Eu joguei uma vez só na última RPGRio e nunca mais.
Suspeito que o árbitro me deixou fazer isso pra acabar logo; Levou o dia todo pra chegar naquele ponto, eu estava superaquecido, não podia atirar nem me mover muito, o satélite-alvo estava atrás do meu alvo frontal, que também superaqueceu mas tinha mais armadura.
Liquidei o mech inimigo com um chute na cabeça enquanto ele tentava me alcançar no topo de um penhasco com seus jumpjets pra tentar dar uns tiros e o pessoal recolhia as cadeiras do evento.
Foi deveras emocionante, uma grande humilhação pra ele porém foi justo, o Atlas que estava na mesa mal se arranhou de pois de trocentas chuvas de mísseis... Só sei que foi assim.
Hoje em dia é chamado Classic Battletech, já que houve várias rencarnações por parte da Wizards, uma delas usando o sistema do HeroClix, tem outro nome que me esqueci, aquelas miniaturas de plástico com dials na base para indicar dano, sabe?
Chamou-se Battletech Dark Ages, misturando tanques e infantaria a briga que era exclusiva entre mechs, que por mais um convoluto e decepcionante plot vagabundo eram movidos à vapor.
Bonitinhos, pelo menos.
Os primeiros designs do Battletech foram todos predados de um anime chamado Fang of the Sun Dougram, bem como alguns do famigerado Macross/Robotech, e não é vergonha admitir que apesar de tudo foram produtos pioneiros, e além do mais fizeram-se acordos e tudo acabou bem.
A FASA faliu, a TSR faliu e hoje só os fãs sustentam o vício mesmo. Quem tem os direitos hoje é uma tal de Topps, deve ser daquela bala que quebrava o dente e engasgava se engolisse.
http://bg.battletech.com/Bom "smorgasborg" pra quem quiser ver arte ruim e regras até o esfíncter fazer bico.
Particularmente eu não gosto dos limites impostos pelo sistema e os sucessivos plots inanos me enervam horrores.
Sempre tem um tirano do lado da InnerSphere que reuniu todo o poder pra si, a Comstar tem os melhores mechs mas os Clãs tem a melhor tecnologia, que dá mais dano, apesar de se comportarem como estereótipos de tribos primatas em certas ocasiões...
Imagine que se em cem anos de nossa história, nós inventamos coisas como o rádio, telefone, cuecas, privadas, a linha de tempo do Battletech rola por séculos e ninguém consegue melhorar absolutamente nada!
Eu entendo que obviamente não daria pra inventar um mundo de coisas e designs diferentes, o estilo de jogo mudaria tragicamente mas, não melhorar o sistema de arrefecimento dos reatores de fusão que se baseia em toneladas de metal sem ventoinhas me soa estúpido.
Bem como lasers, canhões e sistemas de mísseis que usam os mesmos dissipadores pra expelir o calor excedente dos tiros; Cada mech tem seu limite de temperatura, e pode desligar automaticamente pra evitar o derretimento ou explosão de munição, o que é uma preocupação constante no jogo após algumas horas de combate.
Computadores pesam toneladas, mas o piloto é que determina a precisão do sistema, o único ponto inovador pra mim foi o uso de "músculos" artificiais, os tais myomers para fazer a movimentação dos enormes membros, mas são elefantes de guerra, levam turnos e turnos pra virar 180°, tanto que uma tática de mechs pequenos vs. grandes é simplesmente cercar e atirar pelas costas, porque a armadura é mais fraca e eles vão levar uns dois turnos pra poder se virar e atirar, aquelas poses ridículas de braços estendidos pra frente são pra valer mesmo, pasmem os senhores.
Ok, eu entendo que tecnologia perdida é uma ótima maneira de fazer um alvo ser um prêmio, mas a humanidade se tornar um bando de retardados corporativos versus índios do espaço que só sabem seguir projetos de séculos de idade pra criar cópias de mechs e armas ultrapassadas que desperdiçam energia absurdamente superaquecendo o sistema com computadores que pesam toneladas e erram 60% dos alvos é meio pesado pra minha tolerância.
E toda a tecnologia perdida adquirida não muda em nada os plots tolos. Os clãs querem voltar pra Terra, a Comstar não deixa; Duelos de clãs por recursos/liderança/"poder"; Duelos de poder dentro da Innersphere... Ah, porra, que merda!
"Achamos um projeto de laser que dá 5 de dano e aquece 10 pontos de calor por tiro! Que maravilha! Agora posso trocar essa merda de laser que dá 2 de dano e aquece 5! Ah desculpe, esse laser pesa o dobro, não vai dar pra equipar, tá fora do projeto original por dez toneladas e mesmo se pesasse dez quilos teríamos de levar dez anos pra entender como é que se desmonta o velho e põe o novo no lugar"
Os jogos de PC são clássicos, mas eu mesmo não conseguia ver futuro nesse sistema limitado pela falta de novidades que faliu, apesar de tantos romances e até o RPG que coexiste com o wargame pacificamente, mas repetiram a mesma fórmula até enjoar.
Mas há muita gente que gosta, não me leve ao pé da letra. Eu normalmente não gosto de muita coisa por motivos bobos.