Atenção: isso é uma adaptação de um
artigo original por Peter Knudson. Sou responsável apenas pela tradução/adaptação/inserção de algumas coisas.
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Você perambula por uma rua antes conhecida... exceto pelo entulho, carros virados, lixo espalhado e um estranho silêncio. Você sabe que eles estão observando. Parece que você e seus amigos estão sozinhos no mundo. De repente, um som: lamúrias e passos arrastados... eles estão atrás de você!
Uma horda de zumbis famintos e apodrecidos manqueja pela rua, vindo atrás de você com pouca rapidez, mas de maneira implacável. Você checa suas armas: metralhadora? Não. Facão? Quem dera. Serra elétrica? Ora, isso não é um filme. Você só tem um deck.
Você corre em busca de proteção e ao encontro dos seus amigos, para uma última barricada e resistência contra um exército faminto de mortos-vivos...O QUE ÉHorde Magic é um novo modo de jogo casual, do tipo co-operativo. É possível compará-lo ao
Archenemy, pois os jogadores têm de agir juntos para vencer uma grande ameaça. É possível até jogar Horde Magic sozinho, mas qual seria a graça?
REGRASHorde Magic pode ser jogado por até quatro jogadores. Cada um deles deve possuir um deck de Magic, preferencialmente de
Commander (o modo foi criado com Commander em mente). Além disso, a horda zumbi também deve possuir seu deck, a ser operado pelos jogadores.
OS JOGADORESOs sobreviventes são os jogadores que resistirão ao ataque zumbi. Os jogadores compartilham um total de pontos de vida igual a 20 por jogador (ou seja, 4 jogadores possuem 80 pontos de vida).
Os zumbis são um deck que não precisa de nenhum jogador para operar (pois eles não têm muita inteligência ou mesmo um plano a seguir). O deck dos zumbis originalmente tem 100 cartas. Os zumbis não têm mão ou permanentes no campo de batalha no início do jogo.
A razão cartas/jogadores é:
Solo - 45 cartas
Dois - 60 cartas
Três - 75 cartas
Quatro - 100 cartas
Procure tirar as cartas aleatoriamente, a menos que os decks dos jogadores sejam muito poderosos.
O JOGOOs sobreviventes têm 3 turnos para se preparar. Ou seja, eles jogam normalmente, realizando um turno simultâneo (como em Archenemy): descem terrenos, colocam permanentes em campo, etc. Depois do terceiro turno, a horda desperta e os turnos começam a se alternar (sobreviventes/horda).
No turno dos zumbis, revela-se o card do topo do grimório: se é uma ficha de zumbi, revela-se outro, e assim por diante, até que apareça uma carta que não é ficha. Digamos que apareça uma [card]bad moon[/card] ou mesmo um [card]plague wind[/card] ou [card]damnation[/card]. As fichas sempre são colocadas por último em campo, de modo que um turno com quatro fichas de zumbi e um [card]damnation[/card] resulta em todas as criaturas destruídas e, em seguida, quatro zumbis postos em campo.
Chega então o combate:
todos os zumbis têm ímpeto (ou seja, atacam assim que entram em campo, a menos que entrem virados) e atacam sempre que puderem. Os jogadores podem decidir quem vai bloquear os zumbis: como eles são um time e compartilham seus pontos de vida, quem bloquear estará ajudando o grupo todo.
DERROTANDO OS ZUMBISOs sobreviventes vão resistindo ao ataque como podem. Seja usando magias de destruição ou bloqueando com criaturas grandes ou barreiras, eles podem se manter a salvo... mas também podem contra-atacar.
Caso os sobreviventes ataquem,
cada ponto de dano que a horda sofre resulta em uma carta do topo do grimório sendo jogada no cemitério (da horda, é claro). Os zumbis nunca bloqueiam.
A horda é derrotada quando não tiver mais nenhuma carta no grimório e nenhum zumbi no campo de batalha. A horda vence quando o total de vida dos jogadores chegar a zero.
ANEXO ÀS REGRAS O deck de zumbis é feito de modo a evitar que ele tenha que tomar decisões (já que ele não é operado por um jogador específico). Ou seja, é preferível usar [card]damnation[/card] a [card]life's finale[/card] porque a segunda carta requer que um jogador seja escolhido e, pior, que criaturas sejam escolhidas em seu grimório. Lembre-se que manter o jogo simples pode agilizá-lo e priorizar a diversão.
As fichas de zumbi e todas as magias invocadas pelo deck da horda são colocadas na pilha, então você pode anulá-las ou responder a elas como num jogo normal.
Considera-se que a horda tem mana infinita. Ou seja, cartas como [card]propaganda[/card] ou [card]mana leak[/card] simplesmente não funcionam.
Se você retornar uma permanente para a mão da horda, ela simplesmente desce a permanente de novo no próximo turno.
Efeitos que destroem criaturas ou mesmo encantamentos como [card]endless ranks of the dead[/card] ou [card]bad moon[/card] são necessários para a manutenção da horda. Além disso, "sweepers" como [card]damnation[/card] ou [card]plague wind[/card] adicionam um elementos de imprevisibilidade e perigo ao deck, motivando os jogadores a não apenas atacar.
Se uma regra ficar complicada demais ou gerar frustração excessiva, ignore-a ou tire-a do baralho dos zumbis. Esse é um formato casual, e se os jogadores não estiverem se divertindo, algo está muito errado.
O DECK DA HORDAA sugestão do autor para o deck da horda é essa:
[deck]1 Call to the Grave
2 Bad Moon
1 Plague Wind
1 Damnation
1 Yixlid Jailer
1 Forsaken Wastes
2 Nested Ghoul
2 Infectious Horror
2 Delirium Skeins
1 Blind Creeper
2 Soulless One
2 Vengeful Dead
1 Fleshbag Marauder
1 Carrion Wurm
3 Maggot Carrier
4 Cackling Fiend
1 Death Baron
1 Grave Titan
2 Severed Legion
1 Skulking Knight
1 Undead Warchief
1 Twilights Call
1 Army of the Damned
1 Endless Ranks of the Dead
2 Rotting Fensnake
1 Unbreathing Horde
1 Walking Corpse
5 Zombie Giant Tokens
55 Zombie Tokens[/deck]
Observações do Madrüga: isso parece fácil demais. Caso realmente seja, pense em colocar zumbis realmente violentos, como [card]Thraximundar[/card], [card]Geralf's Messenger[/card], [card]Lord of Tresserhorn[/card], [card]Sedris the Traitor King[/card], [card]Glissa the Traitor[/card], [card]Mikaeus, the Unhallowed[/card] (cuidado: fichas não voltam a campo se tiverem imortal), etc. Outras cartas a se considerar são lordes como [card]lord of the undead[/card] (embora ele não use sua habilidade, pois o deck não toma decisões) ou até [card]adaptive automaton[/card].
CARTAS BANIDASComo todo formato, Horde Magic tem algumas cartas banidas. Tenha em mente que essas cartas, se usadas pelos sobreviventes, representam uma vitória fácil/barata/sem-graça, daí o banimento. Qualquer outra carta que vença o jogo sozinha ou em uma combinação muito forte também deve ser retirada do jogo (porque, afinal, acaba inutilizando os outros decks/jogadores).
A lista não está completa, tendo sido criada apenas como guia.
[deck]Aether Flash
Aurification
Barbed Foilage
Caltrops
Crawlspace
Dueling Grounds
Dread
Elesh Norn, Grand Cenobite
Ensnaring Bridge
Eradicate
Grindstone
Haunting Echoes
Island Sanctuary
Lethal Vapors
Leyline of Singularity
Magus of the Moat
Mind Funeral
Moat
No Mercy
Platinum Emperion
Platinum Angel
Silent Arbiter
Solitary Confinement
Stormtide Leviathan
Surgical Extraction
Tainted Aether
Teferis Moat
Time Stretch
Trepanation Blade
Urabrask the Hidden[/deck]
E aí, que acham? Estou tentando montar um deckzinho desses para os jogos casuais da mesa de cozinha (sinceramente, com proxies para as cartas mais caras. A Wizards que me perdoe, mas eu não vou gastar 10 dólares em UMA carta da horda só para jogar um jogo casual).