéis ativados pelo novato.
Independente de idioma? Não. Devido aos prédios às cartelas, mas não é um jogo difícil de traduzir e uma edição em português está prevista.
Achado no Brasil? Se tudo der certo, sai este ano.
Preço: ***/** numa estimativa do preço nacional.