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Card games E boardgames que valem a pena conhecer

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Victor:
Links para as descrições de jogos feitas nesse tópico:

Dixit: Nessa própria mensagem!
Summoner Wars: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74343#msg74343
Sentinels of the Multiverse: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74393#msg74393
Duelo de Dados: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74404#msg74404
Runicards: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74459#msg74459
Race for the Galaxy: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74586#msg74586
Citadels: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74589#msg74589
7 Wonders: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74711#msg74711
Coloretto: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74716#msg74716
Ninjato: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74752#msg74752
High Frontier: http://desbussolados.blogspot.com.br/2013/06/high-frontier.html (link externo com explicação em video em português)
The Resistance: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74920#msg74920
Kingsburg: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74926#msg74926
Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75391#msg75391
Munchkin: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75432#msg75432
Puerto Rico: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75448#msg75448
Battlestar Galactica: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75954#msg75954
Game of Thrones: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1158.msg50049#msg50049 (outro tópico)
Stone Age: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75983#msg75983
Peloponnes: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76009#msg76009
Shitenno: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76024#msg76024
Perudo: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76815#msg76815
Senhor dos Anéis Card Game:  http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg78053#msg78053
Castles of Mad King Ludwig: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82028#msg82028
Primordial Soup: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82166#msg82166
Dungeon Lords:http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82233#msg82233
Terra Mystica:http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1931.msg82477;topicseen#new
Seasons: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1938.msg82636#msg82636
Three-Dragon Ante: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1946.msg82827;topicseen#new
Village: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1954.msg83008
Age of Empires III - Age of Discovery: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1960.new
Ra: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1969.new
Scepter of Zavandor: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1980.msg83660#msg83660
In the Year of the Dragon: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1992.msg84021#msg84021

Olá pessoal,

Estava pensando em montar um texto sobre alguns card games que tive contato e que achei interessante divulgar. No caso desta primeira mensagem, descreverei apenas um jogo para saber o feedback de vocês. Não irei comentar sobre Magic ou outros card games colecionáveis, por não ter contato com eles devido a esse aspecto. Além da descrição de jogo, coloquei alguns critérios de avaliação:

- Apelo a não boardgamers (escala * a *****):  Quanto maior, mais fácil será de convencer uma pessoa que não joga a tentar esse card game, mais de uma vez)

- Complexidade (* a *****): Auto-explicativo. É comum, mas não-obrigatório, que jogos complexos tenham menor apelo a não-boardgamers do que os jogos mais simples.

- Independente de idioma (sim/não):  Refere-se se o jogo tem componentes com texto que precisem serem lidos ***durante o jogo*** para entender o seu funcionamento. A esmagadora maioria dos jogos são em inglês, mas vários tem apenas o manual como texto enquanto os componentes do jogo apresentam símbolos intuitivos, de fácil interpretação. Estes são jogos que independem de idioma. Basta ter alguém capaz de ler o manual e explicar as regras que em tese ele não precisará ser mais consultado.

- Achado no Brasil (sim/não): Se consegue comprar esse jogo em lojas ou em sites de loja nacionais centradas em vender produtos nacionais. Não incluo nessa categoria vendedores independentes e ESPECIALMENTE NÃO INCLUO A LOJA LEGENDS DO BRASIL. Sério, NUNCA NUNCA NUNCA comprem nessa loja. O historico de entregas não-feitas, promessas descumpridas e pagamentos perdidos é extenso. Essa loja é malvista entre os boardgamers, já foi banida de sites e é motivo de alerta e piada em listas nacionais e sites internacionais. Vou repetir para caso algum desavisado ainda assim pense em comprar algo no site da loja: NÃO COMPREM NA LEGENDS DO BRASIL!

Preço (* a *****; cada ¨*¨ corresponde aproximadamente a 40-50 reais): Boardgames são caros, embora geralmente os jogos de carta costumam ser mais baratos. Ainda assim, é difícil comprar card games importados a menos de 100 reais no brasil.

Opinião: Gosto cada um tem e é perfeitamente possivel eu considerar horrível um jogo de maior apelo a outras pessoas. Munchkin é um exemplo clássico disso. A chance de eu sentar e jogar essa joça é a mesma de qualquer pessoa sã mestrar F.A.T.A.L como fosse seu rpg número 1.

Links relacionados ao jogo: Caso queiram informações adicionais em outros sites, desde material oficial a resenhas de fãs.   

Agora vamos ao primeiro jogo


Dixit

Em Dixit, cada jogador tenta vencer acumulando pontos até um certo valor (30, se não me engano). Os componentes principais do jogo são cartas com ilustrações bonitinhas e levemente viajantes.



Cada jogador tem um certo número de cartas na mão que só ele tem acesso. A cada rodada, haverá um jogador da vez que colocará uma carta fechada (isto é, virada pra baixo) na mesa e dará uma dica que possa levar pessoas a deduzirem  qual será a sua carta.

Por exemplo, considere que o jogador da vez jogou secretamente a 3a carta da ilustração anterior e declarou ao grupo "Viva a paz!!! (uma referencia à pomba branca da ilustração). Note que ele nem precisa falar uma frase. Pode ser um assovio, uma mímica, uma onomatopéia, qualquer coisa.

Daí, todos os outros jogadores TAMBÉM jogarão uma carta, com a ilustração também virada para baixo. Embaralha-se bem as cartas dos jogadores com o jogador da vez e a partir daí, todas elas serão reveladas e organizadas numa fileira.

A partir daí, todos os jogadores, excetuando o jogador da vez, escolherão secretamente uma carta. Isso é feito através de um marcador individual numerado (no jogo básico, cada jogador tem um marcador ou cartela de sua cor para os números de 1 a 6, dependendo de quantos jogadores estiverem na mesa). Depois que todos fizerem sua votação secreta, revela-se o número que cada um colocou, pondo-o abaixo da carta selecionada:


Na ilustração acima, após revelar os marcadores pode se ver que o jogador vermelho votou na carta 1,  o jogador azul e o jogador rosa votaram na carta 3, o jogador amarelo votou na carta 4 e  o jogador verde votou na carta 6.

Como se ganha pontos em Dixit? O jogador da vez ganha 3 pontos se pelo menos um outro jogador votou na carta certa, a carta na qual o jogador da vez quis indicar com a pista. Cada jogador que acertou a carta certa também ganha três pontos. Obviamente, o jogador da vez não vota.

Agora, alguém pode perguntar: "Então porque o jogador da vez não apela e dá uma pista óbvia para que alguém acerte com certeza?" . Porque se na votação secreta TODOS os jogadores votarem na carta certa, ao invés da pontuação descrita acima todos os jogadores MENOS o jogador da vez ganharão dois pontos. Ou seja, todos se deram bem, menos o jogador da vez.

E por outro ângulo, alguém pode achar que será uma boa o jogador da vez dar uma pista obscura demais, para evitar que os outros jogadores ganhem pontos facilmente. O problema é que se NINGUÉM acertar a carta certa, novamente todos os jogadores MENOS o jogador da vez ganharão dois pontos.

Resumindo: idealmente, o jogador da vez tentará dar uma pista que faça pelo menos um jogador deduzir qual a sua carta, mas também que não seja óbvia demais para  evitar que todos votem nela.

E quanto às outras cartas dos demais jogadores? Servem só para confundir? Não. Após a votação, se alguém votou na carta de um jogador que não seja a carta do jogador da vez, o dono daquela carta ganha um ponto por voto.

Idealmente, cada jogador tentará jogar uma carta que induza os outros jogadores a votarem na sua carta, ao invés da carta do jogador da vez. Não se pode votar na sua própria carta.   

Exemplo: Utilizando a primeira ilustração, o jogador da vez colocou uma carta com uma pomba branca saindo de um livro e exclamou "Viva a paz!". Só que após embaralhar e revelar as cartas, note que quem jogou a quinta carta fez uma boa jogada, pois esta também tinha uma pomba e pode até ser considerada mais relacionada à pista que a própria carta do jogador da vez.  E correndo por fora, um outro jogador jogou a primeira carta com uma tocha, esperando que alguém pudesse achar o conceito de paz nos jogos olímpicos.

Agora na cabeça de cada jogador, um acha que a 5a ilustração é óbvia demais e vota secretamente na terceira carta (a certa), outros dois votam na 5a carta e um último decide arriscar na carta da tocha. Como fica a pontuação após revelada a carta do jogador da vez:

- Jogador da vez ganha três pontos por pelo menos um jogador (e não todos) ter acertado a carta certa.
- O jogador que acertou a carta certa também ganha tres pontos
- O jogador que pôs a 5a carta ganha 2 pontos por terem votado nele (e se esse jogador foi o que acertou a carta certa, arrebatou um total de 5 pontos)
- I O jogador que colocou a carta da tocha ganha 1 ponto por terem votado nele (totalizando 4 pontos se ele foi quem acertou a carta certa).

E assim termina uma rodada. As cartas usadas são descartadas, todos compram uma nova carta e há um novo jogador da vez (decidido no sentido horário). No final de uma rodada, se um ou mais jogadores conseguirem acumular 30+ pontos, ganha quem ficou mais na frente do placar.

Independente da pontuação, as pistas e as cartas usadas são a estrela do jogo. Já vi cenas impagáveis, de imitação de frases misteriosas a imitação de Pac-Man até pistas que nem um decifrador da NSA conseguiria identificar como diabos alguém conseguiria ligar aquela pista à carta certa.

Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: *****. Esse o jogo que estimula a criatividade, fazendo sucesso com jogadores de RPG, adoradores de mímica e adivinhação, para quem já teve o velho "Imagem e Ação"... Dixit seduz até o jogador mais tímido a entrar no espírito.

Complexidade: *. Absurdamente simples. A maior dificuldade do jogo se refere a bolar evidências ligadas às cartas que você colocar na sua vez e também à capacidade de adivinhar qual a carta certa que outro jogador colocou quando for a vez dele, com base na pista fornecida.

Independente de idioma? Sim. O jogo consiste no tabuleiro, peões, marcadores/cartelas numeradas e especialmente nas cartas, que só contém ilustrações.

Achado no Brasil? Sim. Eu recomendo a EditoraGgalápagos, cujo site tem o jogo a venda, disponibilizado no link mais abaixo.

Preço: *** . É difícil achar esse jogo a menos de 120 reais, mesmo usado.

Opinião: O Dixit é um dos melhores party games de carta que conheço. Você explica as regras em 10 minutos e comporta vários jogadores. Quanto mais no espírito criativo uma pessoa estiver, mais divertido o jogo se torna. Recomendadissimo.

Links relacionados ao jogo:

http://en.libellud.com/games/dixit (site oficial do jogo)
http://loja.galapagosjogos.com.br/busca/dixit (venda)

Rafa:
Summoner Wars
Ficha Técnica:

(click to show/hide)Nome: Summoner Wars
Produtora: Fantasy Flight Games
Distribuidora Brasileira: Galápagos Jogos
Preço: R$ 69,90 (Set Inicial) - R$ 21,90 (Facções adicionais)
Site: http://www.galapagosjogos.com.br/summoner-wars.html

Critérios de Avaliação

(click to show/hide)Apelo a não boardgamers: ** (Só apresentar o jogo como "Um Xadrez com aspectos mais nerds". Dificilmente alguém nega.)
Complexidade: ** (O jogo em sí é tranquilo. A complexidade está na parte estratégica, que é muito bem elaborada)
Independente de Idioma: Sim. (Sabendo o básico de Inglês e já tendo experiências com outros Card Games, é possível "se virar". Mas ideal é entender tudo o que está escrito)
Achado no brasil: Sim. (Na Galápagos os Sets Iniciais estão em falta, mas em outros sites é possível localizar)
Preço: * (Sets Iniciais e Facções novas, ao meu ver, estão dentro do preço para este tipo de jogo)
Opinião: Um jogo que todos deveriam ter. É divertido, com diversas reviravoltas (o que torna o jogo emocionante), vem em uma caixa pequena e as demais facções cabem dentro (ou seja, fácil de guardar/transportar). Tem uma mecânica simples (fácil de explicar para jogadores novos) e é dinâmico. Colocando na balança preço x diversão, o jogo vale a pena.

Acerca do Jogo

História:

(click to show/hide)Foi Ret-Talus, o Lorde do Reino dos Mortos, quem encontrou a primeira Pedra de Invocação. A pedra concedeu seus poderes ao rei de coração-escuro, transformando-o no primeiro dos Summoners. Por mil anos, Ret-Talus permaneceu incontestável enquanto ele e seus guerreiros provocavam estragos no mundo de Itharia. O poder da pedra era tão grande que, mesmo com o desafio de exércitos completos do mundo inteiro, Ret-Talus permanecia invencível.

Foi só quando Dane Lightbringer descobriu a segunda Pedra de Invocação, que o reinado de Ret-Talus foi posto em cheque. A descoberta de uma segunda pedra trouxe esperança ao povo de Itharia, não só porque agora o poder de Ret-Talus poderia ser contra-atacado, mas também porque isso provava que a Pedra de Invocação não era única. Se haviam duas, com certeza existiriam mais. Todas as facções de Itharia voltaram seus forças em busca de sua própria Pedra de Invocação.

Mais pedras foram descobertas, e mais Summoners surgiram, mas os Summoners de Itharia não foram capazes de se unir contra o inimigo comum, e deixaram rivalidades antigas e o desejo pelo poder das pedras virarem uns contra os outros. E foi assim que começou... The Summoners Wars!
Em Summoner Wars você assume o comando de um Summoner (Invocador) que é capaz de soltar poderes ou habilidades especiais para afetar os inimigos, além disso também é capaz de invocar criaturas para lutar a seu favor, tentando derrotar o Summoner inimigo. o Objetivo do jogo é simples, eliminar o Summoner inimigo.



Mecânicas do jogo:

1. Tabuleiro: O tabuleiro é composto por diversos "slots" onde as cartas são jogadas e podem "andar" e realizar suas ações, e no lado de cada jogador tem a pilha de "Deck" (Onde vai o Deck), pilha de "Magia" (Pontos necessários para invocar criaturas - Mais a frente explico um pouco melhor) e por fim a pilha de "Descarte" (Onde vão as cartas, adivinhem o que? Descartadas :) ) - O tabuleiro é "dividido" entre duas partes, exatamente no meio.

2. Preparação: Cada facção vem com uma carta que diz exatamente a posição inicial do Summoner, Muralha e demais criaturas que estarão no tabuleiro. Então vc procura no teu baralho as cartas indicadas nessa "carta de organização", e coloca elas nos seus devidos lugares. Embaralha o restante e coloca na pilha de "Deck". Então cada jogador compra 5 cartas.

3. Tipos de Cartas: Existem 5 tipos de cartas:
3.1 Summoner: É a carta principal. Ela tem vida, tem dano e uma habilidade especial. Você começa o jogo com ela no tabuleiro.
3.2 Criaturas Comuns: São criaturas que você usa pra montar o exército. Tem vida, dano e normalmente algum custo de invocação. Praticamente todas tem alguma habilidade (Tanto buff como debuff).
3.3 Cartas de Evento: Eventos podem ser invocadas pelo herói em um determinado momento do turno. Não tem custo (às vezes tem sacrifícios e afins).
3.4 Campeões: São unidades mais caras mas consideravelmente mais fortes do que as criaturas comuns.
3.5 Muralha: É a partir dessa carta que você pode invocar criaturas. Ela seria o "Spawn Point" do jogo. Qualquer criatura só pode ser invocada adjacente a essa muralha (Não na diagonal - Alias, nada nesse jogo pode ser feito na diagonal). (A muralha só pode ser jogada no seu lado do tabuleiro).

4. Deck: Cada Facção vem com um deck pronto. É padrão. Não lembros os números exatos, mas é algo em torno de: 1 Summoner, 3 Campeões, 3 Muralhas, 5 Magias e o resto em criaturas comuns (acho que ao total são 35 ~ 40 cartas).

5. Invocação: Para invocar uma criatura, normalmente paga-se um custo de Magia. A magia pode ser conseguida de três formas, a princípio. 1. Destruindo uma criatura do adversário (Quando destrói uma criatura, a carta dela vai para a pilha de magia do jogador que a destruiu - Sim, você pode destruir sua própria criatura se ver que ela está com pouca vida. Assim evita que o adversário ganhe magia.) - 2. Descartando cartas da sua mão para a pilha de magia (Chama-se: Acumular Magia) - 3. Algumas cartas mágicas permitem que você tome magia da Pilha de Magia do adversário. Ex. Se uma criatura comum tem custo 2, você pega duas cartas da tua pilha de Magia e coloca elas na pilha de descarte, aí pode colocar a criatura adjacente a alguma muralha que você controla.

6. Mecânicas:
6.1 Movimentação: Cada criatura (Summoner, Criatura Comum ou Herói) pode mover-se apenas por 3 espaços. (Sendo esses sempre em linha reta, nunca na diagonal). Pode-se mover até 3 criaturas por turno.
6.2 Combate: Existem criaturas "ranged" e criaturas "Melee". Uma criatura ranged pode atacar a até 2 espaços de distância, e uma criatura Melee tem que estar adjacente. Quando você declara ataque a alguma criatura, você rola um dado. Se tirar 3,4,5 ou 6, o dano é causado, se tirar 1 ou 2 da falha.

7. Turno: O turno segue uma ordem padrão: 1. Compra (Você compra até ter 5 cartas na mão. Sempre!) - 2. Invocar (Joga criaturas e Campeões) - 3. Evento (Joga cartas de Evento) - 4. Movimentação (Movimenta até 3 criaturas) - 5. Ataque (Ataca com até 3 criaturas) - 6. Acumular Magia (Descarta cartas da mão para a pilha de magia).

8. O jogo: Existem algumas alterações em ordem do turno e afins para o jogador que jogará o primeiro turno (elas se aplicam apenas ao primeiro turno, e não a todos os turnos desse jogador - Mas não vou detalhar sobre isso). A ideia basicamente é você ir invocando criaturas e montando tua estratégia, enquanto se defende dos ataques inimigos e envia ataques ao inimigo, você vai bolado a tua estratégia. O mais interessante e o que mais me atrai nesse jogo é o fato de que praticamente todas as criaturas tem habilidades especiais. Ela pode ter 2 de vida e 1 de dano, ela pode parecer inútil. Mas se usar ela da forma certa, essa criaturinha marota pode desequilibrar todo o jogo. Outro aspecto interessante é que ele foi criado de tal forma que o jogo VIVE (sim, isso mesmo... A TODA HORA) sofrendo alterações sobre quem está melhor/pior. No teu turno você tem diversas criaturas e fez a limpa, no turno do oponente ele baixou um Campeão e limpou todas as tuas criaturas... E o jogo vai virando a todo momento. Isso deixa ele com uma emoção bem legal. Deixa o jogo bem intenso.

9. Customização de Decks Apesar do jogo ser um LCG, você pode customizar seu deck. É algo bem restrito e com cartas brasileiras quase impossível de se fazer. Todo o Summoner Wars é baseado em uma guerra de Facções, logo, a primeira restrição já aparece aí. Não se pode misturar as facções para montar um deck personalizado. O que pode ser feito é comprar "expansões" onde vem diversas cartas das diversas facções (cartas pré-definidas, ou seja, não tem aleatoriedade, não é um booster de Magic, por exemplo), e usar essas cartas extras para modificar as CRIATURAS do seu deck. (Cada Summoner tem suas cartas de Evento, e essas não podem ser alteradas.) Ainda existe a possibilidade de acrescentar Mercenários. O número de mercenários em um deck não tem limite*. Os mercenários podem entrar pra qualquer facção sem nenhum tipo de restrição. (Por isso: Mercenários). Existem Campeões e criaturas mercenárias, também existem decks formados (Com summoners, eventos, etc...) dos mercenários (inclusive tem um traduzido). Por fim, todos os decks devem SEMPRE respeitar a lei: 1 Summoner, X eventos, 3 Muralhas, 3 Campeões e o resto de Criaturas Comuns.


Victor:
Rafa, poste à vontade, longe de mim querer ser dono do tópico. Mais pessoas postando sobre card games que gostam são mais apresentações de jogos que pessoas podem querer conhecer  :).

Bispo:
Pode-se fazer pedidos também, Victor? Queria saber mais sobre Runicards.

E acho que esse tópico pode ir pro portal de abertura do fórum, hein?

MaNdRaK:
Tenho alguns. Posso comentar aqui depois.

Dentre eles:


* Bang! , também conhecido como Wanted (com todas as expansões).
* Samurai Sword, da mesma empresa do Bang!
* Sabotateur - é em francês esse titulo.
* Munchkin - não sei se precisa descrever.
* Loup Garou - Alguma coisa de lobisomem conhecido como jogo de acampamento. Tipo mafia, acho.
* Dixit - bem explicado aqui ja!
Talvez eu tenha esquecido algum, mas eu vejo e explico cada um depois.

Pra começar, spoiler total: Bang! é o melhor.

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