Autor Tópico: [Magic] Guia Planeswalker para Theros  (Lida 16620 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Online: Agosto 29, 2013, 08:53:56 am »
Mais alguém tem acompanhado os artigos sobre a próxima edição de Magic?

Parte 1: Deuses
Parte 2: Cidades
Parte 3: Monstros

Theros é um plano inspirado na mitologia grega. Não é uma adaptação direta dos mitos (não espere ver algo como foi feito em Arabian Nights), mas com diversas referências.

Os deuses de Theros são encantamentos vivos, partes conscientes da magia natural do plano, em parte moldados pela crença dos mortais. Eles vivem em Nyx, o céu estrelado. Você pode identificar os deuses e criaturas relacionadas a Nyx pela presença de estrelas em sua silhueta.

Os cinco deuses principais (um para cada cor, é claro), são:

Heliod, deus do sol, da lei, justiça, honra, família, moralidade, virtude, casamento, bravura, proteção. Ele é justo e amigável com os mortais, mas pode ser também vingativo e orgulhoso. Baseado em Apolo, Hélios, e um pouco de Zeus também.

Thassa, deusa do mar, mas também do conhecimento antigo, mudança gradual, introspecção, viagens e distâncias, e da passagem do tempo. Ela gosta de mudança, mas lenta e bem pensada, e quando fala usa o tempo futuro. Não tem muito a ver com Posseidon, na verdade.

Erebos, deus do submundo, da morte, do azar, inveja, amargura, e também da riqueza. Ele aceita sua posição com resignação, e não lhe falta compaixão, mas apenas para aqueles que sofrem como ele. Baseado em Hades, especialmente nos mitos originais e na versão romana, não as interpretações modernas de um deus diabólico inimigo dos demais.

Purphoros, deus da forja, da terra e do fogo, da criatividade, caos, paixão, artesões, da criação e destruição. Criativo e impulsivo, que pode causar destruição para dar espaço a algo novo. Tem muito mais de Hefaísto do que eu esperava, mostrando um lado mais criativo do vermelho.

Nylea, deusa da caça, das estações, florestas, da predação e da fome, da metamorfose e do renascimento. Ela tem um lado animalesco e é vingativa contra quem ameaça as regiões naturais de Theros, mas pode ser jovial e alegre com seus aliados. Ela é contra as cidades, contra a caça por esporte e a agricultura. Em aparência tem muito de Artémis, mas com um pouco de Gaia também.

Existem outros deuses menores, como Karametra (deus ou deusa da lareira, da agricultura, etc; rival de Nylea), Iroas (guerra) e Keranos (tempestade). Não se tem muitos detalhes sobre eles ainda.

As três principais cidades (Poleis):

Meletis: Inspirada em Atenas, é uma cidade costeira, governada por um conselho de filósofos e muito dedicada aos deuses. Toda rua tem um templo, e todos os deuses são honrados aqui. Existem magos-arquitetos, magos-milagreiros, e dizem até que cada soldado conhece ao menos uma magia menor útil em combate.
Sua história inclui um tempo em que foi governada por um arconte tirano e sua corte de leoninos (sim, leoninos de novo). Quando uma revolta o expulsou, os leoninos deixaram a cidade e até hoje são hostis aos humanos.
Alguns bandos de centauros são inimigos, outros tem acordos de paz com a cidade (embora muitos humanos não estejam felizes com isso). Outro povo com uma relação parecida de amor-e-ódio são os tritões.

Akros: baseada em Esparta, é uma cidade militarista situada em uma região montanhosa. Boa parte da população na verdade vive fora da cidade, em exércitos que patrulham as fronteiras do reino para mantê-lo seguro. A cidade é governada por Leonidas e Gorgo Anax e Cymede, um rei guerreiro e sua rainha vidente. Possui um evento anual de jogos olímpicos-barra-gladiadores.

Setessa, referência ao mito das amazonas. Uma cidade bem integrada com a floresta, onde animais treinados (falcões, pégasos, lobos, leões!) passeiam pelas ruas. A cidade é um refúgio para órfãos e crianças abandonadas; entre os adultos, os homens são estimulados a deixar a cidade e encontrar seu caminho no mundo (os que ficam costumam se tornar adestradores de animais), enquanto que as mulheres são treinadas como guerreiras.

Mecânicas:
Há cinco mecânicas no total, sendo três novas, uma antiga sem mudanças, e outra que retorna muito modificada. Os temas são Heróis, Monstros e Deuses (que ficaram com três mecânicas!).

Todas as criaturas nativas de Nyx, inclusive os deuses, são Criaturas Encantamento. Existem também as armas dos deuses, Artefatos Encantamentos. Esses cards tem uma borda especial, parcialmente estrelada.

Monstrosity: um custo extra que só pode ser pago uma vez por criatura. Deixa o monstro maior (ganhando marcadores +1/+1) e dispara um efeito secundário (uma hidra luta contra várias outras criaturas, um elemental do magma destrói terrenos, etc).

Heroic: sempre que esta criatura for alvo de uma mágica sua, acontece um efeito secundário (gera fichas de criatura, todas as suas criaturas ganham +x/+x e alguma habilidade, etc).

Bestow: encontrado em criaturas encantamento, permite você jogar ele como uma aura (não-criatura) para encantar outra criatura. Se a criatura encantada deixar o campo, a aura se torna criatura.

Devotion: trata-se da mecânica Chroma de Eventide, modificada para contar apenas os símbolos de mana nos custos das permanentes que você controla (alguns cards com Chroma contavam símbolos de mana em outros lugares, como cards no cemitério, por exemplo). Também ligada aos deuses, ela simboliza sua devoção a uma cor. Os deuses são criaturas encantamento lendárias com um custo bem baixo para seus efeitos, mas que deixam de ser criaturas se sua devoção não for alta.

Scry (Vidência): essa é a mecânica antiga que retorna, também ligada aos deuses. Representa o poder de previsão que os deuses dão ao certos mortais (vide: o Oráculo de Delfos, Cassandra, e outros).

----

Eu adorei tudo sobre os deuses, as cidades, todo o fluff. Leiam os artigos, isso aqui é só um resumo tosco. Interessante que todos os deuses tem seu lado bom e seu lado cruel, espero que isso se mantenha (branco = bem perfeito, vermelho = destruição sem sentido, preto = sempre mal não precisa ser a regra em toda edição).

Quanto as mecânicas...
Bestow me parece ótimo para criaturas-encantamentos parecerem mesmo encantamentos (e outra solução para o velho problema das auras).
Devoção é excelente, especialmente sendo uma roupagem nova para uma mecânica apagada e sem "sabor". Devoção tem um 'fluff' perfeito para o cenário.
Scry também é um retorno muito bem vindo. Promete boas reimpressões, como Magma Jet.
Monstruosidade é OK (quero ver como funciona em cards comuns, mais simples), e Heroic me parece meio... estranho. Funciona, sim, mas não é bem o que eu esperava para a mecânica dos heróis.

***

EDIT: Parte 3! Monstros e raças não-humanas.

Leoninos rejeitam os deuses e os humanos. Aparentemente eles se consideram os injustiçados naquela história sobre Meletis e seu antigo tirano arconte.

Tritões ("Talassidos") usam magia para afundar barcos e atacar cidades costeiras, e acreditam que essa é a vontade da deusa Tassa.

Os "Retornados" são almas que conseguiram deixar o submundo e voltar a habitar seus corpos. Eles perdem suas memórias e identidades no processo. Eles tem duas cidades principais, os resignados com sua condição "vivem" em Asphodel; os que preferem descontar suas frustações nos vivem habitam Odunos.
Notem que existem retornados de outras raças, não apenas humanos (tem uma imagem conceitual de um sátiro).

Minotauros são pouco mais que feras não-sapientes. Eles gostam de matar e saquear, inclusive uns aos outros, e suas "manadas" são simplesmente lideradas pelo mais forte.

Sátiros são os hedonistas supremos. Vivem para farrear e festejar, inclusive das formas mais loucas e violentas; eles atraem humanos para esses festejos e os escravizam. Gente legal.

Centauros são divididos em dois grupos: os Laggona são comerciantes nômades, vivendo em relativa paz com os humanos, e tendo uma cultura própria de nômades, liderados pelos mais velhos; os Pheres são mais bárbaros caçadores e saqueadores, liderados pelo melhor guerreiro. Enquanto os Laggona tem nome próprio, os Pheres usam termos descritivos como "Great-Hoof", "Wide-Eyes", "Smoke-Born".

Ninfas existem em cinco variedades, cada uma ligadas a um tipo de ambiente natural. São criaturas criadas pelos deuses (todas as mostradas até agora são criaturas encantamento com bestow/agraciar).

Depois vem outros exemplos de criaturas, com descrição mais curta. Esperem ver gigantes, grifos, sirenas, quimeras, esfinges, krakens, catoplebas, harpias, górgonas, demônios, cérberos, ciclopes, mantícoras, fênixes, dragões, basiliscos e hidras; o que me chamou a atenção foram:

Eidolons são as almas que restam quando um Retornado surge; são espectros ambulantes sem muita indentidade também. Um retornado e seu eidolon não tem ligação direta, nem sabem que existem, e não se reúnem.

Como mostrado antes, arcontes são tiranos que valorizam uma justiça direta e sem misericórdia. Eles já dominaram grande parte do mundo, mas sua era já acabou e agora eles tem pouco poder.
« Última modificação: Setembro 04, 2013, 10:32:15 am por Khalim »

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #1 Online: Agosto 29, 2013, 09:13:46 am »
Eu só quero ver como é que vai ficar o nível de poder dessa bagaça. A expansão parece ter custos de mana pesados, P/T altos para tudo, efeitos estrondosos... um belo contraponto ao T2 rápido e direto que temos hoje em dia.

Acho que vai causar um impacto tremendo principalmente no EDH, que já é feito com um jogo mais elaborado em mente.

E, meu pai, se todos os deuses forem como a Thassa, acho que chegamos a outro patamar de apelação no mundo de MtG:


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #2 Online: Agosto 29, 2013, 09:21:26 am »
Lembre que só vimos umas 14 cards até agora (estou contando alguns spoilers não-oficiais basicamente confirmados), onde a maioria são raras ou míticas, incluindo as grande-criaturas-chamativas foil dos decks pré-construídos. Espere as comuns para analisar todo o formato.

Thassa não me parece apelona. 5/5 indestrutível por 3 manas, sim, mas só é criatura se você tiver ao menos 5 manas azuis nos custos de mana de suas permanentes (coisas como habilidades ativadas não contam). Boa parte do tempo é um encantamento lendário com o Scry e o Unblockable.
Impacto em EDH? Com certeza! Em Standard? Não creio.

Anax&Cymede deve ter um impacto maior no metajogo.



Já essa criatura é uma das coisas mais elegantes em fluff e crunch que eu já vi em Magic:

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #3 Online: Agosto 29, 2013, 12:48:06 pm »
Faltou criatividade no departamento de nomes aí. HELIOD? Pelamor. Dava pra ter se esforçado mais.

E, meu pai, se todos os deuses forem como a Thassa, acho que chegamos a outro patamar de apelação no mundo de MtG:


Emrakul discorda de você.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #4 Online: Agosto 29, 2013, 01:17:00 pm »
Mas cara, mana 15 e não pode ser reanimado. Tem as restrições dele. Embora seja mais forte que a Thassa, é bem menos acessível.

Já a Thassa é um drop 3 banal. Mesmo sem atacar, ela é indestruível, dá vidência grátis todo turno e é uma máquina de deixar criaturas imbloqueáveis.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #5 Online: Setembro 02, 2013, 04:50:13 pm »
Mas cara, mana 15 e não pode ser reanimado. Tem as restrições dele. Embora seja mais forte que a Thassa, é bem menos acessível.

[card]Sneak attack[/card]. [card]Shallow grave[/card]. [card]Goryo's vengeance[/card]. [card]Makeshift mannequin[/card]. [card]Through the breach[/card]. [card]Show and tell[/card]. [card]Hypergenesis[/card].

Você não precisa de aula de Emrakul.

Já a Thassa é um drop 3 banal. Mesmo sem atacar, ela é indestruível, dá vidência grátis todo turno e é uma máquina de deixar criaturas imbloqueáveis.

Sim, ela é incrível. Mas pode ser exilada, oblivion ring'd, receber penalidade, marcador -1/-1, etc. Forte, mas não quebrada.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #6 Online: Setembro 02, 2013, 04:54:38 pm »


Aportuguesaram mesmo os nomes das pessoas, deuses e cidades. Na lista oficial de cards revelados dá pra ver outros exemplos.

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #7 Online: Setembro 02, 2013, 04:59:33 pm »


Aportuguesaram mesmo os nomes das pessoas, deuses e cidades. Na lista oficial de cards revelados dá pra ver outros exemplos.

Eu gostei. Ficou orgânico.

Claro, ainda espero um Matabrava ou algo do nível, considerando que Devir, mas :P
A tempo: já tem uma. Monstro da Marmorra. Me sinto n'A Praça É Nossa.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #8 Online: Setembro 02, 2013, 05:05:43 pm »
Aqui tá bloqueado, mas fico feliz que tenham traduzido os nomes. A Devir faz muita cagada com as traduções de Magic (tanto cometendo erros de português como ignorando algumas palavras na hora de passar para o português), mas também faz traduções memoráveis como "pertermite :seta: CHATONILDA"...
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #9 Online: Setembro 02, 2013, 06:46:38 pm »
Aqui tá bloqueado, mas fico feliz que tenham traduzido os nomes.

Alguns exemplos: Heliod-Heliode, Cymede-Ciméde, Akros-Ácros, Lampad-Lâmpade, Purphoros-Púrforo, Polukranos-Polucrano, Nylea-Niléia, Karamethra-Carametra. A mecânica Bestow virou Agraciar.

Parece que o gigante Hundred-Handed One ficou Centomano.

Por algum motivo, como merfolk já é tritão normalmente em português, o termo triton ficou... talassido.

Citar
A Devir faz muita cagada com as traduções de Magic (tanto cometendo erros de português como ignorando algumas palavras na hora de passar para o português), mas também faz traduções memoráveis como "pertermite :seta: CHATONILDA"...
Blightning (blight + lightning, uma combinação legal de palavras) ficou Detonar. Sério?

Um exemplo de erro é Denegeração Abrupta.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #10 Online: Setembro 02, 2013, 11:20:03 pm »
Bom, "thalassos" não é oceano, algo do tipo? (lembro da palavra "thalassic" em inglês)

Mas até faz sentido achar outro termo para "triton", de modo a evitar sobreposição de nomes caso venham a acontecer (tipo "merfolk hunter" e "triton hunter", digamos, que acabariam com o mesmo nome).
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #11 Online: Setembro 03, 2013, 08:59:33 am »
Sim, mas embora esteja correto, é um termo quase grego para o público geral. (entenderam? Grego? Theros? Mitolog-- ah fuck it.)

Em tempo: ai meu corassaum, saiu o spoiler do Purphoros. Ainda não tão forte como Thassa, mas deus amado, tá forte o bicho:


Purphoros, God of the Forge // 3R

Legendary Enchantment Creature - God   // Mythic Rare

Indestructible
As long as your devotion to red is less than five, Purphoros isn't a creature. (Each {R} in the mana costs of permanents you control counts towards your devotion to red.)
Whenever another creature enters the battlefield under your control, Purphoros deals 2 damage to each opponent.
2{R}: Creatures you control get +1/+0 until end of turn.

Illus. Eric Deschamps #135/249
6/5

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #12 Online: Setembro 03, 2013, 09:40:19 am »
O que eu gostei é que as comuns e incomuns tão saindo bacaninhas. Algumas de custo pesado, mas jogáveis. Sério, o bloco anterior foi um lixo quase completo nesse quesito.

EDIT: Flavor borbulhante nesta carta. E alguém poderia fazer uma montagem botando um bonézinho nele :P
[attachimg=1]
« Última modificação: Setembro 03, 2013, 09:45:17 am por Eiroth »

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #13 Online: Setembro 03, 2013, 09:53:47 am »
Não carregou aqui.

Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #14 Online: Setembro 03, 2013, 10:12:31 am »
Não carregou aqui.
Centomano (2WW)
(imagem: gigante branco-mármore com dezenas de braços flutuantes em adição aos braços normais)
Criatura - Gigante
Vigilância
3WWW: Monstruosidade 3
Enquanto Centomano for monstruoso, ele terá alcance e poderá bloquear noventa e nove criaturas adicionais em cada combate.

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #15 Online: Setembro 03, 2013, 10:23:52 am »
Ah, eu vi isso. Sim, eu ri bastante do "noventa e nove criaturas adicionais".

Mas ri de alegria. São detalhezinhos bestas que nos passam a impressão de que eles ainda se importam com flavor. :haha:

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #16 Online: Setembro 03, 2013, 12:37:07 pm »
Estranho não ter aparecido o Centomano, já que eu coloquei a imagem como anexo na mensagem. O truque, Mr. Potter, é fazê-lo ficar invulnerável na rodada e solar um exército :P

Enfim, eu li em um artigo que Theros teve design "top-down": escolheram o tema, depois desenvolveram mecanicamente, e associando com um plano antigo de fazer um bloco de encantamentos.

Retorno à Ravnica foi o inverso: dá para perceber isso pelos vários cards que parecem estar ali apenas para tapar buraco, em combinações horrorosas de stats e habilidades, simplesmente para não serem reprints funcionais de cartas melhores e de mesma raridade e custo.
« Última modificação: Setembro 03, 2013, 12:44:40 pm por Eiroth »

Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #17 Online: Setembro 03, 2013, 05:51:47 pm »
Esse Purphoros, God of the Forge provavelmente vai ser um dos candidatos a substituir o Hellrider. Imagine com Young Pyromancer, Krenko's Command e demais engines de token.

Várias cartas bem fortes para draft. A habilidade Heroic tem altas chances de ser OP (Phalanx Leader, Artisan of Forms, Akroan Crusader, Battlewise Hoplite).
« Última modificação: Setembro 03, 2013, 06:22:00 pm por NinjaSniper »

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #18 Online: Setembro 03, 2013, 06:45:57 pm »
Quando a gente fala de Magic assim eu fico com vontade de reavivar nosso clube de Magic...
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #19 Online: Setembro 04, 2013, 10:44:33 am »
Quando a gente fala de Magic assim eu fico com vontade de reavivar nosso clube de Magic...

Eu tenho vontade de fazer um "draft aberto" no fórum, de um jeito que já vi e acompanhei no fórum da Wizards. Nem é pra jogar, só a parte de pegar cards e passar. Claro, só faria algo assim depois que minha máfia acabar...

***
Atualizei o primeiro post com a terceira parte do Guia.

A primeira edição, Theros, terá três planeswalkers: Elspeth, e dois novos. (As duas edições seguintes devem ter mais um cada, novo ou velho). O primeiro dos novos foi revelado:



Parece forte. Bem forte.

Estranho que eles fizeram outro planeswalker vermelho e verde, enquanto combinações como azul/verde e verde/branco não tem nenhum. Mas há esperança (aposto que Kiora Atua aparecerá neste bloco; e tem outro cara).

Agora, atenção para os SPOILERS.

(click to show/hide)
« Última modificação: Setembro 04, 2013, 10:47:12 am por Khalim »

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #20 Online: Setembro 04, 2013, 11:07:33 am »
Eu estava esperando que Nascidos dos Deuses apresentasse "deuses menores" em pares de cores amigas, e Jornada ao Nyx, a própria Nyx, incolor. Parece que vai render mais que isso...

Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #21 Online: Setembro 04, 2013, 11:37:22 am »
Eu estava esperando que Nascidos dos Deuses apresentasse "deuses menores" em pares de cores amigas, e Jornada ao Nyx, a própria Nyx, incolor. Parece que vai render mais que isso...
Isso foi basicamente confirmado: serão 15 deuses no total, os 5 principais sendo mostrados em Theros, e os 10 menores (um para cada dupla de cor) aparencendo depois.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #22 Online: Setembro 04, 2013, 03:50:19 pm »
Khalim, não tinha vazado um planinauta BUG ou RUG pra Theros?

Uma coisa que tem me incomodado é a falta de cartas relacionadas. Antes aparecia um planinauta e umas três cartas com o nome dele (horda de Garruk, fênix de Chandra, escolhido de Ajani, espectro de Liliana etc). Outros ficaram completamente perdidos no ar, sem referências, sem cartas relacionadas, sem nada (Vraska, Domri, Tamiyo, Tibalt).

Os "planeswalker guides" são muito legais, mas sinto falta de uma história decente nos sets. Geral reclamou tanto da conclusão da saga de Ravnica que nem me animei a ler...
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #23 Online: Setembro 04, 2013, 04:47:10 pm »
Khalim, não tinha vazado um planinauta BUG ou RUG pra Theros?
Não que eu tenha visto. E não aparece em nenhuma lista de spoilers confiável que eu conheça (tipo a do mtgsalvation).

Citar
Uma coisa que tem me incomodado é a falta de cartas relacionadas. Antes aparecia um planinauta e umas três cartas com o nome dele (horda de Garruk, fênix de Chandra, escolhido de Ajani, espectro de Liliana etc). Outros ficaram completamente perdidos no ar, sem referências, sem cartas relacionadas, sem nada (Vraska, Domri, Tamiyo, Tibalt).
Todos os cards que você citou aparecem apenas em edições básicas, não em blocos. Ter card com nome do planinauta em bloco é raro (ex: [card]Tezzeret's Gambit[/card] em New Phyrexia).

Normalmente cada um tem só alguns poucos cards associados a eles indiretamente (Domri é citado em [card]Predator's Rapport[/card] e [card]Stomping Ground[/card]; e a górgona de [card]Killing Glare[/card] é Vraska). Isso não me parece muito diferente do que as referências a Tezzeret em Alara, ou Chandra em Zendikar.

Tamiyo e Tibalt realmente não fizeram nada na história de Innistrad. Cada bloco hoje em dia tem que ter 5 cards de planeswalkers, mesmo que a história do bloco simplesmente não use eles.

Elspeth está na arte de muitos, muitos cards de Theros até agora. Xenagos aparece em Destructive Revelry, ao menos (e pelo visto será importante depois). Resta ver quem é o terceiro cara.

Citar
Os "planeswalker guides" são muito legais, mas sinto falta de uma história decente nos sets. Geral reclamou tanto da conclusão da saga de Ravnica que nem me animei a ler...
Sim, pelo que eu vi, é mesmo ruim.

O problema é que os livros não vendiam o suficiente. Não que a maioria dos livros fossem bem escritos, também...
As webcomics (muito boas por sinal) também foram canceladas por não valer o custo.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #24 Online: Setembro 04, 2013, 05:02:43 pm »
Citar
Uma coisa que tem me incomodado é a falta de cartas relacionadas. Antes aparecia um planinauta e umas três cartas com o nome dele (horda de Garruk, fênix de Chandra, escolhido de Ajani, espectro de Liliana etc). Outros ficaram completamente perdidos no ar, sem referências, sem cartas relacionadas, sem nada (Vraska, Domri, Tamiyo, Tibalt).
Todos os cards que você citou aparecem apenas em edições básicas, não em blocos. Ter card com nome do planinauta em bloco é raro (ex: [card]Tezzeret's Gambit[/card] em New Phyrexia).

Normalmente cada um tem só alguns poucos cards associados a eles indiretamente (Domri é citado em [card]Predator's Rapport[/card] e [card]Stomping Ground[/card]; e a górgona de [card]Killing Glare[/card] é Vraska). Isso não me parece muito diferente do que as referências a Tezzeret em Alara, ou Chandra em Zendikar.

Mas pelo menos UMA carta, né, tipo Koth's Courier ou Nissa's Chosen. Ficam muito jogados os planeswalkers.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #25 Online: Setembro 04, 2013, 07:53:16 pm »
Pois é Madruga, já se foi o tempo em que contavam a história do bloco com as cartas. Agora é hurr durr, veja que planeswalkers fodões criançada, e só.

Sério, houve realmente uma crise de vendas alarmante a alguns anos atrás, que justificou eles inventarem a cagada que são as cartas de planinautas?
« Última modificação: Setembro 04, 2013, 07:55:02 pm por Eiroth »

Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #26 Online: Setembro 04, 2013, 08:38:00 pm »
Pois é Madruga, já se foi o tempo em que contavam a história do bloco com as cartas. Agora é hurr durr, veja que planeswalkers fodões criançada, e só.
Eu entendi que o Madruga está reclamando do contrário: planeswalkers que não são tão importantes na história e nos cards...

Eu concordo que a história já foi mais valorizada por eles. Só que cada pessoa reclama de coisas diferentes, muitas vezes contraditórias.

Citar
Sério, houve realmente uma crise de vendas alarmante a alguns anos atrás, que justificou eles inventarem a cagada que são as cartas de planinautas?

Duas coisas diferentes aqui. Cards de planinautas foram criadas anos antes do fim dos livros.

O último livro foi Quest for Karn, de Scars of Mirrodin...
Innistrad ficou sem livro (foi cancelado) e Return to Ravnica teve o e-book The Secretist. Theros também terá um e-book.

The Secretist teve um final mal-visto pelos fãs, sim, mas o mesmo pode se dizer de grande parte dos livros de papel. Quest for Karn ignorou a existência dos pretores de phyrexia, por exemplo. Pra citar um caso mais antigo, os livros do bloco Onslaught foram horríveis em termos de continuidade.
« Última modificação: Setembro 04, 2013, 08:49:29 pm por Khalim »

Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #27 Online: Setembro 05, 2013, 08:40:46 am »
OFF:

Não tenho muito conhecimento do universo de Magic, exceto por uns amigos que jogam e disputar espaço na loja em que costumo jogar RPG com os Friday Night. Mas uma coisa é certa: a arte do Magic é muito bem feita e atraente. Tem diferença (ou muita) dessas divulgações digitais para as impressas (cor, espaço, etc.)?

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #28 Online: Setembro 05, 2013, 09:41:17 am »
OFF:

Não tenho muito conhecimento do universo de Magic, exceto por uns amigos que jogam e disputar espaço na loja em que costumo jogar RPG com os Friday Night. Mas uma coisa é certa: a arte do Magic é muito bem feita e atraente. Tem diferença (ou muita) dessas divulgações digitais para as impressas (cor, espaço, etc.)?

Até onde vejo, não. Inclusive, dá uma procurada no google por "cartas full-art".