OUTROS JOGOS > Card games, Board games, Wargames, Miniaturas

Battletech

(1/4) > >>

silva:
Alguem aqui conhece esse jogo ? Eu jogava quando tinha 15 anos de idade, e achava muito legal. Mas só tive oportunidade de jogar de forma casual, pois meus amigos não tinham muita paciência.

Pois bem, de uns tempos pra cá venho tentando realizar um pequeno sonho que nutro desde aquela época, que é fazer uma campanha de verdade, situada num período existente do cenário, com arcos de história, personagens persistentes, regras de manutenção e reparo, administração de unidades, salários, espólios de guerra, etc. O que nos leva ao ponto do tópico: Não conheço as regras de campanha de Battletech, mas gostaria muito. Se alguem conhecer e puder explicar resumidamente, agradeço!

Seria legal também aproveitar esse tópico pra galera postar dúvidas e idéias sobre o jogo.

Emil:
Cara, eu lembro vagamente, não acho que cheguei a jogar. Conta mais aí pra gente, como você lembra dele? E tem links por aí?

silva:
Então Emil, Battletech é um jogo de tabuleiro com temática sci-fi, pra 2 a 8 jogadores. O legal é que ele mescla a simplicidade de um boardgame com um mundo de jogo bastante "vivo" nos moldes de um RPG. Numa partida casual, cada jogador cria um piloto ("mechwarrior") distribuindo pontos entre 3 stats (Piloting, Gunnery, Sensors), daí cada um escolhe um robô (chamado de "battlemech", ou simplesmente mech), e se confrontam num mapa hexagonal colorido, que representa o campo de batalha. Existem vários mechs, cada um com capacidades e armas diferentes. Cada mech tem cerca de 12 metros de altura, e é basicamente um "tanque com pernas".



A caixa básica vem com miniaturas de plástico, mapas de terrenos, dados e o manual básico. Diferente de outros wargames e jogos de miniaturas, ele não é muito focado em regras de torneios. O foco dele é retratar o cenário/mundo de jogo através de campanhas dinâmicas onde os jogadores gerenciam uma unidade (que pode ser mercenária, pirata, militar, gladiadora, etc) dentro e fora dos combates - reparo e manutenção, compra e venda de equipamento, contratação de pilotos e pessoal de suporte, seleção de contratos ou missões, etc. Inclusive existe um RPG próprio feito pra se integrar com o tabuleiro, que permite viver a vida do seu piloto quando está fora do cockpit.



O cenário é uma espécie de "idade das trevas espacial". O ano é 3025, e o espaço conhecido (chamado de "Inner Sphere") é dividido entre 5 facções, que estão em guerra a tanto tempo que o nível tecnológico decaiu drasticamente. Muitas tecnologias foram perdidas (entre elas a de desenvolver as máquinas de guerra conhecidas como mechs), e a estrutura social retornou a uma espécie de feudalismo, com classes sociais estáticas, senhores feudais, domínio de religiões e superstições, e até uma "igreja" que é temida por todos, etc (na verdade essa igreja é a "ComStar", uma facção fanática por tecnologia, e que tomou o planeta Terra - centro do universo conhecido - como sua terra prometida). Os mechs são muito valiosos e sua posse é, em geral, sinônimo de nobreza. Esses mechs são passados de pai para filho, e sua perda pode significar a ruína de uma dinastia. De vez em quando são descobertos, em sítios remotos, caches e depósitos abandonados de eras longínquas contendo mechs e tecnologias conservadas do passado. Essas descobertas geralmente desencadeiam uma onda de prosperidade e acesso a equipamentos avançados para os senhores que os descobrirem ( lembrando que nesse universo, quanto mais antigo, mais avançado! ).



Enfim, é isso. O universo do jogo é amplo demais pra descrever aqui. Mas se quiser conhecer mais, segue abaixo uns links interessantes..

battletech wiki: http://www.sarna.net/wiki/Main_Page
página oficial: http://bg.battletech.com/?page_id=175
regras pra campanha de mercenários: http://www.infectiousdarkness.com/battletech/




AKImeru:
É um jogo muito divertido e é talvez o wargame de grande escala mais barato de se jogar eu recomendo muito para clubes e grupos de amigos que querem testar o estilo de jogo.

Isso e robôs gigantes.

jeanlima:
É um excelente jogo de guerra. Eu comprei um em 2005, ou antes. Não joguei muito por causa do peso das regras. É difícil juntar um grupo disposto a encarar um wargame pesado. Recentemente até tive vontade em reler as regras e montar algumas partidas. Deu saudade.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa