Autor Tópico: PbF mas qual?  (Lida 7857 vezes)

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Offline Ciggi

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PbF mas qual?
« Online: Junho 07, 2013, 10:29:21 pm »
Então, eu to querendo mestrar um jogo via fórum. Algo como uma campanha com começo, meio e fim mais ainda longa.

Só que me bateu uma dúvida bem pertinente, vocês como jogadores (ou mestres) o que gostariam de ver num jogo de PbF? Ou o que acham que falta? O que pode ser aproveitado? Etc.

Offline Atmo

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #1 Online: Junho 07, 2013, 10:37:36 pm »
Rolador de dados. E talvez umas cenas mais visuais (imagens).
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:PbF mas qual?
« Resposta #2 Online: Junho 07, 2013, 10:49:41 pm »
Já temos cyberpunk com pegada policial forte e um de horror gótico com fantasia. Outro tema então. Fantasia mais clássica, sci-fi, pulp, horror cósmico (a mesa de cthulhu já morreu mesmo).

Re:PbF mas qual?
« Resposta #3 Online: Junho 07, 2013, 11:03:16 pm »
Dinamismo. Todos pbf que joguei acabavam ficando lento demais. As vezes um jogador sumia por 2-3 dias e ficava aquela cena quebrada.

Rolador de dados eu não vejo tanta necessidade. O mestre pode rolar, pode-se criar sistema de resultado baseado na descrição das ações e por ai vai (acho que na mesa do oculto ou do youkai tem algo assim).

Imagens ajudam a aumentar o clima, mas nada que uma boa descrição não o faça.

Re:PbF mas qual?
« Resposta #4 Online: Junho 08, 2013, 12:05:01 am »
A minha, que se baseou na mesa do Cebolituz.

Offline Aquela Sem Nick

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #5 Online: Junho 08, 2013, 12:18:23 am »
Comprometimento. Se você começar, termine, por favor. XD
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:PbF mas qual?
« Resposta #6 Online: Junho 08, 2013, 12:22:05 am »
Então, concordo com a Noara. Se tiver algum problema que o impeça de manter o PbF, avise com antecedência, se tiver uma vida agitada/instável demais, melhor nem participar/abrir e deixar jogadores na mão.

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #7 Online: Junho 08, 2013, 03:32:42 pm »
Rolador de dados. E talvez umas cenas mais visuais (imagens).

Numa escala de 1 à 10 qual a importância de um rolador de dados?

E a importância visual de um jogo pra mim é total. Prefiro sempre usar desenhos próprios e tal, mas o google ajuda muito tbm! Vlw pela dica.

Já temos cyberpunk com pegada policial forte e um de horror gótico com fantasia. Outro tema então. Fantasia mais clássica, sci-fi, pulp, horror cósmico (a mesa de cthulhu já morreu mesmo).

Eu cheguei a perguntar ao Oculto sobre as mesas mais ativas, por sorte minha ideia não é nem Cyberpunk nem horro.

Dinamismo. Todos pbf que joguei acabavam ficando lento demais. As vezes um jogador sumia por 2-3 dias e ficava aquela cena quebrada.

Rolador de dados eu não vejo tanta necessidade. O mestre pode rolar, pode-se criar sistema de resultado baseado na descrição das ações e por ai vai (acho que na mesa do oculto ou do youkai tem algo assim).

Imagens ajudam a aumentar o clima, mas nada que uma boa descrição não o faça.

Legal isso!

Em jogos que narro pela net eu mantenho um certo padrão. Dou liberdade pros jogadores criarem, isso no geral mantem as coisas agitadas pra quem tem muito tempo e pra quem tem pouco. Outra coisa é o "resumo da situação", deixo a interpretação comer solta com pouco (ou as vezes nenhuma) interferência minha, e depois eu faço o resumo do que ocorreu, bem descritivo e tal. Isso apara pontas soltas e bota todos no mesmo ponto do jogo independente de quem postou mais.

E no quesito regras eu gosto de jogos rápidos, dinâmicos ao extremo, e não dá pra ter isso em PbF se tu tem que depender de horas pra uma resposta de ação a uma regra. Por isso eu praticamente escondo as regras dos jogadores. Ele tem acesso a ficha e algumas estatísticas e tal, mas só. Faço todas as jogadas e dou os resultados, sem necessidade de ter uma resposta de reação pra cada ação etc. Essa regra do Cebola é genial, to dando uma olhada e analisando melhor como aplicar ela em jogo.

Comprometimento. Se você começar, termine, por favor. XD

Então, concordo com a Noara. Se tiver algum problema que o impeça de manter o PbF, avise com antecedência, se tiver uma vida agitada/instável demais, melhor nem participar/abrir e deixar jogadores na mão.

Como eu falei pro Youkai, se tu não abraçar mais do que pode carregar dificilmente vai ter problemas com isso. Mas o alerta sempre é bom, vlw!



Agora, eu to matutando já um jogo medieval no meu cenário lindo e totoso de Black & White, o diferencial é que eu quero algo mais massivo. A ideia é, ate o momento que fique claro, lançar uma parte bem extensa do mapa e dar liberdade pros jogadores "comprarem" terras ali. Seja como um senhor de terras rico e poderoso ou como um líder sacerdotal com um exercito de fieis a sua disposição.

Ainda tenho alguns muitos ajustes a fazer, e gostaria de todo tipo de ideia. Ate contraria a minha proposta se for possível!

Obrigado pelo feedback ate aqui!

Offline Skar

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #8 Online: Junho 08, 2013, 03:57:35 pm »
Citar
Numa escala de 1 à 10 qual a importância de um rolador de dados?

5. Eles são bons para se ter uma vaga idéia de como está as jogadas. Não vejo como fundamental para o desenvolvimento do jogo, mas é um up interessante.

Citar
Eu cheguei a perguntar ao Oculto sobre as mesas mais ativas, por sorte minha ideia não é nem Cyberpunk nem horro.

Ativas é um termo muito forte...
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Ielena

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #9 Online: Junho 08, 2013, 10:01:52 pm »
E essas mesas estão ativas?

O jogo do Vincer tá parado (Cyberpunk) pelo que eu saiba, ou então tá rolando e meu PC tá me trolando e eu não tô vendo mais.... :P
Ficou meio lento....
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:PbF mas qual?
« Resposta #10 Online: Junho 08, 2013, 10:14:06 pm »
A do Cebolituz parou e as vezes ele tem um lampejo de continuidade. A minha tá cancelada mesmo. E a do Vincer tá parado por tempo indeterminado. Acho que a idéia de rolador de dados atrasou mais o jogo. Ao invés de confiar nas rolagens do mestre.

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #11 Online: Junho 08, 2013, 10:19:45 pm »
Eu fico tem medo de zoar o Vincer, da ultima vez que ele desapareceu e largou um jogo parado a casa dele tinha pegado fogo, então...

E bem, se elas tão ativas ou não eu não tenho como garantir, mas posso garantir que abro uma em breve! :p

BTW, se quiserem dar mais detalhes do tipo de jogo que gostam, toda informação ajuda!

Re:PbF mas qual?
« Resposta #12 Online: Junho 08, 2013, 10:24:51 pm »
Eu gosto que use bem o que os personagens jogadores usam de background a favor da mesa e que possamos alterar o universo a partir de nossos atos (embora como mestre me sinta meio fraco nesse departamento, admito).

Então intrigas, ação da boa, dramas e afins me agradam. Uma certa dose de detalhismo e precisão na parte cultural e geográfica me agradam bastante, além de possibilidades táticas.

Offline Arcane

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #13 Online: Junho 09, 2013, 12:09:02 am »
Eu devo ir na onda inversa de alguns, mas eu gosto de dinamismo simplista. Digo, jogar um PbF pra mim precisa ser algo rápido, preciso e com situações pré-definidas.  Assim, como um livro jogo de Ian Livingstone e Steve Jackson.

(click to show/hide)

Está certo que precisaria de algumas definições, tipo como se dariam as regras relacionadas. Pensando num jogo de D&D 4e, como funcionariam as skills chalenges, como se daria o combate, etc, mas seria algo simples, tipo, o desafio precisa de três perícias. O grupo possui as três treinadas, então obtiveram êxito; ou apenas um ficou para realizar a perícia, então o êxito é parcial e consumiu 2 pulsos de cura, etc.

Nesse molde eu teria mais ânimo de jogar (até me inspiraria a mestrar), pois não preciso ficar esperando definições dos mais enrolados. Quem não postar sua decisão em, digamos, um ou dois dias de jogo, seguiria o caminho aleatoriamente ou de acordo com a maioria... etc... etc.
« Última modificação: Junho 10, 2013, 08:14:18 am por oculto »
Somos todos bots!

Re:PbF mas qual?
« Resposta #14 Online: Junho 09, 2013, 12:21:33 am »
Nos PbFs da Spell geralmente é o narrador que enrola mais que os jogadores. Qualquer coisa é só o mestre ter contato de todas as fontes possíveis com os players.

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #15 Online: Junho 09, 2013, 12:26:03 am »
Voltei no tempo Oculto, e amei na verdade. Se tu fizer algo assim eu jogo com certeza!

Re:PbF mas qual?
« Resposta #16 Online: Junho 09, 2013, 12:30:33 am »
parece interessante a proposta do oculto, mas pra outra mesa mesmo. Talvez uma que ele narre, mas ter um pouco de espaço pra estratégias não convencionais ou pensar fora da caixa é necessário, pra não ficar algo preso demais, mesmo assim. Mas dar algumas opções pré-prontas não parece má idéia e agiliza pra quem tem preguiça de pensar em algo na hora.

Offline Ielena

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #17 Online: Junho 09, 2013, 07:33:04 pm »
Eu amei a ideia do Oculto, de uma mesa assim eu participaria, levando em consideração meu tempo. Mas falo de mim particularmente.

Gasto muito mais tempo pra bolar algo a hora, do que pra criar algo tendo como base uma diretriz.
Concordo que fica muito preso olhando por um ponto de vista da criatividade, mas acho que daria mais agilidade ao jogo. Nem os jogadores gastariam muito tempo bolando uma estratégia mirabolante, nem o narrador perderia tempo retornando as ações, pois ele já teria uma base do que pode acontecer a depender da escolha dos jogadores.

Tipo, em um jogo presencial essa ideia já fica artificial, e falar é muito mais fácil do que escrever como personagem. Você fica mais livre e consequentemente gasta menos tempo pra falar e faz a primeira coisa que vem na cabeça...
Não que eu discorde de um jogo mais aberto, mas tem momentos que eu travo hehe
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:PbF mas qual?
« Resposta #18 Online: Junho 09, 2013, 08:46:04 pm »
Esse exemplo que o oculto deu é muito interessante. O jogo fica rápido. O mestre já elimina muitas (muitas, não todas) das ideias que jogadores poderiam ter e que não surtiriam efeito nenhum.

Offline Atmo

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #19 Online: Junho 09, 2013, 09:01:21 pm »
Sim, lembra um CYOA. Acho que roda de uma forma mais dinâmica, dando espaço pro pessoal se desenrolar depois e voltando ao formato de sempre nas aventuras fechadas.

EDIT: notei que já tinha começado a fazer isso num pbf solo com um colega meu. Se não fosse pela demora dele, já estaríamos bem longe.
Narrando:
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Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #20 Online: Junho 11, 2013, 02:05:29 am »
Bom, já decidi o que vou Mestrar nesse PbF.

O jogo é passado em Khroma, num período que seria semelhando a nossa era medieval.

Os jogadores serão, senhores feudais, grandes sacerdotes, mercenários, ou lideres de algum lugar/povo que tentam sobreviver apos a guerra cromática. O plot central envolve explorar e/ou colonizar as terras que ainda não se converteram ou estão muito longe das grandes cidades.

Acho que isso já engloba bem a parte do Onde e do Quando, agora um pouco do Como. O sistema obviamente é o Savage World, ele é simples o suficiente e planejo deixar transparecer o menos possível as regras durante o jogo (isso significa que as jogadas de dados, cartas, e tudo o mais serão feitas por mim). Ainda pretendo por um pouco mais de informação sobre o cenário no tópico dele, mas é EXCENCIAL um bom background, é em cima dele que vou montar parte dos plots secundários do jogo, e quero deixar a coisa bem aberta pra todos poderem escolher livremente o que fazer em seus BG.

O jogo será em turnos, como é isso? Bem, os jogadores terão uma "cenário" complexo durante um período especifico de tempo (de jogo) e ficarão livres para interpretarem e agirem durante um período especifico de tempo real. Ao final do turno eu analiso tudo que foi dito e boto as coisas nos eixos dando continuidade com os resultados do ultimo turno influenciado o próximo etc. A principio não vou estipular um período certo para cada turno, mas deve ser algo em torno de uma semana no máximo e 3 dias no minimo. Vou conversar com os jogadores e decidir um ritmo bom para todo.

Eu tenho o começo, o meio, e o fim da campanha já decididos (obviamente SÓ do polt central), e dependendo dos rumos do jogo isso pode expandir ou não!

Vou passar um tempo buscando jogadores antes de pedir pro Oculto abrir a sessão, então os que quiserem se aventurar comigo nessa onda sejam bem vindos abordo, e os que querem e não querem por favor, deem seus pitacos!

 :victory:

Re:PbF mas qual?
« Resposta #21 Online: Junho 11, 2013, 05:02:00 pm »
Cigano, sobre os turnos, acredito que eles não devam ser tão rígidos. Deixe esse tempo, de 3 a 7 dias, em aberto. O termino do turno vai vir naturalmente. (eu acho...)

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #22 Online: Junho 11, 2013, 06:47:46 pm »
Cigano, sobre os turnos, acredito que eles não devam ser tão rígidos. Deixe esse tempo, de 3 a 7 dias, em aberto. O termino do turno vai vir naturalmente. (eu acho...)

Como assim?

Re:PbF mas qual?
« Resposta #23 Online: Junho 11, 2013, 10:07:13 pm »
deixar de 3 a 7 dias pra fechar o turno, minimo de 3 dias e máximo de 7 XD . Eu já tô mais que dentro e com idéia de personagem faltando dar definição e detalhes, mas a base pronta já.

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #24 Online: Junho 12, 2013, 04:55:33 am »
Humm, acho que posso fazer algo mais maleável, a depender do que for aberto em cada turno dou um período diferente.

Agora deixa eu por a parte da criação dos personagens aqui.




Da Criação do Personagem

Backgroud

O jogo se passa na parte ocidental de Khroma, mais especificamente no continente de Thandariar. Os jogadores devem enviar um histórico com que tipo de personagem querem jogar por PM. Não deve haver nenhuma restrição quanto a isso nessa etapa, depois de analisar o histórico eu retorno uma PM com o aval ou quais modificações seriam necessárias, importante frisar que isso é uma conversa entre o mestre e o jogador em busca de um meio termo, nem algo que possa estar fora da ideia do jogo muito menos que não seja sivertido pro jogador.

De acordo com o histórico de cada um, uma quantidade de "gold" vai ser dada a cada jogador. Ele pode comprar os hexágonos em um dos mapas abaixo (Detalhes das compras podem ser encontrados mais a frente). Caso mais de um jogador queiram o mesmo hexágono eles podem disputar em um "leilão" o hexágono. Esse mesmo "gold" pode ser usado para adquirir tropas. Essa moeda será usada apenas nessa etapa do jogo.

(click to show/hide)

(click to show/hide)

>> Notas:
>>> Não existe uma cultura especifica a se seguir aqui. Quando necessário, apenas por conveniência, usarei como base a cultura medieval europeia. Mas NADA impede um condado com uma cultura árabe ou com uma mistura Inca e Indígena Nativo Americana.
>>> O dinheiro do personagem será diferente do dinheiro de sua cidade. Alguns aspectos serão abordados mais tarde
>>> Soldados, castelos, etc serão comprados depois com o Gold que sobrar, ou através de vantagens.

Ficha

Esse processo deve ser rápido e simples. Lembrando que uma copia da versão lite pode ser encontrada aqui, não custa frisar que ela é gratuita! Farei apenas citações sobre cada Perícia, Vantagem, e Complicações, só vou me estender nos pontos em que houver alguma modificação com relação ao livro, maiores detalhes podem ser encontrados na versão Lite ou conversando com o Mestre

1. Raça

Existem apenas duas opções:

Humano
Citação de: Humano
  • Vantagem Extra: Humanos começam com uma vantagem extra a sua escolha

Bhars
Citação de: Bhars
  • Forte: Sua constituição bestial lhes concede uma força incrível. Bhars começam com d6 no Atributo Força
  • Garras e Presas: Embora prefiram usar armas os Bhars possuem as suas próprias armas naturais e se preciso podem usa-las causando For+d6 e concedendo um bônus de +2 em escalada
  • Forasteiro: Os Bhars, ou apenas Ferais para os humanos, são considerados pouco mais que animais e não dignos de confiança. Testes de Carisma sofrem um redutor de -2

2. Atributos

Todos personagens possuem 5 Habilidades: Força, Agilidade, Astúcia, Espirito, Vigor. Cada habilidade começa com d4 (Exceto os Bhars que começam com d6 Força), e podem progredir naturalmente para d6, d8, d10, e 12.

Todos começam com 5 Pontos e podem distribuir por cada um dos atributos. cada progressão de dado custa 1 pontos. Um humano adulto tem em média o d6 como dado padrão.

3. Perícias

De forma semelhante aos atributos os jogadores podem comprar cada perícias gastando 15 pontos. Cada ponto compra um dado (começando pelo d4) ate um limite igual ao da Habilidade atrelada a Perícia escolhida, a partir dai cada dado custa 2 pontos.

Citação de: Perícias
(click to show/hide)

4. Vantagens e Complicações

A cada Complicação adquirida o jogador ganha pontos para comprar mais Vantagens. Cada jogador pode ter 1 Complicação Maior (Valendo 2 pontos) e 2 Complicações Menores (Valendo 1 ponto cada).

Por 2 pontos o jogador pode progredir um dado em algum Atributo, ou comprar uma Vantagem extra.
Por 1 ponto o jogador pode progredir um dado em uma Perícia, ou ampliar em 100% seus recursos financeiros.

Citação de: Complicações
Menor
(click to show/hide)

Maior
(click to show/hide)

Complicações com * podem ser maiores ou menores

Citação de: Vantagens
Novato
(click to show/hide)

Experiente
(click to show/hide)

Veterano
(click to show/hide)

Heróico
(click to show/hide)

Fo=Força; Ag=Agilidade, As=Astúcia, Vi=Vigor; Es=Espirito
AA= Antecedente Arcano; CS=Carta Selvagem; >>=Vantagem Aprimorada

5. Equipamento

Todos jogadores possuem 500$ para gastarem com seus pertences pessoais.

Citação de: Itens
(click to show/hide)

4. Estatísticas

Calcule seus valores de Movimentação, Aparar, Resistência e Carisma.

Movimentação: 6
Aparar: 2+ Metade da Perícia Lutar
Resistência: 2+ Metade do Vigor+ Qualquer Armadura sendo usada em seu torso
Carisma: A soma de todas as Vantagens e Complicações que tenham bônus ou penalidades de Carisma
« Última modificação: Junho 12, 2013, 10:35:28 pm por JM, O Invisível »