Autor Tópico: Card games E boardgames que valem a pena conhecer  (Lida 72583 vezes)

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Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #45 Online: Abril 17, 2014, 12:14:26 pm »
Ielena, eu não tenho um jogo que se pareça com High Frontier. Adoro o Eclipse, mas é bem diferente mesmo. Se você jogar HF, aconselho que a primeira mesa tenha no máximo três jogadores, utilizando as regras básicas. Umas vez ensinei para uma mesa de 5 com todas as regras e durou uma eternidade.

Quanto ao tabuleiro, posso entender. Eu considero o mapa do High Frontier como o tabuleiro mais belo que já vi, mas é como se apaixonar por Shubb-Niggurath. Primeiro você perde a sua sanidade:

(click to show/hide)

Depois, na medida que se acostuma até compreender as rotas, a iconografia e porque alguns sites são mais difíceis ou mais interessantes para alcançar, você passa a apreciar a beleza de sua arte. Ou não  :doido: 

É difícil eu odiar um tabuleiro pela ilustração, e embora ache que o tabuleiro do Chaos in the Old World poderia ser mais funcional, não o desgosto como várias pessoas já mencionaram.

Hoje mais à noite eu viajo e só volto na próxima quinta. Quero ver se na semana que vem falo do Kingsburg, digo, consegui tempo para terminar o texto no mesmo dia  :b.
« Última modificação: Abril 24, 2014, 11:02:29 am por Victor »

Offline Ielena

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Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #46 Online: Abril 17, 2014, 01:15:46 pm »
The Resistance

"O Império precisa cair! Nossa missão precisa ter sucesso. Ao destruir as suas bases principais, vamos quebrar a força imperial e libertar o nosso povo. No entanto, os espiões se infiltraram nas nossas fileiras, prontos para sabotar. Temos de desmascará-los. Em cinco noites temos que reformular o destino ou morrer tentando. Nós somos a Resistência!"



Objetivos do Jogo
The Resistance é um jogo social de dedução com identidades secretas. Os jogadores são membros da Resistência tentando derrubar um governo maligno ou os jogadores são Espiões tentando se opor à Resistência. A Resistência vence o jogo se três Missões forem completadas com sucesso; os Espiões vencem se três Missões falharem. Os Espiões também podem vencer se a Resistência for incapaz de organizar o Time de Missão em qualquer momento do jogo (5 votos falhos numa única missão).
Uma regra fundamental do jogo é que os jogadores podem dizer o que quiserem, a qualquer momento durante o jogo.
Discussão, decepção, intuição, interação social e deduções lógicas são todas igualmente importantes para vencer.

As Cartas
Cartas de Personagem – Determine a afiliação do jogador. A Carta de Personagem de um jogador não pode ser revelada em nenhum momento do jogo.
Carta de Líder – Designa os jogadores que formarão o Time da Missão.
Cartas de Time – Aloca as posições do Time da Missão
Carta de Voto – Aprova ou rejeita o Time da Missão do Líder.
Cartas de Missão – Determina o sucesso ou o fracasso da Missão.
Carta de Trama – Ações adicionais usadas na expansão “A Trama Engrossa”.

(click to show/hide)
(click to show/hide)

Jogando
Depois que forem escolhidos secretamente e aleatoriamente os personagens, os espiões se reconhecem e começa de fato o jogo. O jogo consiste de várias Rodadas; cada Rodada compreende uma fase de construção do Time e uma fase
de Missão.
Fase de Construção do Time: A fase de construção do time consiste do Líder escolhendo os jogadores que gostaria no Time da Missão e depois todos os jogadores votando se aprovam ou rejeitam o Time da Missão.
Voto do Time da Missão: Depois da apropriada discussão, o Líder convoca para votar os designados do Time. Cada
jogador, incluindo o Líder, secretamente escolhe uma carta de Voto. Quando todos os jogadores tiverem escolhido suas cartas de Voto, o Líder pede que os Votos sejam revelados. O time da missão é aprovado se a maioria dos Votos for afirmativo e o time falha se a maioria rejeitar aos designados; uma votação empatada também é considerada uma rejeição. Se o Time da Missão for aprovado, o jogo continua com a fase de Missão. Se o time da Missão for rejeitado, o Líder passa para o próximo no sentido horário e a fase de construção do Time é repetida.

Conduzir a Missão (fase da Missão): Cada jogador no Time da Missão deve secretamente decidir apoiar ou sabotar a Missão. O líder passa um conjunto de cartas de Missão para cada membro do Time da Missão. Cada jogador da Missão escolhe uma Carta de Missão e joga-a com a face para baixo a frente de si. O Líder recolhe e embaralha as Cartas de Missão antes de revelá-las. A Missão tem sucesso somente se todas as Cartas reveladas forem cartas de Missão com Sucesso. A Missão falha se uma carta (ou mais) de Missão Falha for jogada.

Fim do Jogo: O jogo termina imediatamente depois de três Missões com Sucesso ou depois de três Missões com fracasso. A Resistência vence se três Missões tiveram sucesso. Os Espiões vencem se três Missões falharam.

Outras Versões do Jogo

The Resistance 2 Edição


The Resistance - Avalon (cria um clima medieval para a partida)

Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: ****. qual jogo de blefe não atrai? O the Reistance é simples e rápido, dá pra jogar várias partidas seguidas sem cansaço! Só não vai gostar aqueles que não gostam de jogos com muita interação.

Complexidade: *. Muito simples... sem mais....  :b

Independente de idioma? Sim, no Jogo básico. Não, quando são utilizadas as cartas de trama, mas o texto é simples. 

Achado no Brasil? Não.

Preço: ** .

Opinião: The Resistance é um jogo simples e divertido. Se você gosta de jogos de blefe, interativos e rápidos, é pra você. Também é um jogo que cabe perfeitamente entre uma partida e outra de jogos mais complexos. Uma dinâmica bem intuitiva e que com as cartas de trama se torna bem mais estratégica do que já é! Enfim, não está entre os meus favoritos, mas sempre dá mesa e a diversão é garantida!

Sites relacionados
Ludopedia do Redomanet: http://www.ludopedia.com.br/jogo/the-resistance
Ilha do Tabuleiro: http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/the-resistance
« Última modificação: Abril 17, 2014, 01:17:28 pm por Ielena »
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Ielena

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Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #47 Online: Abril 17, 2014, 01:26:14 pm »
Dei um Edit no Coloretto, tinha esquecido de colocar os critérios de avaliação.
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #48 Online: Abril 17, 2014, 03:38:05 pm »
Boa análise do Resistance. Como nunca pesquisei o preço dele, achei que fosse mais caro. E ótima lembrança sobre os critérios de avaliação. Também esqueci de fazer sobre o High Frontier, corrigido agora.

Como sobrou um tempinho, consegui fechar o texto sobre o Kingsburg. É um  board game com tema fácil, mecânica gostosa e é um excelente jogo de entrada para quem não conhece.




Em Kingsburg, cada jogador é um governador de um parte do reino, encarregado pelo rei de fazer suas terras prosperarem através da construção de edificações prestigiosas. Isto se dá por meio de recursos doados pelos conselheiros do rei, mas ao mesmo tempo é preciso se preparar para a invasão de inimigos que tentam pilhar as suas terras durante cada inverno (antes de "the winter is coming..." virar moda...). No final de 5 anos, o governador que provou ser o mais valioso ao rei (leia-se: acumulando pontos de vitória) é sagrado vencedor. 

Tabuleiro e cartelas


Todo jogador tem uma cartela pessoal para indicar que prédios pode construir ou já construiu. Cada jogador também recebe três dados de sua cor, que servirão para obter ajuda dos conselheiros reais. O tabuleiro central indica a estação e o ano de cada rodada, além de marcar os pontos de vitória e a ordem de iniciativa de cada jogador.

O mais importante do tabuleiro, entretanto, é a presença dos personagens aos quais os jogadores podem pedir ajuda durante cada primavera/verão/outono. Numerados de 1 (bobo da corte) ao 18 (rei), estes conselheiros podem ajudar um jogador se este, na sua vez, colocar um ou mais dados de sua cor que somem o valor daquele conselheiro. Esta mecânica chama-se "dice placement" (alocação de dados), sendo muito popular nos últimos anos.

Conselheiros

Alguns personagens que você pode pedir ajuda na corte. Após todos rolarem seus dados, o jogador azul alocou um dado de valor "1" no bobo da corte e receberá um ponto de vitória como benefício. O jogador verde alocou um dado de valor "3" no carpinteiro e receberá uma madeira. O jogador vermelho colocou um dado de sua cor e um dado de bônus (há formas diferentes de obtê-los) para que juntos somem oito e ganhem o beneficio do personagem ativado.

Construções

Depois que cada jogador definiu a alocação de dados, os recursos obtidos são distribuídos em ordem e cada um poderá construir um prédio, se quiser. A ilustração acima mostra uma das linhas de construção, divididas em nível I a IV. Cada prédio tem o seu custo em materiais descrito dentro de um círculo, o seu número de pontos de vitória concedidos postos ao lado do ícone da bandeira, além do texto na área inferior que descreve seu benefício. Note que para construir o prédio de nível II de uma linha, é necessário construir o prédio de nível I da mesma linha e assim por diante.

Na ilustração acima, a Escola dos Gladiadores é um prédio de nível III que custa 2 ouros, 1 madeira e 2 pedras para ser construída e como pré-requisito é necessário que o jogador já tenha construído previamente o Circus e o Tiltyard. Mas uma vez construído, este prédio confere imediatamente 4 pontos de vitória, além de conceder +1 na sua força de combate até o fim do jogo.

Enfrentando a horda invernal
Em cada um dos 5 anos, nas três primeiras estações você poderá ativar os personagens, ganhar o seu benefício e depois construir. Durante o inverno, isto não ocorre. No final do ano, há uma invasão de inimigos (todos iguais) nas terras de cada jogador e este precisa ter uma força militar que consiga impedí-los que saqueiem as suas terras. A força militar de cada carta de inimigo é descrita no canto superior esquerdo da carta, mas esta fica fechada até o momento do combate.


Estes goblins tem força 2, sendo que se alguém não conseguir ao menos equivaler esta força, perde-se os recursos descritos abaixo da ilustração (-1 madeira, -1 pedra, -1 ponto de vitória e uma construção será destruída). Se conseguir superar esta força, o jogador obtém o recurso descrito no canto inferior da carta (+1 madeira).

A força dos inimigos se torna maior a cada ano, mas apesar de suas cartas ficarem ocultas até o inverno, o seu verso mostra a variação da força daquele ano (inimigos do ano 1 variam de força 2 a 4, por exemplo). E existem até conselheiros que permitem que você veja o valor do inimigo. Isto permite aos jogadores planejarem sua defesa.

Resumo de uma rodada (primavera/verão/outono)
a)   Primeiro, há uma mini-disputa entre os jogadores, que varia a cada estação. Por exemplo, no verão, quem tem mais prédio ganha um ponto de vitória
b)   Os jogadores rolam os dados. Ordena-se quem age primeiro pelo valor rolado, em ordem crescente. Então quem rolou mais baixo joga primeiro, quem rolou mais alto fica por último.
c)   Cada jogador, em ordem, coloca um ou mais dados em cima de um personagem cujo valor seja exatamente igual a soma dos dados. Um jogador NÃO pode pedir ajuda a um personagem que já está com dado em cima. Depois que o último jogador da rodada ativou um personagem, repita essa etapa, até que ninguém mais tenha como colocar dados no tabuleiro.
d)    Começando pelo personagem de valor mais baixo, resolvem-se os conselheiros os quais foram colocados dados. É nesse momento que obtém a ajuda destes conselheiros. Após resolver um personagem, retira-se o(s) dado(s).
e)   Quando não houver mais dados no tabuleiro, cada jogador pode construir UM prédio de sua cartela. Os pontos de vitória por construção daquele prédio são concedidos imediatamente. Quando o último jogador da rodada terminar a fase de construção, a estação termina.

Resumo do Inverno:
a)   Cada jogador pode gastar recursos (madeira/ouro/pedra) para adicionar à sua força militar. A cada dois recursos obtém +1 de força.
b)   Todos os jogadores recebem ajuda do Rei para o combate. Rola-se um dado e adiciona o seu resultado na força militar de todos.
c)   A carta é revelada e checa-se quem ganhou, perdeu ou empatou com os inimigos. Quem teve a maior força militar ganha um ponto de vitória, independente da recompensa que possa ter recebido por ter vencido o combate. Após resolver o combate, zera-se qualquer bônus de força militar não-permanente que os jogadores possuam e o ano termina. No final do 5º ano o jogo acaba. 

Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: ***. É um jogo com tema de fantasia pouco implementado, mas funciona. As ilustrações e a tensão de se programar contra uma invasão de monstros querendo saquear suas terras tem seu mérito.

Complexidade: **.

Independente de idioma? Não. Devido ao texto das construções.

Achado no Brasil? Não.

Preço: *** .

Opinião: Acessível, gostoso de jogar, tenso na hora de planejar as suas construções de olho na invasão iminente  enquanto aquele oponente maldito uss os dados e bloqueia aquele personagem que você precisava naquela estação. Muito bem recomendado.

AVISO IMPORTANTE: O jogo básico é legal, mas tende a cansar ou ficar maceteado depois de várias partidas, além da aleatoriedade da ajuda do rei na forma de um dado ser incômoda. Para quem estiver pensando em comprar o Kingsburg considero HIPER OBRIGATÓRIA que compre também a expansão Kingsburg: To Forge a Realm. Essa expansão adiciona MUITO ao jogo, colocando patronos que te ajudarão no jogo, troca a ajuda do Rei por uns marcadores bem mais estratégicos, além de incluir construções e eventos. O Kingsburg: To Forge a realm transforma um jogo bom em um muito bom!

Sites relacionados: http://www.fantasyflightgames.com/edge_minisite_sec.asp?eidm=26&esem=2

Boa Páscoa para todos!
« Última modificação: Abril 17, 2014, 05:05:43 pm por Victor »

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #49 Online: Abril 25, 2014, 09:30:59 am »
Opa, estou de volta de Buenos Aires, recomendo que conheçam a capital. Foi um passeio bem divertido. Mas voltando ao tópico, gostaria de saber: alguém tem mais algum jogo para postar ou algum pedido?

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #50 Online: Abril 25, 2014, 08:06:38 pm »
Ainda quero que alguém explique o Munchkin por favor.  :aham:

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #51 Online: Abril 25, 2014, 08:21:36 pm »
Citar
Ainda quero que alguém explique o Munchkin por favor. 

Eu posso fazer isso, mas eu prefiro que o Wykthor faça o mesmo. Ver ele exalando vitriol pelo teclado é uma experiência que pouca gente na Spell viu.  :P

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #52 Online: Abril 26, 2014, 01:54:44 pm »
Nah, prefiro evitar um rant desses. Nao seria produtivo, especialmente para quem tem uma curiosidade genuina de conhecer o jogo. Boa tentativa, elfo, mas eu passo  :linguinha:

Offline MaNdRaK

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Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #53 Online: Abril 27, 2014, 11:19:10 am »
Pessoal, eu posso fazer alguma, mas infelizmente não vou conseguir manter o nível de vcs.

Posso explicar as mecânicas, colocar umas images e tal, mas não nesses mínimos detalhes de vcs. A vida ta complicada :(

Offline Ielena

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Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #54 Online: Abril 27, 2014, 11:39:46 am »
Estou planejando um texto resenha do Battlestar Galactica Board Game!

Semana que vem eu devo postar... essa semana foi meio corrida aqui.
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #55 Online: Abril 27, 2014, 03:18:50 pm »
Relaxa, Mandrak, sem cobrança ou stress. Poste o que conseguir, até porque dá para fazer um texto introdutorio e minimalista e satisfazer a curiosidade alheia.

Ielena: Boa idéia, mas .... Você é cylon? (Piada obrigatoria para quem conhece esse cooperativo)
« Última modificação: Abril 27, 2014, 09:37:21 pm por Victor »

Offline Ielena

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Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #56 Online: Abril 27, 2014, 05:09:43 pm »
Relaxa, Mandrak, sem cobrança ou stress.poste o que conseguir, até porque dá parafazer um texto introdutorio e minimalista e satisfazer a curiosidade alheia.

Ielena: Boa idéia, mas .... Você é cylon? (Piada obrigatoria para quem conhece esse colperativo)

Kkkkkkkkkkkkkkk cara, muito bom esse jogo!!!!  XD
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #57 Online: Abril 27, 2014, 05:31:12 pm »
Sei que foge do intuíto de manter aqui um texto explicativo do jogo, mas existe a opção de ver o video do pessoal do Jogando Offline, que capricha nas explicações e fazem um fastplay pra mostrar a mecânica na prática.

Segue o do Munchkin:


Abraços!

Offline Captain Kath

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Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #58 Online: Abril 29, 2014, 12:59:32 am »
Ninguém tem Card Wars? O Cardgame do Adventure Time?

O Rafa e eu estamos loucos atrás do jogo e os decks, se alguém for pros states, poderíamos comprar em comboio  :bwaha:

Só não explico ele aqui porque não tenho :(
Mas tem vídeo de um cara explicando:


Tem pra iOS e Android também: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.turner.cardwars

E pra descontrair e o que nos fez querer o jogo:
“Kaizoku ou ni ore wa naru!”

Re:Card games E boardgames que valem a pena conhecer
« Resposta #59 Online: Maio 05, 2014, 04:55:11 pm »
Foi mal pessoal, não tenho tido tempo ultimamente para postar algo significativo, quanto mais fazer uma descrição mais elaborada. Mas posso postar um pouco de um excelente jogo que consegui recentemente. Só fica o aviso que é um jogo de acesso difícil, devido ao preço, dificuldade e complicação em dominar as regras. No final do texto, há dois links ótimos que descrevem as regras, algo que não fiz neste relato. Um dos textos está em português e inclui um relato da joga.

Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island


Robinson Crusoe é um jogo 100% cooperativo (ou todos os jogadores ganham ou perdem coletivamente) e comporta de 1 a 4 jogadores, podendo ser jogado solo, uma vez que joga-se contra as dificuldades do cenário. Sendo assim, é necessário que um jogo cooperativo desta natureza seja difícil para que mantenha a sua rejogabilidade e não seja posto de lado depois de poucas partidas.

Robinson Crusoe é extremamente temático (tema = fluff, num antigo jargão de RPG que nem sei se é usado atualmente  :P), onde cada jogador é um personagem (humano/terráqueo/sem poder sobrenatural) que naufragou numa ilha deserta e perigosa, precisando sobreviver E resolver a missão do cenário escolhido. O jogo básico vem com quatro personagens diferentes (carpinteiro, cozinheiro, explorador e soldado) e seis cenários, mas a grande quantidade de cartas usadas faz com que cada partida tenha uma boa diferenciação da outra, mesmo no mesmo cenário.

Entre alguns cenários propostos, os personagens podem ser náufragos que alcançaram a ilha e precisam sobreviver ao tempo, às feras e às surpresas que a ilha reserva enquanto preparam uma grande pira para incendiar e chamar a atenção de um navio que passará nas rodadas finais do jogo. Em outro cenário, estes pobres indivíduos descobrem que naufragar foi apenas a primeira má notícia; a ilha está infestada de canibais e apenas destruindo os povoados desses selvagens conseguirão sobreviver.


Resumo geral de uma rodada de jogo: Robinson Crusoe tem seis fases por rodada: evento, moral, produção, ação, clima e noite . Primeiro, abre-se uma carta de eventos, que quase sempre traz um efeito ruim. Segundo, checa-se a moral coletiva do grupo para saber se ganha ou perde determination tokens (peças de determinação, usadas para ativar habilidades especiais dos personagens). Terceiro, obtém-se recursos na localidade do acampamento dos personagens (a ilha tem 10 espaços, onde revelam-se peças hexagonais na medida que vão explorando o lugar; a primeira peça é uma praia, onde inicialmente os personagens estão acampados).

Na quarta fase, cada jogador planejará suas ações, colocando suas duas peças em locais específicos do tabuleiro, sendo que há seis tipos de ação possíveis; no final do planejamento serão resolvidas as ações e obtidos seus resultados. Na quinta, dependendo do cenário, verifica-se o clima da ilha, para saber se haverá uma chuva e frio que ameaçará a saúde dos personagens. E por sexto e último, a noite cai e resolve-se os seus efeitos, sendo este o momento de mudar o acampamento de lugar, se desejado.



Robinson Crusoe tem uma boa quantidade de peças e cartas. Há vários baralhos diferentes. Por exemplo, um deles forma a pilha dos eventos, outro mostra que animais selvagens um pretenso caçador irá encontrar na busca de comida e pele, há também um deck de mistérios que consistem em tesouros e armadilhas e outras surpresas enquanto há um pequeno baralho de invenções que indicam que itens básicos (pá, faca, corda...) os personagens  podem construir se tiverem acesso a certos recursos naturais. 

Além de cartas, há cubinhos que representam recursos (madeira, pele, comida) e marcadores diversos,  tem os hexágonos que formam a ilha, que pode ser diferente a cada jogo. Cada jogador tem uma cartela do personagem que escolheu, junto com a descrição de suas habilidades, assim como cada cenário tem uma cartela que descreve que modificações o jogo sofre naquela configuração. 

Conclusão
Robinson Crusoe é um jogo cooperativo maravilhoso, mas infelizmente é difícil de recomendar sua compra para qualquer um por ser bem dificil de digerir suas regras. Apesar do manual ser bem escrito, a quantidade de detalhes existentes no jogo tornam-no difícil de ser dominado.  Recomendo aprender com quem já tenha ou ler extensamente os FAQs e discussões de regras no forum do boardgamegeek.com .

Jogadores que gostam de RPG podem apreciar bastante seu fluxo narrativo, mas ressalto que Robinson Crusoe é um jogo SOFRIDO. Quem espera ganhar na primeira partida pode ter um duro choque de realidade. Não é recomendado para quem se frustra facilmente ou se não gosta de tensão de jogo.

Finalmente, por ser um jogo grandinho e cheio volume de componentes, ele é caro. Para mim, valeu cada centavo, mas esperem gastar por volta de 250 reais.

Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: *****. Náufragos na ilha de Robinson Crusoe lutando para sobreviver? Cool.

Complexidade: ****.

Independente de idioma? Não. Devido às cartas e às cartelas.

Achado no Brasil? Não.

Preço: *****.

Links:
Detalhamento melhor do jogo, em português: http://www.redomanet.com.br/forum/viewtopic.php?f=10&t=3640

Explicação  ampla das regras em inglês, num pdf bem amigável: http://zmangames.com/goodies/Castaways_Quick_Start_Guide_to_Robinson_Crusoe.pdf