OUTROS JOGOS > Card games, Board games, Wargames, Miniaturas

Card games E boardgames que valem a pena conhecer

<< < (3/27) > >>

Abençoado:

--- Citação de: MaNdRaK em Abril 09, 2014, 07:15:28 am ---
--- Citação de: Evola em Abril 08, 2014, 11:37:26 pm ---Dado o seu desgosto de Munchkin, eu adoraria que escrevesse sobre ele e espalhasse seu amor.

Contudo, sendo mais sério, eu tenho uma grande curiosidade quanto a Android: Netrunner. Eu já cheguei bem perto de comprá-lo duas vezes, mas minha relutância com material da FFG falou mais alto, embora eu já tive algumas boas experiências com seu ancestral, Netrunner.

--- Fim de citação ---

Desgosto?! Eu adoro, mas todo mundo conhece! Não tem mais graça descrever.

--- Fim de citação ---
Eu não conheço mas sempre tive curiosidade de conhecer e até hoje não tive oportunidade para tal. :(

MagoCego:

--- Citação de: Abençoado em Abril 09, 2014, 10:06:07 am ---
--- Citação de: MaNdRaK em Abril 09, 2014, 07:15:28 am ---
--- Citação de: Evola em Abril 08, 2014, 11:37:26 pm ---Dado o seu desgosto de Munchkin, eu adoraria que escrevesse sobre ele e espalhasse seu amor.

Contudo, sendo mais sério, eu tenho uma grande curiosidade quanto a Android: Netrunner. Eu já cheguei bem perto de comprá-lo duas vezes, mas minha relutância com material da FFG falou mais alto, embora eu já tive algumas boas experiências com seu ancestral, Netrunner.

--- Fim de citação ---

Desgosto?! Eu adoro, mas todo mundo conhece! Não tem mais graça descrever.

--- Fim de citação ---
Eu não conheço mas sempre tive curiosidade de conhecer e até hoje não tive oportunidade para tal. :(

--- Fim de citação ---

Eu também não conheço e não tive oportunidade de conhecer. Mandrak, esse seu "todo mundo" aí não aplica a todos! :P

Victor:
Enquanto isso, na Sala de Justiça...

Sentinels of the Multiverse



Sentinels of the Multiverse (ou só Sentinels ou SotM) é um card game cooperativo para 3-5 jogadores, com tema de histórias em quadrinhos de heróis e vilões, bem no estilo Marvel/DC nas Eras de Ouro e Prata. Os próprios autores são fãs de quadrinhos, mas apesar deles criarem heróis e vilões que pode-se ver claramente em quem eles são inspirados (Superman, Batman, Hulk, Flash, Darkseid, Bane...), estes são razoavelmente detalhados com uma pitada de diferenciação e uma boa dose de Fluff nos manuais e nas cartas, a ponto de você apreciar a paródia em vez de acusar de plágio.


Maia Montgomery era uma mulher rica e brilhante que um dia foi atacada por uma gangue na sombria e corrupta cidade de Rook city. Ela ficou em coma, mas seu namorado morreu. Jurando vingança, ela decidiu dedicar-se as artes marciais, graduou-se em engenharia e usou os vastos recursos que tinha para se tornar uma vigilante contra o crime, tornando-se The Wraith.


Omnitron é um robô que adquiriu inteligência artificial determinadoi a destruir toda a vida na Terra.


Insula Primalis é uma ilha no meio do ártico cuja atividade vulcânica intensa permitiu o florescimento da vida pré-histórica num ambiente tropical. Uma verdadeira Terra Selvagem.

Sendo o jogo 100% cooperativo, em Sentinels cada jogador controla um herói, coletivamente enfrentando uma ameaça na forma de um Vilão/Vilã, no meio de um ambiente (pode ser na cidade de Megalópolis, nas ruínas da Atlântida, etc). Cada herói, vilão e ambiente tem um baralho respectivo,  que são utilizados para simular o confronto. O jogo termina ou quando o vilão é derrotado (sua vida chega a zero ou através de condições especiais descritas na carta do vilão) ou quando todos os heróis são derrotados (suas vidas caem para zero ou uma outra condição decreta a derrota dos heróis, descrita no baralho do vilão ou ambiente).  Um herói que chega a zero de vida não está fora do jogo, podendo ainda agir, embora de forma bem limitada.

Como funciona uma rodada completa de jogo? Ela é dividida em turnos. Primeiro, o vilão age. Depois cada herói age. E finalmente o ambiente age. Detalhando cada turno:



I) Turno do Vilão

- Inicio do turno: Veja se tem alguma carta cujo texto é ativado nesse momento. Se mais de uma ocorre nessa fase, a ordem começa pela carta que foi baixada primeiro.

- Jogar carta: Jogue a carta do topo do baralho do vilão e aplique os seus efeitos. Se for um evento de inicio ou fim do turno, aplique eles quando entrar na fase correspondente.


Algumas cartas que podem ser jogadas por heróis ou vilões. Note que TODA carta do jogo tem um texto fluff no final, com uma referência a uma revista em quadrinhos fictícia. São bem divertidos de ler.

- Fim do turno: Veja se tem alguma carta cujo texto é ativado nesse momento. Se mais de uma ocorre nessa fase, a ordem começa pela carta que foi baixada primeiro.


II) Turno do Herói (comece pelo jogador mais à direita do deck do vilão, complete seu turno, passe para o próximo jogador, até todos jogarem)

- Início do turno: Igual ao do vilão

- Jogar Carta: Cada herói começa com quatro cartas na mão, além do seu baralho. Nesse momento, joga-se uma carta da mão e aplique os seus efeitos. Se for um evento de inicio ou fim do turno, aplique eles quando entrar na fase correspondente.

- Utilizar o Poder: Várias cartas de heróis, inclusive a carta do personagem, tem um texto començando com "Power". Escolha uma carta que tenha esse texto e ative o poder. Esses poderes servem para aplicar dano, comprar mais cartas, curar, aplicar modificadores no dano ou na resistência do dano, etc


Fanatic é uma heroína que tem 30 de vida e pode dar dano se ativar o poder desta carta.

- Fim do turno: Veja se tem alguma carta cujo texto é ativado nesse momento. Se mais de uma ocorre nessa fase, a ordem começa pela carta que foi baixada primeiro.


III) Turno do Ambiente: É exatamente igual ao Tirno do Vilão, exceto que a carta é jogada do topo do baralho do ambiente.



O ambiente pode ajudar ou atrapalhar os heróis...


O jogo tem milhares de cartas com efeitos e uma terminologia que não dá para detalhar tudo aqui. Exemplificando alguns:

Target: Alvo, qualquer carta que tenha vida no seu canto superior é considerada um alvo.

Environment Targets: Alvos que são cartas do baralho de ambiente usado.

Hero Targets: Alvos que são cartas do baralho de um herói

Villain Targets: Alvos que são cartas do baralho do vilão enfrentado.

Non-Hero Target: Alvos que são cartas do baralho do vilão ou do ambiente enfrentado.

H: As vezes, uma carta baixada afeta "H" alvos ou inflige "H" de dano. O "H" se refere ao número de heróis no jogo. É uma forma de equilibrar, uma vez que quanto mais jogadores agindo em conjunto mais fácil o jogo se tornaria.

One-Shot: Efeito instantâneo de uma carta, aplicado logo que é baixada.

Ongoing: Efeito duradouro, permanecendo na mesa até que o texto de uma carta diga o contrário.

Limited: Uma carta com este termo não permite que haja na mesa uma carta idêntica (podem haver cartas limited de nomes diferentes, todavia).

Em suma, um jogo onde os participantes encarnam heróis parecidos com os dos quadrinhos das editoras contra ameaças globais, imersos em um ambiente hostil. Derrote o vilão e salve o mundo. Clichê, mas muito divertido.


Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: * a ****, dependendo de quanto gosta de histórias em quadrinhos heróicos. Eu não pus a de 1 a 5 estrelas porque a quantidade de cartas com texto e a necessidade de entender o texto das regras podem afastar potenciais interessados.

Complexidade: *** a ****, dependendo dos baralhos utilizados. Alguns heróis são mais fáceis de usar, outros vilões são complicados ou bem difíceis de se enfrentar.

Independente de idioma? Não. O jogo tem uso extenso de texto em todas as cartas. É preciso saber ler inglês.

Achado no Brasil? Não. Pode-se comprar com  vendedores individuais e algumas lojas que buscam jogos lá fora, ou fazer a encomenda direto da loja no exterior, usando cartão de crédito.

Preço: **** .

Opinião: Enquanto não chega o Robinson Crusoe boardgame, o Sentinels é o meu jogo cooperativo preferido. Ele é absurdamente temático, ele é tenso na medida que as condições do jogo vão piorando e tem uma rejogabilidade excelente devido a combinações de heróis, vilôes e ambientes usados. Recomendo fortemente para quem não tem medo de encarar muito texto nas cartas.

Link: http://sentinelsofthemultiverse.com/multiverse  (site oficial, já na página que tem os links de cada heróis, vilão e personagem publicado - vale a pena conferir)

Rafa:
Alterei o post do Summoner Wars.
Outra hora dou uma revisada, mas acho que ta tudo certinho lá :)

Zangado:
Duelo de Dados



Jogo de produção nacional inovador que combina cartas inspiradas o Magic e jogo de dados especiais para feed do que seria a mana.
Usa-se dados d6 customizados rolados todo turno e cumulativos, que são usados para gastar e usar as magias que são as cartas. Voce inicia com todas cartas na mão e vai escolhendo livremente qual usar ou reusar uma já feita, causando dano até acabar os 20PV de um jogador.
Autor: André Luiz.

- Apelo a não boardgamers: ****
O jogo é simples, colorido e sem matemáticas. Quem souber Candy Crush vai saber juntas as cores e jogar este jogo. Já a estratégia, por outro lado dá uma certa vantagem, mas como a sorte influi em bom balanço, não é impossível vencer um estrategista chato e nem há deck invencível.

- Complexidade: **
Basicamente é ver o resultado dos dados, gastar ele igual as iconezinhas nas cartas pra "soltar a magia", aí causa o dano/efeito. Bem simples.

- Independente de idioma: Sim
Está em portugues, mas as possibilidade são bem mais restritas (até então) que magic. As instruções são bem claras, é dificil pensar que vá precisar consultar  troubleshotting.

- Achado no Brasil (sim/não): Sim, exclusivamente.
É produção indepentente. Compra-se direto com o cara, até o momento.

Preço: *
Custa 15 reais um boxzinho que já vem 7 cartas e  um conjunto de 7 dados, ambos randômicos, e totalmente suficienta para se jogar.
Se quiser ser apelão e montar deck especial e selecionar dados com mais probabilidades, é só gastar uns 45 reais ou pouco mais e já faz-se uma combinaçãozinha de cartas e dados mais focada.
Mas é notável que com um deck de 15 já dê jogo.


Referências:

https://www.facebook.com/duelodedados?fref=ts

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa